quarta-feira, 2 de março de 2011

"Como as nossas contaminações são removidas através do canto; o Senhor, Sua forma, qualidades e passatempos serão revelados a nós no Santo Nome. Não há porque fazer um esforço separado para artificialmente lembrar-se do Senhor, Suas forma, qualidades e passatempos. O Senhor e Seu nome são uma e a mesma coisa. Isto será entendido claramente quando as coberturas em seu coração são removidas. Por cantar sem ofensas a pessoa irá realizar que todas as perfeições vem do Santo Nome. Através do canto, a distinção que existe entre o ego, e os corpos denso e subtil, são gradualmente apagadas e a pessoa realiza sua própria forma espiritual.

Uma vez consciente do corpo espiritual, a medida que continua a cantar, vê-se a natureza transcendental do Senhor. Só o Santo Nome revela a forma espiritual do ser vivo e, em seguida, faz com que seja atraído por Krsna e Sua forma.

Somente o Santo Nome revela as qualidades espirituais do ser vivo e, em seguida, faz com que seja atraído pelas qualidades de Krsna. Só o Santo Nome revela as actividades espirituais do ser vivo e, em seguida, faz com que seja atraído pelos passatempos de Krsna.
Por serviço ao Santo Nome não queremos dizer apenas o cantar do Santo Nome. Isto inclui também a outros deveres do cantor.

Se servimos o Santo Nome com o corpo, mente e alma, então a direcção do serviço de forma espontânea manifesta-se como o sol no céu claro do cantor e no seu o coração. Qual é a natureza do Santo Nome? Eventualmente, todas essas compreensões aparecem espontaneamente no coração de quem canta o Santo Nome. A verdadeira natureza do Hari Nama é revelada por ouvir, ler e estudar as escrituras.

É desnecessário escrever mais qualquer coisa sobre este assunto. Todas essas coisas serão reveladas a você através do canto." (De uma carta de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura, Srila Prabhupadera Patravali, Volume 1, pp 4-5)

Mas isto não significa que não devamos nos absorver na bela forma das Deidades enquanto cantamos, ou na descrição das qualidades e passatempos do Senhor como descritos nos Sastras devocionais (Krsna Katha), de forma a cantarmos com a conceptualização correcta ultrapassando a fase de Nama Bhasa, ou o cantar ainda com ofensas.

Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur escreveu um livro intitulado "Prakrta Rasa Sata Dusini", aonde adverte contra a tendência Sahajiya de colocar Rasa antes de Rati, especificamente direccionado aqueles que supostamente recebem iniciação Siddha Pranali sem passar pelo processo de Vaidhi Bhakti e que não confiam que o Santo Nome é em Si mesmo repleto de Rasa pura. 

A diferença é que os seguidores genuínos de Rupa Goswami, também absorvem-se na Lila do Senhor mesmo desde o início. A medida que canta o Santo Nome com pureza e por estar absorto em Krsna Lila o pretendente recebe sua forma espiritual quando estiver preparado. RAGANUGA COMEÇA COM LOBHA, que pode despertar até mesmo nas fases iniciais de Sadhu Sanga, Anartha Nrvitti, etc. 

Não que os Rupanugas simplesmente se preocupam com Anartha Nrvitti. A um cultivo amoroso (Rasa) desde o início, porém sem uma forma espiritual pré-concebida. Se os Sadhakas simplesmente se preocuparem com Anartha Nrvitti isto acabara em Nirvisesa (impersonalismo), ou um "vácuo devocional".

A seguir, de uma aula no dia do desaparecimento de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura por Sripada Namanandi Aindra Prabhu:

"Certa vez Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura estava a dar uma aula no Radha Kunda sobre o Isopanisad, e os Babajis ficaram perplexos e pensaram: "Aqui está um grande Mahabhagavata Rasika Vainava muito elevado, Acarya na Gaudiya Sampradaya que deveria estar apto a dar algum néctar." Mas para colocá-los no lugar, que era o estilo de Srila Bhaktisiddhanta e que eles não apreciavam muito, ele deu uma aula do Isopanisad.

E é verdade, mas há algo mais, por favor.

E isto é mostrado aqui nas próprias palavras de Srila Bhaktisiddhanta nesta aula no Radha Kunda em 1932.

"Por todos estes dias nós não falamos sobre Lila". Isto vai ajudar a esclarecer, pois é algo muito importante que Srila Bhaktisiddhanta também queria expressar para nós. Ele esteve a falar sobre o Isopanisad, Sambandha Tattva Jnana e muitas coisas para acabar com todas as atitudes daqueles assim chamados Rasika Vaisnavas, mas agora ele vai entrar em um ponto que devemos cuidadosamente examinar.

"Porque durante todos estes dias eu não falei sobre Lila? Porque? Porque esta é nossa posse mais íntima. Este é nosso único Sadhya. Mas não devemos cometer o erro de pensar que Anartha Nrvitti é o nosso Prayojana. Em outra palavras, Anartha Nrvitti não é o nosso objectivo. Anartha Nrvitti é um meio indirecto para o objectivo. Se alguém pensar assim nunca vai entrar em Artha Pravrtti.

Por esta razão, vou começar a falar sobre Asta Kaliya Lila."

Vejam, este é Srila Bhaktisiddhanta a falar na mesma série de aulas. Por favor, não pensem que ele nunca falou sobre isso. Mas primeiro ele ocupou muito tempo até aqueles que talvez por falta de sinceridade fossem embora. Então ele começou a falar que aqueles que pensam que Anartha Nrvitti é nosso único "negócio", nosso único objectivo da vida, que é ficar livre dos Anarthas. Aqueles que fazem disso o objectivo da vida, nunca vão entrar em Artha Pravrtti.
"Por esta razão, vou começar a falar sobre Asta Kaliya Lila. Eu sei que vocês não estão prontos para ouvir sobre isso."

OUÇAM o que ele está a dizer. Ouçam o que Srila Bhaktisiddhanta está a dizer:

"Eu sei que vocês não estão prontos para ouvir sobre isso. Mas devemos saber que esta idéia tão transcendental existe no reino da devoção. É por isso que Anartha Nivritti é essencial.
Depois de Anartha Nivritti é Artha Pravritti, serviço puro conjugal a Radha e Krishna. Essa é a realidade transcendental. Se não sabemos deste reino transcendental, em seguida, todos os nossos esforços podem terminar em Nirvisesa Vada". Estas são as palavras de Srila Bhaktisiddhanta.

Vocês sabem o que é Nirvisesa Vada? IMPERSONALISMO. Se nós não conhecemos esta realidade transcedental, se não conhecemos Asta Kaliya Lila, se não conhecemos esta realidade espiritual de Radha Krsna, então todos os nossos esforços podem terminar em Nirvisesa Vada.

Não deixem seus dias passar somente buscando Anartha Nrvitti. Não deixem. Não deixem seus dias passar somente buscando Anartha Nrvitti. 

Artha Pravritti é também necessário. Anartha Nrvitti é necessário até Artha Pravrtti não ser perfeito. Mas qual a palavra que ele usa. Até Artha Pravrtti ter começado. Mas não até o fim de Anartha Nrvitti.

Quando Artha Pravrtti está presente, Anartha Nrvitti torna-se menos importante. Artha Pravrtti torna-se proeminente.

Aqueles que são iniciantes não deveriam ouvir sobre isso, mas aqueles que estão a cantar por 15, 20 anos eles devem saber, eles devem ouvir sobre isso.
Ele diz, "Não pensem que Asta Kaliya Lila é propriedade dos Sahajiyas, na verdade isto nos pertence."

A seguir, também do "Sri Srila Prabhupadera Upadesamrta" de Srila Bhaktisiddhanta sarasvati Thakura:

"Não temos nenhuma objeção sobre o ouvir e cantar da Lila de Krsna. Na verdade a Lila de Sri Hari deve ser ouvida e cantada. Somente assim o sabor natural e caído por ouvir nossas próprias actividades e nosso anseio por ouvir tópicos inúteis será conquistado. Não há outro remédio para isso.

De facto não há diferença entre cantar acerca dos passatempos do Senhor e cantar acerca da Srngara Rasa do Senhor. A Jiva condicionada que ainda possui Anarthas deve ouvir e cantar acerca dos passatempos do Senhor Gauranga e os passatempos infantis do Senhor. Se alguém desqualificado tenta ouvir e falar acerca dos passatempos confidenciais de Sri Sri Radha Krsna isto não trará auspiciosidade, e ao contrário trará má fortuna.

Devemos ouvir as glórias do Senhor somente através dos lábios puros de Sri Gurudeva. Com Guru Nistha devemos ouvir sobre a descrição dos passatempos, qualidades, forma e nome de Krsna de acordo com o caminho da devoção pura. Não devemos ouvir de mais ninguém.

Ouvir e cantar é certamente o melhor, mas não é auspicioso para todos ouvir e discutir passatempos íntimos. Ouvir e discutir os passatempos confidenciais de Sri Sri Radha Govinda é a forma mais elevada de adoração e o nosso Bhajana eterno. No entanto, este Bhajana não deve ser feito em público, visto que este é despreparado e ofensivo.

Apana bhajana-katha na kahibe yatha tatha (Você não deve revelar seu humor confidencial de Bhajana abertamente para todos) - alguém que deseje boa fortuna deve seguir este conselho dado pelos Acaryas. Numa assembléia pública de pessoas diferentes devemos cantar o Santo Nome, bem como canções que estão no humor de servidão (Dasya Rasa). 

Quando alcança-se a qualificação devida e estamos na associação de somente devotos Rasika, então podemos ouvir canções mais íntimas e ao ouvi-las podemos confidencialmente expressar nosso próprio Bhajana de acordo com nossa posição eterna (Svarupa). Se não fizermos isso obteremos o resultado contrário. 

Se estas canções devem ser abandonadas para estabelecer o padrão, que assim seja! Temos que dar algum benefício para o público. A prática de cantar publicamente os passatempos íntimos do Senhor por aqueles que ainda não abandonaram a gratificação dos sentidos e o desejo por riqueza são actividades que proporcionam uma ocupação para Kali!"

Hare Krsna !!!

Um vácuo devocional

Na citação a seguir, Sripada Namanandi Aindra Das Prabhu adverte sobre o perigo de negligenciar o aprofundamento da conceptualização interna de serviço a Krsna, o que pode provocar no praticante "um vácuo devocional" que o levará a preenchê-lo com Rasas mundanas grosseiras e subtis. Ou em outras palavras, "mastigar o mastigado":

"É insuficiente simplesmente conhecer pela negação de que "eu não sou "este" [ilusório material] corpo." Chega um determinado ponto, que um indivíduo seriamente inquisitivo inevitavelmente pergunta: "Se eu não sou "este" corpo, então qual corpo sou eu?" Mais do que a idéia indescritível de ser um "servo eterno de Krsna" e de ser uma entidade espiritual, além do tabernáculo psico-físico presentemente adquirido, poder teoricamente estar bastante arraigada no cérebro, apenas a compreensão de que "eu não sou "este" corpo" sem cultivar um conceito espiritual superior interno de vida tende a proporcionar ao "eu" uma insatisfação interna espiritual "sem forma" (Nirakara) vulnerável a um egoismo corpóreo nostálgico de que "alguma coisa é melhor que nada" e fazer o indivíduo retornar as Rasas mundanas subtis ou grosseiras.

Duas áreas de conhecimento e realização precisam ser claramente estabelecidas na questão da resolução de um Sadhaka solidamente implementar a prática e aperfeiçoamento de Vraja Bhakti Bhajana. Deve-se compreender precisamente os princípios de Rasa Tattva, bem como o objecto de adoração e Rasa (upasya-pariskriti), que é Sri Krsna, e o individuo deve também estar ciente do papel constitucional e da natureza intrínseca do adorador (upasaka-pariskriti), pertinente a compreensão do Ekadasha Bhava do individuo. 

Incompetentes neófitos aos quais falta Lobha-maya-shraddha devocional pura caracterizada por Saranagati anexa ou uma disposição de entrega abnegada e que ainda não ultrapassaram a fase de Krama-hina-shravana-dasha (audição sem qualidade) nunca devem ser directamente orientados sobre os meandros esotéricos da cultura interna de Raganuga Bhajana, caso contrário podem interpretar muito mal e fazer uma paródia de todo o assunto. 

Se, por outro lado, um discípulo espiritualmente elegível e digno, por qualquer motivo, não recebe a facilidade de obter instrucções essenciais e relevantes sobre a configuração positiva do apropriado Vraja Svarupa interno, quando realmente necessário para o progresso, então há todo o perigo que o praticante inexperiente, não guiado, ou espiritualmente obstruído infelizmente possa cair numa vida de Anarthas, como tem sido, lamentavelmente, mais de uma vez evidenciado na sociedade contemporânea Vaisnava.

É verdade que num determinado ponto no tempo após o desaparecimento do Senhor Gauranga um certo número de Sampradayic charlatões colocaram-se como herdeiros dos legados dos Siddha Rasika Acaryas Vaisnavas tendendo a conceder indiscriminadamente o que veio a ser denominado como "Siddha-pranali-diksa" para inaptos, materialmente absortos, discípulos de imitação, sem tomar o cuidado de perceber o grau inadequado de Lobha-maya-shraddha destes mesmos discípulos. 

Não deve surpreender ninguém que grandes devotos leais Maha-bhagavata do Senhor, como Srila Gaurakisora Dasa Babaji Maharaja, Srila Bhaktivinoda Thakura e Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Prabhupada foram contra tais abusos. Entre outros ajustes, Bhaktisiddhanta Sarasvati achou por bem não enfatizar a revelação de Ekadasha-bhava para a massa geral de seus seguidores, em deferência a todo o processo de purificação de Nama-sankirtana e é de facto conhecido ter concedido o sistema de Ekadasha-bhava de conceptualização do Vraja Svarupa interno somente para poucos merecedores. 

Sucessões discipulares contemporâneas, no entanto, parecem ser duramente pressionadas para reunir a capacitação necessária para implementar e viabilizar a transmissão de Ekadasha-bhava para alguém, como para não sugerir uma probabilidade futura de uma imcompetência devocional interna entre as gerações vindouras de Gurus e discípulos.

Embora a dependência absoluta sobre Siddha-pranali-diksa tal como para a evolução ao Raganuga Sadhana seja negado na doutrina Sarasvata, a instrucção oportuna (Siksa), relativa ao internamente concebido Siddha-deha é essencial. Se os membros do Movimento da Consciência de Krsna não podem vir para a posição de ter qualificação suficiente, sinceridade e determinação para merecer receber tal instrucção esotérica, então o que se poderia esperar do poder de purificação e eficácia do processo devocional que seguimos? 

Só porque individuos não treinados, inaptos, baratos, hipócritas como macacos desprovidos de propriedades reguladoras devocionais não devam ser instruídos esotericamente além de seu nível real de competência espiritual, como está sendo feito actualmente por alguns com características excessivamente brandas, isto não significa que todos os discípulos altamente qualificados devam ser considerados "bambinos" ao longo de toda sua vida devocional, totalmente negando-lhes acesso a tal mecanismo interno inestimável devocional." 

(Sripada Aindra Prabhu)

Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari