segunda-feira, 25 de maio de 2015

Correcções no 11º Canto

vg

MUITO IMPORTANTE !!!

Correcções no 11º Canto do Srimad Bhagavatam em relação à Raganuga Bhakti !!!

Para o benefício dos Vaisnavas gostaria de destacar duas correcções no 11º Canto do Srimad Bhagavatam que foram feitas recentemente no fólio.

No significado do Srimad Bhagavatam 11.7.11 lia-se:

"Aquele que desenvolveu um conhecimento transcendental nunca age caprichosamente. Srila Rupa Gosvami descreve duas fases do serviço devocional: Sadhana Bhakti e Raganuga Bhakti. Raganuga Bhakti é o estágio de amor espontâneo à Deus, ao passo que Sadhana Bhakti significa a prática consciente dos princípios reguladores do serviço devocional ... "

No fólio em 2014, o significado foi alterado para:

"Aquele que desenvolveu um conhecimento transcendental nunca age caprichosamente. Srila Rupa Gosvami descreve a progressão do serviço devocional de Sadhana Bhakti para Prema Bhakti. Prema Bhakti é o estágio de amor espontâneo à Deus, ao passo que Sadhana Bhakti significa a prática consciente dos princípios reguladores do serviço devocional ... "

Srila Rupa Goswami explica no Bhakti Rasamrta Sindhu que existem três formas de Bhakti: Sadhana Bhakti (Vaidhi Bhakti e Raganuga Bhakti), Bhava Bhakti e Prema Bhakti.

Porque Raganuga Bhakti é uma parte de Sadhana Bhakti, isto explicaria por que "Raganuga Bhakti" foi substituída por "Prema Bhakti". Embora seja bom que a BBT faça estas correcções, poucos devotos sabem sobre tais coisas. É extremamente importante divulgar estas mudanças.

A mesma correcção é encontrada no significado do Srimad Bhagavatam 11.3.31 onde lia-se:

"... As palavras bhaktyā sanjātayā bhaktyā indicam que existem duas divisões de Bhakti Yoga: Sadhana Bhakti e Raganuga Bhakti. Srila Prabhupada elaboradamente explicou em seu livro O Néctar da Devoção o progresso do devoto de Sadhana Bhakti, ou a execução de princípios reguladores, para Raganuga Bhakti, ou serviço executado em amor à Deus ... "

No fólio em 2014, o significado foi alterado para:

"... As palavras bhaktyā sanjātayā bhaktyā indicam que existem duas divisões principais de Bhakti Yoga: Sadhana Bhakti e Prema Bhakti. Srila Prabhupada elaboradamente explicou em seu livro O Néctar da Devoção o progresso do devoto de Sadhana Bhakti, ou a execução de princípios reguladores, para Prema Bhakti, ou serviço executado em amor à Deus ... "

Disto podemos observar:

1 - O Srimad Bhagavatam fornece um processo estruturado de Raganuga Sadhana em que devemos nos lembrar de Krsna e Seus passatempos e qualidades. Ver 11.3.31

2 - Existe a tendência muito errada e perniciosa que durou por muito tempo de "empurrar" Raganuga Bhakti para a fase de perfeição, quando Raganuga Bhakti é Sadhana (praticar sob regulação).

Este mesmo erro durou por muito tempo com O Néctar da Devoção capítulo 15, que felizmente também já foi corrigido. (Atenção Bhakti Sastris)

Isto não é simplesmente a mudança de termos técnicos sem importância. Pelo contrário, isto faz com que interpretações completamente erradas acerca de Bhakti e suas divisões sejam disseminadas.

Pelo amor de Deus, Raganuga é Sadhana e não a fase de perfeição !!!

3 - E portanto se Raganuga é Sadhana, no início Raganuga Bhakti não é executada de forma "espontânea". Raganuga só passa a ser "espontânea" na fase avançada de Ruci. Até então é Raganuga Sadhana regulado. Outro nome para Vaidhi Bhakti é Ajata Ruci Raganuga.

E portanto se Raganuga é Sadhana, é vital desde o início determinar a Rasa a qual estamos mais atraídos e a partir dai executar serviço devocional regulado (Raganuga Sadhana).

Exemplo:

Uma pessoa se aproxima da Consciência de Krsna (Sraddha). Começa a associar-se com os devotos e Guru (Sadhu Sanga). Começa a praticar serviço devocional (Bhajana Kriya) que consiste em cantar Hare Krsna, adorar a forma de Krsna na Deidade, estudar a fundo todos os livros de Prabhupada.

Começa a purificar-se (Anartha Nivritti) e manifestar uma atracção por um relacionamento específico (detalhado) com Krsna fruto de contemplar a bela forma do Senhor e por ouvir Seus doces passatempos. Começa desta forma a praticar Raganuga Sadhana regulado (Ajata Ruci) que se tornará espontâneo na fase avançada de Ruci (Jata Ruci).

"Uma vez em Los Angeles no quarto de Srila Prabhupada, eu perguntei-lhe (descaradamente): "Se somos devotos neófitos mas nos atraimos a um tipo de relacionamento com Krsna de uma certa maneira, isto é nossa Maya ou devemos praticá-lo ou o quê?" E os olhos de Prabhupada se abriram muito como ele fazia às vezes, e então ele respondeu: "Ah, isso é o que se quer!" (Memórias de Prabhupada)

Nós iremos obter na fase perfeita o que cultivamos e praticamos na fase de Sadhana.

No estágio de Sadhana o devoto pode e deve meditar no seu Siddha Svarupa. Talvez não com muitos detalhes (Ekadas Bhava), mas de uma forma mais simples como instruído por Sadasiva para Narada Muni no Sanat Kumara Samhita (neste caso despertou Lobha por Madhurya). E depois vai aumentando lentamente os detalhes de sua meditação:

"Sanat Kumara Samhita:

184 and 185
atmanam cintayet tatra
tasam madhye manoramam
rupa-yauvana-sampannam
kisorim pramadakritim

nana-silpa-kalabhijnam
krishna-bhoganurupinim
prarthitam api krishnena
tato bhoga-paranmukhim

O Sadhaka deve pensar em si mesmo como uma jovem Gopi muito bela perita em várias artes, que agrada ao Senhor Krsna, relutante em desfrutar directamente com o Senhor Krsna, mesmo quando Ele pessoalmente faz o convite.

186
radhikanucarim nityam
tat-sevana-parayanam
krishnad apy adhikam prema
radhikayam prakurvatim

Uma seguidora de Sri Radha, sempre dedicada ao Seu serviço, com mais afeição para Sri Radha do que para Sri Krsna Ele mesmo.

187
prityanudivasam yatnat
tayoh sangama-karinim
tat-sevana-sukhasvada-
bharenati-su-nirvritam

Todos os dias carinhosa e afetuosamente a organizar o encontro entre Sri Sri Radha Krsna, e tornando-se feliz de vê-Los satisfeitos com seu serviço.

188
ity atmanam vicintyaiva
tatra sevam samacaret
brahma-muhurtam arabhya
yavat santa maha-nisa

Pensando em si mesmo desta forma, deve-se servir Sri Sri Radha Krsna do início da manhã no Brahma Muhurta até o fim da noite."

Além disso, se a disciplina espiritual não é específica em seu foco não irá produzir resultados tão rapidamente como o Sadhana que está focado em um ideal espiritual particular.

Por exemplo, se enquanto cantamos o Maha Mantra nós concebemos Ramacandra e Vrajendranandana Krsna como duas formas de Deus sem interesse específico em entrar na Lila de qualquer um dEles - não mostramos preferência por um ou por outro - alcançaremos Vaikuntha onde Narayana é adorado com temor e reverência.

Considerando-se os Nomes de Hari, Rama e Krsna como nomes gerais de Deus, sem preferência por um sobre o outro irá resultar na liberação Vaisnava, mas quando concebido como os seguidores de Sri Caitanya fazem, o Maha Mantra oferece o potencial para algo muito maior do que liberação Vaisnava.

Tal a importância do Raganuga Sadhana.