domingo, 15 de maio de 2016

Indivisível

Somente alguns pontos para refletirmos:

1 - A Verdade Absoluta é Brahman, Paramatma e Bhagavan. O Monismo Advaita é muito mais antigo do que Sankara. Ele sempre existiu. 

Os 4 Kumaras eram Monistas. Antes de Sankara diferentes transcendentalistas viviam juntos em harmonia. Os Jnanis (Brahman), os Yogis (Paramatma) e Bhaktas (Bhagavan). 

O que veio trazer Sankara foi a radicalização que somente Brahman é aceitável.
"... Estudantes de qualquer uma das escolas mencionadas, às vezes argumentam em favor de sua própria respectiva compreensão, mas aqueles que são videntes perfeitos da Verdade Absoluta sabem muito bem que todos os três aspectos da única Verdade Absoluta ( Brahman - Paramatma - Bhagavan), são diferentes perspectivas vistas a partir de ângulos diferentes ... " (Srila Prabhupada)

Não Dualistas continuarão a ser Não Dualistas e Dualistas continuarão a ser Dualistas. E está tudo bem.

2 - Aham Brahmasmi (Eu sou Brahman) e So'ham (eu sou Ele) e todos os outros Mahavakyas simplesmente significam que somos da mesma constituição espiritual. Não que sejamos Brahman.

3 - A questão "Como podemos dividir em partes o indivisível Supremo?":

Avibhaktam significa indivisível.
Bg 13.17

avibhaktaṁ ca bhūteṣu
vibhaktam iva ca sthitam
bhūta-bhartṛ ca taj jñeyaṁ
grasiṣṇu prabhaviṣṇu ca

Bg 18.20

sarva-bhūteṣu yenaikaṁ
bhāvam avyayam īkṣate
avibhaktaṁ vibhakteṣu
taj jñānaṁ viddhi sāttvikam

Estes são os versos em que a palavra Avibhaktam ocorre na Gita.

A personalidade de Deus inclui Suas várias energias. Todos os objectos manifestos e não manifestos são meramente expansões de Sua energia. Portanto, podemos dizer que Ele é tudo o que existe.

Os vários aspectos da criação do tempo, Karma, naturezas individuais dos seres vivos, e os ingredientes materiais da criação, são todos o Supremo Senhor Sri Krsna Ele mesmo. Não há nada na existência à parte Dele.

Deus indivisível pode parecer ser dividido entre os objectos de Sua criação, mas uma vez que Ele é tudo o que existe, permanece indivisível também.

O Supremo é indivisível, mas isso não significa que não há personalidades distintas.

4 - Sankara estabeleceu um procedimento que ele inventou chamado Panco Pasana. Eles adoram cinco Deidades Visnu, Siva, Ganesa, Surya e Durga. Sankara compos o Bhaja Govinda e orações a Siva. 

Mas atenção. Esta não é verdadeira devoção. Sankara e seus seguidores adoram estas cinco Deidades e depois descartam-nas. Segundo eles, Bhagavan, ou Isvara é o aspecto iludido de Brahman. 

5 - Os seguidores de Sankara só aceitam Prasthana Traya. Isto é, algumas Upanisads, o Vedanta Sutra e a Bhagavad Gita. Rejeitam todos as Upanisads e outras que não lhes convêm e rejeitam os Puranas, no entanto as próprias Upanisads afirmam que os Puranas são o 5º Veda.

6 - Jiva Gosvami no Tattva Sandarbha elaboradamente refutou todos os argumentos das duas teorias Monistas de Sankara. A teoria da limitação do Brahman (Pariccedavada), e a teoria do reflexo de Brahman (Pratibimbavada). 

7 - Quanto a questão: "Mam, etc. Matta significando Mim, Eu, devem ser considerados no estado absoluto (Brahman)."
Mas não é isso que Krsna explica na Gita. Há vários exemplos.

Bg 6.13-14

samaṁ kāya-śiro-grīvaṁ
dhārayann acalaṁ sthiraḥ
samprekṣya nāsikāgraṁ svaṁ
diśaś cānavalokayan
praśāntātmā vigata-bhīr
brahmacāri-vrate sthitaḥ
manaḥ saṁyamya MAC-citto
yukta āsīta MAT-paraḥ

"Deve-se manter o corpo, pescoço e cabeça eretos, conservando-os em linha reta, e deve-se olhar fixamente para a ponta do nariz. Assim, com a mente plácida e subjugada, sem medo, livre por completo da vida sexual, deve-se meditar em MIM dentro do coração e ver a MIM como a meta última da vida."

Krsna não está a mencionar qualquer meditação no Brahman. Esta a dizer claramente para meditar nELE.

E no próximo verso

mat-saṁsthām adhigacchati

"O Yogi alcança ELE."

É muito claro.

Quando Vasistha Muni falou com Sri Rama "Eu sou tudo e tudo está em mim", isto é outra coisa.

8 - Os Monistas interpretam "Ele queria tornar-se muitos" no sentido da progressão do Brahman-Isvara-Jiva; mas eles dizem que é Isvara que tem o desejo de se tornar muitos.
Agora, se perguntamos como o Nirguna Brahman (que não tem nenhum desejo - sem desejos) quer se tornar Isvara (Saguna Brahman), não explicam. 

9 - Existem 3 tipos de Jnana:

Indriya Paratantra Jnana (conhecimento com base na percepção sensorial);

Nirvisesa Jnana (conhecimento impessoal não distinto);

Svatah Siddha Jnana (conhecimento evidente por si só).
A percepção de Sri Krsna através do conhecimento evidente por si só (Svatah Siddha Jnana) é o objetivo dos Vedas.

Como os Bhaktas não estão interessados em Nirvisesa Jnana, os Monistas acusam os Bhaktas de não ter conhecimento. Não é assim. Bhaktas não estão interessados em Nirvisesa Jnana. Mas os Bhaktas são grandes Jnanis.

"Quando o Senhor Caitanya foi a Benares espalhar o cantar de Hare Krsna Hare Krsna Krsna Krsna Hare Hare Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare, milhares de pessoas seguiram-No. Prakasananda Sarasvati, que na época era um estudioso experiente e influente de Benares, zombou do Senhor Caitanya dizendo que Ele era um sentimental. Muitas vezes filósofos Mayavadis criticam os devotos porque eles acreditam que a maioria deles estão na escuridão da ignorância e são sentimentalistas ingênuos do ponto de vista filosófico. 

Na verdade, não é assim. Há sábios extremamente experientes que têm exposto a filosofia da devoção, mas mesmo se um devoto não tira proveito das suas obras ou de seu mestre espiritual, se ele é sincero em seu serviço devocional, o próprio Krsna ajuda-o de dentro do coração. 

Para o devoto sincero que se dedica ao processo da consciência de Krsna não é possível faltar conhecimento. 
Os filósofos Mayavadis acreditam que sem discernir você não pode ter conhecimento puro. Para eles, o Senhor Supremo dá esta resposta: aqueles que são dedicados ao serviço devocional puro, não tendo a educação suficiente e, mesmo sem conhecimento suficiente sobre os princípios Védicos, são ajudados pelo Deus Supremo, como declarado neste verso." (Bg 10.11)

"Os Vaisnavas são grandes filósofos a nivel mundial, e o maior de todos eles foi Srila Jiva Gosvami Prabhu ... Portanto, é preciso saber muito bem que os filósofos Vaisnavas não são sentimentalistas ... Todos Acaryas Vaisnavas foram estudiosos que entenderam a filosofia Vedanta perfeitamente, porque de não saber a filosofia Vedanta, não se pode ser Acarya amplamente educado. 

Para ser aceito como Acarya entre os espritualistas indianos que seguem os princípios Védicos, o sujeito deve tornar-se um estudioso amplamente competente na filosofia Vedanta, estudando ou ouvindo." (CC Adi 7.102)

Quando se diz que Bhakti é para pessoas simples, isso não significa que você não deve estudar o Vedanta ou que não se adquire nenhum conhecimento em Bhakti. Mas quer dizer que mesmo um analfabeto, se ele é sincero e dedicado recebe este conhecimento em seu coração.

10 - Mas e os 4 Kumaras, Brihaspati, Suta, Suka não eram Monistas? 

São Santa Bhaktas. São Monistas absortos no Brahman, mas também apreciam a forma pessoal do Senhor. Não servem directamente, mas só apreciam com grande respeito a forma pessoal e os passatempos de Krsna considerando-os plenamente espirituais.

Existem basicamente 2 tipos de Monistas. Os Santa Bhaktas e os pertencentes a linha de Sankara.