terça-feira, 15 de julho de 2008

Dever

Alguns dias atrás lendo um artigo no jornal e refletindo sobre o "Monstruoso" desafio de implementar o A Daiva Varnasrama Dharma na sociedade em geral.

Artigo de João César das Neves, Economista e Professor Universitário.
"Portugal está em crise. Porquê? Como saimos disto? Uma frase clássica ajuda a encontrar a resposta. No dia 21 de Outubro de 1805 o vice Almirante Horatio Nelson, poucos minutos antes da histórica batalha naval de Trafalgar, enviou um sinal a toda a frota britânica: "A Inglaterra espera que cada homem cumpra o seu dever."

A razão porque estamos nestas dificuldades é que nem todos cumprem o seu dever. A crise nasce daquelas situações em que o Governo não governa, os trabalhadores não trabalham, os patrões não investem, os professores não ensinam, os médicos não curam, os polícias não protegem, os cidadãos não votam (em Portugal o voto não é obrigatório), os contribuintes não pagam.

Os povos,como as pessoas, têm épocas de dedicação e entrega e outras de egoísmo e mesquinhez. Nos períodos de guerra e dificuldades, a sociedade inteira vive extremos de sacrifício para defender a integridade nacional. Mas em momentos de decadência, a comunidade cai na modorra e na esclerose corporativa, onde o bem comum se perde em revindicações de grupos.

Após 1974, Portugal viveu duas décadas de intenso compromisso comunitário. Primeiro para construir a democracia, depois para vencer o desafio europeu, a generalidade dos cidadãos suportou sacrifícios e fez esforços para melhorar o estado geral. Depois, como seria de esperar, sobreveio a atitude interesseira, invejosa, fragmentária e abandonou-se o saudável clima de esforço comum. Hoje, em vez de se ouvir que beneficiando o todo cada um ganha, afirma-se que favorecer-se a si próprio dá vantagens à comunidade. Esta inversão faz toda a diferença."

Fim da citação

Ou seja, a grande parte das pessoas não cumprem com seus deveres materiais prescritos, e também sabemos que a grande maioria não cumpre com seus deveres espirituais.
E uma coisa leva a outra.

E assim a sociedade é um Caos.

Mas existe uma esperança:

Harinama Sankirtana Yajna Ki Jaya !!!

Vosso servo
Prahladesh Dasa