Vedanta-sutra
Capítulo 3 Pada 3 Adhikarana 16
A Morada Transcendental do Senhor
Por Srila Baladeva Vidyabhusana Vedanta Acarya
"Agora será explicado que devemos meditar na morada transcendental do Senhor.
Na Mundaka Upanisad (2.2.7) é dito:
yah sarva-jnah sarva-vid yasyaisa mahima bhuvi sambabhuva divye pure hy esa samvyomny atma pratisthitah
"A Suprema Personalidade Onisciente de Deus, cuja grandeza é vista em todo o mundo, reside em Sua própria cidade resplandecente no céu espiritual."
Samsaya (dúvida): A descrição da cidade do Senhor no céu espiritual é meramente uma alegoria para descrever as glórias do Senhor, ou há, na verdade, uma cidade com muitos palácios maravilhosos, portões, paredes circundantes, e outras características?
Purva Paksha (o adversário fala): Qual é a resposta? A resposta é que estas palavras são uma alegoria para descrever a glória do Senhor Supremo.
Na Chandogya Upanisad (7.24.1), é dito: sa bhagavah kasmin pratisthita iti sva-mahimni
"Onde é que a Suprema Personalidade de Deus reside? Ele reside em sua própria glória."
Desta forma, o Sruti-sastra descreve a glória do Senhor. Portanto, o céu espiritual descrito antes é na verdade a glória do Senhor. Não é qualquer outra coisa. Portanto, não é possível que o Senhor Supremo tenha um domicílio em um lugar específico. Isto é confirmado pela passagem começando com as palavras "brahmaiva".
Siddhanta (conclusão): Nas seguintes palavras, o autor dos sutras (Vyasa) dá a Sua conclusão:
Sutra 38
vyatiharo visimsanti hitara-vat
vyatiharo-mutável; visimsanti-distinguir; hi-de facto; itara-outros; vat-como
"Como outros, eles dizem que eles são intercambiáveis."
Significado por Srila Baladeva Vidyabhusana Vedanta Acarya:
"Na Brhad-aranyaka Upanisad (1.4.15) é dito:
atmanam eva lokam upasita
"A pessoa deve adorar a Suprema Personalidade de Deus como idêntico à Sua morada espiritual."
Esta passagem do Sruti-sastra mostra claramente que a Suprema Personalidade de Deus é idêntica à Sua morada espiritual e a morada espiritual é idêntica a Suprema Personalidade de Deus.
Desta forma, fica provado que eles são mutuamente idênticos.
A Suprema Personalidade de Deus é o mesmo que Sua
morada espiritual, e a morada espiritual é o mesmo que a Suprema Personalidade de Deus.
Na Gopala-tapani Upanisad, na passagem começando "sat-pundarikanayanam", bem como na passagem que começa "saksat prakrti-paro 'yam atma gopalah", o Sruti-sastra explica claramente que a forma da Suprema Personalidade de Deus é idêntica a própria Suprema Personalidade de Deus, e a Suprema Personalidade de Deus é idêntico à Sua própria forma.
Assim, a Suprema Personalidade de Deus, cuja forma é plena de conhecimento e bem-aventurança, se manifesta, pela agência de Sua potência inconcebível, como Seu próprio mundo espiritual, o qual Ele revela apenas para Seu devoto e ninguém mais.
Desta forma, fica provado que, assim como se medita na Suprema Personalidade de Deus, da mesma forma deve-se meditar na morada espiritual da Suprema Personalidade de Deus."
O que os Sruti-sastras (Upanisads) afirmam, os Smrti-sastras (Puranas e Itihasas) confirmam.
Está tudo em harmonia.