domingo, 8 de março de 2009

Sri Caitanya canta Seus próprios Nomes

[sri_chaitanya_deva.jpg]

Muitas qualidades na língua Sânscrita são consideradas femininas, e entre elas, estas sete representam Krsna. Os homens também podem possuir estas qualidades.
Srila Prabhupada explica no significado BG 10.34:
"As sete opulências enumeradas - fama, fortuna, linguagem afável, memória, inteligência, firmeza e paciência - são consideradas femininas. Se alguém possui todas elas ou algumas delas, torna-se glorioso. Se um homem tem fama de virtuoso, isto o torna glorioso."
Em relação a mulher ser menos inteligente, isto simplesmente refere-se a que de um modo geral uma mulher tem mais Tamas e Sattva dentro de si do que Rajas.
É a qualidade dominante Tamas com um pouco de Rajas que dá à mulher o desejo de fazer um lar e de estar num mesmo lugar e desejar ter uma família.
Há mais Sattva e Tamas do que Rajas na componente feminina.
Na componente masculina, predomina o Rajas, enquanto o Sattva e o Tamas são menos importantes.
É a proporção destas qualidades que torna as componentes masculina e feminina diferentes umas das outras.

Uma mulher com 20 por cento da componente masculina e 80 por cento da componente feminina, terá 26 por cento de Rajas e 37 por cento de Sattva e Tamas.
Um homem com 80 por cento da componente masculina e 20 por cento da componente feminina terá 44 por cento de Rajas e 28 por cento de Tamas e Sattva.
Mas podem existir variações.