segunda-feira, 11 de maio de 2015

Um vício ... saudável !!!

 espetinho-de-fruta-com-chocolate-01

Um vício ... saudável !!!

No seu comentário ao Ujjvala Nilamani (3-27), Srila Visvanatha Cakravarti escreve:
"As actividades independentes do Senhor são para o benefício do devoto. Para mostrar misericórdia para com os devotos, o Senhor realiza tais passatempos. Uma pessoa que tenha tomado um corpo humano, ao ouvir estes passatempos, torna-se totalmente dedicada ao Senhor.

Estes passatempos têm um poder como o das jóias, Mantras ou ervas para produzir dedicação completa ao Senhor. Ouvir estes passatempos não cria efeitos pecaminosos. Assim, só de ouvir constantemente e se tornar VICIADO em todos os tópicos de Krsna, uma pessoa alcança a perfeição."

"Lembrança dos passatempos do Senhor é a vida e a alma do devoto. Lembrar os doces e amorosos passatempos de Radha e Krsna é a essência de todos os processos. Este é o objectivo da vida, bem como a melhor forma de alcançar a meta." (Narottama Dasa Thakura - Prema Bhakti Candrika, 61)

O comentário de Visvanatha Cakravarti Thakura:

"Esta é a essência de todas as instrucções referentes a regras e regulações.
A lembrança dos passatempos do Senhor é o único processo para atingir a meta de sua vida, saboreando as Rasas transcendentais dos passatempos de Radha e Krsna.

Não há maior objectivo ou processo do que isto. A lembrança dos passatempos de Sri Sri Radha Krsna é a essência de todas as instrucções dadas nas escrituras."

Srila Prabhupada Ki Jaya!

Podemos perceber que a visão de Srila Prabhupada era muito abrangente. Ao mesmo tempo que queria este Movimento amplamente propagado, também ambicionava que os seus integrantes obtivessem níveis avançados de devoção e pureza.

Bhakti Rasayana - O tônico de néctar da maturidade devocional

No último capítulo do Brhad Bhagavatamrta, Sri Sanatana Goswami apresenta versos do Brahma-Samhita e Srimad-Bhagavatam impregnados de Rasa, formando um tônico nutritivo de vida devocional, chamado Bhakti Rasayana.

Estes versos, a essencia do Décimo canto, estimulam os sentimentos de Bhakti e preenchem o devoto com atracção por Vrndavana e sentimentos de Vraja-Bhava.

Estes versos são chamados Rasayana (uma medicina Ayurvedica) porque actuam como um potente néctar para purificar o coração, tornando a nossa devoção fixa, e incrementando o nosso amor por Krsna.

Existe um método tradicional de Bhajana que combina a Japa com a recitação e meditação destes Bhakti-Rasayana slokas. Enquanto canta o Santo Nome o devoto pode parar para recitar um destes slokas.

Então, continuar a cantar Japa enquanto profundamente medita no significado do verso, no mais íntimo do coração.

Depois de algum tempo segue para o próximo verso.

Confirma-se que meditar nestes versos enquanto se canta Japa definitivamente incrementará a bem-aventurança do cantar bem como o nosso amor por Radha Krsna.