quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

É gradual na medida em que nós o fazemos ser gradual !!!

No Harinama Cintamani, Srila Bhaktivinoda Thakura descreve cinco passos progressivos que auxiliam a alcançar a perfeição no cantar do Santo Nome de Krsna:

1 - "No início um devoto deve evitar as dez ofensas e simplesmente absorver-se no Santo Nome por cantar constantemente. Ele deve distintamente pronunciar o Santo Nome e meditar na vibração sonora transcedental."

Este é o primeiro estágio. O devoto evita as dez ofensas e canta o Santo Nome com muito cuidado e atenção para pronunciá-Lo corretamente. E porque tudo está contido no Santo Nome, este começa a manifestar Suas glórias. O devoto segue em frente e não bloqueia o néctar que começa a fluir. Sem hesitar o devoto avança para o estágio seguinte. O devoto não pode permanecer reprimido indefinidamente na fase inicial. O devoto avança.

Por cumprir as 16 voltas diárias todas as outras actividades naturalmente seguem-se. E assim o devoto deixa o néctar fluir e deixa estas outras actividades manifestarem-se juntamente com o cantar.

"Este processo (de cantar) é gradual na medida em que nós o fazemos ser gradual" (Sripada Aindra Prabhu)

2 - "Quando o seu cantar torna-se firme, claro e bem-aventurado, ele é capaz de meditar sobre a forma Syamasundara do Senhor.
Com as contas na mão, ele deve, portanto, buscar a forma transcendental do Santo Nome, que aparece quando sua visão é pura.
Outro método que podemos utilizar para ver esta forma é sentarmo-nos em frente das Deidades, beber a bela visão da forma do Senhor com nossos olhos e meditar sobre o Santo Nome.
Neste estágio o cantar atento do Santo Nome une-se a meditação da forma do Senhor."

Meditar na forma (Rupa), qualidades (Guna) e passatempos (Lila) do Senhor enquanto canta o Santo Nome não é uma dica Védica mas é a consequência natural do cantar atento do Santo Nome HARE KRSNA. Quando por cantar atentamente, o Santo Nome começa a manifestar a forma do Senhor para que se medite nEla, o devoto não deve reprimir tal meditação juntamente com o cantar de HARE KRSNA.

"Cante e seja feliz", significa que com o cantar virá a meditação em Nama (no próprio Nome do Senhor), Rupa (na forma do Senhor), Guna (nas qualidades do Senhor) e Lila (nos passatempos do Senhor).

"Cante e seja feliz".

"Este processo (de cantar) é gradual na medida em que nós o fazemos ser gradual" (Sripada Aindra Prabhu)

3 - "Depois de alcançar a fase em que o Santo Nome e a forma do Senhor tornam-se um, ele deve, então, absorver as qualidades transcendentais do Senhor Krsna em sua meditação. Então o Santo Nome e as qualidades de Krsna fundem-se para tornarem-se um através do cantar constante."

Neste estágio o cantar atento do Santo Nome une-se a meditação da forma e qualidades do Senhor.

"Este processo (de cantar) é gradual na medida em que nós o fazemos ser gradual" (Sripada Aindra Prabhu)

4 - "Em seguida, ele passa a praticar a lembrança de determinados passatempos do Senhor. Esta lembrança, chamada Mantradhyana Mayi Upasana, facilita mais absorção no Santo Nome. Este Lila Smarana ou meditação nos passatempos também torna-se progressivamente um com o Santo Nome, forma e qualidades.
Neste ponto, os primeiros raios de Namarasa, ou a doçura transcendental do Santo Nome, aparecem no horizonte da percepção. Cantando o Santo Nome com grande prazer, o devoto vê Krsna cercado por Gopas e Gopis sob uma árvore dos desejos no Yoga Pitha."

Neste estágio o cantar atento do Santo Nome une-se a meditação da forma, qualidades e passatempos do Senhor.

"Este processo (de cantar) é gradual na medida em que nós o fazemos ser gradual" (Sripada Aindra Prabhu)

5 - "Progressivamente, a prática do devoto de Lila Smarana intensifica até o ponto onde ele começa a meditar nos passatempos mais confidenciais do Senhor conhecidos como Asta Kaliya Lila, ou os oito passatempos diários de Radha Krsna. Quando ele atinge a sua maturidade nesta meditação, Rasa manifesta-se em plena glória."

Neste estágio o cantar atento do Santo Nome une-se a meditação da forma, qualidades e passatempos do Senhor e Rasa manifesta-se em plena glória.

Neste estágio, de acordo com Srila Visvanatha Cakravarti Thakur, de repente Krsna some e o devoto fica a desejar novamente o Senhor. O Senhor vem e vai para intensificar a relação.

O devoto regozija na união e sente remorso na separação.

"Este processo (de cantar) é gradual na medida em que nós o fazemos ser gradual" (Sripada Aindra Prabhu)

A essência das instrucções de Srila Gaurakishora Dasa Babaji:

"O cantar constante dos Divinos Nomes irá purificar o coração.
Por cantar Hari Nama, as sílabas do Maha Mantra Hare Krsna Hare Krsna Krsna Krsna Hare Hare / Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare irão gradualmente revelar a forma espiritual, qualidades e os passatempos de Sri Krsna."

Cantar constante significa Avisranta Nama, 24 horas a cantar. Por isso os grandes Acaryas do Santo Nome não cantam menos de 120 voltas por dia.

Podemos perceber que a visão de Srila Prabhupada era muito abrangente. Ao mesmo tempo que queria este Movimento amplamente propagado, também ambicionava que os seus integrantes obtivessem níveis avançados de devoção e pureza.

"No último capítulo do Brhad Bhagavatamrta, Sri Sanatana Goswami apresenta 64 versos do Brahma-Samhita e Srimad-Bhagavatam impregnados de Rasa, formando um tônico nutritivo de vida devocional, chamado Bhakti Rasayana.
Estes versos estimulam os sentimentos de Bhakti e preenchem o devoto com atracção por Vrndavana e sentimentos de Vraja-Bhava. Estes versos são chamados Rasayana (uma medicina Ayurvedica) porque actuam como um potente néctar para purificar o coração, tornando a nossa devoção fixa, e incrementando o nosso amor por Krsna.
Existe um método tradicional de Bhajana que combina a Japa com a recitação e meditação destes Bhakti-Rasayana slokas.
Enquanto canta o Santo Nome o devoto pode parar para recitar um destes slokas. Então, continuar a cantar Japa enquanto profundamente medita no significado do verso, no mais íntimo do coração. Depois de algum tempo segue para o próximo verso.
Meditar nestes versos enquanto se canta Japa definitivamente incrementará a bem-aventurança do cantar bem como o nosso amor por Radha Krsna." (SS Mahanidhi Swami)

Brahma-Samhita:37,43,56,57
Srimad Bhagavatam:(Décimo Canto)
44.13
14.31
41.32
14.33
14.34
14.35
14.36
14.37
14.38
14.39
14.40
15.8
21.10
21.18
21.16
21.15
35.9
15.6
35.11
21.14
21.11
21.13
35.5
21.17
12.6
12.12
15.16-18
8.46
8.51
6.43
9.18
9.20
6.39
6.40
19.16
30.43
44.14
44.15
44.16
32.22
46.3
46.4
46.5
46.6
47.58-63
21.9
90.48
11.12.10-13

Como cantamos 16 voltas, escolhi 16 versos. Mas podemos ir alternando todos os dias. Experimente. Todas as cinco Rasas estão contidas nestes versos. É um néctar!!!

Antes de cantar a primeira volta recite:

Brahma Samhita 5.37: "Eu adoro Govinda, o Senhor primordial, que reside em seu próprio reino, Goloka, com Radha, assemelhando-se a Sua própria figura espiritual, a personificação da potência extática possuidora de sessenta e quatro actividades artísticas, na companhia de Suas confidentes [Sakhis], as incorporações das extensões de Sua forma corpórea, permeadas e vitalizadas pela Sua Rasa espiritual sempre feliz."

Então cante Japa enquanto profundamente medita no significado do verso, no mais íntimo do coração.

Antes de cantar a segunda volta recite:

SB 10.14.37: "Meu querido mestre, embora o Senhor não tenha nada a ver com a existência material, o Senhor veio a esta terra e imitou a vida material apenas para ampliar as variedades de gozo extático para Seus devotos rendidos."

Então cante Japa enquanto profundamente medita no significado do verso, no mais íntimo do coração.

Antes de cantar a terceira volta recite:

SB 10.14.38: Há pessoas que dizem: "Eu sei tudo sobre Krsna." Deixe-os pensar dessa forma. Tanto quanto eu estou preocupado, eu não quero falar muito sobre este assunto. Ó meu Senhor, deixe-me dizer o seguinte: em relação a Suas opulências, todas elas estão além do alcance da minha mente, corpo e palavras."

Então cante Japa enquanto profundamente medita no significado do verso, no mais íntimo do coração.

Antes de cantar a quarta volta recite:

SB 10.15.8: "Esta terra tornou-se agora muito afortunada, porque o Senhor tem tocado na sua grama e arbustos com Seus pés e suas árvores e trepadeiras com Suas unhas, e porque o Senhor tem agraciado os seus rios, montanhas, pássaros e animais com Seu olhar misericordioso. Mas, acima de tudo, o Senhor tem abraçado as jovens vaqueirinhas entre os Seus dois braços - um favor cobiçado pela própria deusa da fortuna."

Então cante Japa enquanto profundamente medita no significado do verso, no mais íntimo do coração.

Antes de cantar a quinta volta recite:

SB 10.21.10: "Ó amigo, Vrndavana esta a espalhar as glórias da terra, tendo obtido o tesouro dos pés de lótus de Krsna, o filho de Devaki. Os pavões dançam loucamente quando ouvem a flauta de Govinda, e quando as outras criaturas vêem-No a partir do topo dos montes, elas ficam todas atordoadas."

Então cante Japa enquanto profundamente medita no significado do verso, no mais íntimo do coração.

Antes de cantar a sexta volta recite:

SB 10.21.18: "De todos os devotos, esta colina Govardhana é o melhor! Ó meus amigos, esta colina supre Krsna e Balarama, juntamente com Seus bezerros, vacas e vaqueiros amigos, com todos os tipos de necessidades - água para beber, muito capim macio, cavernas, frutas, flores e legumes. Desta forma, a colina oferece respeitos ao Senhor. Sendo tocada pelos pés de lótus de Krsna e Balarama, a Colina de Govardhana parece muito eufórica."

Então cante Japa enquanto profundamente medita no significado do verso, no mais íntimo do coração.

Antes de cantar a sétima volta recite:

SB 10.35.8-11: "Loucos pelo divino, o aroma como mel das folhas de Tulasi na guirlanda que Krsna usa, enxames de abelhas cantam em voz alta para Ele. E esta que é a mais bela de todas as pessoas, felizmente, reconhece e proclama a sua música, tendo Sua flauta em Seus lábios e tocando-a. A canção encantadora da flauta então rouba a mente dos grous, cisnes e outras aves habitantes do lago. Na verdade eles se aproximam Krsna, fecham os olhos e, mantendo rigoroso silêncio, adoram-No através da fixação de sua consciência sobre Ele em profunda meditação."

Então cante Japa enquanto profundamente medita no significado do verso, no mais íntimo do coração.

Antes de cantar a oitava volta recite:

SB 10.21.14: "Ó mãe, nesta floresta todos os pássaros subiram para os ramos das árvores bonitas para ver Krsna. Com os olhos fechados eles estão simplesmente a ouvir em silêncio as vibrações de Sua flauta doce, e eles não são atraídos por qualquer outro som. Certamente, essas aves estão no mesmo nível que os grandes sábios."

Então cante Japa enquanto profundamente medita no significado do verso, no mais íntimo do coração.

Antes de cantar a nona volta recite:

SB 10.21.13: "Usando suas orelhas erguidas como vasos, as vacas estão a beber o néctar do som da flauta que sai da boca de Krsna. Os bezerros, com a boca cheia de leite dos mamilos úmidos de suas mães, parados, à medida que tomam Govinda para dentro deles através dos seus olhos cheios de lágrimas e a abraçá-Lo dentro de seus corações."

Então cante Japa enquanto profundamente medita no significado do verso, no mais íntimo do coração.

Antes de cantar a décima volta recite:

SB 10.8.46: "Tendo ouvido sobre a grande fortuna de Mãe Yasoda, Pariksit Maharaja perguntou a Sukadeva Goswami: Ó sábio Brahmana, o leite materno de Yasoda foi sugado pela Suprema Personalidade de Deus. Quais actividades auspiciosas que ela e Nanda Maharaja realizam para atingir essa perfeição em amor extático?"

Então cante Japa enquanto profundamente medita no significado do verso, no mais íntimo do coração.

Antes de cantar a décima-primeira volta recite:

SB 10.6.43: "Ó Maharaja Pariksit, ó melhor dos Kurus, Nanda Maharaja era muito liberal e simples. Ele imediatamente tomou seu filho Krsna em seu colo, como se Krsna tivesse retornado da morte, e formalmente cheirando a cabeça de seu filho, Nanda Maharaja, sem dúvida, desfrutou bem-aventurança transcendental."

Então cante Japa enquanto profundamente medita no significado do verso, no mais íntimo do coração.

Antes de cantar a décima-segunda volta recite:

SB 10.9.18: "Por causa do trabalho duro de mãe Yasoda, seu corpo inteiro ficou coberto de suor, e as flores caíam bem como o pente de seu cabelo. Quando a criança Krsna viu Sua mãe, assim, cansada, Ele se tornou misericordioso com ela e concordou em ser amarrado."

Então cante Japa enquanto profundamente medita no significado do verso, no mais íntimo do coração.

Antes de cantar a décima-terceira volta recite:

SB 10.30.43: "Suas mentes absortas em pensamentos Dele, elas conversaram sobre Ele, actuaram por Seus passatempos e sentiram-se plenas com Sua presença. Elas esqueceram-se completamente de suas casas enquanto cantavam em voz alta as glórias e qualidades transcendentais de Krsna."

Então cante Japa enquanto profundamente medita no significado do verso, no mais íntimo do coração.

Antes de cantar a décima-quarta volta recite:

SB 10.44.14: "Que austeridades devem ter realizado as Gopis! Com seus olhos elas sempre bebem o néctar da forma do Senhor Krsna, que é a essência da amorosidade e não pode ser igualada ou superada. Esta amorosidade é a morada da fama, beleza e opulência. É auto-perfeita, sempre fresca e extremamente rara."

Então cante Japa enquanto profundamente medita no significado do verso, no mais íntimo do coração.

Antes de cantar a décima-quinta volta recite:

SB 10.15.16: "Às vezes, o Senhor Krsna cansa de lutar e deita-se na base de uma árvore, descansando sobre uma cama feita de galhos macios e arbustos usando o colo de um amigo vaqueirinho como seu travesseiro."

Então cante Japa enquanto profundamente medita no significado do verso, no mais íntimo do coração.

Antes de cantar a décima-sexta volta recite:

SB 11.12.10: "Os residentes de Vrndavana, liderados pelas Gopis, sempre foram completamente apegados a Mim com o mais profundo amor. Portanto, quando meu tio Akrura trouxe meu irmão Balarama e Eu para a cidade de Mathura, os residentes de Vrndavana sofreram de uma angústia mental extrema por causa da separação de Mim e não conseguiram encontrar qualquer outra fonte de felicidade."

Hare Krsna Hare Krsna Krsna Krsna Hare Hare

Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare

Depois se for o seu serviço, saia e distribua muitos livros de Srila Prabhupada meditando que o Guru e os associados íntimos de Krsna (Dasas, Sakhas, Gopas e Gopis) querem ocupar todas as entidades vivas no serviço à Krsna.

Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari