De facto, Śrīla Prabhupāda visualizou uma cidade Védica em Māyāpura com milhares de devotos.
No entanto, se por alguma razão, doença própria ou de familiares que tem a seu cuidado, finanças, etc um devoto não possa visitar o Dhāma, ou mesmo nunca tenha ido ao Dhāma, isto significa que não alcançará a perfeição de Bhakti?
Claro que alcançará.
É explicado que se não for possível estar fisicamente presente em Vṛndāvana, pode-se meditar que se está a viver nesta situação. Onde quer que alguém esteja, deve-se sempre pensar na vida em Vraja-dhāma e em seguir os passos de um determinado associado (no caso dos Vaiṣṇavas Gauḍīya, na sua maioria, seguem Rūpa Mañjarī).
Śrīla Prabhupāda explica que nem todas as grandes personalidades foram a Vṛndāvana:
"Svarūpa Dāmodara nem mesmo foi para Vṛndāvana-dhāma. Śrī Puṇḍarīka Vidyānidhi, Śrī Haridāsa Ṭhākura, Śrīvāsa Paṇḍita, Śivānanda Sena, Śrī Rāmānanda Rāya, Śrī Śikhi Māhiti, Śrī Mādhavīdevī e Śrī Gadādhara Paṇḍita Gosvāmī nunca visitaram Vṛndāvana-dhāma.
Śrīla Bhaktisiddhānta Sarasvatī Ṭhākura ressalta que não temos documentos autorizados a declarar que estas personalidades exaltadas visitaram Vṛndāvana.
No entanto, encontramos muitos não-devotos, sannyāsīs māyāvādī, prākṛta-sahajiyās, trabalhadores fruitivos, especuladores mentais e muitos outros com motivos materiais indo viver para Vṛndāvana. Muitas destas pessoas vão lá para resolver seus problemas econômicos tornando-se pedintes.
Embora qualquer um que viva em Vṛndāvana de uma forma ou de outra seja beneficiado, a verdadeira Vṛndāvana é apreciada apenas por um devoto puro."
(Śrīla Prabhupāda - CC Madhya-līlā 16.281)
"Quão maravilhoso que simplesmente por viver em Vṛndāvana, mesmo que por um dia, a pessoa possa alcançar uma atitude de amor transcendental em relação à Deus, a Pessoa Suprema."
(Néctar da Devoção 12)
"Se alguém simplesmente pensa: "Vou viver em Vṛndāvana", esta pessoa é liberada do ciclo de nascimentos e mortes."
(Mathurā-māhātmya)
Então sem dúvida que visitar e viver no Dhāma é extremamente favorável. Mas isto também pode ser feito mentalmente.
E de facto isto é que é requerido. Ser capaz de viver em Vṛndāvana mentalmente mais do que presencialmente.
É como no caso de devotos que vão a Vṛndāvana para abandonar o corpo.
"Abandonar o corpo no Dhāma traz serviço devocional puro em qualquer circunstância, seja morte natural, morte dolorosa, morte violenta, morte em casa. São todas auspiciosas."
(Ūrdhvāmnāya-tantra)
Pode acontecer, como acontece, que estes devotos tenham que ser transferidos para um Hospital em Delhi e abandonem lá o corpo.
Estes devotos abandonaram o corpo em Delhi ou Vṛndāvana?
Se estão mentalmente a viver em Vṛndāvana, abandonaram o corpo em Vṛndāvana, ainda que estejam em Delhi, Nova Iorque, Tóquio, Rio de Janeiro, etc. Não importa.
A meta é, e esta realmente é a prova, viver mentalmente em Vṛndāvana.
Também devemos entender que aqueles Vaiṣṇavas Gauḍīya que visitam ou vivem em Māyāpura, na verdade visitam e vivem em Vṛndāvana. Porque Māyāpura é conhecida como Gupta Vṛndāvana (Vṛndāvana secreta).
A meta dos Vaiṣṇavas Gauḍīya é alcançarem simultaneamente Kṛṣṇa-līlā na eterna Vṛndāvana e Gaura-līlā na eterna Navadvīpa.
Śrī Vṛndāvana Dhāma Kī Jaya !!!
Śrī Navadvīpa Dhāma Kī Jaya !!!
Gaura Premānande Hari Haribol !!!
Serviço devocional é executado internamente e externamente.
No Bhakti-rasāmṛta-sindhu - Néctar da Devoção, Śrīla Rūpa Gosvāmī diz o importantíssimo verso:
sevā sādhaka-rūpeṇa siddha-rūpeṇa cātra hi
||1.2.295||
Śrīla Rūpa Gosvāmī , neste famoso verso explica que Sādhana-bhakti significa servir com o corpo físico (Sādhaka-rūpa) e servir com o corpo interno (Siddha-rūpa).
Não é servir somente com o corpo físico não. Mas servir com o Sādhaka-rūpa e Siddha-rūpa. Na fase de Sādhana-bhakti.
Esta é a recomendação de ninguém mais do que Śrīla Rūpa Gosvāmī !!!
Deve-se fazer serviço com o corpo físico por servir os devotos, cantar Hare Kṛṣṇa, adorar a Deidade, etc e deve-se fazer serviço em meditação com o corpo interno por servir Rādhā Kṛṣṇa em Vṛndāvana num relacionamento (Rasa) específico.
É o serviço interno que dará significado ao serviço externo.
De facto, é o serviço interno que possibilita que o praticante esteja sempre em Vṛndāvana mesmo sem estar lá presencialmente.
Serviço externo sem serviço interno é favorável mas incompleto.
Śrīla Prabhupāda established Temples in Vṛndāvana and Māyāpura for devotees to visit and "recharge their batteries", and also for some to live.
In fact, Śrīla Prabhupāda visualized a Vedic city in Māyāpura with thousands of devotees.
However, if for some reason, illness of his own or family members, finances, etc a devotee cannot visit Dhāma, or even has never gone to Dhāma, does this mean that he/she will not attain perfection in Bhakti ?
Of course he/she will.
It is explained that if it is not possible to be physically present in Vṛndāvana, one can meditate that is living in this situation. Wherever one is, should always think of life in Vraja-dhāma and following in the footsteps of a particular associate (in the case of Gauḍīya Vaiṣṇavas, most of them follow Rūpa Mañjarī).
Śrīla Prabhupāda explains that not all great personalities went to Vṛndāvana:
"Svarūpa Dāmodara did not even come to Vṛndāvana-dhāma. Śrī Puṇḍarīka Vidyānidhi, Śrī Haridāsa Ṭhākura, Śrīvāsa Paṇḍita, Śivānanda Sena, Śrī Rāmānanda Rāya, Śrī Śikhi Māhiti, Śrī Mādhavīdevī and Śrī Gadādhara Paṇḍita Gosvāmī never visited Vṛndāvana-dhāma.
Śrīla Bhaktisiddhānta Sarasvatī Ṭhākura points out that we have no authorized documents stating that these exalted personalities visited Vṛndāvana.
Nonetheless, we find many nondevotees, Māyāvādī sannyāsīs, prākṛta-sahajiyās, fruitive workers, mental speculators and many others with material motives going to Vṛndāvana to live. Many of these people go there to solve their economic problems by becoming beggars.
Although anyone living in Vṛndāvana somehow or other is benefited, the real Vṛndāvana is appreciated only by a pure devotee."
(Śrīla Prabhupāda - CC Madhya-līlā 16.281)
"How wonderful that simply by living in Vṛndāvana, even for a day, one can attain an attitude of transcendental love towards God, the Supreme Person."
(Nectar of Devotion 12)
"If one simply thinks, "I will live in Vṛndāvana", that person is released from the cycle of birth and death."
(Mathurā-māhātmya)
So without a doubt visiting and living in Dhāma is extremely favorable. But this can also be done mentally.
And in fact this is what is required. Being able to live in Vṛndāvana mentally rather than physically.
It is as in the case of devotees who go to Vṛndāvana to give up the body.
"Abandoning the body in the Dhāma brings pure devotional service under any circumstances, be it natural death, painful death, violent death, death at home. They are all auspicious."
(Ūrdhvāmnāya-tantra)
It may happen, as it does, that these devotees have to be transferred to a hospital in Delhi and leave the body there.
Did these devotees abandon the body in Delhi or Vṛndāvana?
If you are mentally living in Vṛndāvana, you have left the body in Vṛndāvana, even though you are in Delhi, New York, Tokyo, Rio de Janeiro, etc. Does not matter.
The goal is, and this really is the proof, to live in Vṛndāvana mentally.
We must also understand that those Gauḍīya Vaiṣṇavas who visit or live in Māyāpura actually visit and live in Vṛndāvana. Because Māyāpura is known as Gupta Vṛndāvana (secret Vṛndāvana).
The goal of Gauḍīya Vaiṣṇavas is to simultaneously attain Kṛṣṇa-līlā in eternal Vṛndāvana and Gaura-līlā in eternal Navadvīpa.
Śrī Vṛndāvana Dhāma Kī Jaya !!!
Śrī Navadvīpa Dhāma Kī Jaya !!!
Gaura Premanande Hari Haribol !!!
Devotional service is performed internally and externally.
In the Bhakti-rasāmṛta-sindhu - Nectar of Devotion, Śrīla Rūpa Gosvāmī says the very important verse:
sevā sādhaka-rūpeṇa siddha-rūpeṇa cātra hi
||1.2.295||
Śrīla Rūpa Gosvāmī, in this famous verse explains that Sādhana-bhakti means serving with the physical body (Sādhaka-rūpa) and serving with the inner body (Siddha-rūpa).
It's not just serving with the physical body. But to serve with the Sādhaka-rūpa and Siddha-rūpa. In the stage of Sadhana-bhakti.
This is the recommendation of none other than Śrīla Rūpa Gosvāmī!!!
One should do service with the physical body by serving devotees, chanting Hare Kṛṣṇa, worshiping the Deity, etc, and one should do service in meditation with the inner body by serving Rādhā Kṛṣṇa in Vṛndāvana in a specific (Rasa) relationship.
It is the inner service that will give meaning to the outer service.
In fact, it is the internal service that makes it possible for the practitioner to always be in Vṛndāvana even without being there in person.
External service without internal service is favorable but incomplete.