domingo, 13 de março de 2016

Vedanta Sutra

Vedanta Sutra

Capítulo 3 Pada 3 Adhikarana 22

A Suprema Personalidade de Deus e a Alma Espiritual Individual não são idênticos

Introdução de Srila Baladeva Vidyabhusana Vedanta Acarya

"Desta forma, fica provado que ao alcançar a misericórdia do mestre espiritual e por adorar a Suprema Personalidade de Deus, que tem as qualidades transcendentais mais gloriosas, alcança-se o resultado desejado. 

Agora uma aparente contradição será resolvida.

Na Gopala-tapani Upanisad os sábios perguntam a Brahma começando com: "Quem é o supremo objecto de culto?" 

Brahma responde que o Senhor Krsna é o supremo objecto de adoração, e o serviço devocional é o caminho para alcançá-Lo.

No entanto, na Gopala-tapani Upanisad (2.4) também é dito:

tasmad eva paro rajasa iti so 'ham ity avadharya gopalo 'ham iti bhavayet sa moksam asnute sa brahmatvam adhigacchati sa brahma-vid bhavati

"Deve-se pensar, eu sou o Senhor Supremo além das paixões do mundo material". "Deve-se pensar, eu sou o Senhor Gopala". Dessa maneira, alcança-se a liberação. Desta forma, obtém-se o estado de ser o Senhor Supremo. Desta forma, compreende-se o Supremo."

As palavras "so'ham" (Eu sou Ele) mostram claramente a ideia de que a Suprema Personalidade de Deus e as almas espirituais individuais não são diferentes.

Samsaya (dúvida): Aqui as palavras "so'ham" (Eu sou Ele) ensinam a doutrina que a Suprema Personalidade de Deus e as almas espirituais individuais são idênticos, ou ensinam algum aspecto da doutrina do serviço devocional, um doutrina  que já foi descrita neste livro?

Purva paksa (o adversário fala): O significado natural das palavras aqui é que a doutrina da unidade é o caminho para a liberação.

Siddhanta (conclusão): Nas seguintes palavras, o autor dos Sutras (Vyasa) dá Sua conclusão.

Sutra 06
purva-vikalpah prakaranat syat kriya-manasa-vat
purva anterior; vikalpah-conceito; prakaranat-do contexto; syat, talvez; kriya-acções; manasa-mente; vat-como

"É como foi antes por causa do contexto. É como os pensamentos e actos."

Significado por Srila Baladeva Vidyabhusana Vedanta Acarya

A declaração "so'ham" (Eu sou Ele) na Gopala-tapani Upanisad deve ser entendida de acordo com as passagens que a precedem. 

Por que isto? O Sutra  declara: "prakaranat" (por causa do contexto). 

No início da Gopala-tapani Upanisad (1,14) é dito:

bhaktir asya bhajanam tad ihamutropadhi nairasyenamusmin manah kalpanam etad eva naiskarmyam

"Sem qualquer desejo de benefício material nesta vida ou na próxima, a pessoa deve se envolver em serviço devocional ao Senhor Krsna. Isto trará liberdade das teias do Karma."

O serviço devocional também é descrito no final da Gopala-tapani Upanisad com estas palavras:

sac-cid-anandaika-rase bhakti-yoge tisthati

"Uma pessoa deve ocupar-se em serviço devocional, que é eterno e cheio de conhecimento e bem-aventurança."

A porção média da Upanisad não pode lidar com um tema diferente do que é discutido no início e no final. 

Aqui, o Sutra dá um exemplo: "kriya-manasa-vat" (É como os pensamentos e acções).

As acções aqui são as actividades do serviço devocional, que começam com a adoração do Senhor. Os pensamentos aqui são a meditação no Senhor.

O serviço devocional foi descrito no início e no final da Upanisad.

Portanto, a declaração "so'ham" (Eu sou Ele) deve ser entendida como uma descrição de algumas características do mesmo serviço devocional já descritas nas passagens precedentes.

Levada por um intenso amor ou medo, uma pessoa pode, por vezes, gritar, "Eu sou Ele!" Desta forma, uma pessoa pode, por vezes, chamar: "Eu sou Krsna!" ou "Eu sou aquele leão!"

No início da Gopala-tapani Upanisad (1.2) a pergunta é feita:

kah paramo devah

"Quem é a Suprema Personalidade de Deus?"

Nessa passagem, os sábios perguntaram a Brahma sobre a identidade do Supremo, que é o supremo objecto de adoração, o libertador do mundo dos repetidos nascimentos e mortes, o abrigo de tudo, a primeira causa de todas as causas. 

Brahma respondeu:

sri-krsno vai paramam daivatam

"O Senhor Krsna é a Suprema Personalidade de Deus."
Então, para ajudar a estabelecer a meditação no Senhor, Brahma descreve várias qualidades do Senhor Krsna. 

Então Brahma diz (Gopala-tapani Upanisad 1.6):

yo dhyayati. . .

"Aquele que medita sobre o Senhor Krsna, glorifica-O e adora-O, torna-se liberado. Ele se torna liberado."

Assim Brahma mostra que, meditando no Senhor Krsna, cantando mantras glorificando o Senhor Krsna, e engajando-se em outras actividades de serviço devocional, uma pessoa torna-se liberta do mundo de nascimento e morte.

Então novamente é dito (Gopala-tapani Upanisad 1.7):

te hocuh kim tad-rupam

"Os sábios disseram: Qual é a Sua forma?"

Esta pergunta é sobre serviço devocional e a Suprema Personalidade de Deus, que é adorado em serviço devocional.

Brahma responde a esta pergunta com estas palavras (1,8):

tad u hovaca hairanyo gopa-vesam abhrabham

"Brahma disse: Ele é um menino vaqueiro. Ele é escuro como uma nuvem de monção."

Então, depois de descrever a forma do Senhor Krsna, Brahma descreve o Mantra a ser cantado. 

Ele diz (1.11):

ramyam puna rasanam 

"O Mantra do Senhor Krsna deve ser recitado repetidamente."

Então Brahma descreve o serviço devocional com estas palavras (1.14):

bhaktir asya bhajanam

"Uma pessoa deve envolver-se em serviço devocional ao Senhor Krsna."

Então Brahma descreve o Mantra que deve ser recitado a fim de ver a forma do Senhor Krsna. 

Brahma diz (1.24):

omkarenantaritam yo japati. . .

"Para aquele que canta este mantra começando com Om, o Senhor Krsna revela a Sua própria forma transcendental."
Então, na Gopala-tapani Upanisad 1.38 (tam ekam govindam), Brahma descreve a forma transcendental do Senhor Krsna, que é cheia de conhecimento e bem-aventurança.

Finalmente Brahma conclui (1,54):

tasmac chri-krsna eva paro devah

"Portanto, o Senhor Krsna é a Suprema Personalidade de Deus."

No segundo capítulo da Gopala-tapani Upanisad é dito que as Gopis, depois de desfrutarem de passatempos com o Senhor Krsna, fizeram perguntas a Durvasa, e depois de obter a sua permissão, apresentaram um grande festival perante o sábio. Satisfeito, o sábio abençoou-as. Quando perguntaram a ele sobre o Senhor Krsna, o sábio descreveu a elas (na passagem começando com a palavra "Sri Krsnah") a natureza extraordinária dos passatempos do Senhor Krsna. Disse-lhes que o Senhor Krsna é a causa de todas as causas, que Ele é conquistado pelo amor puro de Seus devotos, que Ele é querido por Seus devotos, e muitas outras glórias do Senhor Krsna.

Em seguida (na passagem começando com as palavras "sa hovaca"), Durvasa é questionado sobre o nascimento do Senhor Krsna, actividades, Mantra, e morada. 

Na passagem começando com as palavras "sa hovaca tam" o sábio respondeu à pergunta recontando uma conversa de Brahma e Senhor Narayana. Nesta passagem ele explicou que o Senhor Krsna é perfeito e completo e ele também explicou que o Senhor Krsna é o salvador do mundo de nascimento e morte. Em seguida, na passagem começando com as palavras "vanair anekair ullasat", Brahma descreve a morada espiritual do Senhor chamada Mathura, que é protegida pela Cakra do Senhor e que é esplêndida com muitas florestas. É neste ponto, que "so" ham" ocorre (Gopala-tapani Upanisad (2,49):

tasmad eva paro rajasa iti so 'ham

"Deve-se pensar, eu sou o Senhor Supremo além das paixões do mundo material". 

Desta forma, é dito que a condição de pensar que não se é diferente do Senhor é a causa da liberação. Porque o serviço devocional foi descrito anteriormente nesta Upanisad como a causa da liberação, a unidade com o Senhor aqui deve ser uma certa característica do serviço devocional. Deve ser um sintoma de amor extático, como o derramamento de muitas lágrimas ou outros sintomas de amor extático.

As passagens "aham asmi" (Eu sou Ele), "brahmaham asmi" (Eu sou o Supremo), e outras passagens semelhantes na Taittiriya Upanisad e outras escrituras, passagens que declaram a unicidade da alma individual com o Supremo, devem ser todas tomadas desta maneira, como expressões de pessoas sobrecarregadas com amor extático, expressões que são realmente a prova de que as almas individuais e o Supremo são na verdade pessoas diferentes e não são de todo idênticas. Esta verdade já foi explicada neste livro.

No seguinte Sutra será apresentada mais uma prova de que as palavras "so'ham" (Eu sou Ele) são de facto um sintoma de amor devocional e não que significa que as almas individuais e o Supremo são idênticos.

Sutra 07
atidesac ca
a tidesat-por comparação; ca-e

"Além disso, por comparação."

Significado por Srila Baladeva Vidyabhusana Vedanta Acarya

Na Gopala-tapani Upamsad (2,63) o Senhor Narayana diz a Brahma:

yatha tvam saha putrais ca
yatha rudro ganaih saha
yatha sriyabhiyukto 'ham
tatha bhakto mama priyah

"Qualquer um que se torna Meu devoto sincero, torna-se muito querido para mim. Assim como você e seus filhos, como o Senhor Siva e seus associados, e como a deusa da fortuna."

Neste verso, é visto que assim como Brahma é acompanhado por seus filhos, da mesma forma o Senhor Krsna é sempre acompanhado por Seus devotos.

A palavra "ca" (e) é explicada na Gopala-tapani Upanisad, onde a Suprema Personalidade de Deus declara:

dhyayen mama priyo nityam
sa moksam adhigacchati
sa mukto bhavati tasmai
svatmanam ca dadami vai

"Aquele que medita sobre Mim é eternamente querido por Mim. Ele alcança a liberação. Ele torna-se liberado. Eu dou-Me a ele."

Com estas palavras, o Senhor declara que os devotos são eternamente queridos para Ele e Ele também declara que Ele se dá como um presente a Seus devotos. Se as almas individuais e o Senhor Supremo são em última análise um só, estas duas declarações não podem ser possíveis.

Portanto a declaração "so'ham" (Eu sou Ele) das escrituras deve ser entendida como a descrição de um sintoma específico do amor extático. Esta declaração ("so 'ham "), quando é encontrada na Rama-tapani Upanisad e outras Upanisads também deve ser explicada desse modo.

Em conclusão, diz-se que uma pessoa alcança a liberação pela misericórdia do mestre espiritual e pelo serviço devocional à Suprema Personalidade de Deus. Não há nenhuma falha com essa afirmação."

"so'ham" - Eu sou tão bom quanto Krsna" (Srila Prabhupada)