"Para o sucesso neste caminho somos sempre aconselhados a cultivar as partes mais favoráveis: "As partes de bhakti (ouvir, cantar etc.) que foram enumeradas no contexto de vaidhi-bhakti, serviço devocional regulativo, entre elas, aquelas que são propícias e adequadas para raganuga-bhakti estão aptas a serem executadas pelo raganuga-bhakta.
Devotos raganuga de diferentes rasas, gostos espirituais, seguem os passos dos associados eternos (ragatmika bhaktas) emulando seus sentimentos devocionais (bhavas). Aqueles em dasya-rasa seguem Citraka, Patraka ou Raktaka, aqueles em sakhya siguem Baladeva, Sridama, Sudama ou Subala, aqueles em vatsalya seguem Nanda Yasoda, e aqueles em madhurya emulam as gopis de Vrdavana; Srimati Radharani ou Suas amigas tais como Lalita e Suas servas pessoais (manjaris) como Rupa e Rati."
Devotos raganuga de diferentes rasas, gostos espirituais, seguem os passos dos associados eternos (ragatmika bhaktas) emulando seus sentimentos devocionais (bhavas). Aqueles em dasya-rasa seguem Citraka, Patraka ou Raktaka, aqueles em sakhya siguem Baladeva, Sridama, Sudama ou Subala, aqueles em vatsalya seguem Nanda Yasoda, e aqueles em madhurya emulam as gopis de Vrdavana; Srimati Radharani ou Suas amigas tais como Lalita e Suas servas pessoais (manjaris) como Rupa e Rati."
(Dasa Mula Tattva)
Claro, não é que não se deva ouvir quaisquer e todos os outros passatempos do Senhor, etc, e vemos que os Acaryas e Mahaprabhu estavam absortos em saborear o Srimad Bhagavatam, etc, mas faz sentido que, quanto mais ouvimos falar sobre estes estados de espírito que se alinham com a nossa própria inclinação, em seguida, o próprio humor vai ser reforçado e nutrido. Certos passatempos serão mais propícios a serem evocados do que outros.
No Ragavartma Candrika é explicado que há cinco práticas diferentes que são favoráveis, relacionadas, desfavoráveis, etc, para a realização da perfeição no caminho de bhajana e mais detalhes são fornecidos neste livro a respeito destas coisas.
"Qual das sessenta e quatro partes de bhakti são praticadas em raganuga-bhakti? Quantos tipos de práticas existem? Quais são suas características? Quais são essenciais, e quais devem ser desconsideradas? Para responder a estas perguntas o sastra estabelece cinco tipos de práticas devocionais:
abhista-bhava-mayi - saturado com o humor (rasa) desejado
abhista-bhava-sambandhi - relacionado com o humor (rasa) desejado
abhista-bhava-anukula - favorável ao humor (rasa) desejado
abhista-bhava-aviruddha - neutro ao humor (rasa) desejado
abhista-bhava-viruddha - prejudicial ao humor (rasa) desejado
Aqui, abhista significa o humor (rasa) que o sadhaka aspira atingir.
(Ragavartma Candrika)
"For success on this path we are always advised to only cultivate the most conducive limbs:"The limbs of bhakti (hearing, chanting etc.) that were enumerated in the context of vaidhi-bhakti, regulative devotional service, amongst them, those that are conducive and suited to raganuga-bhakti are fit to be executed by the raganuga-bhakta.
Raganuga devotees of different rasas, spiritual tastes, try to follow in the footsteps of the eternal associates (ragatmika bhaktas) by emulating their devotional sentiments (bhavas) and service. Those in dasya-rasa follow Citraka, Patraka or Raktaka, those in sakhya follow Baladeva, Sridama, Sudama or Subala, those in vatsalya follow Nanda-Yasoda, and those in madhurya emulate the gopis of Vrdavana; Srimati Radharani or Her friends such as Lalita and Her serving maids (manjaris) like Rupa and Rati."
(Dasa Mula Tattva)
"Of course, it doesn't state that one should not hear/ avoid any and all other pastimes of the Lord, etc., and we see that the acaryas', and Mahaprabhu Himself, was/ were absorbed in relishing Srimad Bhagavatam, etc., but it makes sense that the more we hear about those moods that align with one's own then one's own mood will be enhanced and nourished. Certain pastimes will be more conducive in evoking that than others.
Also in Ragavartma Candrika it is explained that there five different practices that are favourable, related, unfavourable, etc., for the attainment of perfection on the path of bhajan and more details are given in that book regarding these things."
(Vraja Vilasa Dasa)
"Which of the sixty-four limbs of bhakti are to be practiced in raganuga-bhakti? How many types of practices are there? What are their characteristics? Which are essential, and which are to be disregarded?
To answer these questions, sastra sets down five types of devotional practices:
abhista-bhava-mayi – saturated with one's cherished mood
abhista-bhava-sambandhi – related to one's cherished mood
abhista-bhava-anukula – favorable to one's cherished mood
abhista-bhava-aviruddha – neutral to one's cherished mood
abhista-bhava-viruddha – detrimental to one's cherished mood.
Here, abhista means the mood that a sadhaka aspires to attain.
(Ragavartma Candrika)