"Aquele que conhece a natureza transcendental do Meu aparecimento e actividades, ao deixar o corpo não volta a nascer neste mundo material, mas alcança Minha morada eterna, ó Arjuna."
Alguém poderá argumentar que não é necessário começar a cultivar um relacionamento (Rasa) específico com Kṛṣṇa para poder entrar no Mundo Espiritual, porque a Bhagavad-gītā 4.9 afirma que aquele que conhece a natureza transcendental do aparecimento e actividades de Kṛṣṇa não volta a nascer neste mundo temporário.
No entanto, de facto, é preciso pelo menos ter começado a cultivar uma relacionamento específico (Rasa).
Śrīla Prabhupāda e todos os Ācāryas explicam que este conhecimento da natureza transcendental do aparecimento e actividades de Kṛṣṇa não é algo simplesmente teórico.
Madhvācārya da Madhva Sampradāya comenta a Bhagavad-gītā 4.9 assim:
"Deve ser claramente entendido que o mero conhecimento teórico dos factos e detalhes do aparecimento do Senhor Supremo e de Seus passatempos divinos não capacitará a pessoa a alcançar a liberação da existência material sem primeiro ter aplicado completamente este aprendizado em sua vida por meio das escrituras Védicas e tudo o que isto implica."
Também Rāmānujācārya da Śrī Sampradāya comenta a Bhagavad-gītā 4.9:
"O próximo verso 4.10 irá descrever as qualidades piedosas destas pessoas santas que conhecem a natureza transcendental do aparecimento e actividades de Kṛṣṇa.
A Bhagavad-gītā 4.10:
"Estando livres do apego, do medo e da ira, estando plenamente absortas em Mim e refugiando-se em Mim, muitas e muitas pessoas no passado purificaram-se através do conhecimento a Meu respeito — e com isso todas alcançaram amor transcendental por Mim."
Pessoas santas que conhecem a natureza transcendental do aparecimento e actividades de Kṛṣṇa estão plenamente absortas numa relação (Rasa) com Kṛṣṇa.
Śrīla Prabhupāda no significado da Bhagavad-gītā 4.10 explica que para alcançar a morada do Supremo é preciso passar pelas etapas de Bhakti:
"Consta no Bhakti-rasāmṛta-sindhu (1.4.15-16), a ciência do serviço devocional:
ādau śraddhā tataḥ sādhu-
saṅgo ’tha bhajana-kriyā
tato ’nartha-nivṛttiḥ syāt
tato niṣṭhā rucis tataḥ
athāsaktis tato bhāvas
tataḥ premābhyudañcati
sādhakānām ayaṁ premṇaḥ
prādurbhāve bhavet kramaḥ
“No começo, deve-se ter um desejo preliminar para a auto-realização. Com isto, o indivíduo se sentirá inclinado a associar-se com pessoas espiritualmente elevadas. Na fase seguinte, ele é iniciado pelo mestre espiritual elevado, e, sob sua instrução, o devoto neófito começa o processo do serviço devocional. Através da execução do serviço devocional sob a orientação do mestre espiritual, ele se livra de todo o apego material, alcança constância na auto-realização e adquire gosto em ouvir sobre a Personalidade de Deus Absoluta, Śrī Kṛṣṇa. Este gosto continua propiciando o seu avanço, e ele então desenvolve apego à consciência de Kṛṣṇa, que, ao amadurecer, manifesta-se como bhāva, ou a fase preliminar do amor transcendental a Deus. O verdadeiro amor por Deus chama-se prema, a mais elevada etapa de perfeição na vida.”
Então não basta ter somente um conhecimento teórico da natureza transcendental do aparecimento e actividades de Kṛṣṇa para não voltar a nascer neste mundo. É preciso pelo menos começar a cultivar um relacionamento (Rasa) específico com Kṛṣṇa.
Aqui alguém questionará qual Rasa e porque a ênfase em Mādhurya.
Bem, isto é assim porque Śrī Caitanya Mahāprabhu é Kṛṣṇa no humor conjugal de Rādhā e porque os 6 Gosvāmīs são Mañjarīs e a grande maioria do nosso Paramparā. A maioria faz a força !!!
Mas não é que todos tenham que seguir Mādhurya Rasa. O praticante deve seguir sua inclinação pessoal, que pode vir de outras vidas, e que pode ser Dāsya, Sakhya, Vātsalya ou Mādhurya.
Começar a cultivar um relacionamento (Rasa) específico com Rādhā Kṛṣṇa é essencial.
Um devoto(a), depois de várias décadas a cantar Hare Kṛṣṇa e servir os Vaiṣṇavas, a admirar a doçura da forma das Deidades, a ouvir os belos passatempos do Senhor, deve fazer uma auto-análise e se questionar: "Como eu gostaria de servir eternamente e em qual Rasa?"
A partir daí cultivar isto. Somente isto. Pode ser em qualquer das Rasas.
Mas é um facto que, devido a forte influência de Mādhurya no Vaiṣṇavismo Gauḍīya de Caitanya Mahāprabhu e os 6 Gosvāmīs, mesmo aqueles com inclinação por outras Rasas mas que não tenham esta inclinação fortemente estabelecida, serão atraídos para esta linha.
"Aqueles ocupados no serviço a Nityānanda Prabhu e Advaita Ācārya geralmente tem relacionamentos em amor paternal, fraternal, de servidão e neutralidade. Quando tais devotos desenvolvem um grande apego a Śrī Caitanya Mahāprabhu, eles também situam-se dentro do círculo íntimo de devotos em amor conjugal."
(Śrīla Prabhupāda CC Ādi-līlā 7-17)
Em relação a elegibilidade para praticar as etapas posteriores de Bhakti, Śrīla Prabhupāda explica que deve ser depois de Anartha-nivṛtti.
Neste link podem encontrar o texto completo sobre a elegibilidade:
In Bhagavad-gītā 4.9 Kṛṣṇa says:
"One who knows the transcendental nature of My appearance and activities does not, upon leaving the body, take his birth again in this material world, but attains My eternal abode, O Arjuna."
One might argue that it is not necessary to start cultivating a specific relationship (Rasa) with Kṛṣṇa in order to enter the Spiritual World, because Bhagavad-gītā 4.9 states that one who knows the transcendental nature of Kṛṣṇa's appearance and activities is not born again in this temporary world.
However, in fact, one must have at least begun to cultivate a specific relationship (Rasa).
Śrīla Prabhupāda and all Ācāryas explain that this knowledge of the transcendental nature of Kṛṣṇa's appearance and activities is not simply theoretical.
Madhvācārya from Madhva Sampradāya comments on Bhagavad-gītā 4.9 thus:
"It should be clearly understood that the mere theoretical knowledge of the facts and details of the Supreme Lord's appearance and His divine pastimes will not enable one to attain liberation from the material existence without having first applied this learning through the medium of the Vedic scriptures fully into one's life and all that one's life encompasses."
Also Rāmānujācārya of Śrī Sampradāya comments on Bhagavad-gītā 4.9:
"The next verse 4.10 will describe the pious qualities of these holy persons who know the transcendental nature of Kṛṣṇa's appearance and activities.
The Bhagavad-gītā 4.10:
"Being freed from attachment, fear and anger, being fully absorbed in Me and taking refuge in Me, many, many persons in the past became purified by knowledge of Me – and thus they all attained transcendental love for Me."
Holy persons who know the transcendental nature of Kṛṣṇa's appearance and activities are fully absorbed in a relationship (Rasa) with Kṛṣṇa.
Śrīla Prabhupāda in the purport of Bhagavad-gītā 4.10 explains that in order to attain the abode of the Supreme the practitioner must go through the stages of Bhakti:
"According to Bhakti-rasāmṛta-sindhu (1.4.15–16), the science of devotional service:
ādau śraddhā tataḥ sādhu-
saṅgo ’tha bhajana-kriyā
tato ’nartha-nivṛttiḥ syāt
tato niṣṭhā rucis tataḥ
athāsaktis tato bhāvas
tataḥ premābhyudañcati
sādhakānām ayaṁ premṇaḥ
prādurbhāve bhavet kramaḥ
"In the beginning one must have a preliminary desire for self-realization. This will bring one to the stage of trying to associate with persons who are spiritually elevated. In the next stage one becomes initiated by an elevated spiritual master, and under his instruction the neophyte devotee begins the process of devotional service. By execution of devotional service under the guidance of the spiritual master, one becomes free from all material attachment, attains steadiness in self-realization, and acquires a taste for hearing about the Absolute Personality of Godhead, Śrī Kṛṣṇa. This taste leads one further forward to attachment for Kṛṣṇa consciousness, which is matured in bhāva, or the preliminary stage of transcendental love of God. Real love for God is called prema, the highest perfectional stage of life.”
So it is not enough to have only a theoretical knowledge of the transcendental nature of Kṛṣṇa's appearance and activities in order not to be born again in this world. One must at least begin to cultivate a specific relationship (Rasa) with Kṛṣṇa.
Here one will question which Rasa and why the emphasis on Mādhurya.
Well, this is so because Śrī Caitanya Mahāprabhu is Kṛṣṇa in Rādhā's conjugal mood and because the 6 Gosvāmīs are Mañjarīs and the vast majority of our Paramparā. Majority is strength !!!
But it is not that everyone has to follow Mādhurya Rasa. The practitioner must follow his personal inclination, which may come from other lives, and which may be Dāsya, Sakhya, Vātsalya or Mādhurya.
Beginning to cultivate a specific relationship (Rasa) with Rādhā Kṛṣṇa is essential.
A devotee, after several decades of chanting Hare Kṛṣṇa and serving the Vaiṣṇavas, admiring the sweetness of the Deities' form, listening to the beautiful pastimes of the Lord, should do self-analysis and ask himself, "How would I to serve eternally and in which Rasa?"
From there cultivate it. Only that. It can be in any of the Rasas.
But it is a fact that due to Mādhurya's strong influence on Vaiṣṇavism Gauḍīya of Caitanya Mahāprabhu and the 6 Gosvāmīs, even those with inclination towards other Rasas but who do not have this strongly established will be attracted to this line.
"Those who engage in the service of Lord Nityānanda Prabhu and Lord Advaita Prabhu generally have relationships of parental love, fraternity, servitude and neutrality. When such devotees develop great attachment for Śrī Caitanya Mahāprabhu, they too become situated within the intimate circle of devotees in conjugal love."
(Śrīla Prabhupāda CC Ādi-līlā 7-17)
Regarding eligibility to practice the later stages of Bhakti, Śrīla Prabhupāda explains that it must be after Anartha-nivṛtti.
In this link you can find the full text about eligibility: