Muito importante !!!
Correcções no 11º Canto do Śrīmad-Bhāgavatam
Para o benefício de todos, destacamos duas correcções no 11º Canto do Śrīmad-Bhāgavatam que foram feitas no fólio.
No significado do Śrīmad-Bhāgavatam 11.7.11 lia-se:
"Aquele que desenvolveu um conhecimento transcendental nunca age caprichosamente. Śrīla Rūpa Gosvāmī descreve duas fases do serviço devocional: Sādhana-bhakti e Rāgānugā-bhakti. Rāgānugā-bhakti é o estágio de amor espontâneo à Deus, ao passo que Sādhana-bhakti significa a prática consciente dos princípios reguladores do serviço devocional ... "
No fólio em 2014, o significado foi alterado para:
"Aquele que desenvolveu um conhecimento transcendental nunca age caprichosamente. Śrīla Rūpa Gosvāmī descreve a progressão do serviço devocional de Sādhana-bhakti para Prema-bhakti. Prema-bhakti é o estágio de amor espontâneo à Deus, ao passo que Sādhana-bhakti significa a prática consciente dos princípios reguladores do serviço devocional ... "
Śrīla Rūpa Gosvāmī explica no Bhakti-rasāmṛta-sindhu que existem três formas de Bhakti: Sādhana-bhakti (Vaidhī e Rāgānugā), Bhāva-bhakti e Prema-bhakti.
Porque Rāgānugā-bhakti é uma parte de Sādhana-bhakti, isto explica por que "Rāgānugā-bhakti" foi substituída por "Prema-bhakti".
A mesma correcção é encontrada no significado do Śrīmad-Bhāgavatam 11.3.31 onde lia-se:
"... As palavras bhaktyā sanjātayā bhaktyā indicam que existem duas divisões de Bhakti Yoga: Sādhana-bhakti e Rāgānugā-bhakti. Śrīla Prabhupāda elaboradamente explicou em seu livro O Néctar da Devoção o progresso do devoto de Sādhana-bhakti, ou a execução de princípios reguladores, para Rāgānugā-bhakti, ou serviço executado em amor à Deus ... "
No fólio em 2014, o significado foi alterado para:
"... As palavras bhaktyā sanjātayā bhaktyā indicam que existem duas divisões principais de Bhakti Yoga: Sādhana-bhakti e Prema-bhakti. Śrīla Prabhupāda elaboradamente explicou em seu livro O Néctar da Devoção o progresso do devoto de Sādhana-bhakti, ou a execução de princípios reguladores, para Prema-bhakti, ou serviço executado em amor à Deus ... "
Disto podemos observar:
Existe a tendência muito errada e perniciosa que durou por muito tempo de "empurrar" Rāgānugā-bhakti para a fase de perfeição, quando Rāgānugā-bhakti é Sādhana (praticar sob regulação).
Este mesmo erro durou por muito tempo com O Néctar da Devoção capítulo 15, que felizmente também já foi corrigido.
Isto não é simplesmente a mudança de termos técnicos sem importância. Pelo contrário, isto faz com que interpretações completamente erradas acerca de Bhakti e suas divisões sejam disseminadas.
Rāgānugā é Sādhana e não a fase de perfeição !!!
Exemplo:
Uma pessoa se aproxima da Consciência de Kṛṣṇa (Śraddhā). Começa a associar-se com os devotos e Guru (Sādhu-saṅga). Começa a praticar serviço devocional (Bhajana-kriyā) que consiste em cantar Hare Kṛṣṇa, adorar a forma de Kṛṣṇa na Deidade, estudar a fundo todos os livros de Śrīla Prabhupāda.
Começa a purificar-se (Anartha-nivṛttiḥ) e começa a manifestar (Niṣṭhā) uma atracção por um relacionamento específico (detalhado) com Kṛṣṇa fruto de contemplar a bela forma do Senhor e por ouvir Seus doces passatempos. Começa desta forma a praticar Rāgānugā-sādhana-bhakti regulado.
"Uma vez em Los Angeles no quarto de Śrīla Prabhupāda, eu perguntei-lhe (descaradamente): "Se somos devotos neófitos mas nos atraimos a um tipo de relacionamento com Kṛṣṇa de uma certa maneira, isto é nossa Māyā ou devemos praticá-lo ou o quê?" E os olhos de Śrīla Prabhupāda se abriram muito como ele fazia às vezes, e então ele respondeu: "Ah, isso é o que se quer!" (Memórias de Śrīla Prabhupāda)
Nós iremos obter na fase perfeita o que cultivamos e praticamos na fase de Sādhana.
No estágio de Sādhana o devoto pode e deve meditar no seu Siddha-rūpa, no Sanat Kumāra Saṁhitā, Śiva instrui Nārada Muni:
184 e 185
ātmānaṃ cintayet tatra
tāsāṃ madhye manoramām
rūpa-yauvana-sampannāṃ
kiśorīṃ pramadākṛtim
nānā-śilpa-kalābhijñāṃ
kṛṣṇa-bhogānurūpiṇīm
prārthitām api kṛṣṇena
tato bhoga-parāṅmukhīm
"O Sādhaka deve pensar em si mesmo como uma jovem Mañjarī muito bela perita em várias artes, que agrada a Rādhā Kṛṣṇa."
186
rādhikānucarīṃ nityaṃ
tat-sevana-parāyaṇām
kṛṣṇād apy adhikaṃ prema
rādhikāyāṃ prakurvatīm
"O Sādhaka deve pensar em si mesmo como uma seguidora de Śrī Rādhā, sempre dedicada ao Seu serviço, com mais afeição para Śrī Rādhā do que para Śrī Kṛṣṇa Ele mesmo."
187
prītyānudivasaṃ yatnāt
tayoḥ saṅgama-kāriṇīm
tat-sevana-sukhāsvāda-
bhareṇāti-su-nirvṛtam
"Todos os dias, carinhosa e afetuosamente a organizar o encontro entre Śrī Śrī Rādhā Kṛṣṇa, e tornando-se feliz de vê-Los satisfeitos com seu serviço."
188
ity ātmānaṃ vicintyaiva
tatra sevāṃ samācaret
brāhma-muhūrtam ārabhya
yāvat sāntā mahā-niśā
"Pensando em si mesmo desta forma, deve-se servir Śrī Śrī Rādhā Kṛṣṇa do início da manhã no Brahmā Muhūrta até o fim da noite."
Além disso, se a disciplina espiritual não é específica em seu foco não irá produzir resultados tão rapidamente como o Sādhana que está focado em um ideal espiritual particular.
Tal a importância do Rāgānugā-sādhana-bhakti.