sábado, 30 de abril de 2022

Conquistar


Às vezes
alguns devoto(a)s questionam-se: 

"Será que estamos a fazer tudo certo? Porquê poucas pessoas aceitam o processo da Consciência de Kṛṣṇa?"

"Será que não teríamos que apresentar o processo da Consciência de Kṛṣṇa de uma forma não "Indianizada", por exemplo?"

"Não era suposto nós "conquistarmos o mundo" com uma filosofia tão incrível?"

Mas de facto não importa como apresentemos a Consciência de Kṛṣṇa, de forma "Indianizada" ou não, em qualquer dos casos, poucas pessoas irão aderir ao processo da Consciência de Kṛṣṇa.

Porquê?

Porque aqueles que aceitam o processo da Consciência de Kṛṣṇa são almas muitíssimo raras. Como Kṛṣṇa explica na Bhagavad-gītā, sa mahātmā su-durlabhaḥ.

Então, mesmo que não houvesse nenhum erro interno a nível institucional, que é normal e expectável que haja, e independentemente de como a apresentação é feita ao público, "Indianizada" ou não. Mesmo que tudo fosse correcto, poucas pessoas aceitariam o processo da Consciência de Kṛṣṇa.

A "conquista do mundo" já foi feita. Śrīla Prabhupāda concretizou a profecia de Caitanya Mahāprabhu de que em todas as vilas e aldeias o Santo Nome seria cantado.  

Através dos livros todas as pessoas já foram informadas e continuarão a ser informadas, mas poucas adoptarão o processo da Consciência de Kṛṣṇa nas suas vidas.

Porque apesar de estarem informadas acerca de Kṛṣṇa, querem adorar os Semideuses, ou adorar fantasmas, ou adorar outras pessoas ou não querem adorar nada nem ninguém. Isto é explicado na Bhagavad-gītā. E está tudo bem. A "conquista do mundo" já foi feita através da informação.

Em relação a forma de apresentação, "Indianizada" ou não, é uma questão de fazer um teste. Reunir dois grupos de devoto(a)s entusiasmados e dinâmicos num mesmo país, um com um sistema e o outro com outro sistema e ver qual atrai mais pessoas.

Alguém poderá supor que, dando o exemplo da Ucrânia com o maior Templo da Europa: "Enquanto que com a vossa forma de apresentação podem atrair 5.000 pessoas, nós com nossa forma de apresentação poderíamos atrair 50.000." 

Mas isto continua a ser pouco num país com 40.000.000 (quarenta milhões) de pessoas.

De qualquer forma, penso que as duas formas de apresentação podem e devem ser mantidas para diferentes tipos de pesssoas. Existem pessoas que se atraem por uma vida monástica com vestimentas de monjes e outras não.

Mas no final, independentemente da forma de apresentação "Indianizada" ou não, poucas pessoas irão adoptar a Consciência de Kṛṣṇa. 

su-durlabhaḥ - extremamente raro

Comentário de Śrī Madhvācārya de su-durlabhaḥ:

"Após a experiência de muitas, muitas vidas, a pessoa torna-se consciente da posição suprema do Senhor Kṛṣṇa. Não é que todos que aproximam-se do Senhor Supremo Kṛṣṇa pela primeira vez fiquem cientes de Sua posição suprema como o controlador supremo. Alguém torna-se consciente disto somente e subsequentemente depois de muitas, muitas vidas aproximando-se dEle."

E portanto é duplamente raro.

É raro que alguém se interesse pela Consciência de Kṛṣṇa, e dos poucos que se interessam é raro aquele(a) que alcança a perfeição.

Por isso sa mahātmā su-durlabhaḥ, tal grande alma é muito rara. 

1 - Alguém que se interesse pelo processo, é raro. 

2 - E que depois alcance a perfeição, é  raro.

"sua comunidade"

Sou membro da Iskcon, mas minha Comunidade é o Vaisnavismo Gaudiya.

Se você está a espera que eu diga que pertenço a uma Instituição e todas as outras devem ser rejeitadas, esqueça.

A Iskcon representa uma pequena parte do Mundo Vaisnava Gaudiya.

Só uma vila na Bengala tem mais devoto(a)s do que toda a Iskcon junta.

"seu Guru"

Meu Parama Guru é Srila Prabhupada e Diksa Guru é Hrdayananda Dasa Gosvami Acaryadeva.

E vários Siksa Gurus na Iskcon e ... fora dela.

Devemos aprender a viver e participar nas actividades do Mundo Vaisnava Gaudiya com sua imensa abrangência, com suas diferentes Instituições e não encontrarmos nenhuma contradição nisso.

"seus objetivos"

"Vaidhī-Bhakti, isto é aprendizagem. Bhakti verdadeira, Parā-Bhakti, é Rāgānugā-Bhakti." (Śrīla Prabhupāda)

O objetivo de qualquer praticante (Sadhaka) é externamente propagar o processo através de Harinama, Prasadam e Livros, de acordo com seus meios ... e internamente cultivar uma Rasa específica com Radha Krsna.

Vaisnavas Gaudiya cultivam Madhurya.

Haribol !!!

Algo sobre "pureza é a força".

É explicado que devotos avançados podem transformar outras pessoas em devotos só pela sua mera presença.

Sem dúvida devotos Uttama Bhagavatas do calibre de Srila Prabhupada podem atrair e transformar em devotos muitas e muitas pessoas.

Mas apesar de serem transformadas em devotos não significa que alcançam a perfeição, porque embora tenham aderido pela potência de um devoto perfeito, em última análise o avanço depende do esforço individual de cada um.

E vemos que na prática é assim. Diversas pessoas que tornaram-se devotos pela potência de Srila Prabhupada abandonaram o processo. 

Por isso Srila Prabhupada afirmou que se sentiria satisfeito se pelo menos uma pessoa se tornasse um devoto perfeito. 

Então o Movimento de Sankirtana inundou o mundo inteiro com amor a Deus e todos têm contacto com a Consciência de Krsna. Porém poucas pessoas alcançam a perfeição.

Uma das seis características do serviço devocional puro, como descritos no primeiro capítulo do Néctar da Devoção, é que ele é extremamente raro de alcançar.

Isto no caso de um devoto perfeito. Se não for perfeito, então a eficácia é ainda mais reduzida.

A eficácia da propagação está directamente relacionada com o grau de pureza do propagador. 

Srila Prabhupada explica:

"Nosso movimento para a Consciência de Kṛṣṇa tem este propósito. Queremos criar devotos puros para que outras pessoas se beneficiem de sua associação. Desta forma, o número de devotos puros aumenta. Pregadores profissionais não podem criar devotos puros.

Somente um devoto puro pode converter outros ao serviço devocional puro. Portanto, é importante que todos os pregadores em nosso Movimento da Consciência de Kṛṣṇa primeiro se tornem devotos puros e sigam os princípios reguladores, abstendo-se de sexo ilícito, comer carne, jogar e intoxicar. Eles devem cantar regularmente o Mahā-mantra Hare Kṛṣṇa em suas contas, seguir o processo devocional, levantar-se cedo pela manhã, comparecer ao Maṅgala-ārati e recitar o Śrīmad-Bhāgavatam e o Bhagavad-gītā regularmente. Desta forma, pode-se purificar e libertar-se de toda contaminação material.

Fazer um show de serviço devocional não ajudará ninguém. A pessoa deve ser um devoto puro seguindo o processo devocional; então pode-se converter outros ao serviço devocional.

Se um pregador atua adequadamente no serviço devocional, ele será capaz de converter outros. Caso contrário, sua pregação não terá efeito."

(Srila Prabhupada - CC Madhya 24.98)

Sometimes devotees wonder:

"Are we doing everything right? Why so few people accept the Kṛṣṇa Consciousness process?"

"Wouldn't we have to present the process of Kṛṣṇa Consciousness in a non-"Indianized" way, for example?"

"Weren't we supposed to "conquer the world" with such an incredible philosophy?"

But in fact no matter how we present Kṛṣṇa Consciousness, "Indianized" or not, in any case few people will adhere to the Kṛṣṇa Consciousness process.

Why?

Because those who accept the Kṛṣṇa Consciousness process are very rare souls. As Kṛṣṇa explains in the Bhagavad-gītā, sa mahātmā su-durlabhaḥ.

So, even if there were no internal errors at the institutional level, which is normal and expected that there will be, and regardless of how the presentation is made to the public, "Indianized" or not. Even if everything were correct, few people would accept the Kṛṣṇa Consciousness process.

The "conquest of the world" has already been done. Śrīla Prabhupāda fulfilled Caitanya Mahaprabhu's prophecy that in every town and village the Holy Name would be chanted.

Through books all people have been informed and will continue to be informed, but few will adopt the process of Kṛṣṇa Consciousness in their lives.

Because even though they are informed about Kṛṣṇa, they want to worship the Demigods, or they want to worship ghosts, or they want to worship other people, or they don't want to worship anything or anyone. This is explained in the Bhagavad-gītā. And everything is fine. The "conquest of the world" has already been done through information.

Regarding the form of presentation, "Indianized" or not, it's a matter of testing. Bring together two groups of enthusiastic and dynamic devotees in the same country, one with one system and the other with another system, and see which attracts more people.

One might suppose that, giving the example of Ukraine with the biggest Temple in Europe: "While with your form of presentation you can attract 5,000 people, with our form of presentation we could attract 50,000."

But this is still little in a country with 40,000,000 (forty million) people.

Anyway, I think that the two forms of presentation can and should be maintained for different types of people. There are people who are attracted to a monastic life in monk's robes and others who are not.

But in the end, regardless of whether it is "Indianized" or not, few people will adopt Kṛṣṇa Consciousness.

su-durlabhaḥ - extremely rare

Śrī Madhvācārya's commentary of su-durlabhaḥ:

"After the experience of many, many lifetimes one becomes aware of Lord Kṛṣṇa's supreme position. It is not that everyone who first approaches the Supreme Lord Kṛṣṇa is aware of His paramount position as the Supreme controller. It is subsequently after many, many lives of approaching Him that one becomes aware of this."

Something about "purity is the force".

It is explained that advanced devotees can turn other people into devotees just by their mere presence.

Uttama Bhagavatas like Srila Prabhupada can undoubtedly attract and turn many, many people into devotees.

But in spite of being transformed into devotees, it does not mean that they reach perfection, because although they have adhered by the potency of a perfect devotee, in the final analysis, advancement depends on the individual effort of each one.

And we see that in practice this is the case. Several people who became devotees because of Srila Prabhupada's potency abandoned the process.

Hence Srila Prabhupada stated that he would be satisfied if even one person became a perfect devotee.

So the Sankirtana Movement has flooded the whole world with love for God and everyone has contact with Krsna Consciousness. But few people achieve perfection.

One of the six characteristics of pure devotional service, as described in the first chapter of the Nectar of Devotion, is that it is extremely rare to achieve.

This in the case of a perfect devotee. If it's not perfect, then the effectiveness is further reduced.

Propagation efficiency is directly related to the purity of the propagator.

Srila Prabhupada explains:

"Our Kṛṣṇa consciousness movement is meant for this purpose. We want to create pure devotees so that other people will benefit by their association. In this way the number of pure devotees increases. Professional preachers cannot create pure devotees.

Only a pure devotee can convert others to pure devotional service. It is therefore important for all the preachers in our Kṛṣṇa consciousness movement to first become pure devotees and follow the regulative principles, refraining from illicit sex, meat-eating, gambling and intoxication. They should regularly chant the Hare Kṛṣṇa mahā-mantra on their beads, follow the devotional process, rise early in the morning, attend maṅgala-ārati and recite Śrīmad-Bhāgavatam and the Bhagavad-gītā regularly. In this way, one can become purified and free from all material contamination.

To make a show of devotional service will not help one. One must be a pure devotee following the devotional process; then one can convert others to devotional service.

If a preacher behaves properly in devotional service, he will be able to convert others. Otherwise, his preaching will have no effect."

(Srila Prabhupada - CC Madhya 24.98)

And therefore it is doubly rare.

It is rare for anyone to be interested in Kṛṣṇa Consciousness, and of the few who are interested there is a rare one who attains perfection.

Therefore sa mahātmā su-durlabhaḥ, such a great soul is very rare.

1 - Someone who is interested in the process is rare.

2 - And that later this same person reaches perfection, is rare.