sábado, 19 de julho de 2008

Resolução 303 do GBC - 2

"Ele não deve indulgenciar-se em sexo fora da vida de casado, porque sexo é sancionado nas escrituras somente no casamento, não de outra forma. Isto é celibato." BG 17.14

"Vida sexual deve ser restrita a pessoas que são casadas. Uma pessoa cuja vida sexual é restrita ao casamento é também chamada Brahmacari." SB 3.28.4

"Conforme os preceitos das escrituras, a não ser com sua própria espôsa, o homem está proibido de praticar relações sexuais com qualquer mulher." BG 3.34

Fim das citações

Ao lermos estas afirmações isoladas podemos dizer que a vida sexual dentro do casamento com a espôsa sem fins procriativos é sancionado por Srila Prabhupada ???

Não parece.
O que parece é que Srila Prabhupada está a enfatizar a fidelidade conjugal.

Continuando a ler o BG 3.34, Srila Prabhupada explica:
"Ele deve considerar todas as outras mulheres como a própria mãe. Mas apesar destes preceitos, o homem continua interessado em ter relações sexuais com outras mulheres..."

Estas afirmações referem-se ao facto de que o relacionamento deve ser somente e unicamente com a espôsa.

Ou seja, a tendência de querer relacionamento sexual com diversas mulheres (no caso dos homens) é muito forte.

A seguir, uma parte de uma conversa de Srila Prabhupada com alguns devotos em 19 de Fevereiro de 1977 em Mayapur.

São afirmações bastante fortes. No entanto, não devemos entrar num jogo de cedências e meio termos quando confrontados com a radicalidade dos ensinamentos de Srila Prabhupada e dos Sastras.

"...um cão gosta de cheirar uma vagina. Vocês são assim. Porque procurar outra vagina? Você precisa de uma vagina. Fique com uma e esteja satisfeito. Isto é inteligência.Porque procurar uma vagina como os cães, esta vagina, aquela vagina, aquela vagina?Isto é civilização? Exponham-nos desta forma..."

É preciso ler todas as afirmações de Srila Prabhupada nos seus livros sobre este tópico.

As instrucções detalhadas sobre este tópico são muito claras.

"Embora tenha uma espôsa, o chefe de família não deve desnecessariamente empregar seus sentidos na vida sexual, que só se deve praticar para a propagação de filhos." BG 16.1-3

"Vida sexual, conforme os princípios religiosos (Dharma), deve visar à propagação de filhos, e não a algum outro objectivo." BG 7.11
"Se ele casa, então Grhastha. Isto também é Tapasya. Ele não pode ter sexo quando quiser. Os Sastras dizem, "Você deve ter sexo assim: uma vez por mês e somente para procriar filhos". Isto é Tapasya. (Resposta ao questionario de um Jornal. Vrndavana, 28 de Junho de 1976)

Também encontramos no Bhakti Sandarbha (202) de Srila Jiva Goswami:
" Aquelas pessoas cujo propósito da vida é a religião, o propósito da vida sexual são crianças, o propósito de cozinhar é satisfazer os Brahmanas, são conhecidos como Vaisnavas."

Sobre o verso 7.11 do BG:

Sridhara Maharaja: "Eu sou o sexo não contrário ao Dharma, destinado somente para a procriação."Visvanatha Cakravarti: "Não contrário ao Dharma significa adequado para o nascimento de progênie."Baladeva Vidyabushana: "Não contrário ao Dharma significa com o único propósito de gerar filhos na espôsa."

Fim das citações.

Portanto, sobre este tópico parece-me que o melhor é seguir o conselho do GBC.
Com humildade e sinceridade o devoto(a) deve associar-se com o Santo Nome, com os Vaisnavas e permanecer feliz como Krsna recomenda no SB 11.20.27-28, almejando o padrão adequado, sem querer alterar ou adaptar princípios reguladores.

A leitura do tratado de Sivananda Swami sobre Brahmacarya é muito útil.

Embora Sivananda Swami não pertença a linha Gaudiya Vaisnava seu tratado sobre este tópico é amplamente reconhecido por aqueles que desejam praticar o celibato mesmo na vida familiar.

Todo o tratado em:
http://namahatta.org/en/node/5569

Alguns trechos para Grhasthas:
"...Assim que os filhos nascem, sua mulher torna-se sua mãe, porque você mesmo nasceu como seus filhos. Os filhos são a energia do pai. Mude a actitude mental. Sirva sua espôsa como a Mãe Terra. Comece um Sadhana Espiritual. Destrua a paixão. Todas as manhãs, quando você se levantar, toque os pés de sua espôsa e proste-se perante ela...
...Não sinta-se envergonhado. Esta pratica irá remover a idéia de "espôsa" da sua mente. Se não puder prostrar-se fisicamente, faça-o mentalmente..."

"...um aspirante escreve:"Eu gostaria de saber se a mesma teoria em relação a formação de Virya e a perda do mesmo ocorre também com a mulher. Elas também são afetadas como os homens?"
Esta pergunta é muito importante.
Sim, indulgência para o acto sexual é exaustivo para o sistema femenino e suga a vitalidade como nos homens. A pressão nervosa que isto impõe em todo seu sistema é na verdade muito grande.
Os ovários femeninos também desenvolvem, produzem, e maturam uma força vital preciosa como o sêmen. É o óvulo.
A mulher não perde isto como o homem perde o sêmen. Mas no caso do acto sexual e posterior gravidez, o óvulo sai dos ovários e começa a concepção do embrião.
E somente as mulheres sabem a grande pressão e a grande força necessária para uma gravidez...
...O óvulo e hormonas secretados nos ovários são essenciais para o bem estar físico e mental das mulheres...

"Grihastha Dharminis ou as casadas entre as mulheres devem observar Pativrata Dharma ou o voto de celibato e manter-se como Savitri, Anasuya, como seu ideal....
....Elas devem fazer um Sankirtana vigoroso, Japa e orações diariamente nas suas casas.
Através de Bhakti, podem facilmente destruir a paixão, porque são muito devocionais...
...O Devis! Tornem-se boas Grhastha Dharminis e Brahma Vicarinis.E assim tragam a luz muitos Gaurangas (filhos)..."

Vosso servo
Prahladesh Dasa