segunda-feira, 9 de março de 2009

"Existe um facto inexplicável em relação a inclinação natural das Gopis. As Gopis nunca querem desfrutar elas mesmas de Krsna pessoalmente." Cc Madhya 8-207

Radharani é a mais exaltada devota de Sri Krsna. E portanto, Ela é a mais misericordiosa.
Ela insiste para que as Manjaris desfrutem com Krsna, ao invés Dela mesma. Ela está ansiosa por ocupar todas as outras entidades no serviço à Krsna.

O Senhor Caitanya é Krsna no humor de Radharani, e assim é a encarnação mais misericordiosa, porque Radharani é a mais misericordiosa.

No Ujjvala Nilamani, Sri Rupa Goswami, excplica que existem três tipos de Sakhis.
1 - Samasneha - devotadas igualmente à Krsna e Radha.
2 - Krsna Snehadhika - mais devotadas à Krsna do que à Radha.
3 - Radha Snehadhika (Manjaris) - mais devotadas à Radha do que à Krsna.

Tais Manjaris nunca buscam seu próprio prazer. Sentem mais prazer em propiciar o encontro entre Radha e Krsna do que sua própria associação pessoal (Anga Sanga) com Krsna. E ainda que Krsna deseje e Radha insista, uma Manjari nunca aceitará a associação pessoal de Krsna.

"Embora as associadas de Radharani não esperem nenhuma atenção especial de Krsna, Radharani esta tão satisfeita com elas, que Ela faz arranjos para que as damas de Vraja encontrem-se com Krsna......Ela sente mais prazer com estes encontros do que com Seus próprios encontros com Krsna." (Srila Prabhupada - Ensinamentos Do Senhor Caitanya)

"A felicidade das Gopis aumentam dez milhões de vezes, quando ocupadas em servir Sri Sri Radha Krsna nos Seus passatempos transcedentais." Cc Madhya 8-208

No entanto, devido a forte identificação (Bhava Tadatmya) das Manjaris com Radha, elas vivenciam todos os sintomas extáticos de Radha nelas mesmas, inclusive Prema Vilasa Vivarta (Atracção intensa (Anuraga) que elimina a percepção de diferença de Radha com Krsna) Cc Madhya 8.192

Antes de Sri Caitanya, outros como Jayadeva Goswami, Candidasa, Vidyapati já haviam mencionado sobre Madhurya Rasa, mas somente com Sri Caitanya Mahaprabhu e Seus associados, o conceito de Manjari Bhava ou Radha Dasya seria delineado.

Krsna aparece como Caitanya para entender o humor de Radharani.

Radharani aparece como Caitanya para distribuir a capacidade de dar prazer à Krsna espalhando amor à Deus.


Vosso servo
Prahladesh Dasa