Em relação ao tópico de Raganuga Sadhana Bhakti existem três tipos de devotos.
Os excessivamente cautelosos, os excessivamente incautos e os que seguem o caminho do meio.
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1 - Num extremo temos os excessivamente cautelosos são aqueles que são mais cautelosos que os Acaryas e Gurus cautelosos.
Como se costuma dizer, "mais Papistas que o Papa".
Este provérbio significa que o Papa é o mais Católico de todos. Mas nós queremos ser mais Católicos que o Papa.
Ou seja, um exagero !!!
Palavras como Raganuga Bhakti, Siddha Deha ou Lila Smarana não devem nem mesmo ser mencionadas. Quando muito, vistas de muito longe.
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2 - No outro extremo temos os excessivamente incautos.
São os Sahajiyas da Bengala por exemplo que usam o sexo como Sadhana para alcançar Radha Krsna e são completamente ostracizados por todas as outras comunidades Vaisnavas Gaudiya. Vivem praticamente incógnitos.
Há também os Sakhi Bekhis que vestem-se de Gopis e querem experimentar Rasa com o corpo material.
Ainda, há aqueles que saltam Sambandha e Abhidheya e vão directo para Prayojana do 10° canto do Bhagavatam.
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3 - Depois temos os que seguem o caminho do meio como evidenciado unanimemente por todos os Acaryas e Gurus de todas as correntes do Vaisnavismo Gaudiya.
Não são excessivamente cautelosos porque iniciam a prática durante a fase de Sadhana. Nem pode ser de outra forma. Raganuga Bhakti faz parte da etapa de Sadhana. Esta descrito na secção de Sadhana Bhakti do Bhakti Rasamrta Sindhu.
E nem são excessivamente incautos porque empenham-se em alguma purificação. Srila Prabhupada explica que com 50 a 70 por cento dos Anarthas limpos o praticante já está em Nistha.
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Infelizmente, nós seres humanos, temos tendência aos extremos.
De facto, os extremistas afirmam que aqueles de Centro não são capazes de defender suas posições com convicção.
Mas não é assim.
Podemos com muita convicção defender o Centro e Caminho do Meio.
Sri Krsna na Bhagavad Gita 6.16 defende o Caminho do Meio.
nāty-aśnatas tu yogo ’sti
na caikāntam anaśnataḥ
na cāti-svapna-śīlasya
jāgrato naiva cārjuna
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Image: Sri Sri Radha Madana Mohana with Lalita and Visakha at Vrndavana by Arjun Bhattacharyya.
Regarding the topic of Raganuga Sadhana Bhakti there are three types of devotees.
The overly cautious, the overly incautious and those who follow the middle path.
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1 - At one extreme we have the excessively cautious ones who are more cautious than the cautious Acaryas and Gurus.
As they say, "more Catholic than the Pope".
This proverb means that the Pope is the most Catholic of all. But we want to be more Catholic than the Pope.
In other words, an exaggeration !!!
Words like Raganuga Bhakti, Siddha Deha or Lila Smarana should not even be mentioned. At most, views from very far away.
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2 - At the other extreme we have those who are excessively incautious.
It is the Sahajiyas of Bengal for example who use sex as Sadhana to reach Radha Krsna and are completely ostracized by all other Gaudiya Vaisnava communities. They live practically incognito.
There are also the Sakhi Bekhis who dress up as Gopis and want to experience Rasa with the material body.
Still, there are those who skip Sambandha and Abhidheya and go straight to Prayojana from the 10th canto of the Bhagavatam.
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3 - Then we have those who follow the middle path as unanimously evidenced by all the Acaryas and Gurus of all currents of Gaudiya Vaisnavism.
They are not overly cautious because they begin the practice during the Sadhana phase. Nor can it be otherwise. Raganuga Bhakti is part of the Sadhana stage. It is described in the Sadhana Bhakti section of Bhakti Rasamrta Sindhu.
Nor are they excessively incautious because they are engaged in some purification. Srila Prabhupada explains that with 50 to 70 percent of the Anarthas cleansed, the practitioner is already in Nistha.
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Unfortunately, we human beings tend to go to extremes.
In fact, extremists claim that those in the Center are not capable of defending their positions with conviction.
But it's not like that.
We can with great conviction defend the Center and Middle Way.
Sri Krsna in Bhagavad Gita 6.16 advocates the Middle Path.
nāty-aśnatas tu yogo ’sti
na caikāntam anaśnataḥ
na cāti-svapna-śīlasya
jāgrato naiva cārjuna
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