segunda-feira, 18 de julho de 2016

"O mysterium fascinans domina o mysterium tremendum"

Foto: Śrī Śrī Rādhā-ramaṇa

Bhakti Rasa, Relacionamentos Pessoais na Transcendência por Śrīmān Lokasākṣi Dāsa (ACBSP)

"O mysterium fascinans domina o mysterium tremendum." 

"Haberman faz um paralelo entre a “habilidade de adoção de papéis para transformar a identidade e dessa forma levar o ator para o mundo desse papel” – descrita na análise detalhada feita pelo diretor e filósofo russo Constantin Stanislavski –, e o processo de construção ou despertar da identidade espiritual no Vaiṣṇavismo Gauḍīya (Haberman, 1988, p. 9)"

"Stanislavski confirma que a representação dramática é um meio poderoso de adoção de papéis, que conduz o ator para uma nova identidade e a um mundo concomitante a essa identidade. Quando se utiliza essas técnicas em um papel ‘último’, o resultado é profundo. 

Enquanto o ator do método busca identificação temporária em um papel, o aspirante religioso busca identificação permanente com um papel definido por um indivíduo paradigmático para o propósito da salvação. O vaiṣṇava gauḍīya [...] esforça-se para realizar o papel permanente no passatempo de Kṛṣṇa” (Haberman, 1988, p. 10)."

"O processo utilizado pelos vaiṣṇavas gauḍīyas para essa identificação recebe o nome de rāgānugā-bhakti-sādhana: nele os devotos praticantes se identificam e seguem os passos dos associados eternos de Kṛṣṇa, que são os indivíduos paradigmáticos do drama transcendental. Através dessa meditação ativa e performática, os praticantes restauram a pureza das emoções e sentimentos puros da alma em relação a Divindade."

Photo: Śrī Śrī Rādhā-ramaṇa

"The mysterium fascinans dominates mysterium tremendum."

"Haberman makes a parallel between the "ability to adopt roles to transform the identity and thus bring the actor to the world of this role" - described in the detailed analysis made by russian director and philosopher Constantin Stanislavski - and the process of construction or awakening of spiritual identity in Gauḍīya Vaiṣṇavism (Haberman, 1988, p. 9)."

"Stanislavski confirms that the dramatic representation is a powerful way to adopt roles, leading the actor to a new identity and a concomitant world of that identity. When using these techniques in a "decisive" role, the result is profound. 

While the actor search for a temporary identification in a role, the religious aspirant seeks permanent identification with a role defined by a paradigmatic individual for the purpose of salvation. 

Gauḍīya Vaiṣṇava [...] strives to make the permanent role in Kṛṣṇa's pastime (Haberman, 1988, p. 10)."

"The process used by the Gauḍīya Vaiṣṇava to this identification is called Rāgānugā-bhakti-sādhana: in this process, practitioners devotees identify themselves and follow in the footsteps of the eternal associates of Kṛṣṇa, which are the paradigmatic individuals of the transcendental drama. 

Through this active and performative meditation, practitioners restore the purity of emotions and pure feelings of the soul related with Godhead."

(From Bhakti Rasa, Personal Relationships in Transcendence by Śrīmān Lokasākṣi Dāsa (ACBSP))