segunda-feira, 21 de julho de 2008

Garbhadhana Samskara

Do "Jaiva Dharma" de Srila Bhaktivinoda Thakur, capítulo 7, Vida Familiar.
"...Nesta era de Kali é muito apropriado que as almas individuais tornem-se chefes de família Vaisnavas..."

"Samskaras" de SS Bhanu Swami
"...De acordo com os Dharma Sastras, com os Grhya Sutras, mesmo os Sudras devem executar os Samskaras (excepto Upanayanam(Gayatri) e Samavartana(Graduação)).
Um Sudra deve executar sacrifícios e as cerimonias Védicas ritualísticas juntamente com seu amo, mas não deve recitar os Mantras..."

"...Srila Gopala Bhatta Goswami compilou o Sat Kriya Sara Dipika, um manual de Samskaras para Vaisnavas. Reconhecendo que a maioria dos Vaisnavas são Grhasthas, e que devem executar Samskaras, deu os procedimentos que não são contrários e ofensivos aos procedimentos Vaisnavas..."

"...Nossos Grhasthas devem simplesmente cantar 50 voltas de Japa antes de conceber uma criança..."
Carta de Srila Prabhupada para Madhusudana em 19 de Maio de 1976.

Fim das Citações

Portanto, tanto no A Daiva Varnasrama como no Daiva Varnasrama, Garbhadana Samskara é recomendado para todos os Varnas.
As vezes, diz-se que os Sudras no A Daiva Varnasrama não necessitam executar todos os Samskaras. Mas, isto refere-se a que não conseguem recitar corretamente os Mantras e executar todos os procedimentos. No entanto, sendo acompanhados, devem executá-los.

Chefe de Família Vaisnava segue um Guru

Do SB 7.12.11
Narada Muni diz:
"Todas as regras e regulações aplicam-se tanto ao chefe de família quanto ao Sannyasi, alguém que está na ordem de vida renunciada. Contudo, o Grhastha recebe do mestre espiritual a permissão para praticar sexo durante o período favorável à procriação."

Significado de Srila Prabhupada:
"Às vezes, interpreta-se erroneamente que o Grhastha, o chefe de família, tem permissão de entregar-se ao sexo a toda hora. Este conceito sobre a vida de Grhastha é errado. Na vida espiritual, quer alguém seja Grhastha, Vanaprastha, Sannyasi ou Brahmacari, todos estão sob o controle do mestre espiritual. Para os Brahmacaris e Sannyasis, existem fortes restrições quanto à actividade sexual. Da mesma maneira, existem fortes restrições para os Grahsthas. Os Grhasthas devem praticar vida sexual apenas quando o Guru determinar. Portanto, menciona-se aqui que todos devem seguir as ordens do mestre espiritual (guru vrttir vikalpena). Quando o mestre espiritual ordena, o Grhastha pode aceitar vida sexual. Confirma isto o Bhagavad Gita (7.11), Dharmaviruddho bhutesu kamo'smi: praticar vida sexual sem desobedecer às regras e regulações religiosas constitui um princípio religioso.
Ao Grhastha permite-se-lhe a actividade sexual que é realizada no período favorável à procriação e que siga a ordem do mestre espiritual...
...O Grhastha deve obter do mestre espiritual permissão para observar a cerimônia ritualística Garbhadhana Samskara..."

Fim da citação.

Agora, fica a pergunta.
Estas instrucções de Srila Prabhupada são para os habitantes de Kali Yuga ou para os habitantes de outras eras???

Também é preciso mencionar aqueles que são as vezes conhecidos como o quinto Varna, os Antyajas (Materialistas) e que não seguem o padrão Vaisnava, nem o padrão do Daiva e A Daiva Varnasramas.

SB 7.11.31
Srila Prabhupada:
"...Os Antyajas, os homens de classes inferiores, estão acostumados a roubar, beber e praticar sexo ilícito, porém, no caso deles, isto não é considerado pecaminoso..."

Vosso servo
Prahladesh Dasa