domingo, 24 de maio de 2015

Executando Vida Espiritual com Desejos

y

"O ponto de partida de toda realização é o desejo ... desejos fracos trazem resultados fracos, assim como uma pequena quantidade de fogo propicia uma pequena quantidade de calor." (N. Hill)

O artigo é longo ... haja paciência !!! Mas vale a pena !!! E ainda que não seja a melhor tradução é meu serviço para o mundo Vaisnava Português (Portugal e Brasil).

É preciso ser "puro" para ter desejos espirituais (Raga Marga) ???

Executando Vida Espiritual com Desejos

21 de Maio de 2015

Por: Babhru Dasa (SS Bhakti Vikas Swami)

"Introdução:

Uma vez e outra, repetidamente, ouvimos os devotos tratarem de assuntos filosóficos que são directamente ou indirectamente relacionados às verdades sobre "desejos materiais e espirituais".

Ao reconhecer o facto de que os "desejos" constituem uma das maiores partes da consciência material de uma pessoa, faz sentido porque haveria tanta discussão a este respeito.

Felizmente, nós entendemos que a especulação mental não vai nos fornecer uma conclusão autorizada. Assim, uma pessoa sincera somente ouvirá através da via de "Guru, Sadhu, e Sastra."

Mesmo que este artigo seja escrito para o público de devotos de Krsna, ainda assim parece importante ater-nos brevemente sobre estas verdades básicas a respeito de "desejos". Desta forma, o leitor será capaz de analisar melhor a sua própria mentalidade, e compará-la contextualmente com o conteúdo deste artigo, que é baseado em vários exemplos de ensinamentos autênticos de nossos Acaryas.

Muitas pessoas envolvidas na vida espiritual perguntam-se, "quando é que todos estes desejos materiais traquinas deixarão seu controle apertado em minha mente?" "Quando vou ser capaz de pensar e agir correctamente e estar livre de desejos materiais grosseiros e subtis?" Enquanto outros podem pensar, "desejos não são inerentemente maus, eles são apenas uma parte necessária da vida."

Nos parágrafos seguintes, vamos dar breves exemplos das três filosofias proeminentes sobre desejos dentro da realidade material.

O materialista diria, "sim, ter desejos é muito bom. Temos que desejar desfrutar das diferentes faculdades deste mundo. Se nós não nos esforçamos para alcançar nossos objectos dos sentidos desejados, então a nossa vida será em vão."

Pensando assim, o materialista é perpetuamente arrastado por seus desejos descontrolados e mente que são sempre conduzidos para saciar seu apetite intenso e desejo multi-facetado de desfrute material.

Tal desfrute material culmina no prazer sexual e leva a um estilo de vida que é de um modo geral "degradado" e não diferente do de um animal.

A partir de uma perspectiva diferente, os filósofos impersonalistas e voidistas (budistas) diriam: "Ter desejos é algo mau. Os desejos são a causa de nosso apego e escravidão dentro deste mundo, e a única maneira de obter a liberação é tornar-se livre de todos os desejos."

Este entendimento é, pelo menos, melhor do que a do materialista grosseiro, mas ainda uma compreensão incompleta. Este entendimento é correto no sentido de que sim, desejos materiais são os que nos mantem ligados neste reino material.

No entanto, é interessante notar que as pessoas que aderem à filosofia impersonalista estão "desejando" tornar-se "sem desejos"! E por que eles desejam isto? Porque eles querem ser livres do sofrimento e desfrutar de uma existência de felicidade e conhecimento eterno (que é em si um desejo.)

Então, por esta análise, podemos compreender que tal entendimento é auto-contraditório e que o desejo de tornar-se "sem desejo" é simplesmente uma ilusão auto-imposta e pode durar apenas temporariamente.

O devoto de Krsna, entretanto, tem um entendimento diferente sobre desejos. O devoto entende que cultivar desejos materiais não é propício para o avanço espiritual. O devoto também entende que não pode se tornar livre dos desejos, todos juntos, e realmente, não quero isto!

Apenas por ler o Livro de Krsna ou Srimad Bhagavatam, podemos facilmente compreender que o mundo espiritual está cheio de desejos espirituais e os motivos que estão focados em agradar Krsna. Ao ler estes livros, podemos ver que cada ser vivo tem desejos espirituais únicos que pertencem a sua relação específica com Krsna.

No caminho devocional, é ensinado que a pessoa deve gradualmente purificar os seus desejos materiais, ao ligá-los  (encaixá-los) em actividades conscientes de Krsna e, em seguida, em última análise, permitir que tais desejos sejam substituídos ou transformados em puramente espirituais.

A fim de fazer isto, o devoto deve primeiro aprender, quais são os desejos espirituais e como preparar um lugar apropriado para que se manifestem dentro do coração. Além disso, deve-se entender completamente como se submeter a este processo de uma forma puramente natural e simples.

Infelizmente, há muitos equívocos em relação a este tema, especialmente entre a comunidade mundial e moderna Vaisnava. Muitas vezes ouvimos os devotos dizerem coisas como, "você não pode ter desejos espirituais até que esteja completamente "puro" e "livre" de desejos materiais e contaminação."

Esta filosofia proposta é verdade até certo ponto, e em vários casos, Srila Prabhupada e Srila Bhaktisidhanta Sarasvati fizeram declarações que são semelhantes à citação mencionada acima.

Dito isto, deve-se saber que ambos, assim como muitos dos Acaryas anteriores fizeram inúmeras declarações que são, aos olhos mundanos, "contraditórias" em relação à citação acima.

Também deve ser mencionado que Srila Prabhupada muitas vezes usou a palavra "puro", em muitas circunstâncias diferentes. Portanto, o significado de "puro", como Srila Prabhupada usa, é completamente contextual.

Às vezes Srila Prabhupada usa a palavra "puro" quando se refere a uma alma completamente perfeita (Nitya / Sadhana / Krpa Siddha). Outras vezes usa quando se refere a devotos que aspiram devoção pura (Suddha Bhakti)

Como devotos, fomos ensinados que cada instrucção do Acarya deve e tem de ser entendida à luz de tempo, lugar e circunstância em que esta sendo feita. Portanto, para entender estas "contradições aparentes" devemos tentar não ser fanáticos, extremistas, ou com mente estreita. Nós apenas não podemos ter todas as informações, e / ou não sermos capazes de "ver toda a imagem."

Dito isto, devemos tomar nota e tentar entender o amplamente aceito, mas também, o princípio mais amplamente negligenciado que afirma, se houver um "aparente contradição" entre as declarações dos Acaryas, devemos sempre nos referir aos escritos dos Acaryas anteriores e fazer uma conclusão sintetizada com base em todos os seus ensinamentos. As seguintes citações mostram que Srila Prabhupada apoia inteiramente este sistema de analise.

"Se você quer propagar os ensinamentos de Sri Caitanya Mahaprabhu, em seguida, as personalidades que estabeleceram, por escrever estes livros, Bhakti Rasamrta Sindhu, Hari Bhakti Vilasa, Vidagdha Madhava, tantos livros que escreveram. Portanto, temos de passar por eles, devemos tentar compreende-los.

Então, podemos entender o que é o Caitanya Caritamrta, Caitanya Bhagavata, Caitanya Mangala, há tantos. Caitanya Candradoya por Prabodhananda Sarasvati. Assim, muitos devotos, eles nos deram tantas literaturas elevadas, devemos consultar. Por isto, a oração é,-. "mano-‘bhistam sthapitam yena bhu-tale." (Palestra de Srila Prabhupada -  Néctar da Devoção - Bombaim, 08 de Janeiro de 1973)

"Assim, a fim de compreender o Senhor Caitanya, temos que seguir os discípulos directos do Senhor Caitanya - os Seis Gosvamis - e, especialmente, o caminho traçado por Srila Jiva Goswami." (Ensinamentos do Senhor Caitanya-17)

"Assim como ele difere dos Acaryas anteriores, isso significa que ele não é Acarya." (Srila Prabhupada - conversa - 06/05/75)

Então, como podemos ver, Srila Prabhupada deixou muito claro que, se nós pensamos que há alguma "incongruência" com os ensinamentos entre certos Acaryas, devemos referir-nos aos escritos dos Acaryas anteriores, especificamente, os dos seis Goswamis. Srila Prabhupada também deixa claro que o Acarya nunca muda nenhuma das conclusões filosóficas do Guru Parampara.

Parte I, Desejos Espirituais:

Agora que nós percebemos melhor este processo de compreensão dos ensinamentos dos Acaryas, vamos aprofundar na questão de "ter de estar livre de desejos materiais antes de os desejos espirituais poderem se manifestar."

O que se segue é uma declaração que é proveniente de Srila Rupa Gosvami. Ele declara que mesmo que uma pessoa possa não estar livre de contaminação, isto não significa que ela não tenha algum tipo de ligação emocional mais profunda com Krsna em uma relação específica. Objectivamente falando, não se pode saber qual a nossa relação com Krsna, desde que não tenhamos pelo menos alguns desejos espirituais.

"Estas pessoas que desenvolveram Rati por Krsna, mas que não extinguiram completamente os Anarthas, e que são qualificadas para ver Krsna directamente são chamadas de praticantes (Sadhakas)." (Bhakti Rasamrta Sindhu 2.1.276)

Em relação a este ponto, aqui estão duas citações extremamente importantes de Srila Narottama Dasa Thakura. Ambas exemplificam a necessidade absoluta para o cultivo de desejos espirituais. Além disso, ambas descrevem este processo como acontece durante o estágio de Sadhana, antes da perfeição. Não o contrário.

"Eu sempre vou pensar no serviço devocional aos pés de lótus do Casal Divino, e sempre vou permanecer apegado a isto. O que quer que eu pense durante a minha prática espiritual (Sadhana) eu vou atingir quando chegar à perfeição." (Prema Bhakti Candrika, 55)

"O que quer que eu aspire durante o meu Sadhana (Sidha Deha), eu certamente irei receber em meu corpo espiritual (Svarupa Siddhi).
É apenas uma questão de ser maturo ou imaturo. A fase de Sadhana é imaturo, a fase de Prema é maturo. Esta é a verdade fundamental sobre as características de Bhakti." (Prema Bhakti Candrika, 56)

Além disso, Sri Narada Muni também explica isto para Gopa Kumara no Brhad Bhagavatamrta:

"De acordo com a forma como adoramos o Senhor confere diferentes resultados. Assim, aquele que atinge o objectivo que almejava nunca se sente descontente."  (2.4.189)

O comentário de Sanatana Goswami:

"A Personalidade de Deus sabe tudo o que há para saber. Ele também é o doador mais misericordioso de caridade. Por que, então Ele não daria a mesma felicidade suprema para todos os Seus devotos? É porque Ele lhes dá de acordo com os desejos expressos destes devotos."

Ao analisar todas as citações acima, podemos ver as razões óbvias e práticas para a importância do cultivo de desejos espirituais.

Muitas vezes é-nos dito, "uma pessoa tem que alcançar um gosto superior antes que possa deixar um inferior." Neste caso, o "gosto superior" seria o objectivo de obter uma relação espiritual com Krsna, que se desenvolve a partir da base dos nossos desejos espirituais. O que "gosto superior" poderia possivelmente ser?

Em relação ao processo de "alcançar um gosto superior / fase superior de bhakti" a seguinte citação de Srila Bhaktivinoda Thakura pode ser considerada:

"No caminho do desenvolvimento gradual, cuidados devem ser tomados para se elevar progressivamente a um nível superior, não importando o nível actual.

Por boa fortuna, a tendência da alma é elevar-se gradualmente, mas certamente existem obstáculos ao longo do caminho, e assim a alma pode não conseguir chegar ao objectivo final.

Aqueles que desejam chegar a um padrão mais elevado devem ser sempre conscientes deste facto.

Na progressão de um nível de vida para o próximo, duas coisas devem ser consideradas.

O aspirante deve estar firmemente fixo numa posição para dar um passo firme para o próximo nível superior. Em seguida, a fim de avançar com sucesso para o nível superior, quando um pé deixa o nível anterior, este mesmo pé deve fixar-se firmemente no nível mais elevado antes que o outro pé possa seguir a este novo nível.

Simultaneamente, o aspirante deve abandonar o apego ao nível mais baixo, tornando-se firmemente estabelecido no nível mais alto.

Ao mover-se muito rapidamente, o aspirante vai cair. Movendo-se muito lentamente os resultados virão lentamente.

Algumas pessoas lamentam que não alcançaram a devoção a Krsna, mas ao mesmo tempo elas não fazem qualquer tentativa real de elevar-se ao nível de Krsna Bhakti.

Elas permanecem vinculadas a um dos níveis e não tentam progredir para as práticas seguintes de nível superior - isto é conhecido como Niyamagraha.

Se as pessoas param em um estágio, como podem esperar avançar para o topo?

Assim, muitos devotos no nível de Vaidhi Bhakti não fazem nenhuma tentativa para avançar para Bhava Bhakti, mas, em seguida, lamentam não terem alcançado Bhava.

Mais uma vez, muitas pessoas permanecem ligados às regras do Varnasrama e são indiferentes a Bhava e Prema. Esta escravidão a um nível é um obstáculo ao seu progresso." (Srila Bhaktivinoda Thakura - Sri Caitanya Siksamrita 3.1)

Ao analisar as secções acima neste artigo deve agora ser completamente claro que temos de nos esforçar para elevar-nos para os estágios mais avançados de Bhakti. Caso contrário, nós nunca vamos atingir tais etapas.

Além disso, também deve ficar claro que o requisito para a manifestação dos desejos espirituais não é o desaparecimento de todos os nossos Anarthas. Sabendo disso, pode-se então perguntar: "então qual é a qualificação para começar este processo interno?"

A citação a seguir revela esta verdade e é sem dúvida um dos versos mais importantes do Caitanya Caritamrta. É falado por Sri Ramananda Roy para Sri Caitanya Mahaprabhu.

"Serviço devocional puro em Consciência de Krsna (Krsna-bhakti-rasa-bhavita) não pode ser atingido até mesmo por actividades piedosas em centenas de milhares de vidas. Ele só pode ser alcançado mediante o pagamento de um preço - que é, avidez intensa (Laulyam) para obtê-lo. Se ela (avidez) está disponível em algum lugar, é preciso comprá-la sem demora." (CC, 2.8.70)

Esta "avidez espiritual" é a causa raiz de todos os nossos desejos espirituais e é a qualificação principal para iniciar o processo de Sadhana Raganuga Bhakti. Esta espécie de "avidez" não é vaga, mas sim voltada directamente para alcançar uma relação específica com Krsna.

No Bhakti Rasamrta Sindhu, Srila Rupa Goswami explica avidez em relação a Raganuga Bhakti:

"O aparecimento desta avidez ocorre quando a inteligência não depende de regras das escrituras e da lógica, após perceber um pouco da doçura e do amor dos habitantes de Vraja através do processo de audição das escrituras." Bhakti Rasamrta Sindhu (1.2 0,292)

Comentário de Srila Jiva Gosvami:

"Quando uma pessoa percebe um pouco acerca da doçura do amor e das actividades dos habitantes de Vraja através da audição das escrituras como o Bhagavatam, que descrevem estes devotos Siddha, a sua inteligência afasta-se das injunções das escrituras e da lógica, embora a lógica seja certamente empregue."

E também de Srila Visvanatha Cakravarti Thakura:

"Assim, alguns devotos alcançam o conhecimento sobre os humores de Krsna e Seus associados em Vraja da boca do Guru, alguns da boca de um devoto experiente Raganuga, e alguns, cujos corações foram purificados pela prática do serviço devocional, terão este conhecimento directamente revelado a partir de seus corações." (Raga Vartma Candrika 1,9)

A partir das citações acima, torna-se perfeitamente claro que o conhecimento e desejos espirituais podem e irão se manifestar de várias maneiras diferentes.

Este processo é único para todos, mas geralmente ocorre dentro dos limites dos processos acima mencionados. Deve também ser notado que tais manifestações não estão limitadas a qualquer fase de Bhakti em particular. Para dar ênfase a este último ponto, Srila Visvanatha Charkravarti Thakura escreve:

"Esta avidez nunca surge nesta base, nem o candidato considera se ele é ou não qualificado para o caminho de Raganuga Bhakti. Em vez disso, simplesmente depois de ouvir sobre o assunto, ou vê-lo, a avidez irá surgir nele." (Raga Vartma Candrika, 1,5)

Para obter mais suporte no que diz respeito à citação acima, podemos nos referir a uma conversa entre Srila Prabhupada e Hamsadutta que aparece posteriormente neste artigo.

Ao ouvir de tantas autoridades a este respeito, devemos agora compreender perfeitamente que Bhakti não é um caminho de negar os desejos materiais artificialmete, mas sim um caminho de aceitar e abraçar carinhosamente desejos espirituais a medida que eles se manifestam através da vida.

Na verdade, a única maneira de superar os desejos materiais é "de alguma forma ou de outra," obter desejos espirituais focados em atingir especificamente metas espirituais (um relacionamento com Krsna.) Neste contexto, há uma citação famosa por Srila Bhaktisiddhanta Saraswati Thakura:

"Não devemos cometer o erro de pensar que Anartha Nrvitti é o nosso Prayojana. Em outras palavras, Anartha Nrvitti não é o nosso objectivo. Anartha Nrvitti é um meio indirecto para o objectivo. Se alguém pensar assim nunca vai entrar em Artha Pravrtti.

Por esta razão, vou começar a falar sobre Asta Kaliya Lila.

Eu sei que vocês não estão prontos para ouvir sobre isso. Mas devemos saber que esta idéia tão transcendental existe no reino da devoção. É por isso que Anartha Nivritti é essencial.
Depois de Anartha Nivritti é Artha Pravritti, serviço puro conjugal a Radha e Krishna. Essa é a realidade transcendental. Se não sabemos deste reino transcendental, em seguida, todos os nossos esforços podem terminar em Nirvisesa Vada".

Neste citação, Srila Bhaktisidhanta visa especificamente os devotos que colocam tanta ênfase em Anartha Nivritti e esquecem tudo sobre o verdadeiro objectivo da vida espiritual (Artha Pravritti). Eles são consumidos por Vairagya e são, portanto, contaminados e iludidos por Nirvisesa Vada (impersonalismo).

Neste ponto, seria muito bom notar que Anartha Nivritti não termina assim "de repente" quando se atinge Nishta. Na verdade, Anarthas continuam sendo abolidos até se chegar em Prema.

Agora que ouvimos de vários Acaryas  sobre este tema, devemos ter uma melhor compreensão. Na verdade, existem muitas mais declarações semelhantes a estas que podem ser encontradas a partir de qualquer dos escritos dos Acaryas. Faz sentido que Srila Prabhupada, em muitos casos usou a palavra "puro" para inferir um devoto que tem aspirações genuínas para a imotivada Bhakti.

Agora podemos entender que ele não quis dizer que devemos ser 100% puros antes da manifestação dos desejos espirituais.

Para melhor ajudar-nos a compreender a natureza da manifestação dos desejos espirituais nas nossas vidas e nos diferentes estágios de Bhakti, a metáfora do refinamento de açúcar pode ser lembrada.

A princípio os nossos desejos espirituais começam de uma forma muito vaga e indefinida (como o sumo/suco de açúcar mascavo líquido). Em seguida, como o processo de refinação, o açúcar torna-se cada vez mais doce e cheio de sabor.

Começando no ponto de inquirir sobre Krsna, desejos manifestam-se para saber a verdade espiritual. Assim, chegamos à primeira fase de ter fé nas verdades espirituais básicas (Sraddha). Rapidamente alcançamos o desejo de ter associação com devotos (Sadhu Sanga).

Depois, gradualmente, os nossos desejos crescem de apenas querer saber sobre Krsna e Seus devotos, a querer estar envolvido em cantar e outras actividades devocionais (Bhajana Kriya). Continuando desta maneira, e por associação adequada, nosso conhecimento e realização aumentam enquanto, simultaneamente, a contaminação material e ilusão diminuem (Anartha Nivritti).

Assim, o caminho se torna pavimentado para desejos mais específicos manifestarem-se e surgir.  Então, quando o devoto alcança o estágio de serviço devocional fixo (Nishta), clareza interna torna-se mais uma realidade e seus desejos individuais tornam-se mais refinados, definidos e detalhados.

Neste ponto, é comum que o devoto terá alguns fortes sentimentos emocionais em relação ao seu relacionamento desejado com Krsna, permitindo assim que os seus desejos espirituais  tornem-se mais fortes e mais focados.

Tendo proativamente cultivado estes desejos, eles vão começar a brilhar como um incêndio florestal, crescer e se transformar em um sabor intensamente específico (Ruci). Como o devoto torna-se cada vez mais absorto em seus desejos espirituais a fase de estar fixo e aceitação plena se aproxima rapidamente.

A identidade e desejos espirituais tornam-se a própria vida e alma do devoto (Asakti). Avançando ainda mais, Krsna permite o devoto  realizar plenamente e alcançar sua desejada "identidade espiritual e objecto de amor, ou seja, Krsna." (Bhava) Tornando-se inconcebivelmente mais intensa tal realização alcança pleno amor à Deus muito em breve (Prema).

Então, como podemos ver através desta análise, os desejos começam desde o início e somente tornam-se mais poderosos até o final. Mesmo antes de atingir o estágio inicial de fé (Sraddha), os nossos desejos materiais transformam-se em "sementes" de desejos espirituais.

Tais desejos espirituais rudimentares assumem a forma de, "querer a verdade superior, desejar e querer felicidade supra-mundana, querer liberdade do sofrimento etc." E no "fim", nossos desejos são completamente baseados em nossa identidade espiritual única. E eternamente aumentam sem limitações.

Para entender a importância de ter uma sólida compreensão desses estágios de Bhakti, bem como saber em qual estágio de devoção estamos, a seguinte citação pode ser referida:

"Os devotos que executam Sadhana Bhakti devem sempre estar atentos à condição de sua devoção, percebendo o estado como estavam ontem e a melhoria feita hoje. Se o devoto  percebe que depois de alguns dias nenhum progresso foi feito de acordo com as etapas apresentadas acima, ele deve entender que alguma ofensa deve ter sido cometida. ...

Aqueles que não se importam em examinar seu progresso vão avançar muito lentamente devido aos obstáculos invisíveis que eles criaram. Devotos tomam precaução especial neste assunto!" (Caitanya Siksamrta, Capítulo 6, Parte 2)

Parte II, A Relação Espiritual:

Em relação às conclusões filosóficas sobre desejos espirituais, muitas vezes várias outras discussões são criadas. Provavelmente, a mais importante e, infelizmente mal compreendida, seja a verdade sobre a revelação e o cultivo de um relacionamento com Krsna.

Cultivo de desejos espirituais e realização de um relacionamento com Krsna estão intimamente ligados e, muitas vezes discutidos juntos quando delineados nos escritos dos Acaryas. Na seguinte secção, vamos analizar vários equívocos sobre estas questões.

Ao falar sobre as verdades sobre as relações espirituais e desejos, mais uma vez, há muitas idéias diferentes. Especulação mental abastecida emocionalmente é uma praga galopante dentro do mundo de hoje, e, lamentavelmente, muitas sociedades Vaisnavas em todo o mundo estão longe de estar livre deste problema.

Muitas vezes ouvimos devotos dizer coisas como, "não se deve contemplar temas sobre quem somos (espiritualmente), em quais os serviços que pretendemos participar na Lila, e qual é a nossa relação com Krsna.

Devemos estar  satisfeitos apenas com qualquer posição, serviços e relacionamento que Krsna nos der. "
Infelizmente, isto não é de todo apoiado por qualquer dos Acaryas. No Bhagavad Gita Krsna diz algo completamente oposto.

"Na medida em que eles se rendem a Mim, Eu recompenso em conformidade." (BG 4.11)

"Em qualquer forma que eles me adorem, eu também dou-lhes os frutos desta adoração de uma maneira similar." - (Visvanatha Cakravarti Thakur)

Isto significa que se um devoto tem o desejo de ser amigo de Krsna, então Krsna irá conceder-lhe esse relacionamento. Se alguém quiser ser o pai de Krsna, Ele vai premiá-lo desta forma. Se ele quer ser um servo de Narayana em Vaikuntha, Krsna vai fazer todos os arranjos.

Não é Krsna absolutamente que obriga a entidade viva a aceitar um relacionamento com Ele. Na verdade, até mesmo os devotos mais neófitos geralmente compreendem o princípio de que cada ser vivo tem o livre arbítrio para amar ou não amar Krsna, e, além disso, oferecer-se à Krsna da maneira que desejar.

Para obter mais suporte no princípio acima mencionado, podemos nos referir ao Srimad Bhagavatam:

"Ao mesmo tempo, Ele amorosamente retribui com Seus devotos de qualquer maneira que eles O adorem, assim como as árvores celestiais satisfazem os desejos de quem se aproxima delas."  (SB 10.38.22)

"As palavras sura-drumo yadvad (como uma árvore dos desejos celestial) indicam como os vários graus de frutas concedidas correspondem aos vários graus de abrigo tomados. Como não há nenhuma discrepância se a Kalpa Vrksa (árvore dos desejos) não dá frutos para uma pessoa que não toma abrigo na mesma, da mesma forma é assim no caso do Senhor Supremo.

No entanto, ao passo que o Senhor é dependente de Seus devotos rendidos, a Kalpa Vrksa não é dependente daqueles que se refugiam nela. Portanto, de acordo com a devoção, Krsna mostra amizade, inimizade ou neutralidade." (Srila Visvanatha Chakravarti Thakura)

Além de dar mais provas sobre o tópico em questão, Visvanatha Cakravarti Thakura também traz o ponto chocante "Como não há nenhuma discrepância se a Kalpa Vrksa (árvore dos desejos) não dá frutos para uma pessoa que não toma abrigo na mesma, da mesma forma é assim no caso do Senhor Supremo."

Basicamente, isto significa; Se uma pessoa não cultivar certos desejos para entrar em um relacionamento específico com Krsna, Krsna não pode retribuir. Krsna não terá nenhuma base a partir da qual possa retribuir. Portanto, em tal circunstância, uma relação devocional profunda com Krsna não irá ocorrer.

Aqui está uma pequena conversa entre Srila Prabhupada e Hamsadutta a este respeito:

Raganuga Bhakti "Se há o ímpeto isto deve ser desenvolvido"

"Hamsadutta: Então Prabhupada, um devoto neófito, ele pode pensar que poderia ser muito bom ser um amigo de Krsna, mas ele poderá realmente ser uma folha de grama e ele estará totalmente satisfeito quando chegar a este estágio?

Prabhupada: Não. Se ele pensa assim, então ele deve cultivar este
conhecimento desta forma. Sim. Isto é descrito no Néctar da Devoção e Ensinamentos do Senhor Caitanya.

Hamsadutta: Mas esta pode não ser a sua posição actual. Pode ser uma outra?

Prabhupada: Não. Mas quando, no momento do serviço devocional, se tal ímpeto vem, isso significa que ele tem esta relação. E ele deve desenvolvê-la. Isto é tudo. Isto significa que a relação real com Krsna está surgindo gradualmente. Está sendo desenvolvida. Então, é preciso desenvolvê-la, seguindo os passos dos amigos do Krsna em Vrindavana. Isto é descrito aqui.

Hamsadutta: Suponha que alguém está satisfeito simplesmente por relacionar-se com o mestre espiritual.

Prabhupada: Isto é assunto de todos. Um assunto de todos. Isso não é um gosto particular. Isto é o dever de todos os devotos."

(Palestra Srimad-Bhagavatam 6.3.16-17, Gorakhpur, 18 de fevereiro de 1971)

Esta conversa tem uma série de factos muito poderosos e reveladores. Primeiro Srila Prabhupada está dizendo que um devoto neófito pode ter uma verdadeira inclinação para entrar em um relacionamento específico com Krsna. Então ele está dizendo, se tal ímpeto ocorrer, o indivíduo deve cultivar o conhecimento adequado, a fim de cultivar este gosto tão específico.

Por último, Srila Prabhupada está dizendo que apenas "ter um relacionamento com o mestre espiritual" não é o mesmo que cultivar um gosto para uma relação específica com Krsna.

Para mostrar ainda mais a validade da conversa acima, podemos ver as seguintes declarações feitas por Srila Bhaktivinoda Thakura:

"Um Ruci particular (gosto) vai despertar de acordo com seu Svabhava inerente, e você deve cultivar a Rasa indicada por este Ruci. A fim de cultivar esta Rasa, você deve seguir um dos associados eternos de Krsna que é perfeito nisto.

A Rasa que a alma tem é determinada pela tendência mais íntima da alma ou gosto. Quando a fé no processo de cantar surge, de acordo com o seu gosto a ala vai gravitar na sua própria Rasa. Determinando esta Rasa, o Guru lhe dará adequada direcção para a realização de sua adoração." (Caitanya Siksamrta, Capítulo 6, Parte 5)

Como podemos ver aqui, tanto Srila Prabhupada e Srila Bhaktivinoda Thakura estão dizendo quase exatamente a mesma coisa, assim revelando provas conclusivas sobre este assunto.

Como nota final nós sentimos que é importante ressaltar o ponto de que um devoto avançando nunca deve estar sem a orientação do mestre espiritual ou Siksa Guru em quem confia plenamente.

Além disso, todos estes detalhes íntimos e exclusivos de realização espiritual que se manifestam na nossa viagem de Volta ao Supremo devem ser mantidos absolutamente em privado.

Assim como uma pessoa que tenha obtido uma jóia maravilhosa, sempre a mantém escondida, e é sempre cauteloso sobre a sua segurança.

A respeito disso:

"Em matéria de discutir temas relacionados com a seu Bhajana pessoal, o melhor é não falar estas palavras aqui e ali. A este respeito, tenha cuidado! A razão é que alguém pode tornar-se irritado, enquanto outros só poderão encontrar falhas. Então simplesmente ofereça  seus Pranamas aos pés de todos os Vaisnavas." (Prema Bhakti Candrika, 119)