segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Directa referência

Por SS Purushatraya Swami, "Quatro Vaisnavas Sampradayas":

"Os Advaitins [impersonalistas] questionam a visão de que Brahman pode ser conhecido através das escrituras reveladas. De acordo com a idéia deles, Brahman como a Realidade transcendental é auto-estabelecido (svatas-siddha) e está além de toda a fala e pensamento. Ele não pode ser captado pelo intelecto. Alguns textos dos Upanisads são cotados como referência, como um texto do Mundaka Upanisad que diz que esta Realidade é imperceptível e impossível de ser captada (yat tad adresyam agrahyam).

Um texto do Taitiriya Upanisad afirma que toda a linguagem, assim como o intelecto, não podem expressá-lO (yato vaco nivartante aprapya manasa saha). Brahman, portanto, seria avedya–além de todos os Pramanas empíricos e cognição.

Os Vaisnavas não aceitam essa versão. Não é correcto dizer que Brahman não pode ser conhecido por intermédio das escrituras. Os próprios Upanisads declaram que Brahman só é conhecido através dos Srutis. O Katha Upanisad afirma:

“Todos os Vedas falam de Sua natureza” (sarve vedah yat padam amananti).

Há, na verdade, vários textos que afirmam que Brahman pode ser descrito por palavras e também pode ser conhecido Chand I-6-7. tasyoditi nama;

Brhad VI-3-6. atha namadheyam satyasya satyam;

Tait. Yo veda nihitam guhayam;

Tait. Aranyaka III-11 sarve veda yatraikam bhavanti.

Os textos dos Upanisads que afirmam que Brahman está além das palavras e pensamentos querem dizer que Brahman, que é infinito, não pode ser descrito adequadamente por palavras, e que não pode ser conhecido em toda sua completude pela nossa mente finita.

A verdadeira implicação de avacyatva ou impossibilidade de ser descrito é que as palavras são inadequadas para descrever a natureza infinita de Brahman e a mente também não pode compreender sua natureza. Se essa interpretação não for aceita, haveria conflito tanto com a anterior quanto com a posterior afirmação feita numa mesma passagem de um texto nos Upanisads.

Assim, a passagem que discute o bem-aventurado caráter de Brahman, começa com a afirmação de que aquele que conhece Brahman (brahmavit) alcança o Supremo (apnoti param); a afirmação que conclui diz que Brahman é conhecido como ananda (anandam brahmano vidvan).

Essas referências claramente mostram que Brahman é capaz de ser conhecido. De facto, todas as passagens dos Upanisads que lidam com o Brahman têm uma directa referência ao Brahman, e todas essas seriam sem significado se Brahman fosse tomado como avedya ou não-conhecido."

Hare Krsna !!!

Por SS Romapada Swami:

"Krsna é ilimitado e Suas ações são verdadeiramente insondáveis por meio de nossa inteligência limitada. A entidade viva limitada jamais poderá compreender completamente o ilimitado, mas podemos entender até onde Ele Se revela e nos dota de poder para compreender. O que quer que realmente saibamos, podemos saber através da mediação das escrituras reveladas e pessoas santas.

Mesmo grandes Mahajanas, como Bhismadeva, admitem que ninguém é capaz de compreender plenamente os planos de Krsna (SB 1.9.16). Similarmente, grandes devotos, como Krsnadasa Kaviraja Gosvami, repetidamente afirmam a impossibilidade de se penetrar no significado dos passatempos do Senhor Caitanya. Em outras palavras, não devemos esperar sermos capazes de compreender a lógica e a razão por trás de todas as ações do Senhor; tentar fazê-lo seria presunçoso e também desnecessário. Os devotos estão felizes apreciando o fato de que o Senhor deles é completamente independente e misericordioso, e simultaneamente anseiam compreender as razões confidenciais por trás de Suas ações tanto quanto guru, sadhu e sastra lhes revelem, revelação esta aceita por eles sem dúvidas ulteriores."

Hare Krsna !!!

É claro que os Sastras não podem revelar tudo acerca de Krsna, mas aquilo que está revelado é perfeito.

tad viddhi pranipātena paripraśnena sevayā

upadeksyanti te jñānam jñāninas tattva-darśinah

"É preciso aproximar-se de um Mestre Espiritual fidedigno e render-se a ele. Somente então poderemos entender a Suprema Personalidade de Deus como uma pessoa." (Srila Prabhupada - CC Madhya 6.151)

E assim não será possível compreender Krsna simplesmente por estudar os Vedas independentemente, ainda que de forma perfeita. É preciso aproximar-se do Guru e receber sua misericórdia. Ele nos instruirá a estudarmos o Srimad Bhagavatam.

Por estudarmos e servirmos com humildade o Srimad Bhagavatam iremos alcançar Krsna Prema, amor puro por Krsna. Se for com humildade é garantido...;)

nasta-prayesv abhadresu

nityam bhagavata-sevaya

bhagavaty uttama-sloke

bhaktir bhavati naisthiki

[SB 1.2.18]

"Pela leitura diária do Srimad Bhagavatam e prestando serviço aos devotos puros, tudo o que é problemático para o coração é quase [gradual] que completamente destruído, e o serviço devocional amoroso à Personalidade de Deus é estabelecido como um facto irrevogável."

'krsna-bhakti-rasa-svarupa' sri-bhagavata

tate veda-sastra haite parama mahattva

"O Srimad Bhagavatam fornece informações directas das doçuras derivadas do serviço à Krsna. Portanto, o Srimad Bhagavatam está acima de toda a literatura Védica."

(Cc. Madhya 25.150)

ataeva bhagavata karaha vicara

iha haite pabe sutra-srutira artha-sara

"Estude o Srimad Bhagavatam meticulosamente. Então você vai entender o significado real do Vedanta Sutra."

(Sri Caitanya Mahaprabhu para Prakasananda Sarasvati, Cc. Madhya 25.153)

"No começo, meio e fim, o Srimad Bhagavatam fala apenas de serviço devocional à Krsna. Como tal, essa literatura é eternamente perfeita, infalível e infinita, porque contém todas as verdades relativas ao infinito. O Srimad Bhagavatam é sem igual entre os Sastras pois fala exclusivamente das verdades do serviço devocional puro."

(Caitanya Bhagavata, Antya 3.505-509)

aradhyo bhagavan vrajesa-tanayas tad-dhama vrndavanam ramya kacid upasana vraja-vadhu- vargena ya kalpita srimad-bhagavatam pramanam-amalam prema pumartho mahan sri-caitanya mahaprabhor- matam-idam tatradaro nah parah

"1 - A Suprema Personalidade de Deus, o filho de Nanda Maharaja deve ser adorado,

2 - juntamente com Sua morada transcendental, Vrndavana.

3 - A forma mais prazerosa de adorar o Senhor é aquela executada pelas Gopis de Vrndavana.

4 - O Srimad Bhagavatam é a autoridade incorruptível de tudo.

5 - O amor puro à Deus é o objectivo último para todas as pessoas.

Estas declarações, as quais temos em grande consideração (Srila Bhaktivinoda), são a opinião de Sri Krsna Caitanya Mahaprabhu." (Caitanya Manjusa)

idam bhagavatam nama

puranam brahma-sammitam

uttama-shloka-caritam

cakara bhagavan rishih

nihsreyasaya lokasya

dhanyam svasty-ayanam mahat

"O Srimad Bhagavatam é a encarnação literária do Senhor, e foi compilado por Srila Vyasadeva, uma encarnação de Deus. Esta destinado para o benefício de todas as pessoas, e é pleno de sucesso, bem aventurança e é todo perfeito."

Não duvidemos disto. Por um pouco de fé nos Santos Nomes e no Srimad Bhagavatam alguém pode alcançar amor puro por Deus.

Hare Krsna Hare Krsna Krsna Krsna Hare Hare

Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari

SB 1.2.11

vadanti tat tattva-vidas

tattvam yaj jnanam advayam

brahmeti paramatmeti

bhagavan iti sabdyate

TRADUÇÃO

"Sábios transcendentalistas que conhecem a Verdade Absoluta chamam esta substância não-dual de Brahman, Paramatma e Bhagavan."

SIGNIFICADO por SDG A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada

"A Verdade Absoluta é tanto sujeito e objecto, e não há nenhuma diferença qualitativa nisto. Portanto, Brahman, Paramatma e Bhagavan são qualitativamente a mesma coisa. A mesma substância é percebida como Brahman impessoal pelos estudantes dos Upanisads, como Paramatma localizado pelos Hiranyagarbhas ou os Yogis, e como Bhagavan pelos devotos. Em outras palavras, Bhagavan, ou a Suprema Personalidade de Deus, é a última palavra da Verdade Absoluta. Paramatma é a representação parcial da Personalidade de Deus, e Brahman impessoal é o brilho incandescente da Personalidade de Deus, como os raios do sol são para o deus-sol. Alunos menos inteligentes de uma das escolas citadas acima, por vezes, argumentam em favor de sua própria realização respectiva, mas aqueles que são videntes perfeitos da Verdade Absoluta sabem muito bem que os três aspectos citados acima da única Verdade Absoluta são diferentes perspectivas vistas de diferentes ângulos de visão."

Haribol !!!

Portanto, quando vemos os Vaisnavas a "combater" o impersonalismo de Sankara e seus seguidores, é porque estes insistem em que a Realidade última e única é impessoal, desconsiderando os demais aspectos da Verdade Absoluta, chegando ao ponto de desvirtuar completamente o sentido original do Vedanta Sutra de Vyasadeva.

Originalmente, a cultura Védica aceitava a realização da Verdade Absoluta nestes três aspectos, sendo Bhagavan a origem do qual as outras duas emanam. Os Vedantistas anteriores a Sankara eram Purusavadins, ou seja personalistas que aceitavam a realização destes três aspectos de Brahman, Paramatma e Bhagavan. No entanto, eram sabedores que os aspectos Brahman e Paramatma de realização eram parciais.

SB 1.2.12

"A Verdade Absoluta é realizada integralmente pelo processo do serviço devocional ao Senhor Vasudeva, ou a Suprema Personalidade de Deus, que é a plena e completa Verdade Absoluta. Brahman é Sua refulgência corporal transcendental, e Paramatma é a Sua representação parcial. Como tal, a realizações Brahman e Paramatma da Verdade Absoluta são parciais. Existem quatro tipos diferentes de seres humanos - os Karmis, os Jnanis, os Yogis e os devotos. Os Karmis são materialistas, enquanto os outros três são transcendentais. Os transcendentalistas de primeira classe são os devotos que realizaram a Pessoa Suprema. Os transcendentalistas de segunda classe são aqueles que têm parcialmente realizado a porção plenária da Pessoa Absoluta. E os transcendentalistas de terceira classe são aqueles que mal perceberam o foco espiritual da Pessoa Absoluta."

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari