domingo, 2 de fevereiro de 2020

Aula Sri Advaita Acarya 2020


Transcrição da aula de SRI ADVAITA ACARYA no Mantra Yoga Lounge em Lisboa (01/02/2020):           
om ajnana-timirandhasya jnananjana-salakaya caksur unmilitam yena tasmai sri-gurave namah

Estavamos na mais escura região da ignorância e nossos mestres espirituais abriram nossos olhos com o archote do conhecimento. A eles ofereçamos nossas mais humildes e respeitosas reverências.

jaya jaya sri-caitanya jaya nityananda
jayadvaitacandra jaya gaura-bhakta-vrnda

Todas as glórias a Sri Caitanya Mahaprabhu, todas as glórias a Sri Nityananda Prabhu. Todas as glórias a Sri Advaitacandra. Todas as glórias a todos os devotos de Sri Gauranga.

jaya sri krsna caitanya, prabhu nityananda sri advaita gadadhara srivasadi gaura bhakta vrinda

Hare Krsna Hare Krsna Krsna Krsna Hare Hare
Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare

1 - NRSIMHA SILA 

pañca-tattvātmakaṁ kṛṣṇaṁ
bhakta-rūpa-svarūpakam
bhaktāvatāraṁ bhaktākhyaṁ
namāmi bhakta-śaktikam

"Deixe-me oferecer minhas reverências ao Senhor Sri Krsna, que se manifestou em cinco como devoto, expansão de devoto, encarnação de devoto, devoto puro e energia devocional."

O Senhor Caitanya é sempre acompanhado por Sua expansão plenária Sri Nityananda Prabhu, Sua encarnação Sri Advaita Prabhu, Sua potência interna Sri Gadadhara e Sua potência marginal Srivasa.

CC Ādi 6.35

yāṅra dvārā kaila prabhu kīrtana pracāra
yāṅra dvārā kaila prabhu jagat nistāra  

"É através Dele [Advaita Ācārya] que o Senhor Caitanya espalhou o movimento de Saṅkīrtana e é através Dele que Ele liberou o mundo todo."

Santipur muito importante.

Nrsimha Sila.

Madhavendra Puri iniciou Advaita Acarya (Madhurya).

Madhavendra Puri introduziu Madhurya Rasa na Madhva Sampradaya. Todos os membros do Panca Tattva estão ligados a Madhavendra Puri.

Caitanya, Advaita, Nityananda planos de propagação.
Madhavendra Puri

Haridasa Thakura foi iniciado por Advaita Acarya.

Festival.

Prabhupada orava em Santipur.

2 - AVATARAS NO HUMOR DE DEVOTO

Advaita Acarya humor de devoto.

Porquê?

"Quando uma encarnação desiste do entendimento de Sua divindade e desempenha o papel de servo, desfruta de um gosto maior de doçuras transcendentais do que quando desempenha o papel de Personalidade Suprema." (Srila Prabhupada)

CC Ādi 6.100 

"A posição de ser um devoto é mais alta que a da igualdade com o Senhor Kṛṣṇa, pois os devotos são mais queridos pelo Senhor Kṛṣṇa do que o Seu próprio eu."

CC Ādi 6.101 

"O Senhor Kṛṣṇa considera Seus devotos maiores que Ele mesmo. Neste sentido, as escrituras fornecem uma abundância de evidências."

CC Ādi 6.103

kṛṣṇa-sāmye nahe tāṅra mādhuryāsvādana
bhakta-bhāve kare tāṅra mādhurya carvaṇa

"A doçura do Senhor Kṛṣṇa não poderá ser provada por aqueles que se consideram iguais a Kṛṣṇa. Poderá ser provada apenas pelo sentimento de servidão."

CC Ādi 6.105-106

bhakta-bhāva aṅgīkari 'balarāma, lakṣmaṇa
advaita, nityānanda, śeṣa, saṅkarṣaṇa

kṛṣṇera mādhurya-rasāmṛta kare pāna
sei sukhe matta, kichu nahi jana āna

"Baladeva, Lakṣmaṇa, Advaita Ācārya, Senhor Nityānanda, Senhor Śeṣa e Senhor Saṅkarṣaṇa provam as doçuras néctaras da bem-aventurança transcendental do Senhor Kṛṣṇa por reconhecerem-se como Seus devotos e servos. Todos estão loucos com esta felicidade e não conhecem mais nada além disso."

CC Ādi 6.107 

"O que falar dos outros, até o próprio Senhor Kṛṣṇa fica com desejo de provar Sua própria doçura."

CC Ādi 6.108 

"Ele tenta provar Sua própria doçura, mas não pode fazê-lo sem aceitar as emoções de um devoto."

CC Ādi 6.109 

"Portanto, o Senhor Kṛṣṇa aceitou a posição de um devoto e desceu na forma do Senhor Caitanya, que é completo em todos os aspectos."

CC Ādi 6.111

avatāra-gaṇera bhakta-bhāve adhikāra
bhakta-bhāva haite adhika sukha nāhi āra

"Todas estas encarnações estão no humor de um devoto. Não há felicidade maior do que esta."

CC Ādi 6.116

ācārya-caraṇe mora koṭi namaskāra

"Ofereço minhas reverências dez milhões de vezes aos pés de lótus de Śrī Advaita Ācārya."

Por não ser diferente de Hari, o Senhor Supremo, ele é chamado Advaita e, por propagar o culto à devoção, é chamado Ācārya.

3 - SADASIVA

Quando Krsna deseja criar, Ele expande-se como Sankarsana, e com este desejo criativo, Sankarsana expande-se como Maha Visnu.

Maha Visnu deseja então criar, e este desejo toma a forma de uma luz que emana do espaço entre Suas sobrancelhas.

Desta luz manifesta-se Siva Linga (Advaita). Uma outra manifestação desta luz é Yoni.

A união e mistura de Yoni e Siva dá-se pelo desejo e olhar de Maha Visnu.

Ou em outras palavras, quando Pradhana (os ingredientes materiais não manifestos antes da criação) interage com os três modos da natureza material e com o tempo material (kala), esta manifestação ou interação é chamada de prakrti.

Advaita Acarya que é Sadasiva desempenha um papel crucial nesta interacção.

Porquê?

Por que:

CC Ādi 6.20

"Na forma de Advaita, Ele infunde os ingredientes materiais com energia criativa. Portanto, Advaita é a causa original da criação."

CC Ādi 6.14-15 

"Assim como a energia externa consiste em duas partes - a causa eficiente [nimitta] e a causa material [upādāna], māyā sendo a causa eficiente e pradhāna (os ingredientes materiais não manifestos) a causa material - então o Senhor Viṣṇu, a Suprema Personalidade de Deus, assume duas formas de criar o mundo material com as causas eficientes e materiais."

CC Ādi 6.16 

"O próprio Senhor Viṣṇu é a causa [nimitta] eficiente do mundo material, e Nārāyaṇa na forma de Śrī Advaita é a causa material [upādāna]."

CC Ādi 6.17 

"O Senhor Viṣṇu, em Seu aspecto eficiente, olha sobre a energia material e Śrī Advaita, como causa material, cria o mundo material."

CC Ādi 6.18

"Embora a filosofia Sāṅkhya aceite que os ingredientes materiais sejam a causa, a criação do mundo nunca surge de matéria morta."

CC Ādi 6.19 

"O Senhor infunde os ingredientes materiais com Sua própria potência criativa. Então, pelo poder do Senhor, a criação ocorre."

4 - MULTIDIMENSÃO DE FORMAS

Além de ser Sadasiva, Advaita Acarya é Rati Manjari e Visakha Sakhi.

Porquê?

Advaita, Nitai, seguem Caitanya na Sua missão. 

Qual missão?

Srila Prabhupada - CC Adi 3.20:

"Quando o Senhor aceitou a encarnação de Kali Yuga para espalhar as glórias de cantar Hare Kṛṣṇa - o sistema de adoração recomendado nesta era - Ele também distribuiu o processo de serviço devocional realizado na plataforma de amor espontâneo transcendental (Rāgānugā Bhakti)."

CC Ādi 4.15-16

Srila Krsna Dasa Kaviraja Gosvami: 

prema-rasa-niryāsa karite āsvādana
rāga-mārga bhakti loke karite pracāraṇa

rasika-śekhara kṛṣṇa parama-karuṇa
ei dui hetu haite icchāra udgama

"O desejo do Senhor Krsna de aparecer, surgiu a partir de duas razões: 

1 - Krsna queria saborear as doçuras do amor de Deus (Prema Rasa) e

2 - queria espalhar o serviço devocional no mundo, na plataforma da atração espontânea (Raga Marga Bhakti ou Raganuga Bhakti). Então, Krsna é conhecido como o supremamente jubilante e o mais misericordioso de todos."

No final do Śrī Caitanya Candrodaya Nāṭaka de Śrīla Kavi Karṇapūra, Śrīman Mahāprabhu abençoou pessoalmente Sītānātha (Advaita Prabhu), dizendo:

(Śrī Caitanya Candrodaya Nāṭaka Acto X, 72)

“Ó Ācārya! Estou sempre absorto em Meus passatempos bem aventurados e nectáreos, residindo em Vṛndāvana, e darei a todos vocês corpos (espirituais) adequados para se juntarem a Mim (de acordo com seu próprio gosto) nestes passatempos de Vṛndāvana. Este é o único grande dever que devo cumprir rapidamente !!!”

(Śrī Caitanya Candrodaya Nāṭaka Acto X, 73)

“Aqueles de vocês cujos corações estão ligados a Mim nesta forma de Sri Caitanya Mahāprabhu, mesmo que suas Rasas sejam amizade ou servidão a Śrī Śrī Rādhā-Mādhava ou ao Senhor Dvārakādisa, ou se suas Rasas são amizade ou servidão a qualquer outra das Minhas outras encarnações, tornarei a todos Meus associados eternamente liberados em Goloka Vṛndāvana.”

"Aqueles ocupados no serviço a Nityananda Prabhu e Advaita Acarya geralmente tem relacionamentos em amor paternal, fraternal, de servidão e neutralidade. Quando tais devotos desenvolvem um grande apego a Sri Caitanya Mahaprabhu, eles também situam-se dentro do círculo íntimo de devotos em amor conjugal." 

(Srila Bhaktisidhanta Sarasvati Anubhasya CC Adi 7-17)

"Outros devotos puros, que estão mais ou menos ligados a Sri Nityananda Prabhu e Advaita Prabhu, são atraídos por outros relacionamentos transcendentais, como o afecto paternal, a amizade e a servidão. Quando tais devotos estão muito ligados às actividades do Senhor Caitanya, eles imediatamente tornam-se devotos confidenciais em amor conjugal com o Senhor Supremo." 

(Srila Prabhupada - Ensinamentos do Senhor Caitanya 17)

Então, a Sampradāya Vaiṣṇava Gauḍīya esta exclusivamente destinada a Madhurya Rasa? Não.

Então, nós temos espaço para outras Rasas no Vaiṣṇavismo Gauḍīya? Sim.

Existem outros associados de Gaurāṅga em outras Rasas? Sim.

Mas estes associados, embora estejam em outras Rasas e porque Śrī Caitanya está exclusivamente no humor conjugal de Radha, Madhurya, todos propagam especialmente Madhurya-bhāva.

O que os dois versos do Caitanya-candrodaya-nāṭaka citados acima se referem é que todos os associados de Gaurāṅga que não estão em Mādhurya-rasa desenvolverão uma alta consideração por Madhurya-Rasa, embora estejam situados em suas próprias posições devocionais como antes.

Ou seja, eles continuam em suas outras Rasas, mas propagam Madhurya-Rasa.

E também recebem um Mañjarī-svarūpa simultaneamente.

Śrī Nityānanda é Ananga Mañjari, Śrī Advaita é Rati Mañjari, Śrī Dhanañjaya é Madana Mañjarī ...

Na Sampradāya Vaiṣṇava Gauḍīya, Madhurya Rasa é PROEMINENTE !!!

Em relação ao Mañjarī-svarūpa de Śrī Advaita Ācārya:

Raghunātha dāsa Gosvāmī é discípulo de Yadunandanācārya, que por sua vez foi discípulo de Advaita Prabhu. Ele oferece homenagem a Yadunandanācārya no Vilāpa Kusumāñjali, verso 4. No verso 3, ele ora a Rati Mañjarī, que é naturalmente o Guru de seu Guru, porque a oração vem em um verso anterior.

Em relação a posição de Viśākhā de Śrī Advaita Ācārya:

Sobre Viśākhā - no verso 99 do Vilāpa Kusumāñjali Raghunatha Dāsa Gosvāmī ora a Viśākhā, observem que não há oração para Lalitā. Elas não são iguais para ele, porque Viśākhā é Advaita Prabhu, seu Parama Guru.

Em relação ao argumento de que não é possível participar em diferentes Lilas, a não ser que seja na mesma Rasa. 

Ou ainda, que não é possível participar numa mesma Lila com Svarupas em Rasas diferentes. 

NÃO procede !!!

Exemplo:

Kavi Karnapura identifica Advaita Prabhu com Sada Siva e então cita uma referência dos Puranas descrevendo o desejo de Sada Siva de saborear Sakhya Rasa e tornar-se um vaqueirinho.

Mas, então, também temos que Sada Siva quer saborear Madhurya Rasa como Gopisvara Mahadeva.

Alguns adendos as perguntas feitas:

1 - Como eu havia suposto, assim como Sri Caitanya "desapareceu" ao entrar na Deidade de Tota Gopinatha e Sri Nityananda "desapareceu" ao entrar na Deidade em Ekacakra, da mesma forma Sri Advaita "despareceu" ao entrar na Deidade de Madana Gopala em Santipur.

Sri Advaita entrou no Templo e as portas fecharam-se. Ninguém conseguia abrir as portas. Quando as portas finalmente abriram, Sri Advaita havia "desparecido". Sri Advaita foi absorvido pela Deidade de Madana Gopala, da qual Ele não é diferente "a-dvaita". 

Uma pessoa comum ao abandonar o corpo, teria seu corpo encontrado. Mas um corpo divino não está sujeito às leis da física e biologia.

2 - O Gaura Ganodesa Dipika explica que em Gaura Lila, Yogamaya é a espôsa de Sri Advaita, Sita Devi. 

Sita Devi é uma combinação de Yogamaya e Katyayani. Katyayani é uma forma de Durga. Mas representa Yogamaya.

Yogamaya é a energia de Krsna que faz com que Seus passatempos ocorram fluidamente.

Katyayani é Yogamaya, energia superior espiritual.

Durga é Mahamaya, energia inferior material.

3 - Em relação a luz que emana do espaço entre as sobrancelhas de Maha Visnu e que origina Sadasiva (Linga) e Yoni por favor, analisar os seguintes versos e significados do Brahma Samhita:

https://vedabase.io/en/library/bs/5/8/

https://vedabase.io/en/library/bs/5/10/

https://vedabase.io/en/library/bs/5/15/

Em relação a Paramatma e Sadasiva, por favor, analisar o seguinte verso do CC:

https://vedabase.io/en/library/cc/adi/6/21/ 

 SB 6.16.37

"De Kṛṣṇa, ou Govinda, vem Balarāma; de Balarāma vem Saṅkarṣaṇa; de Saṅkarṣaṇa, Nārāyaṇa; de Nārāyaṇa, o segundo Saṅkarṣaṇa; do segundo Saṅkarṣaṇa, Mahā-viṣṇu; de Mahā-viṣṇu, Garbhodakaśāyī Viṣṇu; e de Garbhodakaśāyī Viṣṇu, Kṣīrodakaśāyī Viṣṇu. Kṣīrodakaśāyī Viṣṇu controla todos os universos."

CC Adi 2.52

"Kāraṇodakaśāyī Viṣṇu é a Superalma dos universos coletivos, Garbhodakaśāyī Viṣṇu é a Superalma dos seres vivos coletivos, e Kṣīrodakaśāyī Viṣṇu é a Superalma de todas as entidades vivas individuais. Como todos eles são de alguma forma atraídos pelos assuntos da energia material, pode-se dizer que eles têm algum carinho por māyā. Mas a posição transcendental do próprio Śrī Kṛṣṇa não é levemente tingida por māyā."

Como Maha Visnu, Advaita Prabhu origina Garbhodakasayi Visnu.

Como Sada Siva, Advaita Prabhu interage com Maya. Mas embora interaja com Maya não é afetado por Maya. Assim como o Paramatma, que está dentro de cada átomo não é afetado pela matéria.

"Agora, a Superalma não é afetada pelas qualidades materiais, mas as almas individuais, elas são afetadas pelas qualidades materiais. Sattva-guṇa, rajo-guṇa, tamo-guṇa. Mas a Superalma está acima desses guṇas sempre. Antaḥ-praviṣṭa ābhāti vijñānena vijṛmbhitaḥ. Ele está sempre consciente." 

Palestra sobre SB 1.2.31 - Vrndavana, 10 de novembro de 1972