domingo, 11 de junho de 2017

Está claro?

Foto: Imagem de tela do filme Śrī Caitanya Mahāprabhu, 1954.

Muitos devotos fazem uma grande confusão sobre o termo "serviço espontâneo".

Às vezes, Śrīla Prabhupāda usa o termo "serviço espontâneo" para definir Rāgānugā-bhakti.

Sinônimo de espontâneo = uma relação natural entre aqueles que são iguais.

Antônimo de espontâneo = uma relação formal, reverencial entre aqueles que são inferior e superior.

E às vezes Śrīla Prabhupāda usa para definir como serviço com gosto, com apego.

Quando "serviço espontâneo=íntimo" é usado para definir Rāgānugā-bhakti, isso significa que o devoto adora Kṛṣṇa não porque o Śāstra impõe, mas porque ele deseja ir a Vṛndāvana para oferecer um serviço íntimo. O devoto faz isso porque ele deseja e não porque é imposto. O devoto faz uma escolha pessoal que não é imposta por nada nem por ninguém. É por isso que é "espontâneo=íntimo". Mas o devoto pode não ter um gosto ou apego intenso.

É por isso que Śrī Jīva Gosvāmī explica Rāgānugā ("serviço íntimo espontâneo") ... que não é espontâneo=com apego (Ajāta-ruci-rāgānugā).

E Rāgānugā ("serviço íntimo espontâneo") ... que é espontâneo=com apego (Jāta-ruci-rāgānuga).

Em outras palavras, Ajāta-ruci-rāgānugā significa que o devot@ está interessado no serviço "espontâneo=íntimo" de Vraja ... mas ele ainda não actua de forma "espontânea=com gosto e apego".

Está claro?

Photo: Screen shot of the film Śrī Caitanya Mahāprabhu, 1954.

Many devotees make a great confusion about the term "spontaneous service."

Sometimes Śrīla Prabhupāda uses the term "spontaneous service" to define Rāgānugā-bhakti and sometimes to define service with taste, with attachment.

When "spontaneous service" is used to define Rāgānugā-bhakti, it means that the devotee worships Kṛṣṇa not because the Śāstra imposes, but because he wishes to go to Vṛndāvana to provide an intimate service. The devotee does this because he desires and not because it is imposed. The devotee makes a personal choice that is not imposed by nothing nor by anyone. That is why it is "spontaneous." But the devotee may not have an intense taste or attachment.

This is why Śrī Jīva Gosvāmī explains Rāgānugā ("intimate spontaneous service") ... which is not spontaneous (Ajāta-ruci-rāgānugā).

And Rāgānugā ("intimate spontaneous service") ... which is spontaneous (Jāta-ruci-rāgānuga).

Clear?