segunda-feira, 11 de maio de 2015

Raganuga Bhakti começa a partir de Bhajana Kriya

Srila Visvanatha Cakravarti no Raga Vartma Candrika (2.7):

atha raganuga bhakti majjanasyanartha nivrtti nistha-rucyasaktyantaram prema-bhumikarudhasya saksat svabhista-prapti-prakarah pradarsyate

"Agora iremos descrever como o Raganugiya Bhakta avança gradualmente através dos estágios de Anartha Nivritti (cessação dos maus hábitos), Nistha (fixo), Ruci (gosto), e Asakti (apego à Deidade amada) até o estágio de Prema (amor à Deus) e a realização directa de sua amada Deidade".

Isto significa que Raganuga Bhakti começa a partir de Bhajana Kriya.

Claramente, podemos ver que o devoto Raganuga passa por todos os estágios de Bhakti. Das primeiras fases até a última.

Se desde o início Bhakti é praticada com uma inclinação natural e um senso de relacionamento com Krsna, mesmo que de forma imperfeita ou não muito intensamente, ela é chamada Sadhana Raganuga Bhakti.

Quando se alcança a maturidade do processo, chama-se Bhava Raganuga Bhakti.
Isto é explicado muito claramente no Bhakti Rasamrta Sindhu 1.2.1 e 1.2.5-6

Também:

"O Senhor Krsna descreve (no Srimad Bhagavatam 11.14.26) como o devoto no caminho exaltado de Raga avança e se torna mais purificado e mais obcecado com a ganância sagrada dia após dia, desde a fase inicial de rendição aos pés de um Guru até o ponto em que ele atinge directamente o Senhor.

O verso do Srimad Bhagavatam é: "Quanto mais a mente fica purificada por ouvir e cantar os Meus belos passatempos, tanto melhor é capaz de discernir a realidade subtil, assim como o olho é capaz de perceber as coisas mais e mais subtis quando é tratado com uma pomada medicinal." (Raga Vartma Candrika de Srila Visvanatha Cakravarti - 1,8)

Às vezes existe a tendência de pensar que Raganuga Bhakti somente começa em Ruci, ou após a cessação dos desejos impróprios no coração.

Mas o que comeca em Ruci é Jata Ruci Raganuga. Antes disso há a pratica de Ajata Ruci Raganuga (Ajata=sem gosto).

Jiva Goswami explica muito bem Jata Ruci Raganuga e Ajata Ruci Raganuga.

Srila Visvanatha Cakravarti deixa claro que um Sadhaka Raganuga passa pelos estágios de Anartha Nivrtti e Nistha na sua busca de Prema.

Começamos com Sadhana Raganuga Bhakti. Então chegamos a Bhava Raganuga Bhakti e por fim alcançamos Prema Raganuga Bhakti.

Nada melhor do que um exemplo prático para explicar melhor:

Temos duas imagens de Sri Krsna. Uma como Vaikuntha Natha, Sri Narayana:

22627_10205341306144874_272251855721802094_n

E outra como Vrajendra Nandana:

10402944_10205341306584885_4607940168796776731_n

Qual delas você prefere? Com qual você gostaria de se relacionar e amar?

Agora dois versos. Leiamos com atenção:

"Oh Senhor todo poderoso, criador dos bilhões de universos! Louvamos Seu poder divino! O Senhor cria, mantém e aniquila Sua criação.
Por seu poder tudo move-se. Tudo repousa em Si assim como pérolas estão insartadas em um cordão. Ninguém pode compreender Suas energias divinas.

Com respeito e veneração cantamos Suas glórias. Não há ninguém que seja mais poderoso do que o Senhor. Para onde quer que olhemos, vemos a expressão do Seu glorioso poder. Todos nós devemos nos curvar e adorar Sua grandeza todo poderosa. Por não adorá-Lo, estaremos vivendo em vão."

Segundo verso:

"Oh nosso Amado! Durante o dia, quando fostes para a floresta, cada momento sem ver-Te passou como uma Yuga (milênio).

Em seguida, após o Teu regresso da floresta ao anoitecer, embora ansiosamente contemplemos Teu belo e requintado rosto de lótus adornado com cabelos cacheados, nos tornamos muito perturbadas com o piscar ocasional de nossos olhos.

Neste momento, parece que o criador das pálpebras é realmente cruel conosco."

Qual imagem e verso lhe atrai mais?

Se for o de Narayana, você é elegível para trilhar Vaidhi Bhakti.

Se for o de Vrajendra Nandana Sri Krsna você é perfeitamente elegível e qualificado para praticar Raganuga Bhakti. Como você ainda tem que trilhar varias etapas, pratica Ajata Ruci Raganuga.

Vejamos o que Srila Rupa Goswami diz sobre a qualificação para Raganuga Bhakti e então compreenderemos o porque das duas imagens e dos dois versos.

sri-murter madhurim preksya tat-tal-lila nisamya va \
tad-bhavakanksino ye syus tesu sadhanatanayoh \
purane sruyate padme pumsam api bhaved iyam
||BRS 1.2.300||

"Aqueles que desenvolvem apreço pelos sentimentos das Gopis depois de ver a doçura na Deidade (ou imagem) de Krsna e das Gopis, ou depois de ouvir sobre Seus passatempos com as Gopis, está qualificado para executar Sadhana em qualquer um desses tipos de Kamanuga Bhakti. No Padma Purana, diz-se que mesmo os homens podem alcançar este tipo de Bhakti."