KARMA e Bhakti !!!
No exemplo, se acontecer de um devoto estar em coma, poderá ouvir e cantar o Santo Nome?
Cantar, definitivamente não.
Ouvir, isto vai depender da lesão que levou ao coma e se tal lesão comprometeu ou não o órgão auditivo. Poderá ouvir ou não.
Claro, é sempre favorável cantar o Santo Nome para o benefício de alguém nesta situação. Mesmo que não possa ouvir, será beneficiado.
Mas o ponto não é este. O ponto é que devido a reacção Karmica (administrada por Krsna), tal devoto está nesta situação comatosa.
Devotos não estão livres da Lei do Karma. O Karma é administrado por Krsna. Mas a reacção está lá.
E devemos ser muito cuidadosos em não acumular mais Karma.
Qualquer actividade que fizermos, se for para o prazer de Krsna, é A-karma.
Mas, qualquer actividade, mesmo em serviço "devocional", se for para o nosso prazer, gerará novamente Karma.
O exemplo dado é do ventilador (ventoinha).
Se desligarmos o ventilador, ele irá parar aos poucos (a reacção Karmica irá diminuindo ao longo das etapas de Bhakti). Mas se ligarmos o ventilador outra vez (se for para o nosso prazer) ... mesmo sendo devotos. Volta o Karma.
Outro exemplo é do elefante.
O elefante pode tomar um banho muito agradável no rio, mas assim que chega à margem, deita lama por todo o corpo. Ainda que faça isto como protector solar, fica todo sujo novamente.
O Sastra que corrobora Krsna como o administrador do Karma dos devotos é o Sri Brahma-samhita 5.54:
yas tv indragopam athavendram aho sva-karma-
bandhānurūpa-phala-bhājanam ātanoti
karmāṇi nirdahati kintu ca bhakti-bhājāṁ
govindam ādi-puruṣaṁ tam ahaṁ bhajāmi
"Adoro Govinda, o Senhor primordial, que queima até as raízes todas as actividades fruitivas (Karma) daqueles (devotos) que estão imbuídos de devoção e ordena imparcialmente a todos aqueles (não devotos) que andam no caminho da acção o devido desfrute dos frutos de suas actividades, de acordo com a cadeia de suas obras realizadas anteriormente, desde o inseto minúsculo que leva o nome de Indragopa até Indra, o rei dos Devas."
karmāṇi — as actividades fruitivas e suas reacções; nirdahati — destrói (administra); kintu — mas; ca — também; bhakti-bhājām — das pessoas ocupadas em serviço devocional
Krsna administra, destrói gradualmente (de Bhajana Kriya até Prema) o Karma dos devotos, e ordena imparcialmente o desfrute dos resultados das acções (boas ou más) dos "não-devotos".
Krsna começa a queimar o Karma do devoto logo no inicio do serviço devocional em Bhajana Kriya.
Quanto mais Bhakti, menor será a reacção Karmica.
O exemplo dado é de que se um devoto corta um dedo, era para ter perdido a mão !!! Podemos dizer que no caso de um devoto, a reacção Karmica ajuda-o a desenvolver humildade.
No caso de um devoto que já alcançou Prema e que fica doente, ou sofre um acidente, etc. Isto é tudo arranjo de Krsna. Não é reacção Karmica.
Srila Visvanatha Cakravarti explica a erradicação dos Anarthas que surgem de Aparadha, do bom e mau Karma passado e de Bhakti.
1 - Erradicação dos Anarthas que surgem do bom e mau Karma passado:
Fase de Bhajana-kriya - erradicação quase completa
Fase de Nistha - erradicação completa
Fase de Asakti - erradicação absoluta
2 - Anarthas que surgem de Aparadha não são erradicados nem mesmo na fase de Prema, mas só com a associação directa do Senhor.
Uma Aparadha (ofensa, que é em si uma acção Karmica), como consequencia irá produzir um Anartha (reacção Karmica).
3 - Anarthas que surgem de Bhakti são:
Labha - desfrutar das facilidades materiais que Bhakti oferece.
Puja - desejo de adoração pessoal.
Pratistha - desejo de fama pessoal.
Estes Anarthas de Bhakti gerarão Karma para o futuro.
Estes Anarthas de Bhakti só são erradicados de forma absoluta na fase de Ruci.
Ainda:
Aqueles que cantam Namaparadha, permanecem presos neste mundo material, como ilustra a história do sacerdote que cantava constantemente Hare Krsna mas que cometia acções pecaminosas e obteve um corpo de fantasma.
Posteriormente Srila Bhaktivinoda Thakura liberou este fantasma.
Somente o cantar puro de Sudha Nama (sem nenhum vestígio de Namaparadha) permite entrar em Goloka Vrndavana.
Aqueles que afirmam que devoto(a)s que não tenham alcançado a perfeição podem ascender à morada suprema através de Krpa Siddha, apresentam este verso:
yadi vatadi doṣeṇa mad bhakto mām na ca smaret ahaṁ smarāmi mad bhaktaḥ nayāmi parama-gatim
“If My devotee is unable to remember Me at the time of death because of disturbances felt within the body at that time, then I shall remember My devotee and take him back to My supreme abode.” – Varaha Purana
Mas este verso do Varaha Purana aplica-se no caso de um Sadhaka que alcançou a perfeição do serviço devocional nesta vida ao cultivar uma relação específica, Rasa, com Krsna. E assim alcançou Prema Bhakti.
Para estes devoto(a)s, se acontecer de não poderem estar conscientes no momento de abandonar o corpo, Krsna irá fazer com que se lembrem.
Este verso não aplica-se a todos os devoto(a)s. Mas somente para aqueles que terminaram o processo da Consciência de Krsna nesta vida.
"There are two types of devotees—the sādhaka, who is preparing for perfection, and the siddha, who is already perfect.
As far as those who are already perfect are concerned, Lord Kṛṣṇa says in the Bhagavad-gītā (4.9), tyaktvā dehaṁ punar janma naiti mām eti so ’rjuna: "After giving up this material body, such a devotee comes to Me."
After leaving the material body, the perfect devotee takes birth from the womb of a gopī on a planet where Kṛṣṇa's pastimes are going on. This may be in this universe or another universe.
This statement is found in the Ujjvala-nīlamaṇi, which is commented upon by Viśvanātha Cakravartī Ṭhākura.
When a devotee becomes perfect, he is transferred to the universe where Kṛṣṇa's pastimes are taking place."
(CC Madhya 20.397)
Só depois de tal devoto ter nascido e participado nos passatempos de Krsna neste mundo material é que irá para Goloka Vrndavana.
Então, Krpa Siddha sem ter que passar por todo este processo é possível. Krsna pode mostrar Sua misericórdia especial para quem Ele quiser.
No entanto, de um modo geral, não é assim que funciona.
Aqueles que afirmam que devoto(a)s que não tenham alcançado a perfeição podem ascender à morada suprema através de Krpa Siddha, apresentam este verso:
yadi vatadi doṣeṇa mad bhakto mām na ca smaret ahaṁ smarāmi mad bhaktaḥ nayāmi parama-gatim
“If My devotee is unable to remember Me at the time of death because of disturbances felt within the body at that time, then I shall remember My devotee and take him back to My supreme abode.” – Varaha Purana
Mas este verso do Varaha Purana aplica-se no caso de um Sadhaka que alcançou a perfeição do serviço devocional nesta vida ao cultivar uma relação específica, Rasa, com Krsna. E assim alcançou Prema Bhakti.
Para estes devoto(a)s, se acontecer de não poderem estar conscientes no momento de abandonar o corpo, Krsna irá fazer com que se lembrem.
Este verso não aplica-se a todos os devoto(a)s. Mas somente para aqueles que terminaram o processo da Consciência de Krsna nesta vida.
"There are two types of devotees—the sādhaka, who is preparing for perfection, and the siddha, who is already perfect.
As far as those who are already perfect are concerned, Lord Kṛṣṇa says in the Bhagavad-gītā (4.9), tyaktvā dehaṁ punar janma naiti mām eti so ’rjuna: "After giving up this material body, such a devotee comes to Me."
After leaving the material body, the perfect devotee takes birth from the womb of a gopī on a planet where Kṛṣṇa's pastimes are going on. This may be in this universe or another universe.
This statement is found in the Ujjvala-nīlamaṇi, which is commented upon by Viśvanātha Cakravartī Ṭhākura.
When a devotee becomes perfect, he is transferred to the universe where Kṛṣṇa's pastimes are taking place."
(CC Madhya 20.397)
Só depois de tal devoto ter nascido e participado nos passatempos de Krsna neste mundo material é que irá para Goloka Vrndavana.
Então, Krpa Siddha sem ter que passar por todo este processo é possível. Krsna pode mostrar Sua misericórdia especial para quem Ele quiser.
No entanto, de um modo geral, não é assim que funciona.