quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Do livro "A Arte de Cantar Hare Krsna" de SS Mahanidhi Swami:

"Ao enfatizar as práticas espirituais positivas, as negativas irão desaparecer automaticamente. Srila Prabhupada dizia que um devoto deve estar tão ocupado no serviço a Krsna que ele não terá tempo para Maya. Um devoto que está ocupado chorando por Krsna, e sinceramente tentando melhorar sua Japa não terá tempo de cometer delitos.

Ao discutir o método correcto de cantar Japa, Srila Prabhupada geralmente aconselhava seus discípulos a "apenas ouvir o nome." No Bhagavad-Gita, Sri Krsna ordena Arjuna a fazer o mesmo tat srnu, "apenas ouça-Me" Uma vez um discípulo de Srila Prabhupada disse que era muito difícil controlar a mente vagando durante a Japa. Em resposta, Prabhupada disse, "Qual é o uso de controlar a mente? Você tem que cantar e ouvir, isso é tudo. Você tem que cantar com a língua, e o som que você ouve, isso é tudo. O que é a questão da mente? " (3/2/75) Embora Srila Prabhupada faça parecer isto fácil, a mente é um inimigo formidável para ser controlada. A habilidade para "apenas ouvir" com concentração e atenção depende da pureza da mente. No seguinte significado, Srila Prabhupada admite que a audição atenta depende da pureza de pensamento e ação:

"Ninguém pode dar muita atenção se não é puro na mente. Ninguém pode ser puro na mente se não é puro na ação. Ninguém pode ser puro na ação se não é puro em comer, dormir, temer e acasalar."

(SB 1.3.44)

Este livro "A Arte de Cantar Hare Krsna" é para aqueles devotos desventurados que não têm a pureza necessária mental para "apenas ouvir o Santo Nome." Controla-se a mente que vaga por colocá-la dentro de um círculo espiritual grande. Este círculo é preenchido com Slokas e orações, os significados do Santo Nome, e a meditação transcendental na bela forma de Sri Krsna, Suas qualidades e passatempos. Movimentar-se no interior deste circulo grande vai purificar e acalmar a mente inquieta. Então será mais fácil focalizar a mente no círculo menor de "apenas ouvir o Nome", e cantar com total concentração e atenção extasiada. Em resumo, deve-se levar uma vida espiritual positiva e progressiva, mantendo a Deus dentro e Guru acima. Manter o coração limpo e a mente clara, livre de duplicidade e de comportamento astuto. Uma vida de devoção alegre, livre da ansiedade das ofensas.

A natureza oscilatória da mente, usando o som e a visão são os mais eficazes. Os objetos dos sentidos do som e da visão tem o maior poder de captar a atenção e ainda as ondas de pensamento.

Na Lila em Vrndavana, Madhumangala faz a mesma coisa todos os dias, quando ele toma o desjejeum com Krsna e os vaqueirinhos em Nandagrama. Apontando para a janela, Madhumangala deixa escapar: "Ei, rapazes! Olhem aquele macaco bobo pendurado de cabeça para baixo na árvore Kadamba". Depois de capturar a atenção de todos com seu som e visão, Madhumangala rapidamente rouba todos os doces dos outros pratos!

Enquanto canta o Santo Nome - Hare Krsna Hare Krsna Krsna Krsna Hare Hare, Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare ... olhe fixamente para a imagem de Krsna (ou Radha-Krsna) durante cinco minutos, feche os olhos e, internamente, tente visualizar a foto ... Hare Krsna Hare Krsna Krsna Krsna Hare Hare ... Durante a visualização, mova a mente para os membros diversos do Senhor. Comece por ver os pés de lótus de Krsna na mente, então, gradualmente, por todo Seu corpo transcendental, para as pernas, joelhos, coxas, Dhoti de seda, barriga, peito, colares de pérolas e guirlandas, gema Kaustubha, Seu pescoço, rosto, olhos, flauta, sorriso , turbante, cabelo, enfeites de turbante e pena de pavão ... Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare ... Em seguida, repita a visualização indo de volta para os pés de lótus de Krsna, continuando a cantar Hare Krsna Hare Krsna Krsna Krsna Hare Hare, Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare. Se a imagem mental de Krsna desaparece, abra os olhos e olhe novamente. Em seguida, repita o processo de visualização interna de cinco a seis vezes. Não se preocupe se no início você não puder manter o quadro de Radha-Krsna na mente. Uma prática vigorosa e regular de visualização trará o sucesso. Com uma prática de alguns meses, você será capaz de visualizar claramente o Casal Divino sorrindo dentro de sua mente enquanto você canta Hare Krsna em seu coração.

Hare Krsna Hare Krsna Krsna Krsna Hare Hare

Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare

Cantar e Rupa Dhyana

Para alcançar o sucesso em Nama Japa deve-se simultaneamente praticar três formas de Bhakti, ou seja, ouvir, cantar e lembrar (sravanam, kirtanam e smaranam). A essência de todo conselho é usar todo o seu tempo para ouvir atentamente o canto do Maha Mantra Hare Krsna, com sentimento de amor e entrega, e lembrar-se e meditar profundamente nas belas formas transcendentais de Radha-Govinda, Suas qualidades e passatempos. Srila Rupa Gosvami e outros Acaryas recomendam este processo:

tan-ndma-rupa-caritddi-suklrtananu- smrtyoh kramena rasand-manasi niyojya

tisthan vraje tad-anuragi jandnugdml kdlarh nayed akhilam ity upadesa-saram

"A essência de todos os conselhos é que se deve utilizar integralmente as vinte e quatro horas por dia, em cantar e lembrar muito bem o Nome divino do Senhor, Sua forma transcendental, qualidades e passatempos eternos, e assim ocupar a a lingua e a mente. Desta forma deve-se residir em Vraja e servir a Krsna sob a orientação dos devotos. Deve-se seguir os passos dos devotos amados do Senhor, que estão profundamente ligados ao Seu serviço devocional." (NOI, Mantra 8)

Srila Prabhupada também ensinou que cantar o Santo Nome e lembrar-se das formas beatíficas do Senhor manterá alguém afastado de Maya.