Muitos devotos fazem uma grande confusão sobre o termo "serviço espontâneo".
1 - Às vezes, Śrīla Prabhupāda usa o termo "serviço espontâneo" para definir Rāgānugā-bhakti.
2 - E às vezes Śrīla Prabhupāda usa para definir como serviço com gosto.
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Quando "serviço espontâneo" é usado para definir Rāgānugā-bhakti, isto significa que o devoto adora Kṛṣṇa não porque o Śāstra impõe, mas porque ele deseja ir para Vṛndāvana para oferecer um serviço íntimo. O devoto faz isto porque ele deseja e não porque é imposto. O devoto faz uma escolha pessoal que não é imposta por nada nem por ninguém. É por isto que é "espontâneo". Mas o devoto pode não ter muito gosto.
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É por isso que Śrī Jīva Gosvāmī explica Rāgānugā ("serviço espontâneo") ... que não é espontâneo = sem gosto (Ajāta-ruci-rāgānugā).
E Rāgānugā ("serviço espontâneo") ... que é espontâneo = com gosto (Jāta-ruci-rāgānuga).
Em outras palavras, Ajāta-ruci-rāgānugā significa que o devoto está interessado no serviço de Vraja ... mas ele ainda não actua de forma "espontânea = com gosto". Nesta fase segue os princípios mas almeja alcançar Vraja e ainda não despertou Lobha.
Então, a partir de Nistha e com Lobha (avidez por seguir um associado eterno de Vraja), o devoto passa de Ajata para Jata e continua avançando até as próximas etapas e continua a seguir todos os princípios.
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Os Vaidhi Bhaktas que almejam Vaikuntha também é a mesma coisa. No início fazem serviço sem muito gosto e depois fazem serviço espontâneo = com gosto.
Ninguém precisa acordar um Vaidhi Bhakta avançado, que almeja Vaikuntha, para ir ao Mangala !!! Ele faz isto de forma "espontânea".
Muito claro !!!
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Many devotees MAKE A CONFUSION about the term "spontaneous service".
1 - Sometimes Śrīla Prabhupāda uses the term "spontaneous service" to define Rāgānugā-bhakti.
2 - And sometimes Śrīla Prabhupāda uses it to define service with taste.
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When "spontaneous service" is used to define Rāgānugā-bhakti, it means that the devotee worships Kṛṣṇa not because the Śāstra dictates it, but because he/she wants to go to Vṛndāvana to offer intimate service. The devotee does this because he/she wants to and not because it is imposed. The devotee makes a personal choice that is not imposed by anything or anyone. This is why it is "spontaneous". But the devotee may not have much taste.
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This is why Śrī Jīva Gosvāmī explains Rāgānugā ("spontaneous service")... which is not spontaneous = tasteless (Ajāta-ruci-rāgānugā).
And Rāgānugā ("spontaneous service")... which is spontaneous = with taste (Jāta-ruci-rāgānuga).
In other words, Ajāta-ruci-rāgānugā means that the devotee is interested in the service of Vraja ... but he/she does not yet act "spontaneously = with taste". At this stage he/she follows the principles but aims to reach Vraja and has not yet awakened Lobha.
Then, from Nistha and with Lobha (eagerness to follow an eternal associate of Vraja), the devotee passes from Ajata to Jata and continues advancing to the next stages and continues to follow all principles.
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The Vaidhi Bhaktas who strive for Vaikuntha are also the same. At first they do the service without much taste and then they do the service spontaneously = with taste.
No one needs to wake up an advanced Vaidhi Bhakta, who craves Vaikuntha, to go to Mangala !!! He/she does this "spontaneously".
Crystal clear !!!
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