Transcrição Aula GAURA PURNIMA 2020 - Iskcon Lisboa
Muito obrigado pela presença de todos !!!
Muito obrigado pela oportunidade de poder servir !!!
Alguém está a vir pela primeira vez?
No final, há um tempo para perguntas e respostas se houver alguma dúvida.
E depois da aula também poderão perguntar.
om ajnana-timirandhasya jnananjana-salakaya caksur unmilitam yena tasmai sri-gurave namah
he krsna karuna-sindho dina-bandho jagat-pate gopesa gopika-kanta radha-kanta namo ’stu te
tapta-kancana-gaurangi radhe vrindavanesvari vrisabhanu-sute devi pranamami hari-priye
vanca-kalpatarubhyas ca kripa-sindhubhya eva ca patitanam pavanebhyo vaisnavebhyo namo namah
jaya sri-krsna-caitanya prabhu-nityananda sri-advaita
gadadhara srivasadi-gaura-bhakta-vrinda
Hare Krsna Hare Krsna Krsna Krsna Hare Hare
Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare
Rasaraja Mahabhava Sri Gauranga Mahaprabhu Ki Jaya !!!
Sri Sri Gaura Purnima Maha Mahotsava Ki Jaya !!!
Advento transcendental de Sri Krsna Caitanya Mahaprabhu Ki Jaya !!!
Então hoje comemoramos o Gaura Purnima. No calendário é amanhã. Mas por questões práticas estamos a comemorar hoje.
Gaurabda 533 -534
Esta aula, explanação, está dividida em 8 partes:
1 - Nascimento
2 - Quem é Sri Krsna Caitanya
3 - Porque Sri Caitanya aparece
(3 desejos pessoais e 2 desejos para o mundo)
(3 desejos pessoais e 2 desejos para o mundo)
4 - Missão
5 - Ensinamentos - Siksastakam
6 - Como podemos satisfazer Sri Krsna Caitanya
7 - Uma Kali Yuga especial
8 - Incumbências
1 - NASCIMENTO
O Senhor Caitanya apareceu numa conjunção de planetas muito auspiciosa.
Mas antes disso, Jagannatha Misra e Sacidevi, os pais de Sri Caitanya tiveram 8 filhas que abandonaram o corpo. Então apareceu Visvarupa, encarnação de Balarama e então o Senhor Caitanya.
A descrição do Sri Caitanya Caritamrta:
CC Adi 13 - O Advento de Sri Caitanya Mahaprabhu
CC Adi 13.80 - "No mês de Janeiro do ano 1406 da Era Saka (DC 1485), o Senhor Krsna entrou em ambos os corpos de Jagannatha Misra e Saci."
CC Adi 13.81 - Jagannatha Misra disse a Sacimata: "Vejo coisas maravilhosas! O teu corpo esta refulgente, e parece agora que a deusa da fortuna fica pessoalmente em nossa casa."
CC Adi 13.82 - "Em todos lugares e em qualquer lugar que eu vá, todas as pessoas oferecem-me respeito. Mesmo sem eu pedir, eles voluntariamente dão-me riquezas, roupas e arroz."
CC Adi 13.83 - "Sacimata disse ao seu marido: "Eu vejo seres humanos brilhantes, maravilhosos, que aparecem no espaço, como que oferecendo orações."
São os Semideuses.
CC Adi 13.84 - "Jagannatha Misra, em seguida, respondeu: "Em um sonho eu vi a morada refulgente do Senhor entrar no meu coração."
CC Adi 13.85 - "Do meu coração entrou no teu coração. Portanto eu entendo que uma grande personalidade em breve irá nascer."
CC Adi 13.87 - "Desta forma, a gravidez se aproximava de seu décimo terceiro mês, mas ainda não havia nenhum sinal da criança. Assim Jagannatha Misra tornou-se muito apreensivo."
CC Adi 13.88 - "Nilambara Cakravarti [o avô do Senhor Caitanya], em seguida, fez um cálculo astrológico e disse que nesse mesmo mês, aproveitando um momento auspicioso, a criança iria nascer."
Nilambara Cakravarti, também comprovou que a Pessoa Suprema iria aparecer.
CC Adi 13.89 - "Assim, no ano de 1407 da Era Saka [DC 1486], no mês de Phalguna [Fevereiro-Março], na noite de lua cheia, o momento auspicioso desejado chegou."
Portanto, assim como Krsna entrou nos corações de Vasudeva e Devaki, da mesma forma Sri Krsna Caitanya Mahaprabhu entrou nos corações de Jagannatha Misra e Sacidevi.
É assim que a pessoa Suprema aparece neste mundo.
Mas também houve uma Eclipse. Inauspicioso.
Por quê aparece numa eclipse.
Existem 3 tipos de contaminação: Sthana jata apavitra, Kala jata apavitra e Patra jata apavitra que se referem a contaminação do local, hora e parafernália. Um eclipse é a contaminação do elemento tempo.
A forma de purificar a contaminação do elemento tempo é com o canto do Santo Nome. Assim, durante um eclipse a adoração a Deidade continua. Porque não há contaminação da parafernália e nem do local, mas somente do tempo que é purificado com os Santos Nomes.
Um arranjo de Krsna Caitanya para todos cantarem Hare Krsna. Em todos os momentos de Seus passatempos o Senhor Caitanya induz os demais a catarem os Santos Nomes.
Quando era apenas um bebé, Ele também chorava e só parava quando as pessoas cantavam Hari Hari.
Quando Ele era estudante, quem quer que Ele encontrasse pedia para cantar os Santos Nomes.
Quando Ele explicava gramatica sânscrita (vyakarana), todas Suas explicações culminavam em Krsna.
E assim, Ele começou o Movimento de Sankirtana.
2 - QUEM É SRI KRSNA CAITANYA
A posição ontológica de Gauranga é ser a forma combinada de Radha e Krsna em Madhurya-rasa.
sri krsna caitanya - radha-krsna nahe anya
O Senhor Caitanya Mahaprabhu não é ninguém mais do que a combinação de Sri Sri Radha Krsna
Rasaraja (Krsna) Mahabhava (Radha) Sri Gaurasundara Ki Jaya !!!
E por quê Sri Krsna Caitanya Mahaprabhu é esta combinação? Próximo ponto explica porque.
3 - PORQUE SRI CAITANYA APARECE. 3 DESEJOS PESSOAIS E 2 DESEJOS PARA O MUNDO
1 - A primeira razão interna é Krsna querer ficar na posição de Srimati Radharani.
Krsna é a morada de todos os humores transcendentais, é completamente extático, pleno de verdade transcendental. Mas o amor de Radha enloquece Krsna. Radha faz do impossível, possível.
2 - A segunda razão interna é Krsna querer experimentar a atracção que Srimati Radharani sente pela doçura de Krsna.
3 - A terceira razão interna é experimentar o êxtase e bem aventurança de Srimati Radharani (Maha Bhava). E isto é um facto, visto que somente Sri Caitanya é capaz de manifestar extases corpóreos que mais ninguém consegue.
4 - Uma razão externa foi porque Sri Advaita Acarya vendo a condição de Kali Yuga, pediu que o Senhor se manifestasse.
5 - E a outra razão externa foi para propagar o cantar dos Santos Nomes no humor de Vraja, Vrndavana, o Sadhana para a Era de Kali.
Como é o amor de Radha por Mim? Como é a Minha doçura, e como Radha está absorta nisto?
4 - MISSÃO
sri-caitanya-mano-'bhistam sthapitam yena bhu-tale svayam rupah kada mahyam dadati sva-padantikam
(Prema-bhakti-candrika 2)
"Quando Srila Rupa Gosvami, que estabeleceu neste mundo material a missão para satisfazer o desejo do Senhor Caitanya, nos dará refúgio sob seus pés de lótus?"
namo maha-vadanyaya krsna-prema-pradaya te krsnaya krsna-caitanya-namne gaura-tvise namah
(CC Madhya 19.53)
"Ofereçamos nossas respeitosas reverências a Gauranga Mahaprabhu, a encarnação mais misericordiosa. Nenhum avatara é mais misericordioso do que Mahaprabhu. Ele é o próprio Krsna que aparece como Sri Krsna Caitanya Mahaprabhu. Assume a compleição dourada de Srimati Radharani, e distribui amplamente o que mais ninguém havia dado - o amor puro por Krsna."
Antes de Sri Caitanya, já havia sido dada a adoração a outras formas do Senhor Narayana, Visnu, Ramacandra, Nrsimha, etc.
É o mais misericordioso porque veio dar Krsna-prema, amor a VRAJENDRA NANDANA KRSNA !!!
Veio trazer e propagar Bhakti Yoga em Madhurya Rasa !!!
Na "Ciência da Auto Realização", Srila Prabhupada diz:
"Sri Caitanya Mahaprabhu informa-nos que se pode inclusive ter um compromisso sexual com o Senhor. Esta informação é a contribuição singular de Caitanya Mahaprabhu.
Neste mundo material, o compromisso sexual considera-se como o maior de todos, o maior prazer, ainda que exista de um modo pervertido. No entanto, ninguém havia concebido que poderia haver o emprego da sexualidade no mundo espiritual.
Não há uma única citação teológica deste tipo em nenhuma parte do mundo. Esta informação é dada pela primeira vez por Caitanya Mahaprabhu; pode-se ter a Suprema Personalidade de Deus como esposo, como amante.
Caitanya Mahaprabhu diz não somente que Deus tem uma forma, mas que também tem vida sexual. Esta é a maior contribuição de Caitanya Mahaprabhu."
Bhakti Yoga em Madhurya Rasa. Esta é a novidade trazida por Caitanya Mahaprabhu, A GRANDE NOVIDADE !!!
Citações a seguir extremamente importantes. E aqui enfatizo extremamente importantes para compreender a missão de Sri Caitanya ao propagar o Santo Nome.
Sri Caitanya Caritamrta Adi 3.15
sakala jagate more kare vidhi-bhakti
vidhi-bhaktye vraja-bhava paite nahi sakti
"Em todo o mundo as pessoas adoram-Me de acordo com preceitos das escrituras. Mas simplesmente por seguir estes princípios reguladores não se pode atingir os sentimentos amorosos dos devotos em Vrajabhumi."
Sri Caitanya Caritamrta Adi 3.16
aisvarya-jnanete saba jagat misrita
aisvarya-sithila-preme nahi mora prita
"Conhecendo Minhas opulências, o mundo inteiro olha para Mim com admiração e veneração. Mas não fico atraido pela devoção debilitada por tal reverência."
Significado por Srila Prabhupada
"Depois de Sua aparição, o Senhor Krsna pensou que não havia distribuído as relações pessoais transcendentais com Seus devotos em dasya, sakhya, vatsalya e madhurya .
Não se pode compreender os relacionamentos do Senhor em Vrindavana simplesmente executando os princípios reguladores ritualísticos mencionados nas escrituras. Seguindo preceitos das escrituras pode-se melhorar o seu apreço as glórias do Senhor, mas não há nenhuma chance de alguém desenvolver uma relação pessoal com Ele.
Dar muita atenção para entender as exaltadas glórias do Senhor reduz a chance de alguém entrar em assuntos amorosos pessoais com o Senhor. Para ensinar os princípios de tais relacionamentos amorosos, o Senhor decidiu aparecer como o Senhor Caitanya."
Śrī Kṛṣṇa Caitanya Mahāprabhu no Śrī Caitanya-caritāmṛta, Antya-līlā 7.24:
tāte prema-bhakti--'puruṣārtha-śiromaṇi'
"Prema Bhakti é a meta mais elevada da vida."
rāga-mārge prema-bhakti 'sarvādhika' jāni
"A forma de Prema que é alcançada através de Raganuga Bhakti é a mais alta perfeição para os seguidores de Sri Caitanya."
Srila Prabhupada - CC Adi 3.20:
"Quando o Senhor aceitou a encarnação de Kali Yuga para espalhar as glórias de cantar Hare Kṛṣṇa - o sistema de adoração recomendado nesta era - Ele também distribuiu o processo de serviço devocional realizado na plataforma de amor espontâneo transcendental (Rāgānugā Bhakti)."
(CC Adi 4.15-16)
prema-rasa-niryasa karite asvadana
raga-marga bhakti loke karite pracarana
rasika-sekhara krsna parama-karuna
ei dui haite icchara udgama
"O desejo do Senhor Krsna de aparecer, surgiu a partir de duas razões: 1 - Krsna queria saborear as doçuras do amor de Deus (Prema Rasa) e
2 - queria espalhar o serviço devocional no mundo, na plataforma da atração espontânea (Raganuga Bhakti). Então, Krsna é conhecido como o supremamente jubilante e o mais misericordioso de todos."
No significado deste último verso Prabhupada explica:
"O Senhor Sri Krsna quer que todas as almas condicionadas saibam que Ele é mais atraído por Raga Bhakti do que por Vidhi Bhakti (serviço devocional sob regulação)."
Então a missão do Senhor Caitanya é muito clara.
Propagar o cantar do Maha Mantra em todas as vilas e aldeias no humor de Vraja em Raga Marga.
Esta é a missão do Senhor Caitanya.
5 - ENSINAMENTOS - SIKSASTAKAM
O Siksastakam são os únicos escritos de Sri Caitanya Mahaprabhu.
Obviamente Ele instruiu Seus seguidores a escreverem livros para o benefício de todos os seres humanos.
O Senhor Caitanya escreveu o Siksastakam no final dos Seus passatempos manifestos, quando estava em Divyonmada Mahabhava, a divina loucura de Srimati Radhika.
Nos oito Slokas são explicados as três formas de Bhakti: Sadhana-bhakti (1 - 4 e 5), Bhava-bhakti (5,6) e Prema-bhakti (7-8).
Siksa - instrucções.
Astakam - oito.
Portanto, o Sri Sri Siksastakam é a essência dos Vedas. É a essência de todas as instrucções. É a essência de tudo. Tudo esta contido no Sri Sri Siksastakam.
1 - Sadhana de Harinama Sankirtana - Sadhana-bhakti
ceto-darpaṇa-mārjanaṁ bhava-mahā-dāvāgni-nirvāpaṇaṁ śreyaḥ-kairava-candrikā-vitaraṇaṁ vidyā-vadhū-jīvanam ānandāmbudhi-vardhanaṁ prati-padaṁ pūrṇāmṛtāsvādanaṁ sarvātma-snapanaṁ paraṁ vijayate śrī-kṛṣṇa-saṇkīrtanam ॥1॥
Glórias ao Sri-krsna-sankirtana, que remove do coração toda a poeira acumulada por anos e extingue o fogo da vida condicionada de repetidos nascimentos e mortes. Este movimento de Sankirtana é a principal bênção para toda a humanidade em geral porque espalha os raios da lua da bênção. É a vida de todo o conhecimento transcendental. Ele aumenta o oceano de êxtase transcendental, e nos capacita a saborear completamente o néctar pelo qual sempre ansiamos.
Hare Krsna Hare Krsna Krsna Krsna Hare Hare
Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare
Vijayate - Vitória !!!
No começo do Srimad-Bhagavatam, pergunta-se que processo poderia incluir todos, inclusive quem vive pouco (prayenalpa), quem é preguiçoso (manda), pouco inteligente (sumanda-mata), pobre (manda-bhagya) e com problemas mentais (upadrutaha).
Se o processo fosse meditar ou estudar toda a literatura védica, pessoas que vivem pouco ou são pouco inteligentes seriam excluídas, pois o estudo de sânscrito e de toda a literatura sânscrita, a fundo, leva mais do que vivemos, e o mesmo para meditação, cuja perfeição, lemos nas escrituras, vem para pessoas que meditaram por 1.000 ou 10.000 anos, em geral.
Se o processo universal fosse peregrinar ou construir templos ou fazer cerimônias de fogo dispendiosas, isso excluiria os pobres, por motivos óbvios.
A resposta é kirtana, o cantar do santo nome de Deus e a glorificação a Deus. Não há custos, não é preciso saber sânscrito, pode-se atingir a perfeição no curso de uma vida, não exige esforço físico nem grande poder intelectual.
2 - Inabilidade para o cantar - Sadhana-bhakti
nāmnām akāri bahudhā nija-sarva-śaktis tatrārpitā niyamitaḥ smaraṇe na kālaḥ etādṛśī tava kṛpā bhagavan mamāpi durdaivam īdṛśam ihājani nānurāgaḥ ॥2॥
Ó meu Senhor, somente Teu santo nome pode conceder todas as bênçãos aos seres vivos, e, por isso, possuis centenas e milhões de nomes, como Krishna e Govinda. Nestes nomes transcendentais, aplicaste todas as Tuas potências transcendentais. Nem mesmo há regras rígidas e severas para cantar estes nomes. Ó meu Senhor, por bondade, facilmente nos possibilitas aproximarmo-nos de Ti por meio de Teus santos nomes, mas, desventurado como sou, não sinto atração por eles.
3 - Humor apropriado para o cantar - Sadhana-bhakti
tṛṇād api sunīcena
taror api sahiṣṇunā
amāninā mānadena
kīrtanīyaḥ sadā hariḥ ॥3॥
O santo nome do Senhor deve ser cantado em um estado de espírito humilde, considerando-se inferior à palha na rua; deve-se ser mais tolerante do que uma árvore, destituído de todo sentido de falso prestígio, e deve-se estar pronto para oferecer todo respeito aos outros. Em tal estado de espírito, o santo nome do Senhor pode ser cantado constantemente.
4 - Eliminar actividades indesejáveis - Sadhana-bhakti.
na dhanaṁ na janaṁ na sundarīṁ
kavitāṁ vā jagad-īśa kāmaye
mama janmani janmanīśvare
bhavatād bhaktir ahaitukī tvayi ॥4॥
Ó Senhor todo-poderoso, não tenho o desejo de acumular riquezas, tampouco desejo belas mulheres, nem quero um grande número de seguidores. Tudo o que desejo é o Teu serviço devocional imotivado, nascimento após nascimento.
5 - O conhecimento que somos eternamente servos - Sadhana-bhakti e começa Bhava-bhakti. Radharani está a falar.
ayi nanda-tanuja kiṅkaraṁ
patitaṁ māṁ viṣame bhavāmbudhau
kṛpayā tava pāda-paṅkaja-
sthita-dhūlī-sadṛśaṁ vicintaya ॥5॥
Ó Krsna, filho de Maharaja Nanda, sou Teu servo eterno, porém, de alguma forma caí no oceano de nascimentos e mortes. Por favor, retira-me deste oceano de mortes e coloca-me como uma partícula de poeira a Teus pés de lótus.
Servo eterno !!! EM QUAL RASA !!!
É preciso especificar um relacionamento (Rasa) com Krsna. Um devoto alcança na fase perfeita o que cultivou na fase de Sadhana. Fruta verde e fruta madura !!! Se não cultiva nada, não alcança nada !!!
Śrīman Mahāprabhu diz: “Ayi Nanda-tanuja! Caí no oceano terrível da existência material!
Ayi é a palavra que uma pessoa do sexo feminino geralmente usa ao se dirigir a alguém. Quando um homem se dirige a alguém, é suposto ser "He Nanda-tanuja!"
A partir disso, podemos entender que Sri Gauranga Mahaprabhu aceitou humildemente o humor de Sri Radha.
Nos passatempos de Sri Gauranga Mahaprabhu, um fluxo ininterrupto de Radha-bhava flui mesmo quando Ele está a ouvir outros passatempos.
No Caitanya Bhagavata, por exemplo, é dito que Ele estava ouvindo repetidamente as histórias sobre Dhruva Maharaja e Prahlada Maharaja do Bhagavatam:
“Uma e outra vez o Senhor ouviu atentamente as histórias sobre Dhruva e Prahlada que foram lidas a ele por Gadadhara Pandita do Srimad Bhagavatam. Quando o Senhor sentou-se diante de Gadadhara, Ele manifestou muitos humores de amor por Krsna.”
Quando Mahaprabhu ouviu o quão ansiosamente Dhruva estava clamando por Sri Hari, lembrou-se do amor apaixonado de Sri Radha por Sri Krsna.
Ao ouvir como Prahlada se tornou vitorioso sobre os demônios que o torturavam, e como o veneno que lhe administravam tinha gosto de néctar, Mahaprabhu, aceitando os sentimentos de Sri Radha, pensou: “Eu também parei de servir Krsna de tantas maneiras - por minha sogra, por minha cunhada, por tradições locais, por tradições familiares, em casa e na floresta, e Eu tive que superar estes obstáculos. Também devo considerar o veneno da difamação de uma dona de casa casta tão delicioso quanto o néctar!"
Mahāprabhu aceita o humor de um devoto neófito no humor de Sri Radha.
6 - Ansiando a perfeição (ao desejar a perfeição o devoto(a) poderá servir melhor ao Senhor) -
nayanaṁ galad-aśru-dhārayā
vadanaṁ gadgada-ruddhayā girā
pulakair nicitaṁ vapuḥ kadā
tava nāma-grahaṇe bhaviṣyati ॥6॥
Ó meu Senhor, quando meus olhos se decorarão de lágrimas de amor, fluindo constantemente ao cantar Teu santo nome? Quando minha voz se embargará, e quando os pelos de meu corpo se arrepiarão com a recitação do Teu nome?
O devoto já especificou um relacionamento, e agora almeja alcançar a perfeição neste relacionamento.
7 - Vipralambha (aspecto muito importante dado por Sri Caitanya. Somente com um forte sentimento de separação é que poderá ocorrer união) - Prema-bhakti. Já teve Darsana de Krsna. E quando Ele se afasta ocorre Vipralambha.
yugāyitaṁ nimeṣeṇa
cakṣuṣā prāvṛṣāyitam
śūnyāyitaṁ jagat sarvaṁ
govinda-viraheṇa me ॥7॥
Ó Govinda! Sentindo Tua separação, considero um momento como se fosse doze anos ou mais. Lágrimas fluem de meus olhos como torrentes de chuva, e sinto que o mundo está vazio com Tua ausência.
8 - Incondicionalidade (o Senhor Caitanya mostra o verdadeiro amor à Deus - é incondicional) Prema-bhakti.
āśliṣya vā pāda-ratāṁ pinaṣṭu mām
adarśanān marma-hatām-hatāṁ karotu vā
yathā tathā vā vidadhātu lampaṭo
mat-prāṇa-nāthas tu sa eva nāparaḥ ॥8॥
Não conheço ninguém excepto Krsna como meu Senhor, e Ele assim permanecerá mesmo que me trate asperamente com Seu abraço ou despedace meu coração por não ficar presente diante de mim. Ele é completamente livre para tomar toda e qualquer atitude, pois Ele é sempre meu Senhor adorável, incondicionalmente.
prabhura 'śikṣāṣṭaka'-śloka yei paḍe, śune
kṛṣṇe prema-bhakti tāra bāḍe dine-dine |
prabhura — of Śrī Caitanya Mahāprabhu; śikṣā-aṣṭaka — of the eight instructions; śloka — the verses; yei — anyone who; paḍe — recites; śune — or hears; kṛṣṇe — unto Lord Kṛṣṇa; prema-bhakti — ecstatic love and devotion; tāra — his; bāḍe — increases; dine-dine — day after day.
Se alguém recita ou ouve estes oito versos instrutivos de Śrī Caitanya Mahāprabhu, seu amor extático e sua devoção por Kṛṣṇa aumentam dia após dia. (CC. Antya 20.65)
Assim o Maha Mantra acompanha o praticante em todas as fases de Bhakti. Primeiro como Nama Aparadha, depois como Namabhasa e por fim como Suddha Nama.
6 - COMO PODEMOS SATISFAZER SRI CAITANYA
Aniversário dar uma prenda. Qual? A que deixe mais feliz.
Para deixar Sri Caitanya satisfeito, externamente propaga o cantar do Santos Nomes em todas as vilas e aldeias.
Internamente ajuda Sri Caitanya, que está no humor de Radha, a lembrar-se de Krsna.
É como as Manjaris, quando estão a servir Viharini Radha. Além de banharem, vestirem e decorarem Radha, estão a todo momento lembrando-Lhe de Krsna para mitigar a dor da separação.
Por exemplo em Jagannatha Puri:
Mahāprabhu passa Suas noites a saborear o significado das orações Śikṣāṣṭaka na companhia de Svarūpa Dāmodara Gosvāmī e Rāmānanda Rāya que recitam versos do Gīta-govinda de Jayadeva Gosvāmī, do Śrīmad-Bhāgavatam, do Jagannātha-vallabha-nāṭaka de Śrī Rāmānanda Rāya ou o Kṛṣṇa-karṇāmṛta de Bilvamaṅgala Ṭhākura.
Mas não só em Jagannatha Puri, nos passatempos eternos de Radha Krsna Asta Kaliya Lila e
Gauranga Asta Kaliya Lila
Exemplo:
Em Vraja, Sri Radha e Suas Sakhis preparam doces, banham-se, vestem-se, enfeitam-se e ouvem Hiranyangi sobre como Sri Krsna está a aproximar-se no Seu Uttara Gostha (voltando dos prados com a vacas). Isto deixa-as muito ansiosas para ver Sri Krsna.
Em Sri Navadvipa, Sriman Mahaprabhu atinge Bhava Santi (retoma a consciência externa). Senta-se no Candrasala (varanda no topo de um edifício) e Svarupa Damodara Gosvami canta canções da beleza de Sri Radha quando Ela contempla o Uttara Gostha. Ao ouvir estas canções, Mahaprabhu e todos os Seus associados absorvem-se em Bhava em seus Siddha-svarupas.
E assim para todos os passatempos ao longo do dia, Svarupa Damodara canta canções para mitigar a separação de Sri Caitanya.
Deixar Sri Caitanya satisfeito, externamente por propagar o Santo Nome e internamente por oferecer orações dos passatempos de Sri Sri Radha Krsna.
7 - UMA KALI YUGA ESPECIAL
"Em toda Kali Yuga, o Senhor Caitanya aparece para propagar o Yuga Dharma do Hari-Nama-Sankirtana.
Esta função religiosa é executada meramente por um Amsa-Avatar do Senhor.
Um Kalpa é um dia de Brahma, e um dia de Brahma consiste em mil ciclos de quatro Yugas, ou eras:mil Satya Yugas, mil Treta Yugas, mil Dvapara Yugas e mil Kali Yugas.
Falta de respeito não aceitar !!!
Somente uma vez no dia de Brahma uma manifestação plena de Sri Caitanya aparece neste mundo material.
Bhagavad Gita !!!
No Cc. Adi 3.26:
yuga-dharma-pravartana-haya amsa haite
ama vina anye nare vraja-prema dite
"Minhas (Amsas) porções plenárias podem estabelecer os princípios da religião para cada era. Mas ninguém além de Mim, pode dar Vraja Prema, o tipo de serviço amoroso dos residentes de Vraja."
Quando o Senhor Krsna aparece em Kali Yuga somente para propagar o Yuga Dharma, Ele é conhecido como Gaura Narayana. Nesta forma, o Senhor Caitanya como Gaura Narayana, não distribui Vraja Prema ou Manjari Bhava.
Portanto, a Kali Yuga na qual estamos é muito especial, porque Svayam Bhagavam Sri Krsna Caitanya Mahaprabhu, não somente propaga o Yuga Dharma como também mostra o padrão mais elevado de serviço devocional (Raga Marga), o que não acontece em outras Kali Yugas.
Nós somos muito afortunados em nascermos especificamente nesta Kali Yuga, aonde Svayam Bhagavam Sri Krsna uniu-se com a compleição corpórea (Dyuti) e sentimento (Bhava) de Srimati Radharani para aparecer na Sua forma mais misericordiosa como Rasaraja Mahabhava Sri Gaurasundara.
Diferente dos muitos Senhores Caitanya que apareceram em Kali Yugas prévias, Mahaprabhu está livremente dando o mais raro presente que se pode obter, Radha Krsna Prema-Bhakti.
Que nós possamos realizar nossa boa fortuna por vivermos um pouco após do mais misericordioso Avatar Dourado. Sinceramente rendamo-nos a Ele.
E puramente cantemos o Yugala Mantra para obter Vraja Prema:
Hare Krsna Hare Krsna Krsna Krsna Hare Hare
Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare
8 - INCUMBÊNCIAS
1 - Sri Ramananda Raya através de Rupa Gosvami a responsabilidade de ilustrar elaboradamente Rasa-tattva. Śrīla Rūpa Gosvāmī, nas suas obras, ficou incumbido de tratar extensivamente acerca de Rasa-tattva. No entanto, Śrīla Rūpa Gosvāmī não explicou como Rasa ocorre no serviço prático.
Śrī Svarūpa Dāmodara foi quem ficou com a incumbência de mostrar como Rasa ocorre no serviço prático.
Por sua vez Śrī Svarūpa Dāmodara executou esta ordem através de Śrīla Raghunātha Dāsa Gosvāmī e de Śrī Vakreśvara Gosvāmī.
Śrīla Raghunātha Dāsa Gosvāmī mostra nas suas obras todos os serviços oferecidos por um Rāgānugā-sādhana Bhakta.
Já Śrī Vakreśvara Gosvāmī oferece um manual (Paddhati) que mostra passo a passo, metódica e sistematicamente todos os procedimentos de Rāgānugā-sādhana-bhakti. Em sucessão, Śrī Vakreśvara Gosvāmī passa este manual para Śrī Gopāla-guru Gosvāmī que passa para Śrīpāda Dhyānacandra Gosvāmī.
2 - Sanatana Gosvami - Gopala Bhatta, regras para adoração a Deidade, festivais, cerimônias, Samskaras. Hari Bhakti Vilasa e Sat Kriya Sara Dipika. Tendo como meta Raga Bhakti. Brhad Bhagavatamrta. Gopa Kumara. Radha Ramana.
3 - Sarvabhauma Bhattacarya - Jiva Gosvami,
as verdades filosóficas sobre a realidade absoluta (Tattva). Madhusudana Vacaspati, o discípulo de Sarvabhauma Bhattacharya. Sob Vacaspati, Jiva dominou os seis sistemas da filosofia indiana conhecidos como Sad Darsana. Jiva Gosvami depois escreveu os Sandharbhas. O maior de todos os filósofos Vaisnavas.
4 - Raghunatha Bhatta, propagar o Bhagavatam.
5 - Prabhodhananda Sarasvati, foi-lhe confiada a responsabilidade de informar o mundo que a maior conquista é cultivar um apego amoroso por vraja-rasa.
6 - Seguidores da Bengala, compor e propagar
um modo especial de rasa-kirtana.
7 - Sri Nityananda Prabhu, Sri Advaita Prabhu espalhar glórias de Sri Nama.
CONCLUSÃO
bhaja gaurāṅga kaha gaurāṅga laha gaurāṅgera nāma re
je jan gaurāṅga bhaje, sei (hoy) āmāra prāṇa re
"Adore o Senhor Gauranga! Cante o nome de Gauranga! Fale apenas sobre Gauranga! Quem adora Gauranga é realmente minha vida e alma."
gaurāṅga boliyā du’ bāhu tuliyā nāciyā nāciyā beḍāo re
"Por cantar Gauranga, saia e dance com os braços erguidos."
gāurāṅga bhajile gaurāṅga japile hoy duḥkhera abasāna re
"Ao cantar Gauranga e adorá-Lo, as misérias terminarão."
Por adorar Gaura Lila, duas coisas importantes acontecem.
1 - O Senhor Caitanya, o Senhor Nityananda, o Panca Tattva, são todos muito misericordiosos e não levam em consideração ofensas. Podemos assima avançar rapidamente.
2 - Aproximamo-nos de Krsna Lila. Porque o Senhor Caitanya está sempre absorto em Vraja Lila.
Mas e as outras Lilas?
Pontualmente o Senhor Caitanya mostra outras Lilas.
Ele mostra a Forma Universal para Advaita Acarya, mas somente para mostrar num momemto específico Sua divindade suprema.
Ele mostra Sad Bhuja (seis braços - Rama, Krsna e Caitanya) para Nityananda Prabhu no primeiro Vyasa Puja, também somente para mostrar num momemto específico Sua divindade suprema.
Ele mostra Sad Bhuja para Sarvabhauma Battacarya e Prataparudra Maharaja, outra vez, somente para mostrar num momemto específico Sua divindade suprema.
Ele mostra Sua forma de Nrsimhadeva para Srivasa Pandita, novamente, só para mostrar num momemto específico Sua divindade suprema.
Porém, o humor constante e básico de Sri Krsna Caitanya Mahaprabhu é Radha Bhava. Vrndavana, especificamente em Madhurya.
E assim, Gaudiyas mesmo quando ouvem outras Lilas, conectam tais descrições a Vrndavana.
Por exemplo: A devoção de Prahlada a Nrsimhadeva é incrivelmente intensa. Que eu possa ter a mesma devoção por Sri Sri Radha Krsna.
Isto tudo é Gaura-tattva.
Os ensinamentos de Sri Caitanya de forma condensada - Caitanya-matta-manjusa de Śrīla Viśvanātha Cakravartī Ṭhākura:
ārādhyo bhagavān vrajeśa-tanayas tad-dhāma vṛndāvanam ramyā kācid upāsanā vraja-vadhū-vargeṇa yā-kalpitā śrīmad bhāgavatam pramāṇaṁ amalaṁ prema pum-artho mahān śrī-caitanya mahaprabhor mataṁ idaṁ tatradaraḥ na paraḥ
"É a opinião conclusiva do Senhor Caitanya que (1) Sri Krsna, que é Vrajendra-nandana, é a Personalidade Suprema , a Deidade mais adorável; (2) Vrndavana-dhama, que é uma expansão de Krsna e não é diferente dEle, é a morada mais adorável; (3) as Gopis são o exemplo mais alto da adoração a Sri Krsna; (4) o Srimad Bhagavatam é a evidência impecável para conhecer a verdade absoluta; (5) Krsna-prema é o quinto e mais elevado objectivo da vida. Estes são os ensinamentos de Sri Caitanya de foma condensada."
Gaura-pūrṇimā 2020 !!!
This one verse all should memorize, meditate and realize.
The entire Gauḍīya Siddhānta in a nutshell:
ārādhyo bhagavān vrajeśa-tanayas tad-dhāma vṛṇdāvanaṁ ramyā kācid upāsanā vraja-vadhū-vargeṇā yā kalpitā śrīmad-bhāgavataṁ pramāṇam amalaṁ premā pum-artho mahān śrī-caitanya-mahāprabhor matam idaṁ tatrādaro naḥ paraḥ
“(1) Our worshipable form of Bhagavān is Vrajendra-nandana Śrī Kṛṣṇa.
(2) In the same way that He is worshipful, so is His transcendental abode, Śrī Vṛndāvana Dhāma.
(3) Our [the upasakas] way to attain perfection [upāsanā] is to follow the delightful method of worship done by the newlywed gopīs of Vraja (vraja-vadhū).
(4) Our main scripture is the Śrīmad Bhāgavatam, the spotless authority on Kṛṣṇa-bhakti.
(5) The highest goal of human life is Kṛṣṇa-prema, pure love of Vrajendra-nandana Śrī Kṛṣṇa.
These 5 are the transcendental tenets of Śrī Caitanya Mahāprabhu, and thus deserve our highest respect, love and care.”
(Śrīnātha Cakravartī, disciple of Śrī Advaita Prabhu and Guru of Kavi Karṇapūra)
Gaura-pūrṇimā 2020 !!!
This one verse all should memorize, meditate and realize.
The entire Gauḍīya Siddhānta in a nutshell:
ārādhyo bhagavān vrajeśa-tanayas tad-dhāma vṛṇdāvanaṁ ramyā kācid upāsanā vraja-vadhū-vargeṇā yā kalpitā śrīmad-bhāgavataṁ pramāṇam amalaṁ premā pum-artho mahān śrī-caitanya-mahāprabhor matam idaṁ tatrādaro naḥ paraḥ
“(1) Our worshipable form of Bhagavān is Vrajendra-nandana Śrī Kṛṣṇa.
(2) In the same way that He is worshipful, so is His transcendental abode, Śrī Vṛndāvana Dhāma.
(3) Our [the upasakas] way to attain perfection [upāsanā] is to follow the delightful method of worship done by the newlywed gopīs of Vraja (vraja-vadhū).
(4) Our main scripture is the Śrīmad Bhāgavatam, the spotless authority on Kṛṣṇa-bhakti.
(5) The highest goal of human life is Kṛṣṇa-prema, pure love of Vrajendra-nandana Śrī Kṛṣṇa.
These 5 are the transcendental tenets of Śrī Caitanya Mahāprabhu, and thus deserve our highest respect, love and care.”
(Śrīnātha Cakravartī, disciple of Śrī Advaita Prabhu and Guru of Kavi Karṇapūra)