terça-feira, 7 de junho de 2016

As Actividades do Senhor Supremo são Eternas !!! - Vedanta Sutra

Foto: Bouquet de Lótus e Rosas.

As Actividades do Senhor Supremo são Eternas !!!

Vedanta Sutra

Capítulo 3 Pada 3 Adhikarana 5

As Actividades do Senhor Supremo são Eternas

Introdução pelo Vedanta Acarya Srila Baladeva Vidyabhusana

Purvapaksa (o adversário fala): Porque o Senhor Supremo é, por natureza eterno, podemos dizer que Suas actividades realizadas com Seus associados em Sua infância e outras idades também são eternas. Desta forma Suas actividades, diferentes e muitas, do começo ao fim, podem ser todas consideradas eternas. 

No entanto, é ilógico dizer que pode haver uma acção anterior eterna que é seguida por outra acção. Se a acção anterior é seguida por uma acção subsequente, em seguida, a eternidade da acção anterior é destruída. Se uma acção é eterna, então qualquer acção subseqüente deveria ser realizada por uma pessoa diferente. 

Dizer que a acção subseqüente é realizada pela mesma pessoa contradiz as escrituras e a experiência directa. Toda acção tem um começo e um fim. Sem começo e fim nenhuma acção pode ser levada a termo e sem tais começos e fins não poderia haver experiência do néctar das doçuras transcendentais (Rasa). 

Por estas razões, como pode ser possível que as actividades do Senhor sejam eternas? Se as actividades do Senhor fossem eternas elas seriam imutáveis, como uma imagem pintada. 

Se é dito que as mesmas acções são repetidas uma e outra vez e, desta forma são eternas, então eu digo que haveriam momentos em que o começo da acção seria diferente, e assim as acções subseqüentes tornar-se-iam alteradas, e a acção não seria então repetida da mesma maneira que antes.

Portanto, como pode ser que as actividades do Senhor sejam eternas? Por isso, não deve ser aceito que as actividades do Senhor sejam eternas.

Siddhanta (conclusão): Nas seguintes palavras, o autor (Vyasadeva) dos Sutras dá a resposta a esta ideia.

Sutra 02

sarvabhedad anyatreme
sarva - todos; abhedat - devido a não-diferença; anyatra - noutro lugar; ime - eles

"Por causa da completa não-diferença eles estão em outro lugar."

Significado pelo Vedanta Acarya Srila Baladeva Vidyabhusana

Ambos, o Senhor Hari e Seus associados são as mesmas pessoas em ambas acções anteriores e subsequentes. 

Por que isto? 

O Sutra explica: "sarvabhedad" (por causa da completa não-diferença). Isto significa que, porque não há diferença nas suas personalidades, o mesmo Senhor Hari e os mesmos associados presentes nas anteriores acções também estão presentes nas acções subsequentes. 

Que o Senhor Hari continua a ser um embora se expanda em muitas formas é confirmado na Gopala-tapani Upanisad com estas palavras:

eko 'pi san bahudha yo' vabhati

"Embora seja é um, o Senhor Supremo aparece em muitas formas."

Além disso, no Smrti-sastra é dito:

ekaneka-svarupaya

"Embora seja é um, o Senhor Supremo aparece em muitas formas."

Isto também é verdade em relação aos associados liberados do Senhor, que permanecem um embora apareçam em muitas formas. 

É isto que está dito no Bhuma-vidya (Chandogya Upanisad 7.26.2) acerca das almas liberadas. Isto também é dito no Smrti-sastra, na descrição do casamento do Senhor com muitas princesas bem como em outros passatempos. 

Desta forma o Senhor e as almas liberadas podem, mantendo as suas identidades, expandirem-se e estar presente eternamente em lugares diferentes no tempo. 

A frase "Foi cozido duas vezes" é entendida por uma pessoa inteligente como significando que uma coisa foi cozida duas vezes, não que dois alimentos separados foram preparados separadamente. Da mesma forma a sentença, "Ele pronunciou a palavra "vaca" duas vezes" significa que uma vaca foi abordada por duas vezes, não que duas vacas foram abordadas. 

Desta forma, o Senhor Hari, Seu associados eternos, e Suas moradas transcendentais, todos mantêm suas identidades ainda que se manifestem em muitos lugares diferentes e realizem actividades que são todas eternas mesmo que tais actividades tenham um começo e fim. 

Desta forma, é dito que uma maravilhosa variedade de doçuras transcendentais manifestam-se por esta seqüência de eventos eternos. 

Não é que estas ideias não tenham a sua raiz na descrições das Escrituras. Na Brhad-aranyaka Upanisad (3.8.3) é dito:

yad bhutam bhavac ca bhavisyac ca

"A Suprema Personalidade de Deus existe no passado, presente e futuro".

No Atharva Veda é dito:

eko devo nitya-hlanuraktah 

"A única Suprema Personalidade de Deus está eternamente envolvida em muitas, muitas formas transcendentais nas relações com Seus devotos puros."

O próprio Senhor Supremo afirma (Bhagavad-gita 4.9):

janma karma ca me divyam

"Ó Arjuna, aquele que conhece a natureza transcendental do Meu aparecimento e actividades, ao deixar o corpo, não toma nascimento novamente neste mundo material, mas alcança Minha morada eterna."

Apenas uma pessoa que tenha alcançado a misericórdia do Senhor Supremo pode entender e aceitar tudo isto, como o próprio Senhor Supremo declara (Srimad-Bhagavatam 2.9.32):

yavan aham yatha-bhavo
yad-rupa-guna-karmakah
tathaiva tattva-vijnanam
astu te mad-anugrahat

"Que tudo o que é Meu, ou seja, Minha forma real eterna e Minha existência transcendental, cor, qualidades e actividades, despertem em você por realização factual, devido a Minha misericórdia sem causa."

Desta forma, fica provado que as actividades do Senhor são eternas. 

No entanto, são eternas apenas as acções que o Senhor realiza com a ajuda de Sua potência espiritual, e as acções que o Senhor realiza com a ajuda de Suas potências materiais e com o tempo material não são eternas, pois se a criação dos universos materiais do Senhor fosse eterna, em seguida, a eventual dissolução dos universos não poderia ocorrer."