Vedanta-sutra
Capítulo 3 Pada 3 Adhikarana 9
Deve-se meditar na forma transcendental da Suprema Personalidade de Deus
Introdução de Srila Baladeva Vidyabhusana Vedanta Acarya
"Visaya (o assunto a ser discutido): Agora começa uma explanação sobre a verdade que se deve meditar sobre o Supremo como tendo uma forma.
Na Brhad-aranyaka Upanisad (1.4.7) é dito:
atmety evopasita
"A pessoa deve adorar o Senhor Supremo."
Na Brhad-aranyaka Upanisad (1.4.15) também é dito:
atmanam eva lokam upasita
"Todos devem adorar o Senhor Supremo."
Na Gopala-tapani Upanisad do Atharva Veda (1.8-10), é dito:
tad u hovaca hairanyo gopa-vesam abhrabham tarunam kalpa-drumasritam. tad iha sloka bhavanti. sat-pundarika...
"Brahma disse: A Suprema Personalidade de Deus é um menino vaqueiro, Sua compleição é como uma nuvem de monção, Ele permanece sob uma árvore dos desejos. Os seguintes versos descrevem-nO: Seus olhos são como flores de lótus. . ."
Depois de descrever assim a forma do Senhor Supremo, a Gopala-tapani Upanisad (1.10) conclui:
cintayams cetasa krsnam
mukto bhavati samsrteh
"Meditando desta forma sobre o Senhor Krsna, uma pessoa torna-se livre do ciclo de repetidos nascimentos e mortes."
Samsaya (dúvida): Uma pessoa alcança a liberação pela adoração ao Senhor em Sua característica sem forma ou pela adoração ao Senhor como tendo forma?
Purva Paksa (o adversário fala): Deve-se adorar o Senhor na Sua característica sem forma. Só assim obtem-se liberação. Só meditando sobre o Senhor com toda a atenção é que uma pessoa alcança a liberação. Porque na forma do Senhor há olhos e muitos outros membros diferentes e características do Senhor, não é possível dar atenção a qualquer um deles, e, portanto, não é possível alcançar a liberação meditando na forma do Senhor.
Siddhanta (conclusão): Nas seguintes palavras, o autor dos sutras (Vyasa) dá a Sua conclusão:
Sutra 20
samana evam cabhedat
Samanah-sentimento igual; evam-assim; ca-embora; abhedat-por causa de não ser diferente
"Embora não seja dividido desta maneira, por causa da não-diferença."
Significado por Srila Baladeva Vidyabhusana Vedanta Acarya
A palavra "ca" aqui significa "embora". Embora os olhos do Senhor e outras características corporais e membros sejam todos diferentes, ainda assim deixam a mesma impressão sobre a mente. As características do Senhor são como estátuas de ouro, que embora presentes em uma grande variedade de formas, ainda assim, porque são todas feitas de ouro, deixam a mesma impressão sobre a mente.
Como é isto? O sutra explica: "abhedat" (por causa da não-diferença). Isso significa "porque os olhos do Senhor e outras características e membros não são diferentes de Sua alma ou Eu".
Por esta razão, adorando a forma do Senhor Supremo alcança-se a liberação.
Se não fosse assim, então a descrição na Gopala-tapani Upanisad (1.10), "cintayams cetasa krsnam mukto bhavati samsrteh" (Meditando sobre a forma do Senhor Krsna, desta maneira, uma pessoa torna-se livre do ciclo de repetidos nascimentos e mortes) não seria verdade.
No Smrti-sastra é dito:
satya-jnananantananda-matraika-rasa-murtayah
"As formas do Senhor Supremo são indivisíveis. Elas são todas cheias de eternidade, conhecimento e bem-aventurança infinitos."
Desta forma, diz-se que, embora as formas do Senhor apresentem uma variedade muito maravilhosa, ainda assim são todas uma em essência.
Embora esta verdade já tenha sido descrita no sutra 3.2.14, o misericordioso mestre de Vedanta repete o mesmo ensinamento para que este tema muito difícil possa ser claramente entendido."