quinta-feira, 10 de maio de 2012

A letra “f”

sri-krishna-flute-in-village
Estimados Vaisnavas e Vaisnavis, por favor, aceitem minhas mais humildes e respeitosas reverências.

Todas as glórias são para Srila Prabhupada !!!

A primeira coisa que devemos dizer é que existem entidades chamadas "fantasmas" ...;D

"Os corpos dos fantasmas movem-se no éter".

(Renúncia através da Sabedoria)

"Indiano: Eu ouvi muitas estórias de fantasmas, mas...

Srila Prabhupada: Não, não. Não são estórias. Estamos ouvindo do Bhagavatam, e isto é autoridade. Não estamos ouvindo as estórias de homens de terceira classe. Estamos ouvindo de Vyasadeva. Vyasadeva"

(Caminhada matinal em Bombaim, Índia, 12 de abril, 1974)

É sabido que estas "criaturas" atraem-se por sons de assobios e sons inauspiciosos ou sem harmonia como chinelos a arrastar, portas a ranger, o partir de pratos, instrumentos mal tocados ou usados para emitir sons sem sentido (não há problema em tocar flauta harmoniosamente), letras e palavras inauspiciosas em discussões acaloradas. Isto tudo atrai este "pessoal".

O Vastu Sastra explica que portas rangendo são inauspiciosas e devem ser lubrificadas imediatamente. Esses sons cortam o éter e permitem que as entidades vivas subtis entrem através do "buraco" que é feito no éter através destes sons inauspiciosos. Onde quer que cortemos o éter, eles vão entrar por aquela lacuna.

O Sastra explica que os Ganas, os companheiros de Siva "uivam, assobiam e rugem".

"Você menciona fantasmas. Até onde vai minha experiência, a melhor maneira de removê-los é cantar Hare Krsna muito alto e ter um Kirtana eufórico até que eles saiam."

(Carta a Damodara 03 de dezembro de 1971)

O Poder do Som - Éter

Os cientistas, desde o início alegaram que há cinco elementos que compõem o universo. Eles são conhecidos como terra, água, fogo, ar e éter. Até hoje o éter nunca foi explicado completamente.

Há muitas teorias e provas de que o universo tem uma substância omnipresente denominada éter.

Mesmo com o advento da física teórica quântica, os cientistas ainda não conseguem explicar esta "substância" que permeia o universo e que é referida como o éter.

Alguns cientistas postularam este éter como sendo uma partícula. Mesmo Einstein e seus companheiros pensaram que a partícula de luz chamada fóton era a partícula predominante no universo.

Provou-se que este não é o caso.

Milhares de anos atrás os Vedas já davam referências acerca de vibrações sonoras que permeiam o universo.

O som transcendental que iniciou a criação do universo foi considerado a vibração do nascimento universal (passatempo de Brahma).

Esta vibração ou som inicial é conhecido como "Om".

Todos nós sabemos que uma coisa que nunca estara ausente no universo é a vibração ou sons, sejam vibrações silenciosas ou em freqüências baixas.

Os antigos sábios e Rishis foram capazes de decifrar que as vibrações sonoras são a energia predominante no universo, mesmo na ausência da energia da luz.

Desde que frequências vibracionais, sendo audíveis ou não audíveis, ocupam todo o universo constantemente, eles usaram isto como meio para criar mudanças no universo.

Usando as vibrações sonoras, eles foram capazes de criar e recriar existências ilusórias do universo.

Esta foi a referência Védica para a palavra éter. Nenhuma outra energia é tão omnipresente como as vibrações ou sons, que mesmo que não possamos ouvir, ainda assim estão presentes.

Uma vez que as vibrações e sons são considerados o éter do universo, então podemos concluir que tudo no universo deve ter um nível de vibração ou frequência e podemos usar o meio das vibrações sonoras para viajar, comunicar ou criar uma mudança em todo o universo ao usar tal meio.

"A Brahmastra é semelhante à arma nuclear moderna manipulada pela energia atômica. A energia atômica funciona totalmente em combustibilidade total, e a Brahmastra também atua assim. Cria um calor insuportável semelhante à radiação atômica, mas a diferença é que a bomba atômica é um tipo grosseiro de arma nuclear, enquanto que a Brahmastra é um tipo subtil de arma produzida por cantar hinos. É uma ciência diferente, e em tempos foi cultivada na terra de Bharata Varsa. A ciência subtil de hinos vibrados também é material, mas ainda  não é conhecido pelos cientistas materiais modernos. Ciência subtil material não é espiritual, mas tem uma relação directa com o método espiritual, que é ainda mais subtil".

(Srila Prabhupada, SB 1.7.28)

Textos Védicos afirmam que o elemento Éter, ou "espaço" relaciona-se com a subtileza e difusão; o Ar com a formação e movimento; o Fogo com o calor e a expansão; a Água com a frieza e contração, e a Terra com densidade e solidificação.

"Estudante de Yoga: Como o éter é distinto do ar?

Prabhupada: Éter você não pode sentir o toque. Ar você pode sentir o toque."

(Conversa com estudantes Yoga - 14 de março de 1975, Irã)

O Caitanya Caritamrta afirma que terra, água, fogo, ar e éter (os cinco elementos) são desenvolvidos a partir de formas subtis para mais grosseiras. Por exemplo, o som é encontrado no éter, mas no ar há som e tato. Quando o fogo é adicionado, há som, forma e tato. Quando a água é adicionada, há som, tato, forma e gosto, e quando a terra é adicionada, há som, tato, forma, sabor e cheiro.

Flauta de Krsna

O som da flauta (Venu) de Krsna tem o grande poder de capturar e agradar a todos e vem do plano espiritual para além do éter.

No meio da escuridão o Senhor Brahma ouviu o som Tapa (penitência) a vibrar no éter e ele sentou-se para meditar. Após mil anos celestiais, o som da flauta de Krsna entrou nos seus ouvidos como a sílaba sagrada OM. Quando o senhor Brahma vibrou o OM o universo material foi criado.

O Kama Gayatri representa a quinta nota da flauta de Krsna ...;DDD

"Krsna anda pela floresta na companhia de Seus amigos, que cantam vividamente as glórias de Seus feitos magníficos. Assim, Ele aparece como a Suprema Personalidade de Deus demonstrando Suas opulências inexauríveis.

Quando as vacas vagam sobre as montanhas e Krsna chama-as com o som de Sua flauta, as árvores e trepadeiras da floresta respondem tornando-se tão luxuriantes com frutas e flores que elas parecem estar  manifestando o Senhor Visnu dentro de seus corações.

Assim seus galhos dobram para baixo com o peso, os filamentos em seus troncos e cipós ficam erectos pelo êxtase do amor à Deus, e ambas as árvores e as trepadeiras derramam uma chuva de seiva doce.

Enlouquecidas pelo divino aroma de mel das flores de Tulasi na guirlanda que Krsna usa, enxames de abelhas cantam em voz alta para Ele, e a mais bela de todas as pessoas, felizmente reconhece e proclama a música delas por tomar Sua flauta e tocá-la.

A canção da flauta encantadora em seguida rouba as mentes dos grous, cisnes e outras aves que habitam o lago. Na verdade eles se aproximam de Krsna, fecham os olhos e, mantendo rigoroso silêncio, adoram-No através de fixar sua consciência sobre Ele em profunda meditação."

(Srimad Bhagavatam 10.35.8-11)

O maravilhoso Bhajan com flauta no inicio, do maravilhoso album Vraja Vilasa, do maravilhoso Siddha Sripada Aindra Dasa Prabhuji em:

Bhajana com flauta

De facto, no mundo espiritual mesmo os objectos "inanimados" tem plena consciência e personalidade.

"Esta flauta é um homem muito astuto que bebe uma e outra vez o gosto dos lábios de outro homem. A flauta anuncia as suas qualidades e diz para as Gopis: "Oh! Gopis, se são tão orgulhosas de serem mulheres, venham e desfrutem de sua propriedade - o néctar dos lábios da Suprema Personalidade de Deus "

(CC Antya 16,125 - O Senhor Caitanya prova o néctar dos lábios do Senhor Sri Krsna)

Não há "f" em sânscrito

O sânscrito personifica todas as formas de som. Seria possível não haver todas as formas de som numa língua perfeita?

Ramah + panditah = Rama f panditah. Este som "f" é chamado "Upatmaniya". "Tma" sugere um som criado por uma pipa para acender um fogo. Embora não exista uma letra que represente o "f", o som está lá. E assim o sânscrito abrange todos os sons ...;D

E neste caso é um som auspicioso.

Conclusão

Durante o Puja, nós oferecemos pasta de sândalo que representa a Terra, concha com água que representa a água, lamparina que representa o fogo, incenso que representa o ar e cantamos Mantras auspiciosos que estabilizam e harmonizam o éter.

Portanto a vibração mais auspiciosa é o Maha Mantra Hare Krsna, que mesmo que seja cantado de forma desafinada ...;DDDD sempre harmoniza o éter.

Existem diferentes formas de interpretar os elementos. Todas válidas.

O mais importante é que todas as facetas da criação material são simbolicamente oferecidas ao Senhor.

Link em:

Arati no conceito Védico

Hare Krsna Hare Krsna Krsna Krsna Hare Hare

Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari

Maio - 2012