quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

A forma particular de Krsna sobre a qual alguém medita depende de atração. Alguns devotos se concentram na forma de Syamasundara enquanto cantam Japa. Outros fixam suas mentes na linda forma  de Radhika. E outros ainda meditam sobre a forma magnânima de Mahaprabhu. Srila Prabhupada confirma esta ideia:

"O Senhor tem inúmeras formas e nomes, e os devotos podem meditar sobre uma determinada forma e cantar o Santo Nome de acordo com sua atração." (SB 7.5.23-24)

A prática de cantar Japa e meditar sobre a forma transcendental do Senhor é chamada Rupa dhyana. Meditar sobre o corpo divino de Krsna não é um processo fantasioso ou imaginário. Esta meditação deve ser autorizada com base em Sastras Védicos e executado com muita atenção e concentração. Enquanto canta o Santo Nome deve-se fixar a mente em um ponto do corpo divino de Krsna. No Bhagavatam, essa unidirecionalidade da mente é chamada Ekagatra ou Eka Bhutena.

"Por este método prescrito pode-se praticar a concentração no Senhor, até o ponto em que se está tão fixo que permanece em estado de transe, pensando sempre da forma do Senhor. A palavra usada aqui é Eka bhutena, que significa "com grande atenção e concentração." (SB 4.8.51)

"A mente torna-se espiritualizada por  concentrá-la na forma e passatempos do Senhor. A forma do Senhor na mente é considerada uma Murti (Deus) do Senhor, não diferente do próprio Senhor, e a mente do adorador é um Pitha, ou altar sagrado para o Senhor. A forma do Senhor na qual se medita deve corresponder às descrições autorizadas a partir do Sastra autêntico" (Pancaratra Pradipa)

Além de meditar sobre as formas de Krsna descritas no Sastras, pode-se meditar sobre sua Deidade favorita enquanto canta. O Néctar da Devoção recomenda "deve-se meditar sobre a Deidade". 

O Jaiva Dharma recomenda o seguinte: "Se alguém não tem oportunidade de ver a Deidade, pode-se lembrar da Deidade, e, desta forma (em meditação), na presença da Deidade pode-se praticar as nove actividades devocionais."

Fim da citação.

Alguns Tantricos gostam de desafiar a natureza material, Maya, para saberem se já são auto controlados. No entanto um seguidor de Caitanya Mahaprabhu não brinca com Maya, mas utiliza a energia material para servir Krsna e assim está 24 horas ocupado em Consciência de Krsna, evitando aquilo que o faz esquecer de Krsna e aceitando o que o faz lembrar-se de krsna.

No estado condicionado, a Jiva raramente lembra-se de Krsna e está sempre consciente de Maya. No estado liberado a Jiva raramente lembra-se de Maya e está sempre consciente de Krsna.

Tudo esta sob o controle de Krsna, o vento, a chuva, o sol. Mas um devoto opta por uma praia deserta a uma praia "cheia"...;D

Irmãos e irmãs, a fórmula é muito simples. O cantar das nossas "poucas" 16 voltas irá nos inspirar para ocuparmo-nos nas demais Angas de Bhakti durante o dia. E as demais Angas de Bhakti irão inspirar-nos a ocuparmo-nos no cantar da Japa.

E irão inspirar-nos pois irão inspirar-nos com a motivação correta para o cantar.

O cantar do Maha Mantra e Raganuga Bhakti

No Caitanya Caritamrta, Sri Caitanya Mahaprabhu afirma que atrai-Se mais por Raganuga Bhakti do que por Vaidhi Bhakti.

"Na verdade, Srila Prabhupada não veio dar Vaidhi Bhakti, mas Raganuga Bhakti...

...cantar com uma concepção específica errada traz resultados específicos errados, cantar sem nenhuma concepção específica não traz nenhum resultado específico, cantar com uma concepção específica inferior traz resultados específicos inferiores, e, sem surpresa, como se poderia razoavelmente presumir, cantar o Santo Nome com concepções específicas superexcelentes traz resultados superexcelentes. Ye yatha mam prapadyante tams tathaiva bhajamy aham ... Não é que todo cantar é um." (Sripada Aindra Prabhu)

Sem este cantar cultivando uma relação amorosa específica com Krsna, muitos irão abandonar seus "votos".

O que leva alguém a abandonar seu voto de cantar 16 voltas?

Podemos comprovar na prática que sem estar cultivando uma relação amorosa específica com Krsna enquanto cantam, muitos irão abandonar seus "votos".

"Cantar com uma concepção específica errada traz resultados específicos errados, cantar sem nenhuma concepção específica não traz nenhum resultado específico, cantar com uma concepção específica inferior traz resultados específicos inferiores, e, sem surpresa, como se poderia razoavelmente presumir, cantar o Santo Nome com concepções específicas superexcelentes traz resultados superexcelentes. Ye yatha mam prapadyante tams tathaiva bhajamy aham ... Não é que todo cantar é um." (Sripada Aindra Prabhu)

Sripada Namanandi Aindra Das Prabhu adverte sobre o perigo de negligenciar o aprofundamento da conceptualização interna quando cantamos o Maha Mantra Hare Krsna, o que pode provocar no praticante "um vácuo devocional" que o levará a preenchê-lo com Rasas mundanas grosseiras e subtis. Ou em outras palavras, "mastigar o mastigado" e abandonar o cantar do número prescrito de voltas.

Mesmo na aurora do santo nome, que ocorre antes do cantar puro inofensivo, a substância interna do nome não está presente. Namabhasa nos dá uma ligeira conexão com o santo nome. Não é nem ofensivo nem preenchido com o humor de serviço específico. Namabhasa pode nos dar Mukti, mas não a entrada no mundo espiritual.

Através de Namabhasa, a Jiva é absolvida de todos os pecados e, gradualmente, atinge o estágio mais elevado de cantar, Suddha Nama, ou o nome puro. Este estágio puro só pode ser alcançado quando se está firmemente estabelecido no conhecimento de sambandha tattva, ou a correta compreensão da relação entre o Senhor e as suas energias. O mestre espiritual irá instruir o discípulo nesta sambandha jnana e incentivá-lo a exercer abhidheya, ou a cultura de suddha-nama. Obtém-se o amor de Krsna (prayojana) somente depois de atingir este estágio de puro canto.

Cantar Hare Krsna sem absorver-se em Rasa Katha, simplesmente considerando a Supremacia de Krsna não levando em conta os passatempos nectáreos de Krsna com Seus associados, irá simplesmente levar-nos a um "vácuo devocional":

http://bhakti-tattva.blogspot.com/2010/10/um-vacuo-devocional_27.html

E assim o cantar deve ser acompanhado de um Sadhana Raganuga externo por distribuir muitos livros e de um Sadhana Raganuga interno almejando ardentemente alcançar serviço devocional íntimo à Krsna. O canto deve ser acompanhado de Rasa Katha, ou a descrição dos passatempos íntimos de Krsna com Seus Dasas, Sakhas, Gopas e Gopis (Manjaris).

E portanto precisamos nos preocupar com isto. Temos que cantar cultivando um relacionamento específico com o Senhor. O resultado do cantar é o resultado da nossa disposição para com o cantar. Diferentes disposições para cantar o Maha Mantra Hare Krsna proporcionam diferentes resultados.

Sem este cantar cultivando uma relação amorosa específica com Krsna, muitos irão abandonar seus "votos".

Srila Prabhupada confirma que este cultivo deve ser feito desde o início:

"Na fase de neófito, deve-se sempre ocupar-se em ouvir krsna-katha. Isso é chamado sravana-dasa, a fase de audição. Por constantemente ouvir o santo nome transcedental de Krsna e ouvir sobre Sua forma transcendental, qualidades e passatempos, pode-se atingir o estágio de aceitação chamado varana-dasa. Quando se atinge esse estágio, torna-se apegado a ouvir krsna-katha. Quando alguém é capaz de cantar em êxtase, ele atinge a fase de smaranavastha, o estágio de lembrar. Recolhimento, a absorção, a meditação, lembrança constante, e transe são os cinco itens progressivos de krsna-smarana. No início, a lembrança de Krsna pode ser interrompida a intervalos regulares, mas mais tarde esta lembrança prossegue ininterrupta. Quando a lembrança é ininterrupta, torna-se concentrada e é chamada de meditação. Quando a meditação se expande e torna-se constante, é chamada anusmrti. Por ininterrupta e incessante anusmrti entra-se no estágio de samadhi, ou transe espiritual. Após smarana-dasa ou samadhi estar plenamente desenvolvida, a alma chega a entender sua posição constitucional original. Nesta altura, ela pode perfeitamente e claramente compreender o seu eterno relacionamento com Krsna. Isso é chamado sampatti-dasa, a perfeição da vida". (Sri Upadesamrta - O Néctar da Intrucção, Verso 8)

"Em relação a sua primeira questão, se é ofensivo pensar nos passatempos de Krsna enquanto canta, eu penso que você deveria saber que isto não é ofensivo, mas é requerido. Devemos tentar até o ponto quando simplesmente por ouvirmos Krsna imediatamente tudo sobre krsna, Seus passatempos, Sua forma e Suas qualidades, estejam em nossos pensamentos. Estar sempre imerso em pensamentos sobre Krsna, este é nosso processo. Quando estamos plenos de Krsna, onde existe a possibilidade de Maya estar conosco? É nosso dever lembrarmo-nos dos passatempos de Krsna." (Carta de Srila Prabhupada 4/12/1968)

Srila Prabhupada não gostava que seus discípulos não cumprissem seus votos mas também mostrava como eles poderiam cumpri-los.

Então como um neófito poderá desenvolver apego ao nome de Krsna, a Sua forma, Suas qualidades e Seus passatempos?

Por ocupar-se desde o início em cantar um número prescrito de voltas e em ouvir os passatempos de Krsna com Seus devotos e acerca de Sua forma e Suas qualidades.

Por desde o início cultivar um relacionamento amoroso específico com Krsna ou uma inclinação amorosa juntamente com o cantar, isto irá prevenir que muitos abandonem os seus votos de cantar 16 voltas por sentirem um "vácuo devocional".

"Apreciação natural especial da descrição de um passatempo específico de Deus indica a posição constitucional de uma entidade viva." (Srila A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada - CC Adi 4-34)

Assim, receber prematuramente o Sidha Deha e o Ekadas Bhava (forma, nome, serviço, idade, vestimenta, grupo, etc) é incorrecto.

No entanto, desde mesmo o início sentimos atracção por uma Rasa específica com Krsna e isto deve ser cultivado desde o início.

É isto o que determina o nosso relacionamento com Krsna. Esta inclinação é o que indica o nosso relacionamento específico com Krsna.

Temos que avançar mais do que simplesmente considerar reverencialmente Krsna como a Pessoa Suprema. Precisamos especificar o nosso relacionamento com Ele.

"Embora a dependência absoluta sobre Siddha-pranali-diksa tal como para a evolução ao Raganuga Sadhana seja negado na doutrina Sarasvata, a instrucção oportuna (Siksa), relativa ao internamente concebido Siddha-deha é essencial. Se os membros do Movimento da Consciência de Krsna não podem vir para a posição de ter qualificação suficiente, sinceridade e determinação para merecer receber tal instrucção esotérica, então o que se poderia esperar do poder de purificação e eficácia do processo devocional que seguimos?"

Ao ouvirmos os passatemos de Krsna em Vrndavana poderemos ficar atraídos ou por Santa ou Dasya ou Sakhya ou Vatsalya ou Madhurya. Isto tem que ser cultivado desde o inicio. Isto é uma inclinação natural.

Ajata Ruci (sem gosto) Raganuga Sadhakas devem adoptar os métodos de Sadhana Raganuga que estão habilitados a adoptar em proporção ao seu desenvolvimento da ânsia sagrada (Lobhamayi Sraddha), seguindo os Angas (membros) de Vaidhi Bhakti.

"Aqueles nos quais este gosto (Ajata Ruci) não tenha ocorrido, mas que tem vindo a apreciar Raganuga Bhakti só em razão da valorização de um determinado santo ou escritura, poderão ainda praticar Raganuga Bhakti, mas com uma mistura de Vaidhi Bhakti. Da mesma forma, por causa da pregação, quem é avançado e em quem o gosto manifestou-se também devem praticar Raganuga com uma mistura de Vaidhi. Tal mistura dos dois tipos de Bhakti significa que alguém pratica Vaidhi Bhakti unindo isto com qualquer prática de Raganuga que é capaz de fazer."

(Sri Jiva Goswami no Bhakti Sandarbha-311)

"No reino transcendental de Vraja [Vraja Dhama] deve-se servir ao Senhor Supremo, Sri Krsna, com um sentimento semelhante ao de Seus associados, e deve-se colocar sob a orientação directa de um associado em particular de Krsna e deve-se seguir os seus passos. Este método é aplicável tanto no estado de Sadhana [prática espiritual executada enquanto na fase condicionada], quanto na etapa de Sadhya [realização de Deus], quando se é um Siddha Purusa, ou uma alma espiritualmente perfeita."

(Srila A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada - Néctar da Instrucção - Sri Upadesamrta - verso 8)

"O Caitanya Caritamrta aconselha aqueles que são neófitos a desistir de todos os tipos de desejos motivados e simplesmente exercer o serviço regulado devocional do Senhor, de acordo com as instruções das Escrituras. Desta forma, um neófito pode desenvolver gradualmente apego ao nome, a fama, forma, qualidades de Krsna e assim por diante. Quando alguém desenvolve este apego, pode espontaneamente, servir os pés de lótus de Krsna, mesmo sem seguir os princípios regulativos. Este estágio é chamado de Raga Bhakti, ou devoção em amor espontâneo. Nesta fase, o devoto pode seguir os passos de um dos associados eternos de Krsna em Vrndavana. Isso é chamado Raganuga Bhakti. Raganuga Bhakti, ou serviço devocional espontâneo, pode ser executado em Santa Rasa quando se aspira a ser como as vacas de Krsna ou o bastão ou flauta na mão de Krsna, ou as flores em volta do pescoço de Krsna. E Dasya Rasa, segue-se os passos de servos como Citraka, Patraka ou Raktaka. Em Sakhya Rasa de amizade pode-se tornar um amigo como Baladeva, Sridama ou Sudama. E Vatsalya Rasa, caracterizada por afeição paternal, pode-se tornar como Maharaja Nanda e Yasoda, e em Madhurya Rasa, caracterizada pelo amor conjugal, pode-se tornar como Srimati Radharani ou com Suas amigas como Lalita e suas criadas (Manjaris) como Rupa e Rati. Esta é a essência de toda a instrucção em matéria de serviço devocional." (Srila A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada - Néctar da Instrucção - Sri Upadesamrta - verso 8)

"Babaji: Baba, olhe para sua própria natureza. Por causa desta natureza você tem uma certa inclinação. De acordo com esta inclinação você naturalmente aceita uma Rasa particular. Você deve seguir os passos de uma alma eternamente liberada que serve o Senhor nesta Rasa. Você deve examinar cuidadosamente esta sua inclinação...

...Vrajanatha colocou estas palavras diante dos pés de seu mestre espiritual: "Ó mestre, quando eu penso nos passatempos do Senhor Krsna desejo tornar-me um seguidor de Subala".

Babaji: Eu lhe dou as minhas bênçãos. Que você se torne um seguidor de Subala e desta forma sirva o Senhor Krsna. Você está qualificado para Sakhya Rasa.

Daquele dia em diante Vrajanatha passou a ver o Babaji idoso como uma encarnação de Subala.

Vijaya-kumara: Mestre, tenho estudado o Srimad Bhagavatam por muitos dias. Sempre que ouço ou leio os passatempos do Senhor Krsna, em meu coração eu anseio servir o casal divino como Srimati Lalita faz.

Babaji: Não diga mais nada. Você é um seguidor Manjari de Sri Lalita-devi. Que você possa alcançar este serviço. Eu lhe dou minhas bênçãos.

Daquele dia em diante, no seu coração, Vijaya-kumara começou a pensar em si como uma serva de Srimati Lalita e passou a ver o Babaji idoso como uma encarnação de Sri Lalita.

Vijaya-kumara perguntou a Vrajanatha: "Ó Vrajanatha, os desejos em nossos corações estão cumpridos. Porque nós alcançamos a misericórdia de um grande Vaisnava. Agora, devemos considerar o que vai acontecer no futuro. Vrajanatha, com um coração honesto por favor me diga: o que você vai fazer? Você vai casar, ou vai tomar Parivrajaka Sannyasa?"

(Srila Bhaktivinoda Thakura - Jaiva Dharma sobre Raganuga Sadhana Bhakti - Cap 21)

Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur salienta que somente depois de cantar no mínimo por vinte anos 64 voltas de Japa diariamente é que alguém poderia receber informações mais detalhadas acerca de seu Sidha Deha. No nosso caso depois de 50 a 60 anos a cantar 16 voltas diariamente sem falhar é que o Guru ou o Sadhu ou Krsna no coração como Antaryami poderiam revelar alguma coisa!!!

No entanto a inclinação natural está lá e deve ser cultivada. Caso contrário o cantar prescito de voltas e o serviço devocional serão abandonados.

Podemos comprovar na prática que sem estar cultivando uma relação amorosa específica com Krsna enquanto cantam, muitos irão abandonar seus "votos" de cantar 16 voltas.

Que todos nós, membros da ISKCON possamos estar absortos no cantar das voltas diárias prescritas e na forma e qualidades de Sri Krsna bem como nos passatempos com Seus associados.

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari