Fomos questionados: "Gostaria de saber se o Tantrismo faz parte de Bhakti?"
Os Gaudiyas Vaisnavas são seguidores dos Goswamis renunciados de Vrndavana, liderados por Srila Rupa Goswami.
Muitas vezes encontramos o termo Bhakti relacionado com os Sivaistas que adoram Siva ou com os Saktas que adoram Sakti. Mas Bhakti na sua forma pura relaciona-se com a devoção à Suprema Personalidade de Deus, Sri Krsna, a fonte de Siva e do Brahman e Sua consorte eterna Srimati Radharani, a fonte de Sakti.
O propósito do Dharma Védico consiste em "educar todos os homens no avanço do conhecimento de Krsna, ou Deus. Nisto consiste todo o programa Védico." (Srila Prabhupada) Os Gaudiya Vaisnavas não adotam estas práticas do Sakta Tantra. Porque?
Primeiro, os Saktas consideram que Sakti é completamente independente do Senhor Supremo e é a causa da manifestação material. O Vedanta Sutra combate este conceito (2.2-42-45).
Segundo, o Sakta assume o papel de Siva e de sua Sadhika obtém a energia feminina para activar Kundalini Sakti através de Maithuna (coito sexual). Os Saktas Dakshinachara, ou Saktas Sattvicos realizam Maithuna com Mudras e oferecimento de flores. Os Saktas Vamachara, os Saktas Rajasicos e Tamasicos realizam Maithuna na forma carnal.
Ou seja, é Advaita Vada (impersonalista) . Quando os Saktas alcançam a perfeição e despertam Kundalini Sakti já não existem dualidades, macho-fêmea, energia-consciê ncia, Siva-Sakti, etc. Tudo passa a ser um.
Terceiro, esta prática é extremamente difícil de realizar, mesmo que seja o Sakta Sattvico. Mas actualmente no Ocidente as pessoas são incapazes disto, e pensam ocupar-se em praticas de Sakta Tantra quando na verdade simplesmente ocupam-se em actividade sexual grosseira.
Vaisnava Tantra
Os Gaudiya Vaisnavas somente estão interessados no Vaisnava Tantra. Tantra significa expandir o significado do conhecimento Védico. Talvez o exemplo mais importante de Vaisnava Tantra seja o Sri Hari Bhakti Vilasa de Srila Sanatana Goswami.
A questão que fica é que, se temos acesso a um método tão simples porque enveredarmos por este caminho?
Em Kali Yuga não é Tantra Yoga dos Saktas, mas Sankirtana Yoga de Sri Caitanya Mahaprabhu.
Sigamos o exemplo dos grandes Vaisnavas que cantaram Hare Krsna, controlaram seus sentidos e alcançaram Prema Bhakti.
O caminho de Sraddha até Prema pode ser muito rápido se alguém render-se completamente.
Porém, de um modo geral este caminho leva bastante tempo a ser percorrido.
Existem muitos obstáculos no caminho do serviço devocional.
Depois de desenvolver alguma fé (Sraddha) e associar-se com os Sadhus e o Mestre Espiritual (Sadhu Sanga), inicia-se o processo de Bhajana Kriya (o cantar dos Santos Nomes e todas as práticas devocionais).
A fase de Bhajana Kriya é dividida em duas:
1 - Anisthita Bhajana Kriya (Instável)
2 - Anartha Nivrtti (Eliminação dos Anarthas)
3 - Nisthitha Bhajana Kriya (Estável)
Na fase de Anisthita (Instável) os obstáculos são:
1 - Utsaha Mayi - Uma pessoa que começou o serviço devocional pensa que já compreendeu tudo. 2 - Ghana Tarala - As vezes pratica diferentes formas de serviço devocional e as vezes negligencia os mesmos. 3 - Vyudha Vikalpa - A mente vacila entre a vida de renúncia e a vida familiar com extensiva especulação. 4 - Visaya Sangara - Inabilidade de abandonar a gratificação dos sentidos (Nomeadamente a actividade sexual). Consultar SB 11.20.27-28 5 - Niyamaksama - Inabilidade de seguir votos e regulações ou incrementar seu serviço devocional. 6 - Taranga Rangini - Bhakti produz muitas oportunidades para ganho material, adoração pessoal e posição (Labha, Puja e Pratistha).
Para passar as próximas fases é necessário continuar cantando seriamente os Santos Nomes e todos os obtáculos são superados até que o devoto(a) alcança Krsna Prema.
A minha inabilidade em seguir algum princípio não significa que tal princípio regulador deva ser alterado ou ajustado.
Devo preparar-me melhor pela pratica constante do serviço devocional.
Nem é possível estabelecer-se em Nisthitha Bhajana (Estável) sem passar pelas fases anteriores como Anartha Nvritti.
Bhagavad Gita 6, 13-14 Srila Prabhupada: "...Ninguém pode praticar corretamente Yoga através da indulgência sexual...
Sem esta prática (Brahmacarya) ninguém pode avançar em qualquer Yoga, seja Dhyana, Jnana ou Bhakti....
Enquanto outros são forçados a absterem-se da gratificação dos sentidos, um devoto do Senhor automaticamente restringe-se devido a um gosto superior. A não ser os devotos, ninguém tem informação deste gosto superior..."
Fim da citação.
É por isso que Srila Rupa Goswami aconselha paciência, entusiasmo e determinação.
Por exemplo, em relação aos Anarthas. Existem certos tipos de Anarthas que acompanham o devoto(a) até as fases de Bhava.
No entanto estes apegos e Anarthas devem ser superados e ultrapassados para alcançarmos Krsna Prema.
Aqui não funciona o famoso "jeitinho brasileiro" ou o equivalente em Portugal, "sair pela porta do cavalo".
Os Sahajiyas Baulas que praticam Tantra consideram que toda a existência é formada da combinação dos princípios feminino e masculino mundanos (Purusa e Prakrti). Eles acreditam que podem harmonizar estes dois princípios dentro deles mesmos através de um assim chamado amor, o qual é produzido por um tipo de união corpórea entre homem e mulher de acordo com a Tantra Yoga. quando Purusa e Prakriti estão em harmonia, então podemos realizar o extase interno o qual eles chamam Jiyante Mara ou "morto enquanto vivo", o qual significa a cessação de todas as actividades físicas e mentais. Eles identificam este estado com o extase de Maha Bhava de Sri Caitanya Mahaprabhu... Assim os Baulas realizam Mahotsavas (festivais) onde escolhem uma mulher (Sadhika) para realizar suas práticas e no próximo Mahotsava deixam esta mulher e escolhem outra. A sua Sadhika anterior é escolhida por outro Baula...
Um outro argumento dos Sahajiyas é que se Krsna desfruta da afeição de membros familiares e jovens donzelas, é "Maya" para um Vaisnava renunciar vida familiar e praticas sexuais, porque isto vai contra o modo de vida do próprio Senhor...
Outro argumento dos Sahajiyas é que Vaisnavas que enfatizam muito os princípios reguladores, na verdade estão apegados a estes prazeres...
Os Sahajiyas dizem que não existe diferença entre Nama Aparadha, Nama Abhasa e Suddha Nama, ou seja, não é preciso evitar as ofensas... ...Não há necessidade de instruir ninguém sobre princípios reguladores - que todos cantem Hare Krsna enquanto fumam, bebem, jogam e tem sexo. O Santo Nome irá purificá-los...
Resumindo, os Sahajiyas são desfrutadores bem teimosos que tem talento para cantar, dançar, actuar, falar, jogar e seduzir mulheres. Eles vestem-se como Vaisnavas mas são incapazes de distinguir entre a fama material e a fama espiritual, renúncia completa e renúncia imperfeita, devoção falsa e devoção pura, canto ofensivo, canto intermediário, canto puro do Santo Nome, serviço mundano e serviço devocional, amor e luxúria, Maha Maya e Yoga Maya, Jiva e Visnu, enganadores e o Mestre Espiritual, Godasa e Goswami, devotos neófitos e devotos avançados, o que é autorizado e o que não é, Mestre Espiritual e discípulo, conclusão correcta e incorrecta, Rasa e Rasabhasa, adoração a ídolos e adoração a Deidade, devotos e não devotos, etc, etc...
No Cc Antya 12.114 mostra que o Senhor Caitanya recusou óleo aromático, explicando que se alguém cheirasse isto na Sua cabeça pensaria que Ele era um Sannyasi Tantrico... (Apasampradayas de SS Suhotra Tapovanacari)
Tantra Yoga é uma prática muito poderosa mas foi desvirtuada por pessoas ignorantes e desqualificadas. Um exemplo da expressão pervertida da verdade é a teoria dos cinco Makaras (Panca Makaras) Madya do vinho, Mamsa da carne, Matsya do peixe, Mudra ou acto simbólico e Maithuna do coito sexual. O significado esotérico destes cinco Makaras é:"Mate o egoísmo, controle a carne, beba o vinho da intoxicação de Deus e una-se ao Senhor Siva"
A prática original, não desvirtuada de Tantra é Advaita Vada (impersonalista). Na prática original o aspirante deve ser muito puro e dedicado e deve praticar Bhuta Suddhi, Nyasa, Kavaca, Mudra e adorar um Yantra.
Os Panca Makaras na prática original Tantrica são essenciais para adorar Sakti, no entanto não são considerados na sua forma literal. Leite, Ghee, mel são substitutos para o vinho, Sal, gengibre, sésamo, alho, feijões, são substitutos para a carne, Brinjal branco, Radish vermelho, Masur (um tipo de grão) e sésamo vermelho são substitutos para o peixe. Paddy, arroz, e grão são Mudras. Oferecer flores com um Mudra específico é Maithuna (coito sexual).
Na prática original o esposo e a esposa estão unidos pelo Samskara do casamento e são guiados por um Guru Tantrico. Maithuna (coito sexual) é feita simbolicamente e o Guru Tantrico enfatiza o desenvolvimento dos poderes latentes dos Cakras.(Sivananda Swami)
No Bhagavad Gita 5.21 Srila Prabhupada explica: "...realização espiritual e prazer sexual não combinam bem..."
A energia sexual deve ser transmutada em energia espiritual ou Ojas Sakti pela pratica da Japa, oração, meditação, estudo das escrituras, Pranayama e Asanas.
Se a energia sexual é transmutada em Ojas ou energia espiritual por pensamentos puros isto é chamado sublimação do sexo na Psicologia ocidental
De acordo com a ciência do Yoga o sêmen existe de uma forma subtil através das células de todo o corpo. É transferido de uma forma grosseira para o órgão sexual pela exitação sexual. Um Ordhvareta Yogi não somente converte semen em Ojas mas também para o processo a nível subtil, e seu corpo tem o aroma de lótus.(Sivananda Swami)
Fim das citações
Se alguém seriamente pratica a Consciência de Krsna poderá sublimar esta energia.
Srila Rupa Goswami garante: "Eu não consigo estimar quanto néctar existe nestas duas sílabas Krs-na. Quando o santo nome de Krsna é cantado, parece que dança dentro da boca. Então desejamos muitas bocas. Quando o santo nome entra nos ouvidos, desejamos milhões de ouvidos. E quando o santo nome dança no jardim do coração, conquista as actividades da mente, e portanto todos os sentidos tornam-se inertes." (Vidagdha Madhava 1.15)
Do "Jaiva Dharma" de Srila Bhaktivinoda Thakur, capítulo 7, Vida Familiar. "...Nesta era de Kali é muito apropriado que as almas individuais tornem-se chefes de família Vaisnavas..."
"Samskaras" de SS Bhanu Swami "...De acordo com os Dharma Sastras, com os Grhya Sutras, mesmo os Sudras devem executar os Samskaras (excepto Upanayanam(Gayatri) e Samavartana(Graduação)). Um Sudra deve executar sacrifícios e as cerimonias Védicas ritualísticas juntamente com seu amo, mas não deve recitar os Mantras..."
"...Srila Gopala Bhatta Goswami compilou o Sat Kriya Sara Dipika, um manual de Samskaras para Vaisnavas. Reconhecendo que a maioria dos Vaisnavas são Grhasthas, e que devem executar Samskaras, deu os procedimentos que não são contrários e ofensivos aos procedimentos Vaisnavas..."
"...Nossos Grhasthas devem simplesmente cantar 50 voltas de Japa antes de conceber uma criança..." Carta de Srila Prabhupada para Madhusudana em 19 de Maio de 1976.
Fim das Citações
Portanto, tanto no A Daiva Varnasrama como no Daiva Varnasrama, Garbhadana Samskara é recomendado para todos os Varnas. As vezes, diz-se que os Sudras no A Daiva Varnasrama não necessitam executar todos os Samskaras. Mas, isto refere-se a que não conseguem recitar corretamente os Mantras e executar todos os procedimentos. No entanto, sendo acompanhados, devem executá-los.
Chefe de Família Vaisnava segue um Guru
Do SB 7.12.11 Narada Muni diz: "Todas as regras e regulações aplicam-se tanto ao chefe de família quanto ao Sannyasi, alguém que está na ordem de vida renunciada. Contudo, o Grhastha recebe do mestre espiritual a permissão para praticar sexo durante o período favorável à procriação."
Significado de Srila Prabhupada: "Às vezes, interpreta-se erroneamente que o Grhastha, o chefe de família, tem permissão de entregar-se ao sexo a toda hora. Este conceito sobre a vida de Grhastha é errado. Na vida espiritual, quer alguém seja Grhastha, Vanaprastha, Sannyasi ou Brahmacari, todos estão sob o controle do mestre espiritual. Para os Brahmacaris e Sannyasis, existem fortes restrições quanto à actividade sexual. Da mesma maneira, existem fortes restrições para os Grahsthas. Os Grhasthas devem praticar vida sexual apenas quando o Guru determinar. Portanto, menciona-se aqui que todos devem seguir as ordens do mestre espiritual (guru vrttir vikalpena). Quando o mestre espiritual ordena, o Grhastha pode aceitar vida sexual. Confirma isto o Bhagavad Gita (7.11), Dharmaviruddho bhutesu kamo'smi: praticar vida sexual sem desobedecer às regras e regulações religiosas constitui um princípio religioso. Ao Grhastha permite-se-lhe a actividade sexual que é realizada no período favorável à procriação e que siga a ordem do mestre espiritual... ...O Grhastha deve obter do mestre espiritual permissão para observar a cerimônia ritualística Garbhadhana Samskara..."
Fim da citação.
Agora, fica a pergunta. Estas instrucções de Srila Prabhupada são para os habitantes de Kali Yuga ou para os habitantes de outras eras???
Também é preciso mencionar aqueles que são as vezes conhecidos como o quinto Varna, os Antyajas (Materialistas) e que não seguem o padrão Vaisnava, nem o padrão do Daiva e A Daiva Varnasramas.
SB 7.11.31 Srila Prabhupada: "...Os Antyajas, os homens de classes inferiores, estão acostumados a roubar, beber e praticar sexo ilícito, porém, no caso deles, isto não é considerado pecaminoso..."
"Ele não deve indulgenciar-se em sexo fora da vida de casado, porque sexo é sancionado nas escrituras somente no casamento, não de outra forma. Isto é celibato." BG 17.14
"Vida sexual deve ser restrita a pessoas que são casadas. Uma pessoa cuja vida sexual é restrita ao casamento é também chamada Brahmacari." SB 3.28.4
"Conforme os preceitos das escrituras, a não ser com sua própria espôsa, o homem está proibido de praticar relações sexuais com qualquer mulher." BG 3.34
Fim das citações
Ao lermos estas afirmações isoladas podemos dizer que a vida sexual dentro do casamento com a espôsa sem fins procriativos é sancionado por Srila Prabhupada ???
Não parece. O que parece é que Srila Prabhupada está a enfatizar a fidelidade conjugal.
Continuando a ler o BG 3.34, Srila Prabhupada explica: "Ele deve considerar todas as outras mulheres como a própria mãe. Mas apesar destes preceitos, o homem continua interessado em ter relações sexuais com outras mulheres..."
Estas afirmações referem-se ao facto de que o relacionamento deve ser somente e unicamente com a espôsa.
Ou seja, a tendência de querer relacionamento sexual com diversas mulheres (no caso dos homens) é muito forte.
A seguir, uma parte de uma conversa de Srila Prabhupada com alguns devotos em 19 de Fevereiro de 1977 em Mayapur.
São afirmações bastante fortes. No entanto, não devemos entrar num jogo de cedências e meio termos quando confrontados com a radicalidade dos ensinamentos de Srila Prabhupada e dos Sastras.
"...um cão gosta de cheirar uma vagina. Vocês são assim. Porque procurar outra vagina? Você precisa de uma vagina. Fique com uma e esteja satisfeito. Isto é inteligência.Porque procurar uma vagina como os cães, esta vagina, aquela vagina, aquela vagina?Isto é civilização? Exponham-nos desta forma..."
É preciso ler todas as afirmações de Srila Prabhupada nos seus livros sobre este tópico.
As instrucções detalhadas sobre este tópico são muito claras.
"Embora tenha uma espôsa, o chefe de família não deve desnecessariamente empregar seus sentidos na vida sexual, que só se deve praticar para a propagação de filhos." BG 16.1-3
"Vida sexual, conforme os princípios religiosos (Dharma), deve visar à propagação de filhos, e não a algum outro objectivo." BG 7.11 "Se ele casa, então Grhastha. Isto também é Tapasya. Ele não pode ter sexo quando quiser. Os Sastras dizem, "Você deve ter sexo assim: uma vez por mês e somente para procriar filhos". Isto é Tapasya. (Resposta ao questionario de um Jornal. Vrndavana, 28 de Junho de 1976)
Também encontramos no Bhakti Sandarbha (202) de Srila Jiva Goswami: " Aquelas pessoas cujo propósito da vida é a religião, o propósito da vida sexual são crianças, o propósito de cozinhar é satisfazer os Brahmanas, são conhecidos como Vaisnavas."
Sobre o verso 7.11 do BG:
Sridhara Maharaja: "Eu sou o sexo não contrário ao Dharma, destinado somente para a procriação."Visvanatha Cakravarti: "Não contrário ao Dharma significa adequado para o nascimento de progênie."Baladeva Vidyabushana: "Não contrário ao Dharma significa com o único propósito de gerar filhos na espôsa."
Fim das citações.
Portanto, sobre este tópico parece-me que o melhor é seguir o conselho do GBC. Com humildade e sinceridade o devoto(a) deve associar-se com o Santo Nome, com os Vaisnavas e permanecer feliz como Krsna recomenda no SB 11.20.27-28, almejando o padrão adequado, sem querer alterar ou adaptar princípios reguladores.
A leitura do tratado de Sivananda Swami sobre Brahmacarya é muito útil.
Embora Sivananda Swami não pertença a linha Gaudiya Vaisnava seu tratado sobre este tópico é amplamente reconhecido por aqueles que desejam praticar o celibato mesmo na vida familiar.
Todo o tratado em: http://namahatta.org/en/node/5569 Alguns trechos para Grhasthas: "...Assim que os filhos nascem, sua mulher torna-se sua mãe, porque você mesmo nasceu como seus filhos. Os filhos são a energia do pai. Mude a actitude mental. Sirva sua espôsa como a Mãe Terra. Comece um Sadhana Espiritual. Destrua a paixão. Todas as manhãs, quando você se levantar, toque os pés de sua espôsa e proste-se perante ela... ...Não sinta-se envergonhado. Esta pratica irá remover a idéia de "espôsa" da sua mente. Se não puder prostrar-se fisicamente, faça-o mentalmente..."
"...um aspirante escreve:"Eu gostaria de saber se a mesma teoria em relação a formação de Virya e a perda do mesmo ocorre também com a mulher. Elas também são afetadas como os homens?" Esta pergunta é muito importante. Sim, indulgência para o acto sexual é exaustivo para o sistema femenino e suga a vitalidade como nos homens. A pressão nervosa que isto impõe em todo seu sistema é na verdade muito grande. Os ovários femeninos também desenvolvem, produzem, e maturam uma força vital preciosa como o sêmen. É o óvulo. A mulher não perde isto como o homem perde o sêmen. Mas no caso do acto sexual e posterior gravidez, o óvulo sai dos ovários e começa a concepção do embrião. E somente as mulheres sabem a grande pressão e a grande força necessária para uma gravidez... ...O óvulo e hormonas secretados nos ovários são essenciais para o bem estar físico e mental das mulheres...
"Grihastha Dharminis ou as casadas entre as mulheres devem observar Pativrata Dharma ou o voto de celibato e manter-se como Savitri, Anasuya, como seu ideal.... ....Elas devem fazer um Sankirtana vigoroso, Japa e orações diariamente nas suas casas. Através de Bhakti, podem facilmente destruir a paixão, porque são muito devocionais... ...O Devis! Tornem-se boas Grhastha Dharminis e Brahma Vicarinis.E assim tragam a luz muitos Gaurangas (filhos)..."
Alguns dias atrás lendo um artigo no jornal e refletindo sobre o "Monstruoso" desafio de implementar o A Daiva Varnasrama Dharma na sociedade em geral.
Artigo de João César das Neves, Economista e Professor Universitário. "Portugal está em crise. Porquê? Como saimos disto? Uma frase clássica ajuda a encontrar a resposta. No dia 21 de Outubro de 1805 o vice Almirante Horatio Nelson, poucos minutos antes da histórica batalha naval de Trafalgar, enviou um sinal a toda a frota britânica: "A Inglaterra espera que cada homem cumpra o seu dever."
A razão porque estamos nestas dificuldades é que nem todos cumprem o seu dever. A crise nasce daquelas situações em que o Governo não governa, os trabalhadores não trabalham, os patrões não investem, os professores não ensinam, os médicos não curam, os polícias não protegem, os cidadãos não votam (em Portugal o voto não é obrigatório), os contribuintes não pagam.
Os povos,como as pessoas, têm épocas de dedicação e entrega e outras de egoísmo e mesquinhez. Nos períodos de guerra e dificuldades, a sociedade inteira vive extremos de sacrifício para defender a integridade nacional. Mas em momentos de decadência, a comunidade cai na modorra e na esclerose corporativa, onde o bem comum se perde em revindicações de grupos.
Após 1974, Portugal viveu duas décadas de intenso compromisso comunitário. Primeiro para construir a democracia, depois para vencer o desafio europeu, a generalidade dos cidadãos suportou sacrifícios e fez esforços para melhorar o estado geral. Depois, como seria de esperar, sobreveio a atitude interesseira, invejosa, fragmentária e abandonou-se o saudável clima de esforço comum. Hoje, em vez de se ouvir que beneficiando o todo cada um ganha, afirma-se que favorecer-se a si próprio dá vantagens à comunidade. Esta inversão faz toda a diferença."
Fim da citação
Ou seja, a grande parte das pessoas não cumprem com seus deveres materiais prescritos, e também sabemos que a grande maioria não cumpre com seus deveres espirituais. E uma coisa leva a outra.
Resolução 303 do GBC, Mayapur, India, 7-19 Fevereiro, 2001
"Enquanto que a definição de Srila Prabhupada em relação ao sexo ilícito é clara, também é bastante claro que alguns devotos tem dificuldade em manter este voto de iniciação. O GBC reconhece isto, e sugere que ao invés de tentar ajustar a definição de Srila Prabhupada devemos continuar com o serviço devocional e humildemente e sinceramente tentar alcançar o padrão apropriado.
Srimad Bhagavatam 11.20.27-28, "Tendo alcançado fé na narração das minhas glórias, estando desgostoso com as actividades materiais, sabendo que toda a gratificação dos sentidos leva à miséria, mas sendo incapaz de renunciar todo o desfrute dos sentidos, Meu devoto deve permanecer feliz e adorar-Me com grande fé e convicção. Mesmo que as vezes ocupado em gratificação dos sentidos, Meu devoto sabe que toda a gratificação dos sentidos leva a um resultado miserável, e sinceramente arrepende-se destas actividades."
Fim da citação
Quem fala deste princípio, também fala dos outros.