domingo, 21 de fevereiro de 2016

Nityananda Trayodasi 2016 !!!

"Nityananda significa ... Nitya significa eternamente; Ananda significa feliz. Então Nityananda significa aquele que está sempre em bem-aventurança."
(Srila Prabhupada - SB 6.1.6 -- Honolulu, 07/05/1976)

Com o consentimento e graça dos Vaisnavas o esquema da aula de Sri Nityananda Trayodasi dada por mim em Lisboa ontem 20/02/2016: 

om ajnana-timirandhasya jnananjana-salakaya 
caksur unmilitam yena tasmai sri-gurave namah

Estavamos na mais escura região da ignorância e nossos mestres espirituais abriram nossos olhos com o archote do conhecimento. A eles ofereçamos nossas mais humildes e respeitosas reverências.

sri-caitanya-mano-'bhistam sthapitam yena bhu-tale 
svayam rupah kada mahyam dadati sva-padantikam 

Quando Srila Rupa Gosvami Prabhupada, que estabeleceu neste mundo material a missão para satisfazer o desejo do Senhor Caitanya, nos dará refúgio sob seus pés de lótus?

he krishna karuna-sindho dina-bandho jagat-pate 
gopesa gopika-kanta radha-kanta namo ’stu te

Ó nosso querido Krsna, És o amigo dos aflitos e a fonte da criação. És o senhor das Gopis e o amante de Radharani. Oferecemos-Te nossas respeitosas reverências.

tapta-kancana-gaurangi radhe vrindavanesvari 
vrishabhanu-sute devi pranamami hari-priye

Ofereçamos nossos respeitos a Radharani, cuja compleição corpórea é como ouro fundido e que é a Rainha de Vrndavana. És a filha do Rei Vrishabhanu, e  és muito querida pelo Senhor Krsna.

nityanandam aham naumi sarvananda-karam param 
hari-nama-pradam devam avadhuta-shiromanim

Prestemos reverências ao Senhor Supremo Nityananda Prabhu. É Ele quem proporciona a maior alegria (por mostrar o caminho devocional). É Ele quem distribui o Santo Nome e é a jóia mais valiosa entre os Paramahamsas mendicantes. 

vanca-kalpatarubhyas ca kripa-sindhubhya eva ca 
patitanam pavanebhyo vaishnavebhyo namo namah

Ofereçamos nossas respeitosas reverências a todos os devotos Vaisnavas do Senhor. Eles são como árvores dos desejos que podem satisfazer os desejos de todos, e estão cheios de compaixão para com todas as almas condicionadas.

sri-krishna-chaitanya prabhu-nityananda sri-advaita 
gadadhara srivasadi-gaura-bhakta-vrinda

Ofereçamos nossas reverências a Sri Krsna Caitanya, Prabhu Nityananda, Sri Advaita, Gadadhara, Srivasa e todos os demais seguidores nesta linha devocional. 
Hare Krsna Hare Krsna Krsna Krsna Hare Hare
Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare

Então hoje comemoramos o aparecimento auspicioso de Sri Nityananda Prabhu.
Sri Nityananda Trayodasi Maha Mahotsava Ki Jaya !!!

Tentar explicar e descrever as glórias e opulências de Sri Nityananda Prabhu não é tarefa fácil. Podemos simplesmente com a misericórdia e permissão dos Vaisnavas dar algumas pinceladas. 

Sri Nityananda é Deus que serve.  Sri Caitanya é Deus que é servido. Da mesma forma, Balarama é Deus que serve e Krsna é Deus que é servido. Nityananda é Balarama.

"Vendo Nityananda Prabhu, Sarvabhauma Mahasaya humildemente tomou a poeira dos Seus pés de Lótus. Sarvabhauma conseguiu um guia e assim os devotos foram ver Jagannatha. O guia, de mãos postas, pediu aos devotos: "Por favor, mantenham-se calmos e tranquilos enquanto vêem Jagannatha. Não façam como o Gosai anterior. Eu não consigo entender que gênero de pessoas são vocês. Se me prometerem comportar-se tranquilamente, é a única forma de conduzi-los a ver Jagannatha. O que mais posso dizer? A maneira como o Gosai caiu no chão, nenhum homem poderia sobreviver. Por favor, eu peço a todos vocês para verem Jagannatha com muito cuidado e compostura."
Ao ouvir estas palavras,todos os devotos começaram a rir, dizendo "não se preocupe", e foram ver Jagannatha.....

....O muito sobrio Nityananda, cativado de amor por Caitanya tornou-se terrivelmente agitado ao ver o Senhor Jagannatha. Ele foi incapaz de manter-se em pé. Assim que viu Jagannatha, quis abraça-Lo. Os guardas não conseguiram segurá-Lo. Repentinamente subiu para o trono dourado de Jagannatha e abraçou a deidade de Balarama. Ao subir no trono, os guardas tentaram impedi-Lo, segurando a Sua mão. Nityananda simplesmente empurrou-os, então tirou a guirlanda do Senhor Balarama e colocou-a em Si mesmo....

....Usando a guirlanda de Balarama, Nityananda caminhava como o Rei dos elefantes....

....Todos os guardas do templo pensaram"Como alguém pode sobreviver após tocar Balarama?" Nós tentamos segurá-Lo firmemente, mas Ele atirou-nos como se fossemos palha".

Considerando isto, os guardas do Templo sempre mostravam respeito a Nityananda quando quer que o vissem." 

(Sri Nityananda Caritamrta de Srila Vrndavana Dasa Thakura)

Explicar as energias do Senhor. Antaranga, Tatastha e Bahiranga. Tatastha (a história da moça que devolveu os livros, etc)

Antaranga Svarupa Sakti divide-se em:

Samvit Sakti - manifesta todos os humores de relacionamento amorosos em Vraja, e é regido pelo proprio Krsna.

Hladini Sakti - manifesta toda a bem-aventurança destes relacionamentos, e é regido por Srimati Radharani.

Sandhini Sakti - manifesta tudo em Vraja, água, terras como as vilas, florestas, jardins, Giri Govardhana, os locais de passatempos de Krsna. Também manifesta todos os objectos transcedentais usados nos passatempos de Krsna, assim como os corpos transcedentais de Sri Krsna, Sri Radha, Sakhis, Sakhas, vacas, Dasas, Dasis e tudo o mais, e é regido por Sri Balarama.

Sem Sri Nityananda Balarama, não haveria existência dos passatempos de Sri Sri Radha Krsna e as Gopis, e nem haveria a terra de Vrndavana, porque Nityananda Balarama é a potência da existência (Sandhini). Todos os associados em Santa, Dasya, Sakhya, Vatsalya e inclusive Sri Radha manifestam-se de Sri Nityananda Balarama.

A função de Balarama e Nityananda é apoiar e servir. fazer com que tudo funcione na perfeição.

O Senhor Caitanya é considerada a encarnação mais misericordiosa de Krsna. 

namo maha-vadanyaya krishna-prema-pradaya te 
krishnaya krishna-chaitanya-namne gaura-tvishe namah

"Prestemos nossas reverências a encarnação que ao distribuir o amor puro por Krsna é a mais generosa e misericordiosa.  És Krsna Ele mesmo que aparece como  Sri Krsna Caitanya Mahaprabhu e assumes a forma dourada de  Srimati Radharani." 

Agora, para compreendermos alguma coisa do Senhor Nityananda é preciso compreendermos alguma coisa do Senhor Caitanya !!! 

Os dois vão juntos e estão inter-relacionados. 

Na "Ciência da Auto Realização", Srila Prabhupada diz:

"Sri Caitanya Mahaprabhu informa-nos que se pode inclusive ter um compromisso sexual com o Senhor. Esta informação é a contribuição singular de Caitanya Mahaprabhu. Neste mundo material, o compromisso sexual considera-se como o maior de todos, o maior prazer, ainda que exista de um modo pervertido. No entanto, ninguém havia concebido que poderia haver o emprego da sexualidade no mundo espiritual. Não há uma única citação teológica deste tipo em nenhuma parte do mundo. Esta informação é dada pela primeira vez por Caitanya Mahaprabhu; pode-se ter a Suprema Personalidade de Deus como esposo, como amante...
...Caitanya Mahaprabhu diz não somente que Deus tem uma forma, mas que também tem vida sexual. Esta é a maior contribuição de Caitanya Mahaprabhu." 

E portanto os Gaudiya Vaisnavas alcançam Prema Bhakti no humor de grande intimidade em Madhurya Rasa e em Parakiya Rasa, ou o amor extra conjugal com Krsna. Claro, além de também poderem desenvolver outras formas de Rasas e relacionamentos com Krsna.

Esta é a contribuição única e exclusiva de Sri Krsna Caitanya Mahaprabhu. 

Sri Krsna Caitanya Mahaprabhu Ki Jaya !!!

Poderá haver alguém mais misericordioso do que Sri Caitanya Mahaprabhu?
Sim, sim Sri Nityananda Prabhu é mais misericordioso !!!

O Senhor Caitanya está a cantar Hare Krsna em êxtase absorto nos sentimentos de Radha em Madhurya Rasa. E o Senhor Nityananda,  junto com o Senhor Caitanya (claro que o Senhor Caitanya também sai), é quem dá um impulso bem forte para  disseminar, propagar, espalhar, sai para divulgar esta maravilha. Foi Ele o inaugurador do Nama Hatha. 

O movimento de Sankirtana fervilha com o humor de Sri Nityananda Prabhu.  O Gosthyanandi original. 

Explicar Bhajananandi e Gosthyanandi.

Como o Senhor Nityananda está pleno de Gaura Prema e Radha Krsna Prema, Ele não consegue conter-se e sai para chamar todos a participar de serviço devocional. Só de olhar para a forma de Sri Nityananda pode-se ficar contagiado com tanta devoção. 

É por isso que se explica que Srila Prabhupada estava empoderado por Sri Nityananda Prabhu para propagar o Movimento de Sankirtana. Um Sakti Avesa Avatar. Com a Sakti do Senhor Nityananda. 

Na verdade todos os integrantes do Movimento de Sankirtana, todos os devotos e devotas que estão aqui, estão sendo influenciados e direcionados por Sri Nityananda Prabhu.

"Apesar de Nityananda ser o mesmo Balarama, há um aspecto particular que Os diferencia. Como foi mencionado, Balarama é o companheiro de Krsna (parikara), enquanto Nityananda é o parikara de Sri Chaitanya. A função do parikara é a de servir Bhagavan em Sua lila conforme Seu desejo. A lila que Krsna revela em Vraja é prema-lila ou a lila de amor. Em outras palavras, em Vraja Sri Krishna desfruta desse amor, prema, com Seus associados. Na realidade, tais associados são a própria essência do amor, possuindo-o plenamente. Assim, não há necessidade que haja a lila de distribuição desse prema. Portanto, apesar de Balarama ser a própria imagem da misericórdia, na vraja-lila Ele não Se ocupa em distribuir prema. Entretanto, a lila que Gauranga revela é a lila de prema-dana, ou seja, a lila da distribuição de prema para todo mundo, sem qualquer consideração acerca de qualificação. Portanto, o oceano de misericórdia de Nityananda ultrapassou todos os limites de qualificação ou de desqualificação e foi de porta em porta para distribuir vraja-prema (que até mesmo Brahma e Lakshmi anseiam, mas não podem obter) para os sudras, brahmanas, pessoas piedosas, impiedosas, homens ou mulheres, indistintamente." 

(Sri Caitanya-caritamrta Adi, 5. 30).

"Nityananda diferencia-se e supera Balarama porque induz a Lila da distribuição de Prema Bhakti".  

(Padakalpataru)

Nityananda é o samasti-guru, ou o guru coletivo. Todos os vyasti-gurus, ou gurus individuais, são os Seus vários braços. Não é possível alcançar Bhagavan ou prema sem a misericórdia do guru Nityananda.

Vartma Pradarsaka Guru, Siksa Guru, Diksa Guru, Sannyasa Guru, Caitya Guru (Paramatma - Assim como o Senhor Nityananda está constantemente a pedir e a orientar as Jivas para retornarem ao serviço devocional do Senhor, o Paramatma está constantemente a guiar as entidades vivas condicionadas de volta ao serviço supremo à Sri Sri Radha Krsna.).

Para aqueles em Madhurya Rasa, Srimati Radharani (Gadadhara Pandita) é Guru. E para aqueles nas demais Rasas (Santa, Dasya, Sakhya e Vatsalya) Nityananda (Balarama) é Guru. Mas mesmo aqueles em Madhurya Rasa refugiam-se em Nityananda Balarama, porque Ele se manifesta como Ananga Manjari.

Em Krsna Lila, Balarama para participar em Madhurya Rasa (Balarama participa em todas as Rasas) expande-se como Ananga Manjari.
Além disso, o Gaura Gannodesa Dipika explica que Sri Nityananda Prabhu é Sri Haladhara Balarama + Mula Sankarshana + As 3 encarnações Purusha (Paramatma) + Ananta Sesa.

E assim Nityananda Prabhu expande-Se em ilimitadas formas e maneiras para assessorar os passatempos do Senhor.

Sri Nityananda Balarama é o Deus que serve. Faz tudo para servir. E por isso o Guru é o representante de Nityananda, porque o Guru faz tudo para servir.
"Nitai está dentro e fora de tudo. Ele está em todas as coisas neste mundo. Ele é o amigo e amante mais afetuoso. Todos dizem isto.

Nitai é meu objecto de adoração , meus princípios regulativos, e a luz dos meus olhos.

Nitai está em todas as dez direcções. De facto, ele preenche todos os três mundos.
Nitai como Ananga Manjari serve eternamente sua irmã Srimati Radhika.
Ele não é diferente de Baladeva, cuja face é mais refulgente do que milhões de luas e está rodeado por Sakhas e Sakhis.

A irmã de Radharani, Ananga Manjari, é muito querida de Sri Syama, e ela é a vida e alma de todas as Sakhis.

Ela decora a arena do Templo de Mani Mandira.

Nitai sustenta o Yogapitha e transforma-se no trono para o Senhor sentar.
Nitai também é as vestes e ornamentos.

Ele desfruta passatempos com as Sakhis.

O que mais posso dizer?

Nitai são os olhos, bocas e membros de todo o mundo.

Nitai, Nitai, Nitai, Nitai, eu só vejo Nitai a dançar.

Levantando minhas mãos e cantando Nitai, eu irei para Vraja.

Eu, Vrndavana Dasa, simplesmente peço que Nitai nunca me abandone."

(Srila Vrndavana Dasa Thakura na canção Antara Nitai Bahire Nitai)

"Ele é a raiz de Krsna-Prema Bhakti-Kalpa-Taru, a raiz da árvore da devoção amorosa a Sri Krsna. Eu faço meu bhajana do Senhor Nityananda, a raiz de Krsna-Bhakti-Vrksa."

(Srila Vrndavana Dasa Thakura no Sri-Nityanandastaka)

akrodha paramananda nityananda raya
abhimana sunya nitai nagare bedaya

O nobre Senhor Nityananda nunca fica irado, pois Ele é a personificação da suprema bem-aventurança transcendental. Desprovido de qualquer noção de falso ego, Nitai circula por todas as vilas e aldeias a dançar e a cantar Hare Krsna oferecendo Krsna Prema indiscriminadamente para todos.

adhama patita jivera dvare dvare giya
harinama maha mantra dena bilaiya

Ele vai de porta em porta e bate: "Tap! Tap!Tap!" Ele vai àqueles que são os mais desafortunados, aflitos e caídos. Ele vai até eles e dá-lhes Krsna Prema. Ele diz: "Por favor cantem! Por favor cantem!"

Hare Krsna Hare Krsna Krsna Krsna Hare Hare
Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare

Se eles não cantam e fecham a porta, então Ele rola no chão e chora.

jare dekhe tare kahe dante trina dhori
amare kiniya laha bhaja gaurahari

Quem quer que Ele encontre, Ele coloca uma palha entre os dentes, e pede: "Meus irmãos! Por favor façam o Bhajana de Sri Gaurahari e adquiram isto de Mim, adquiram de Mim, adquiram de Mim."

eta boli' nityananda bhume gadi jaya
sonara parvata jena dhulate lotaya

Ao dizer isto, o Senhor Nityananda rola na poeira do chão, chora, e derrama lágrimas, parecendo uma grande montanha dourada a rolar no chão.

hena avatare jara rati na janmilo
locana bole sei papi elo ara gelo

Tal encarnação misericordiosa é o Senhor Nityananda. Se alguém não desenvolve amor por tal encarnação como Sri Nityananda Rama, Locana diz: "Tal pessoa pecaminosa desperdiça sua vida, permanecendo no ciclo de nascimentos e mortes e não pode ser liberada."

(Srila Locana Dasa Thakura - Akrodha Paramananda Nityananda Raya)

Nityananda Trayodasi Ki Jaya !!!