Smarana 2.0
Isto não faz nenhum sentido !!!
Erradamente argumenta-se que Smarana só é possível em estágios avançados.
No entanto, Bhakti Yoga desenvolve-se de forma gradual. Da mesma forma, as Angas de Bhakti desenvolvem-se gradualmente.
Ou seja, na Anga de Kirtana, no inicio o Sadhaka canta com ofensas, depois o canto intermediário e por fim o canto inofensivo.
De igual maneira, na Anga de Arcana, no início o Sadhaka adora a Deidade de uma forma ritualística e depois passa a ser mais íntima.
Também, na Anga de Smarana, a meditação no inicio em Bhajana Kriya e Anartha Nivritti é Smarana, em Nistha é Dharana, em Ruci é Dhyana, em Asakti é Anusmrti e em Bhava/Prema é Samadhi.
E é assim com todas as Angas de Bhakti. Começa não sendo muito fixo e gradualmente vai aprimorando o cantar, o adorar, o lembrar, etc.
Argumenta-se de forma equivocada que somente quem é puro pode praticar Smarana.
Oras, isto não faz nenhum sentido.
É um facto, sim, que, inicialmente, a meditação do Sadhaka não é completamente transcendental. Mas também não é completamente transcendental enquanto o mesmo Sadhaka se envolve em Kirtana e Arcana.
É então impróprio cantar os Santos Nomes ou adorar a Deidade enquanto ainda está tingido com desejos materiais?
Na verdade tal argumentação é bastante ofensiva.
Por esta ordem de idéias ninguém poderia se ocupar nas Angas de Bhakti de cantar, adorar e lembrar antes de se tornar um devoto puro.
Smarana 2.0
This makes no sense !!!
Erroneously it is argued that Smarana is possible only in advanced stages.
However, Bhakti Yoga develops gradually. Likewise, the Angas of Bhakti develop gradually too.
That is, in the Anga of Kirtana at the beginning the Sadhaka chants with offenses, then the intermediate stage and finally offenseles chanting.
Similarly, in the Anga of Arcana, at the beginning the Sadhaka worships the Deity in a ritualistic form and then it becomes more intimate.
Also, in the Anga of Smarana, meditation at the beginning in Bhajana Kriya and Anartha Nivritti is Smarana, in Nistha is Dharana, in Ruci is Dhyana, in Asakti is Anusmrti and in Bhava/Prema is Samadhi.
So, development is gradual with all Angas of Bhakti. At the beginning not being very fixed and gradually enhancing the chanting, worship, remembrance, etc.
It is argued wrongly that only those who are pure can practice Smarana.
This makes no sense.
It is a fact, yes, that initially the meditation of Sadhaka is not completely transcendental. But it's not completely transcendental when the same Sadhaka engages in Kirtana and Arcana.
Is it therefore inappropriate to chant the Holy Names or worship the Deity while still tinged with material desires?
In fact this argument is quite offensive.
With this order of ideas no one could engage in the Angas of Bhakti like chanting, worship an remembrance before becoming a pure devotee.