Śrīla Viśvanātha Cakravartī Ṭhākura explica em seu Bhakti-rasāmṛta-sindhu-bindu (17) que Sthāyi-bhāva é dividida em 3:
"1 - Sāmānya-rūpa - O Bhajana neutro de um praticante que nunca atingiu a associação de até mesmo um único devoto(a) firmemente situado em uma certa Rasa pode amadurecer em Sāmānya-rati. Tal Sthāyi-bhāva é conhecido por ser genérico.
2 - Svaccha-rūpa - Se alguém associa-se rotineiramente com cinco tipos de devoto(a)s situados em cinco tipos de humores diferentes, quando seu Bhajana amadurecer, cinco tipos de Rati podem manifestar-se nele(a) de acordo com sua associação em curso em momentos diferentes, às vezes Śānta, às vezes Dāsya, às vezes Sakhya, às vezes Vātsalya e às vezes Mādhurya. Não sendo fixo em qualquer um deles é uma Rati conhecida como Svaccha-rūpa (de natureza transparente). As emoções do praticante mudam dependendo de sua associação com devoto(a)s estabelecidos em uma destas cinco Rasas primárias.
3 - Śāntyādi pañca-vidha-rūpa - A terceira categoria de Sthāyi-bhāva existe dentro do coração do praticante que recebeu a associação de um devoto(a) firmemente situado em uma certa Rasa, e portanto tal praticante está fixo em uma Rasa específica e isto não muda. Só esta terceira categoria poderá despertar Lobha (a avidez inicial de desejar seguir um associad@ de Vṛndāvana)."
Lobha é o ponto inicial de Rāgānugā-sādhana-bhakti.
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No BRS 1.2.292, 1.2.300 e 1.2.309 Śrī Rūpa Gosvāmī explica como Lobha desperta.
1 - Por ler as escrituras acerca de Vraja (Rasa Śāstra).
2 - Por ouvir os passatempos doces de Vraja.
3 - Por contemplar a doçura das Deidades de Rādhā Kṛṣṇa e as das Gopīs.
4 - Por misericórdia de Kṛṣṇa e Seus devotos.
Mukunda Gosvāmī explica que através das 3 primeiras e da misericórdia de Kṛṣṇa é muito raro despertar Lobha.
De facto, Lobha só desperta quando nos associamos com um Vaiṣṇava que está fortemente atraído pelos doces sentimentos dos Vrajavāsīs e que está a seguir o caminho de Rāgānugā-bhakti numa Rasa específica. E que fala sobre isto e nos inspira desta forma.
Sem tal associação, muito dificilmente alguém irá despertar Lobha e trilhar o caminho de Rāgānugā-sādhana-bhakti.
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De facto, ter a misericórdia de poder associar-se constantemente com um devoto(a) Rasika ou então um Guru Rasika que estejam fixos numa Rasa específica, acelera tremendamente a progressão nos níves de Bhakti.
Com tal associação poderosa o praticante Sadhaka avança muito mais rápido através de Nistha, Ruci, Asakti.
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De salientar que os Ācāryas explicam que a Rasa pela qual nos atraimos é determinada pela associação que tivemos em vidas passadas e não de uma relação abandonada no mundo espiritual.
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"O gosto específico surge num devoto de acordo com suas experiências anteriores." (Śrīla Rūpa Gosvāmī, Bhakti-rasāmṛta-sindhu - 2.5.38)
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Comentário de Śrīla Jīva Gosvāmī:
"Mas o que determina quem aceita qual tipo de Rati? Isto é decidido por não ter impressões de um Rati em particular de vidas anteriores, por ter a impressão de um único tipo de Rati de vidas anteriores, ou por ter impressões de muitos tipos de Rati?
Na primeira opção - ausência de impressões - Rati não pode ocorrer de todo, porque nenhum gosto poderia surgir. No caso de devotos que tenham impressões de muitos tipos de Rati, um Rati particular poderia não se manifestar de forma destacada, porque os gostos conflitantes resultariam na imprópria manifestação de Rasa (Rasābhāsa).
Portanto, impressões de apenas um tipo, trazidas de vidas anteriores produzem o gosto específico.
Apesar de não estar em uma posição para perceber a profundidade desta Rasa, pode-se confirmar a sua identidade, comparando as descrições escriturais das Rasas com as próprias inclinações do devoto, e por inferência através de ver como as Rasas, diferentes da própria Rasa individual, nutrem ou deixam de nutrir os ingredientes totais desta mesma Rasa."
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O comentário de Śrīla Viśvanātha Cakravartī Ṭhākura:
"Entre os vários gostos, como doce, azedo e amargo, uma pessoa em particular tem um determinado gosto devido a impressões anteriores. Por causa de impressões de uma vida passada de uma Rasa particular, como Dāsya, também nesta vida, a pessoa tem este mesmo gosto e não outros, pela misericórdia de um grande devoto que tem um gosto semelhante. Este é o caso para os dois tipos de Dāsya e as outras três Rasas mais elevadas."
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Tal adoração é um Bhajana neutro. Praticantes que nunca atingiram a associação de até mesmo um único devoto(a) firmemente situado em uma certa Rasa.
Tal adoração leva a alcançar Sāmānya-rūpa sthāyi-bhāva (uma adoração genérica a Deus sem uma Rasa específica).
E fica-se por aí, a espera de Kṛpā siddhi ... que é muito raro.
Associação com um Vaiṣṇava que está fortemente atraído pelos doces sentimentos dos Vrajavāsīs e que nos inspira desta forma é VITAL para avançarmos através de todas as etapas de Bhakti (Sādhana - Bhava - Prema).
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"Vaidhī-bhakti, isto é aprendizagem. Bhakti verdadeira, Parā-bhakti, é Rāgānugā-bhakti. Esta Rāgānugā-bhakti, nós temos que alcançar depois de passar Vaidhī-bhakti. No mundo material, se não tentamos fazer mais e mais progresso em serviço devocional, se estamos simplesmente aderindo ao processo de regulação Sastrica e não tentamos ir além disto... Portanto, não estamos a saborear realmente."
(Śrīla Prabhupāda - Palestra sobre SB 1.2.33 - Vṛndāvana, 12 de novembro de 1972)
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<Vrindavana...Braja rasika-acaryas os Gosvamis Gaudiya liderados por Srila Rupa Gosvamipada .....e os Nikunjrasika-acaryas liderados pelos Hari Trai Nikunja rasika siromanis: Svami Haridasa, Hit Harivansa e Sri Harirama Vyasa>
Sim, eu sei que os Rasiks são diferentes dos Gaudiyas. Rasiks é apenas Madhurya no Nikunja. Não existe dasya, vatsalya, sakhya.
<Exatamente! Por exemplo, aqueles que nascem em famílias Sri Vaisnava, a sua escolha é dasya, e é isso que é ensinado na sua sampradaya... Da mesma forma, na sampradaya Vallabha, escolhem sakhya e vatsalya... Portanto, sem a graça de um rasika não podem saber sobre Nikunja rasa e Rasopasana.>
Sim, os sri vaisnavas vão para o mundo espiritual e servem lá eterna e completamente felizes em dasya.
Mais uma vez, a casa do meu pai tem muitas moradas.
<Srinivasaji (a pessoa que visito agora), é da Sri sampradaya, a sua família está a seguir Sri Vaisnava paddati, e pela misericórdia de um ananya rasik de Vrindavana ele teve mais opções..., por isso agora vejam, ele sabe que dasya é perfeito e Nikinja é perfeito por isso fez uma escolha e escolheu Nikunja Rasa. Os acaryas Rasika de Vraja e Nikunja deram estas escolhas exclusivas.>
Sim, se alguém tiver a boa fortuna de se associar com um ananya rasik e se outras rasas não estiverem cristalizadas e tiverem florescido completamente nele, então poderá escolher nikunja rasa.
<Ontem partilhei isto com o Acaryaji, ele disse que até que o jiva tenha atingido o sthai bhava, siddha deha, ele pode escolher e mudar a sua escolha...
Deu o exemplo de Gopala Bhatta Gosvami, que sendo membro da família Sri Vaisnava pela graça de Gauranga Mahaprabhu se tornou um Gaudiya Vaisnava Acharya. Citou o exemplo de Srila Prabhodananda Sarasvati que também se tornou um Gaudiya Vaisnava e depois se tornou um Nikunja Rasika refugiando-se nos pés de lótus de Nikunja rasika-acharya Sri Hit Harivansh Mahaprabhu... e exemplo de Atmarama como Sri Sukadeva Gosvami sendo um monista tornando-se um mahabhagavata pela graça. Mas novamente acrescentou: quando siddha deha com sthai bhava seja atingido a 100%, então não há alteração.>
Sim, isso está completamente certo.
Exemplo de Murari Gupta. 100% em Rama Lila. Não mudou para Krsna Lila mesmo com a associação pessoal de Caitanya Mahaprabhu.
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Sādhu-saṅga, association with devotees is so important, very important, that it's this association that will determine in which Rasa we will serve in the spiritual world.
Śrīla Viśvanātha Cakravartī Ṭhākura explains in his Bhakti-rasāmṛta-sindhu-bindu (17) that Sthāyi-bhāva is divided into 3:
"1 - Sāmānya-rūpa - The neutral Bhajana of a practitioner who has never attained the association of even a single devotee firmly situated in a certain Rasa can mature in Sāmānya-rati. Such Sthāyi-bhāva is known to be of a generic form.
2 - Svaccha-rūpa - If one has routinely associated with five types of devotees situated in five different types of moods, when his/her Bhajana matures, five types of Rati can manifest themselves in him/her according to the ongoing association at different times, sometimes Śānta, sometimes Dāsya, sometimes Sakhya, sometimes Vātsalya and sometimes Mādhurya. Not being fixed in any one of them is a Rati known as Svaccha-rūpa (of a transparent nature). The practitioner's emotions change depending on his/her association with devotees established in one of these five primary Rasas.
3 - Śāntyādi pañca-vidha-rūpa - The third category of Sthāyi-bhāva exists within the heart of the practitioner who has received the association of a devotee firmly situated in a certain Rasa, and therefore such practitioner is fixed in a specific Rasa and this does not change. Only this third category can awaken Lobha (the initial eagerness to want to follow an associate of Vṛndāvana)."
Lobha is the starting point of Rāgānugā-sādhana-bhakti.
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In BRS 1.2.292, 1.2.300 and 1.2.309 Śrī Rūpa Gosvāmī explains how Lobha awakens.
1 - By reading the scriptures about Vraja (Rasa Śāstra).
2 - For listening to Vraja's sweet pastimes.
3 - By contemplating the sweetness of the Deities of Rādhā Kṛṣṇa and the Gopīs.
4 - By the mercy of Kṛṣṇa and His devotees.
Mukunda Gosvāmī explains that through the first 3 and Kṛṣṇa's mercy it is very rare to awaken Lobha.
In fact, Lobha awakens only when we associate with a Vaiṣṇava who is strongly attracted by the sweet feelings of the Vrajavāsīs and who is following the path of Rāgānugā-bhakti. And talks about it and inspires us in this way.
Without such an association, it is very unlikely that anyone will awaken Lobha and walk the path of Rāgānugā-sādhana-bhakti.
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In fact, having the mercy of being able to constantly associate with a Rasika devotee or a Rasika Guru that are fixed in a specific Rasa tremendously accelerates progression in the levels of Bhakti.
With such powerful association the Sadhaka practitioner advances much faster through Nistha, Ruci, Asakti.
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It is worth noting that the Ācāryas explain that the Rasa to which we are attracted is determined by the association we had in past lives and not by an abandoned relationship in the spiritual world.
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"Specific taste arises in a devotee according to his previous experiences." (Śrīla Rūpa Gosvāmī, Bhakti-rasāmṛta-sindhu - 2.5.38)
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Commentary by Śrīla Jīva Gosvāmī:
"But what determines who accepts which type of Rati? This is decided by having no impressions of a particular Rati from previous lives, by having an impression of a single type of Rati from previous lives, or by having impressions of many types of Rati?
In the first option - absence of impressions - Rati cannot occur at all, because no taste could arise. In the case of devotees who have impressions of many types of Rati, a particular Rati might not manifest itself prominently, because conflicting tastes would result in the improper manifestation of Rasa (Rasābhāsa).
Therefore, impressions of only one kind, brought over from previous lives, produce the specific taste.
Although not in a position to perceive the depth of this Rasa, one can confirm its identity by comparing the scriptural descriptions of the Rasas with the devotee's own inclinations, and by inference through seeing how the Rasas, different from the individual Rasa itself, nourish or fail to nourish the total ingredients of this same Rasa."
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Śrīla Viśvanātha Cakravartī Ṭhākura commentary:
"Among the various tastes such as sweet, sour and bitter, a particular person has a certain taste due to past impressions. Because of past life impressions of a particular Rasa such as Dāsya, in this life also one has this same taste and no others, by the mercy of a great devotee who has a similar taste. This is the case for the two types of Dāsya and the other three higher Rasas."
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Such worship is a neutral Bhajana. Practitioners who have never attained the association of even a single devotee firmly situated in a certain Rasa.
Such worship leads to reaching Sāmānya-rūpa sthāyi-bhāva (a generic worship of God without a specific Rasa).
And it ends there, waiting for Kṛpā-siddhi ... which is very rare.
Association with a Vaiṣṇava who is strongly attracted by the sweet feelings of the Vrajavāsīs and who inspires us in this way is VITAL to move forward through all stages of Bhakti (Sādhana - Bhava - Prema).
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"Vaidhī-bhakti, that is apprenticeship. Real Bhakti, Parā-bhakti, that is Rāgānugā-bhakti. This Rāgānugā-bhakti, we have to come after surpassing the Vaidhī-bhakti. In the material world, if we do not try to make further and further progress in devotional service, if we are simply sticking to the Sastric regulation process and do not try to go beyond that ... So we are not enjoying actually."
(Śrīla Prabhupāda - Lecture on SB 1.2.33 - Vṛndāvana, 12 November 1972)
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<Vrindavana...Braja rasika-acaryas the Gaudiya Gosvamis led by Srila Rupa Gosvamipada .....and Nikunjrasika-acaryas led by Hari Trai Nikunja rasika siromanis: Svami Haridasa, Hit Harivansa and Sri Harirama Vyasa>
Yes I know that Rasiks are different from Gaudiyas. Rasiks is only Madhurya in the Nikunj. There is no dasya, vatsalya, sakhya.
<That's exactly! AND choose for example Nikunja rasa we know It depends on the mercy of the rasik..
For example, those born in Sri Vaishnava families, their choice is dasya, and this is what is taught in their sampradaya...Similarly, in the Vallabha sampradaya, they choose sakhya and vatsalya...Therefore, without the grace of the rasika they cannot know about Nikunj rasa and Rasopasana.>
Yes, sri vaisnavas go to spiritual world and serve there eternally and completely happy in dasya.
Again, my father house has many rooms.
<Śrinivasaji (the person i visit now), is from Śri sampradaya his family is following Sri vaishnava paddati , and by the mercy of a ananya rasik of Vrindavan he got more choice..., so now see he knows that dasya is perfect and Nikinj is perfect so he make a choice and choose Nikunja Rasa. The Rasik acharyas of Vraj and Nikunj to give those exclusive choices.>
Yes, if one has the good fortune to associate with an ananya rasik and if other rasas are not crystallized and fully flowered in him then he may choose nikunja rasa.
<Yesterday I shared this with Acaryaji, he said that until the jiva has attained sthai bhava, siddha deha, it can choose and change its choice...
He gave example of Gopala Bhatta Gosavmi, who being a member of the Sri Vaishnava family by the Grace of Gauranga Mahaprabhu became a Gaudiya Vaisnava Acarya. He cited the example of Srila Prabhodananda Saraswati who, also became a Gaudiya Vaisnava and then became a Nikunja Rasika taking shelter in the lotus feet of Nikunja rasika-acarya Sri Hit Harivansh Mahaprabhu ...and example of Atmaramа as Sri Sukadeva Gosvami being a monist becoming a mahabhagavata by the grace . But again he added: when siddha deha with sthai bhava is attained 100% then there is no change.>
Yes this is completely right.
Example of Murari Gupta. 100% in Rama Lila. Didn't change for Krsna Lila even with the personal association with Caitanya Mahaprabhu.
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