quinta-feira, 2 de abril de 2020

Não é egoísmo - It's not selfish

Foto: Hora do Capati !!!

Não é EGOÍSMO desejar entrar no mundo espiritual.

Pelo contrário. É requerido.

Às vezes, baseado em algumas orações, poderemos deduzir que seria "egoísmo" da nossa parte almejar não nascer nunca mais neste mundo material.

Mas de facto, esta deve ser a meta de todos os Bhaktas. Nunca mais voltar a nascer neste mundo material e alcançar a perfeição nesta mesma vida.

Há um devoto muito conhecido de todos, discípulo de Srila Prabhupada. Chama-se Dina Bandhu Dasa Prabhu. E é muito interessante a mensagem que ele manda quando algum devoto(a) faz aniversário.

Ele diz: "Feliz aniversário, que você comemore por muitos anos, mas que este seja seu último nascimento neste mundo material."

No Siksastakam temos o verso 4:

"Ó Senhor todo-poderoso, não tenho o desejo de acumular riquezas, tampouco desejo belas mulheres, nem quero um grande número de seguidores. Tudo o que desejo é o Teu serviço devocional imotivado, nascimento após nascimento."

Também Prahlada ora a Sri Nrsimha:

"Ó Senhor! Se eu tiver que aceitar milhares de nascimentos de acordo com meu Karma, em qualquer espécie que eu tenha que nascer, ó Acyuta, que eu tenha uma devoção inabalável por Ti!"

Ainda, Vidyapati Thakura ora:

"Se de acordo com meu Karma, eu tenha que nascer repetidamente como um ser humano, um animal, um pássaro, um verme ou um inseto, que minha mente esteja sempre apegada a Ti!"

Também Visvanatha Cakravarti Thakura:

"Não estou interessado na minha própria salvação. Não estou interessado. Não me importo. Mas estou interessado apenas nas palavras do meu Guru."

Estas orações parecem demonstrar que um devoto não se "importa" em alcançar a perfeição nesta vida.

Mas não é isto.

O que estas orações demonstram é que se o devoto tiver mesmo que nascer novamente neste mundo material, que seja capaz de lembrar-se de Krsna.

Mas o que devoto almeja mesmo, é alcançar a perfeição nesta mesma vida para poder servir com um corpo perfeito sem nenhum impedimento. E isto não é egoísmo nem desejo pessoal.

Na fase avançada de Bhava o devoto desenvolve algo que é chamado de Lalasamayi.

Srila Prabhupada explica:

"Desejar algum estágio de perfeição na vida espiritual não é gratificação dos sentidos. Quando alguém percebe algo de seu relacionamento constitucional com a Personalidade Suprema da Divindade, ele entende sua posição original e quer ser integrado nesta posição, seja como amigo, servo, pai ou amante conjugal de Kṛṣṇa. Isso é chamado lālasā-mayī, ou desejar muito intensamente ir para a sua posição natural."

Também:

"Suponha que você tenha outra vida. É garantido que você vai nascer como ser humano? Você pode cair de novo. Então meu Guru Maharaja costumava dizer que "termine todos os negócios nesta vida."

Palestra SB 1.16.24 - Havaí, 20 de janeiro de 1974

"Sério. Meu Guru Maharaja costumava dizer assim: "termine este negócio nesta vida. Não prolongue para a próxima vida."

Palestra SB 6.3.18 - Gorakhpur, 11 de fevereiro de 1971

"Meu Guru Maharaja costumava dizer que "Por que você deveria esperar por outra vida? Termine o processo da consciência de Krsna nesta vida". Nesta vida. Por que você deve deixar para outra vida?"

Palestra SB 7.6.5 - Vrndavana, 7 de dezembro de 1975

"Meu Guru Maharaja costumava dizer que "não se arrisque a esperar por outra vida. Nesta vida". Porque não há certeza."

Palestra CC Madhya 6.154 - Gorakhpur, 16 de fevereiro de 1971

"Meu Guru Maharaja, Sri Srimad Bhaktisiddhanta Sarasvati Gosvami Prabhupada, costumava dizer que cada um de seus discípulos poderia alcançar o mundo espiritual nesta vida, sem esperar outra vida para executar o serviço devocional."

SB 4.12.43, significado

"Então, estou a repetir a ordem do meu mestre espiritual de que "não espere por outra vida". É muito arriscado, outra vida. Podemos nascer numa boa família, ou não."

Palestra SB 1.7.20-21 - Vrndavana, 17 de setembro de 1976

"Devemos também estar determinados a terminar nossos deveres na execução do serviço devocional nesta vida; não devemos esperar por outra vida para terminar nosso trabalho."

SB 4.8.72, significado

Da mesma forma:

No CC Madhya 8.229, que fala sobre o Siddha Deha, Srila Prabhupada explica:

"De acordo com as actividades do corpo nesta vida, nós preparamos um outro corpo subtil. E de acordo com o corpo subtil, alcança-se um outro corpo grosseiro. Este é o processo da existência material. No entanto, quando se está situado espiritualmente e não se deseja um corpo grosseiro e subtil, a pessoa alcança seu corpo espiritual original."

E assim temos:

Nós alcançamos aquilo que almejamos. Se almejamos um corpo material, obteremos um corpo material. Se almejamos um corpo espiritual, obteremos um corpo espiritual.

E a "construção" deste corpo começa nesta vida.
Por isso que existe o Siddha Deha almejado e o Siddha Deha realizado (Vastu Siddhi).

Vastu Siddhi, ou o Siddha Deha realizado é quando o devoto entra no mundo espiritual com a sua forma perfeita. Mas este Siddha Deha tem que começar a ser almejado e construído nesta vida.

Assim como uma pessoa materialmente condicionada constrói e almeja seu próximo corpo neste mundo material.

Então como fazemos isto?

Por cantarmos Hare Krsna e ouvirmos os passatempos de Radha Krsna, nos atraímos por um relacionamento específico (Rasa) que começamos a cultivar na fase de Sadhana.

E assim de acordo com a Rasa almejada, o devoto irá cultivar um serviço, vestimenta, idade, grupo a seguir, local da sua residência, etc. Seu Siddha Deha. 

"Constrói" e almeja a sua forma espiritual nesta vida.

E isto ... é o Raganuga Sadhana Bhakti !!!

E assim, por incrível que pareça, eu já ouvi comentários como: "Não devo me preocupar em cultivar meu próximo nascimento no mundo espiritual. Isto é desejo pessoal e egoísmo. Que eu possa nascer neste mundo material muitas vezes para participar do Movimento de Sankirtana de Mahaprabhu."

Ainda que seja legítimo querer participar muitas vidas do Movimento de Sankirtana neste mundo material, isto é muito arriscado e não é o recomendado como visto acima.

Quando Citraketu foi amaldiçoado por Parvati, ele nem se importou.

Depois Siva recitou um verso muito importante. O Senhor Siva disse:

ŚB 6.17.28

nārāyaṇa-parāḥ sarve
na kutaścana bibhyati
svargāpavarga-narakeṣv
api tulyārtha-darśinaḥ

"Os devotos que se dedicam exclusivamente ao serviço devocional da Personalidade Suprema de Deus, Nārāyaṇa, nunca temem nenhuma condição da vida. Para eles, os planetas celestiais, a liberação e os planetas infernais são todos iguais, pois estes devotos estão interessados apenas no serviço do Senhor."

Nārāyaṇa-parāḥ são devotos puros, que já alcançaram a perfeição. Prema.

Estes devotos não se importam de ir para o inferno, planetas celestiais ou estar nesta Terra. Para eles é igual. Estão sempre a servir o Senhor porque já alcançaram Prema. Já alcançaram a fase perfeita.

Agora, aqueles que não alcançaram a fase perfeita. Estes devotos que não alcançaram Prema, não podem afirmar que querem nascer novamente neste mundo material. Porque ainda não são perfeitos. Tais devotos devem almejar seriamente alcançar a perfeição nesta mesma vida.

Uma coisa é um devoto perfeito em Prema não se importar em nascer ou ir para qualquer lugar. Citraketu já havia alcançado a perfeição, Prema. Para queimar as suas últimas reacções Karmicas, apareceu depois como Vrtasura, por um arranjo de Krsna.

Outra coisa é um devoto que não é perfeito em Prema querer tal coisa.

No ŚB 6.17.17 Srila Prabhupada explica:

"Um devoto está sempre ansioso para voltar para casa, voltar para o Lar e permanecer lá como associado do Senhor. Esta ambição se torna cada vez mais fervorosa em seu coração e, portanto, ele não se importa com mudanças materiais em sua vida.

Srīla Viśvanātha Cakravartī Ṭhākura comenta que Mahārāja Citraketu sendo amaldiçoado por Pārvatī deve ser considerado a misericórdia do Senhor. O Senhor queria que Citraketu retornasse para o Lar o mais rápido possível e, portanto, ele encerrou todas as reacções de suas acções passadas.

Agindo através do coração de Pārvatī, o Senhor, que está situado no coração de todos, amaldiçoou Citraketu, a fim de encerrar todas as suas reacções materiais. Assim, Citraketu se tornou Vṛtrāsura em sua próxima vida e voltou para casa, de volta ao Lar."

Palestra sobre BG 6.46-47 - Los Angeles, 21 de fevereiro de 1969:

Devoto: Prabhupāda, ouvi dizer que o mestre espiritual sempre voltará até que seus devotos, seus discípulos, tenham alcançado a realização de Deus. O senhor pode explicar isso?

Prabhupāda: Sim. Mas não tente tirar proveito disso. (risos) Não tente causar problemas ao seu mestre espiritual assim. Termine seus negócios nesta vida. Isso é especialmente indicado para aqueles que são folgados.

O devoto, o discípulo deve ser sério ao servir o mestre espiritual. Se ele é inteligente, deve saber que "Por que devo agir de tal maneira que meu mestre espiritual precise se esforçar para me recuperar novamente? Que meus negócios terminem nesta vida".

Essa deve ser a maneira correta de pensar.

Não que, "Oh, tenho certeza que meu mestre espiritual virá, deixe-me fazer todas as besteiras". Não. Então, se você tem alguma afeição pelo mestre espiritual, então você deve terminar seus negócios nesta vida para que ele não volte mais para recuperá-lo.

Esta tudo certo? Não tire proveito deste negócio. Em vez disso, seja sério para concluir nesta vida. Isto é um facto."

Sripada Aindra Dasa Prabhu:

"Eu vou entrar na dança da Rasa e qualquer um que me auxilie no Nama Sankirtana Yajna nesta vida, também eles vão comigo para unirem-se na dança da Rasa.

Mas se você não está interessado em entrar nisto, eu não vou esperar por você. Essa não é a minha obrigação.

Eu não sou Diksa Guru de ninguém, nem acho que vou ser Diksa Guru de alguém - a menos que Krsna e o Senhor Caintanya e Radharani e Srila Prabhupada subam para cima de mim e forcem-me a sê-lo. Mas - nesta medida, no Caitanya Caritamrta, Srila Prabhupada instrui que é melhor não aceitar qualquer discípulo e estou a fazer o meu melhor para seguir esta instrucção.

Então, eu estou indo em frente. Estou a voltar para casa, de volta ao Supremo pela graça dEles, pela graça de meu Guru. Eu certamente obterei meu corpo espiritual pela graça dEles. E vocês não sabem o quão bonito é o meu corpo espiritual - que coloca todas as meninas presentes aqui envergonhadas um milhão de vezes!" 

Um devoto nesta vida, tenta ajudar os outros o máximo possível. Os que aceitam ajuda, aceitam. Os que não aceitam, não aceitam. Seguimos em frente em direcção a Goloka Vrndavana.

A afirmação deveria ser: "Deixe-me alcançar Prema nesta vida e então sim hipoteco a minha possível liberação para o mundo espiritual depois desta vida, se te puder ajudar na mesma caminhada."

Caso contrário, sem alcançar a perfeição devocional, Prema, nesta vida, não conseguiremos ajudar nem os outros e nem a nós mesmos na próxima vida.

A conclusão é:

Somente devotos perfeitos, puros, que alcançaram Prema é que podem ambicionar ficar muitas vidas neste mundo material para ajudar os outros.

A intenção de querer ficar neste mundo material para ajudar os outros, é louvável e nobre. Mas se não estivermos preparados será contraproducente.

Vamos encontrar este princípio em várias linhas.
No Cristianismo, Cristo "morreu" pelo pecado de todos.

No Budismo temos o conceito de Bodhisattva, ou aquele que não aceita liberação até que todos estejam liberados.

Entre os Vaisnavas, temos Prahlada Maharaja e Vasudeva Datta.

Prahlada Maharaja diz

SB 7.9.43-44: "Ó melhor das grandes personalidades, não tenho medo da existência material, pois onde quer que eu fique, estou totalmente absorto em pensamentos de Tuas glórias e actividades.
Minha preocupação é apenas com os tolos e patifes que estão a fazer planos elaborados para a felicidade material e manutenção de suas famílias, sociedades e países.

Estou simplesmente preocupado por amor a eles. Quanto a mim, no entanto, não desejo me libertar sozinho, deixando de lado todos esses pobres tolos e patifes. Sei que sem a consciência de Kṛṣṇa, sem se abrigar nos Teus pés de lótus, não se pode ser feliz. Portanto, desejo trazê-los de volta aos Teus pés de lótus."

Nós somos capazes de afirmar como Prahlada que "não tenho medo da existência material, pois onde quer que eu fique, estou totalmente absorto em pensamentos de Tuas glórias e actividades"?

Se não pudermos afirmar tal coisa, não podemos almejar ficar neste mundo material.

Depois temos Vasudeva Datta, associado de Sri Caitanya e uma expansão de Prahlada Maharaja.

Ele afirmou:

CC M 15 162: "Meu Senhor, meu coração se parte ao ver os sofrimentos de todas as almas condicionadas; portanto, peço que transfiras sobre minha cabeça o Karma das suas vidas pecaminosas."

CC M 15 163: "Meu caro Senhor, permita-me sofrer perpetuamente em uma condição infernal, aceitando todas as reacções pecaminosas de todas as entidades vivas. Por favor, termine a vida material doente delas."

O Senhor Caitanya ficou muito satisfeito com Vasudeva Datta, mas explicou que ele não precisaria passar por isto.

Ele explicou que Krsna liberaria todas as almas de todos os Universos materiais. Isto para Krsna não era complicado, porque imediatamente a seguir Ele preencheria todos estes mesmos Universos materiais com outras almas condicionadas.

Os Universos materiais nunca terminam.

Um devoto(a) que tenha alcançado a perfeição devocional, Prema, não irá nunca "recusar" voltar a este mundo, ou aos planetas celestiais ou até mesmo aos planetas infernais.

Por quê?

Porque tal devoto(a) perfeito jamais esquece de Krsna.

No entanto, aquele devoto que não alcançou a fase perfeita de Prema irá "recusar" voltar a este mundo. E isto NÃO é falta de rendição.

Ao contrário, é prova de rendição.
Tal devoto(a) conversa com Krsna: "Meu querido Krsna, eu posso voltar a este mundo material, desde que eu não ME ESQUEÇA de Ti."

Prahlada Maharaja diz

SB 7.9.43-44: "Ó melhor das grandes personalidades, não tenho medo da existência material, pois onde quer que eu fique, estou totalmente absorto em pensamentos de Tuas glórias e actividades.

Um devoto(a) que não alcança a perfeição, Prema, nesta vida é muito arriscado saber qual será o próximo nascimento.

"Suponha que você tenha outra vida. É garantido que você vai nascer como ser humano? Você pode cair de novo. Então meu Guru Maharaja Srila Bhaktisiddhanta costumava dizer que "termine todos os negócios da Consciência de Krsna nesta vida."

(Srila Prabhupada Palestra SB 1.16.24 - Havaí, 20 de janeiro de 1974)

Photo: Capati time !!!

It is not SELFISHNESS to wish to enter the spiritual world.

On the contrary. Is required.

Sometimes, based on some prayers, we can deduce that it would be "selfish" on our part to aim never to be born again in this material world.

But indeed, this should be the aim of all Bhaktas. Never again to be born in this material world and reach perfection in this very life.

There is a well-known devotee, a disciple of Srila Prabhupada. His name is Dina Bandhu Dasa Prabhu. And the message he sends when a devotee has a birthday is very interesting.

He says, "Happy birthday, may you celebrate for many years to come, but may this be your last birth in this material world."

In Siksastakam we have verse 4:

"O almighty Lord, I have no desire to accumulate wealth, nor do I desire beautiful women, nor do I want followers. All I desire is Your causeless devotional service, birth after birth."

Also Prahlada prays to Sri Nrsimha:

"O Lord! If I have to accept thousands of births according to my Karma, in whatever species I have to be born, O Acyuta, may I have unwavering devotion to You!"

Further, Vidyapati Thakura prays:

"If according to my Karma, I have to be born again and again as a human being, an animal, a bird, a worm or an insect, may my mind always be attached to You!"

Also Visvanatha Cakravarti Thakura:

"I am not interested in my own salvation. I am not interested. I do not care. But I am only interested in the words of my Guru."

These prayers seem to demonstrate that a devotee does not "care" about achieving perfection in this life.

But this is not it.

What these prayers demonstrate is that if the devotee is to be born again in this material world, may he be able to remember Krsna.

But what a devotee really wants is to reach perfection in this very life so that he can serve with a perfect body without any impediment. And this is not selfishness or personal desire.

In the advanced stage of Bhava the devotee develops something which is called Lalasamayi.

Srila Prabhupada explains:

"Desiring some stage of perfection in spiritual life is not sense gratification. When one realizes something of his constitutional relationship with the Supreme Personality of Godhead, he understands his original position and wants to be integrated into that position, whether as a friend, servant, father or Kṛṣṇa's marital lover. This is called lālasā-mayī, or wanting very intensely to go to your natural position."

Also:

"Suppose you have another life. Is it guaranteed that you will be born as a human being? You may fall again. So my Guru Maharaja used to say that "finish all business in this life."

SB Lecture 1.16.24 - Hawaii, January 20, 1974

"Seriously. My Guru Maharaja used to say like this: "Finish this business in this life. Don't drag it out into the next life."

Lecture SB 6.3.18 - Gorakhpur, 11th Feb 1971

"My Guru Maharaja used to say that 'Why should you wait for another life? Finish the process of Krsna consciousness in this life." In this life. Why should you leave it for another life?"

Lecture SB 7.6.5 - Vrndavana, December 7, 1975

"My Guru Maharaja used to say that "don't risk waiting for another life. In this life. Because there is no certainty."

CC Madhya Lecture 6.154 - Gorakhpur, 16th Feb 1971

"My Guru Maharaja, Sri Srimad Bhaktisiddhanta Sarasvati Gosvami Prabhupada, used to say that each of his disciples could reach the spiritual world in this life without waiting for another life to perform devotional service."

SB 4.12.43, purport

"So I'm repeating my spiritual master's order that "don't wait for another life. It's too risky, another life. We can be born into a good family or not."

Lecture SB 1.7.20-21 - Vrndavana, September 17, 1976

"We should also be determined to finish our duties in performing devotional service in this life; we should not wait for another life to finish our work."

SB 4.8.72, meaning

In the same way:

In CC Madhya 8.229, which talks about the Siddha Deha, Srila Prabhupada explains:

"According to the activities of the body in this life, we prepare another subtle body. And according to the subtle body, one attains another gross body. This is the process of material existence. However, when one is spiritually situated and a gross and subtle body is not desired, the person attains his original spiritual body."

And so we have:

We achieve what we aim for. If we aim for a material body, we will get a material body. If we aim for a spiritual body, we will obtain a spiritual body.

And the "building" of this body begins in this life.
That is why there is the Siddha Deha aimed at and the Siddha Deha realized (Vastu Siddhi).

Vastu Siddhi, or the realized Siddha Deha is when the devotee enters the spiritual world with his perfect form. But this Siddha Deha has to starter desired and built in this life.

Just as a materially conditioned person builds and aims for his next body in this material world.

So how do we do this?

By chanting Hare Krsna and listening to Radha Krsna's pastimes, we become attracted to a specific relationship (Rasa) that we begin to cultivate in the Sadhana phase.

And so according to the desired Rasa, the devotee will cultivate a service, dress, age, following group, place of residence, etc. Your Siddha Deha.

"Build" and aim for your spiritual form in this life.

And this... is the Raganuga Sadhana Bhakti!!!

And so, oddly enough, I've heard comments like, "I shouldn't worry about cultivating my next birth in the spiritual world. This is personal desire and selfishness. May I be born in this material world many times to participate in the Sankirtana Movement of Mahaprabhu."

Although it is legitimate to want to participate many lives in the Sankirtana Movement in this material world, this is very risky and not recommended as seen above.

When Citraketu was cursed by Parvati, he didn't even care.

Then Siva recited a very important verse. Lord Siva said:

ŚB 6.17.28

nārāyaṇa-parāḥ sarve
na kutaścana bibhyati
svargāpavarga-narakeṣv
api tulyārtha-darśinaḥ

"Devotees who are exclusively engaged in the devotional service of the Supreme Personality of Godhead, Nārāyaṇa, never fear any condition of life. For them, the heavenly planets, liberation and the hellish planets are all the same, for these devotees are only interested in service of the Lord."

Nārāyaṇa-parāḥ are pure devotees, who have already reached Prema.

These devotees don't mind going to hell, heavenly planets or being on this earth. It's the same for them. They are always serving the Lord because they have already attained Prema. They have already reached the perfect stage.

Now, those who haven't reached the perfect stage, those devotees who have not attained Prema cannot claim that they want to be born again in this material world. Because they are not yet perfect. Such devotees should earnestly aspire to attain perfection in this very life.

It is one thing for a perfect devotee in Prema not to mind being born or going anywhere. Citraketu had already reached perfection, Prema. To burn off his last Karmic reactions, he later appeared as Vrtasura, by Krsna's arrangement.

Another thing is a devotee who is not perfect in Prema wants such a thing.

In ŚB 6.17.17 Srila Prabhupada explains:

"A devotee is always eager to go home and remain there as an associate of the Lord. This ambition becomes more and more fervent in his heart and therefore he does not care about material changes in his life.

Srila Viśvanātha Cakravartī Ṭhākura comments that Mahārāja Citraketu being cursed by Pārvatī should be considered the mercy of the Lord. The Lord wanted Citraketu to return Home as soon as possible and therefore he ended all reactions to his past actions.

Acting through Pārvatī's heart, the Lord, who is situated in everyone's heart, cursed Citraketu in order to end all his material reactions. Thus, Citraketu became Vṛtrāsura in his next life and returned home, back Home."

Lecture on BG 6.46-47 - Los Angeles, February 21, 1969:

Devotee: Prabhupāda, I heard that the spiritual master will always come back until his devotees, his disciples, have achieved God-realization. Can you explain this?

Prabhupada: Yes. But don't try to take advantage of it. (laughs) Don't try to trouble your spiritual master like that. Finish your business in this life. This is especially suited for those who are loose.

The devotee, the disciple must be serious in serving the spiritual master. If he is intelligent, he should know that "Why should I act in such a way that my spiritual master has to make an effort to get me back again? Let my business end in this life."

That must be the correct way of thinking.

Not that, "Oh, I'm sure my spiritual master will come, let me do all the nonsense". No. So if you have any affection for the spiritual master, then you should finish your business in this life so that he doesn't come back to retrieve you.

Everything is alright? Do not take advantage of this deal. Instead, be serious about completing this life. This is a fact."

Sripada Aindra Dasa Prabhu:

"I will join in the Rasa dance and whoever assists me in the Nama Sankirtana Yajna in this life, they too will go with me to join in the Rasa dance.

But if you're not interested in getting into it, I'm not going to wait for you. This is not my obligation.

I am nobody's Diksa Guru, nor do I think I will be anybody's Diksa Guru - unless Krsna and Lord Caintanya and Radharani and Srila Prabhupada rise above me and force me to be. But - to this extent, in Caitanya Caritamrta, Srila Prabhupada instructs that it is best not to accept any disciple and I am doing my best to follow this instruction.

So I'm going ahead. I am returning home, back to Godhead by their grace, by the grace of my Guru. I will certainly obtain my spiritual body by their grace. And you don't know how beautiful my spiritual body is - which puts all the girls present here to shame a million times!"

A devotee in this life tries to help others as much as possible. Those who accept help, accept it. Those who do not accept, do not accept. We proceeded towards Goloka Vrndavana.

The statement should be: "Let me attain Prema in this life and then I mortgage my possible release to the spiritual world after this life, if I can help you on the same path."

Otherwise, without achieving devotional perfection, Prema, in this life, we will not be able to help others or ourselves in the next life.

The conclusion is:

Only perfect, pure devotees who have attained Prema can aim to spend many lifetimes in this material world to help others.

The intention of wanting to stay in this material world to help others is praiseworthy and noble. But if we are not prepared, it will be counterproductive.

We find this principle in several lines.
In Christianity, Christ "died" for everyone's sin.

In Buddhism we have the concept of a Bodhisattva, or one who does not accept liberation until all are liberated.

Among Vaisnavas, we have Prahlada Maharaja and Vasudeva Datta.

Prahlada Maharaja says

SB 7.9.43-44: "O best of great personalities, I am not afraid of material existence, for wherever I am, I am wholly absorbed in thoughts of Your glories and activities. My concern is only for fools and knaves who are making elaborate plans for the material happiness and maintenance of their families, societies and countries.

I am simply concerned out of love for them. As for me, however, I do not wish to free myself, leaving all these poor fools and knaves aside. I know that without Kṛṣṇa consciousness, without taking shelter of Your lotus feet, one cannot be happy. Therefore, I wish to bring them back to Your lotus feet."

Are we able to assert with Prahlada that "I am not afraid of material existence, for wherever I am, I am totally absorbed in thoughts of Your glories and activities"?

If we cannot assert such a thing, we cannot aspire to stay in this material world.

Then we have Vasudeva Datta, an associate of Sri Caitanya and an expansion of Prahlada Maharaja.

He stated:

CC M 15 162: "My Lord, my heart breaks at the sight of the sufferings of all conditioned souls; therefore, I ask You to transfer the Karma of their sinful lives onto my head."

CC M 15 163: "My dear Lord, allow me to perpetually suffer in a hellish condition, accepting all the sinful reactions of all living entities. Please end their diseased material life."

Lord Caitanya was very pleased with Vasudeva Datta, but explained that he would not have to go through this.

He explained that Krsna would release all souls from all material universes. This for Krsna was not complicated, because immediately afterwards He would fill all these same material universes with other conditioned souls.

Material Universes never end.

A devotee who has achieved devotional perfection, Prema, will never "refuse" to return to this world, or to the celestial planets, or even to the infernal planets.

Why?

Because such a perfect devotee never forgets Krsna.

However, that devotee who has not reached the perfect stage of Prema will "refuse" to come back to this world. And this is NOT a lack of surrender.

Rather, it is proof of surrender.
Such a devotee talks to Krsna: "My dear Krsna, I can return to this material world as long as I don't FORGET You."

Prahlada Maharaja says

SB 7.9.43-44: "O best of great personalities, I am not afraid of material existence, for wherever I am, I am wholly absorbed in thoughts of Your glories and activities."

A devotee who does not reach perfection, Prema, in this life it is very risky to know what the next birth will be.

"Suppose you have another life. Is it guaranteed that you will be born as a human being? You may fall again. So my Guru Maharaja Srila Bhaktisiddhanta used to say, "Finish all Krsna Consciousness business in this life."

(Srila Prabhupada Lecture SB 1.16.24 - Hawaii, January 20, 1974)