domingo, 3 de junho de 2012

Prasadam e forma humana de vida

thali
Palestra SB 1.16.23 - Havaí, 19 de janeiro de 1974:

"Bali-Mardana: Eu acredito que ouvi o senhor dizer em outras palestras que uma pessoa que toma Prasadam, até uma planta ou um ..., qualquer tipo de entidade viva que tome Prasadam ou ouça o Nome, que vai voltar pelo menos numa forma humana de vida. Isso está correto?

Prabhupada: Não, se ele é devoto, então ele vai vir como humano. Mas este tomar Prasadam, ou ouvir o Mantra Hare Krsna é um avanço para se tornar um devoto.

Mas se ele toma Prasadam não como Prasadam comum, como simplesmente gêneros alimentícios, e se ele acredita que "estes são os restos de alimentos dados à Deus", se ele compreende esta filosofia, então está garantido.

Se ele toma a Prasadam como alimento comum, "tudo bem, estas pessoas estão a distribuir, prasa ... Deixe-me levá-la. É muito saboroso", isto lhe dará oportunidade de aceitar Prasadam na próxima vez, e na próxima, e na próxima ...

Desta forma, um dia ele vai chegar ao ponto que "esta Prasadam não é alimento comum."

Então ele vai ... Isto é garantido.

Porque só o devoto pode apreciar que "esta Prasadam não é alimento comum. É remanescente de Krsna de ..." Portanto, ele entende Krsna.

O que é dito no Bhagavad-gita, janma-karma ca me divyam yo janati tattvatah (BG 4,9).

Na verdade, quando ele entende, então sua vida esta garantida.

Porque é garantido? Ele volta à casa na próxima vida.

Tyaktva deham punar janma naiti (BG 4,9). Se você simplesmente pode entender o que é Krsna e qual é o seu relacionamento com Krsna, é suficiente para levá-lo de volta para casa, de volta ao Supremo.

Isto é suficiente. É tão bom."

CC Antya 1,32

"No dia seguinte, ninguém viu o cão, pois ele havia obtido seu corpo espiritual e partido para Vaikuntha, o reino espiritual.

Significado

Este é o resultado de Sadhu-sanga - associação com Sri Caitanya Mahaprabhu e ser promovido de volta ao Supremo.

Este resultado é possível, mesmo para um cão, pela misericórdia do Vaisnava.

Portanto, todos na forma de vida humana devem ser induzido a associar-se com os devotos.

Ao prestar um serviço mínimo, mesmo por comer Prasadam, o que falar de cantar e dançar, todo mundo pode ser promovido a Vaikunthaloka.

É, portanto, solicitado que todos os nossos devotos na comunidade da ISKCON tornem-se Vaisnavas puros, de modo que, pela sua misericórdia todos os povos do mundo serão transferidos para Vaikunthaloka, mesmo sem o seu conhecimento. 

A todo mundo deve ser dada a oportunidade de tomar Prasadam e, portanto, serem induzidos a cantar os Santos Nomes Hare Krsna e também a dançarem em êxtase.

Por meio destes três processos, embora realizados sem o conhecimento ou a educação, até um animal voltou ao Supremo." 

Então parece que até mesmo um animal por ingerir Maha Prasadam pode voltar ao lar, voltar ao Supremo.

Também parece que no caso de um ser humano, além de tomar Prasadam, e para obter um corpo humano na próxima vida, deve reconhecer que esta Prasadam não é comum, mas que são os restos do Senhor Supremo.

E parece que a forma desta pessoa vir a reconhecer que esta Prasadam é especial, é por dar-lhe muita e muita Prasadam variada, saborosa e de qualidade. E juntamente com o dar Prasadam, o explicar o que é a Prasadam.

Ou seja, mesmo um animal voltou ao Supremo, mas no caso de um ser humano, a valorização ou a compreensão do que é a Prasadam é a chave.

Aos devoto(a)s cabe distribuir Prasadam e explicar o que é a Prasadam.

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari

Junho - 2012