domingo, 22 de abril de 2012

O voto de satisfazer Krsna em Ekadasi

Sabemos que a Maha Prasadam de grãos não deve ser consumida em Ekadasi. Também sabemos que o Papa Purusha não afecta a Maha Prasadam. Também sabemos que Sri Caitanya Mahaprabhu ensinou que devemos dar reverência a Maha Prasadam em Ekadasi e guardá-la para o dia posterior e que embora o Papa Purusha não afecte a Maha Prasadam não devemos tomá-la em Ekadasi.

"Ramesvara: No calendário diz que é Bhima Ekadasi.

Prabhupada: Bhima Ekadasi, sim.

Ramesvara: Então, eu tenho dito que se alguém jejua no Bhima Ekadasi, isto é como jejuar em todos os Ekadasis. Isso é verdade?

Prabhupada: Sim. Ekadasi é para o jejum, mesmo para Bhima ou Arjuna. Mas não podemos jejuar, assim tomamos um pouco de frutas .... Caso contrário, Ekadasi significa jejum.

Tamala Krsna: Se for possível, devemos ir sem comer nada?

Prabhupada: Sim. Mas não deitem e durmam.

Mahendra: Comer Maha Prasadam é também jejum.

Prabhupada: Quem disse?

Mahendra: O senhor disse a Paramahamsa Swami.

Prabhupada: E você ouviu de Paramahamsa.

Mahendra: Não, eu estava na sala. Foi quando ele estava tentando observar Caturmasya.

Prabhupada: Eu nunca disse isso.

Mahendra: Oh, ok, eu devo ter ouvido errado.

Prabhupada: Se houver serviço e, no meu jejum, o serviço será interrompido, então eu posso tomar. Primeira consideração, o serviço. Agora, se alguém se sente fraco, ele pode tomar Maha Prasadam, e fazer serviço."

(Srila Prabhupada 7 junho de 1976, caminhada matinal. Los Angeles)

Há também o passatempo conhecido de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura em que um seu discípulo em Janmastami tinha que fazer uma longa viagem e sentia-se fraco. Srila Bhaktisiddhanta ordenou que se cozinhase arroz para ele comer !!!

Oh !!! Oh !!! ...:O

Devotos Gostyanandi do calibre de Srila Bhaktisiddhanta e Srila Prabhupada colocam em primeiro lugar a propagação da Consciência de Krsna.

Devotos do calibre de Srila Bhaktisiddhanta e Srila Prabhupada cuja vida e alma é a propagação da Consciência de Krsna compreendem o significado profundo do Ekadasi, Caturmasya e Janmastami.  Para eles em primeiro lugar está a pregação. Para eles o significado profundo de Ekadasi, Caturmasya e Janmastami é satisfazer Krsna. E o que mais satisfaz Krsna é o empenho muito forte em propagar a Consciência de Krsna.

Se um devoto sente-se fraco ou doente, mas tem que distribuir livros por 10 horas na rua; para Srila Bhaktisiddhanta e Srila Prabhupada que eles tomem Maha Prasadam, que eles tomem amendoim e que eles tomem sementes de mostarda !!! ...:O

Para devotos do calibre de Srila Bhaktisiddhanta e Srila Prabhupada um devoto(a) que tiver que comer amendoim e Maha Prasadam em Ekadasi por sentir-se fraco e doente para distribuir muitos e muitos livros por horas e horas a fio nas ruas é mais exaltado que um devoto(a) que observa estrictamente Ekadasi, Caturmasya e Janmastami sem propagar a Consciência de Krsna.

Harinama Sankirtana Yajna Ki Jaya !!!

Claro que não é por isto que agora devamos tomar grãos em Ekadasi como desculpa. São casos especiais (mas que podem ocorrer) e devemos estritamente observar tais votos.

"Meus discípulos não podem nem  mesmo cantar dezesseis voltas e seguir os princípios", ele

respondeu. "Qual o uso destas outras regras e regulamentos? Primeiro apenas, faça

estas coisas. Faça as coisas simples que eu pedi para você fazer. Não se preocupe com

todos estes rituais. Primeiro, cante suas dezesseis voltas e siga os princípios." (Sriman Srutakirti Prabhu sobre Caturmasya)

Agora Srila Prabhupada sabia que amendoim quebrava Ekadasi?

Embora devotos do calibre de Srila Prabhupada tenham um contacto directo com Krsna, eles não são obrigados a saber de tudo (infalibilidade).

"Estes livros não são meus livros - eu não escrevo estes livros.

Todas as manhãs quando eu sento aqui, para escrever meus livros, Krsna vêm pessoalmente e dita o que devo escrever. Eu simplesmente ouço o que Krsna dita e eu escrevo estes livros.

Portanto, quando leio estes livros, mesmo eu aprendo alguma coisa." (Sriman Bhagavata Prabhu ACBSP)

"Um dia perguntaram a Srila Prabhupada quantos vidros tinha o Empire State Building.

Srila Prabhupada respondeu que a pergunta estava no mesmo nivel de outra pergunta: quantas gotas de água existem num vidro da pessoa que esta a sonhar?" (Sriman Nityananda Prabhu)

O devoto puro poderá ser informado por Krsna de certas coisas e outras não, e tudo pelo desejo do Senhor. Portanto, nem mesmo um devoto puro é infalível em questões materiais.

1 - Então pode ser que Prabhupada não soubesse que amendoim quebrava Ekadasi (o Guru não é infalível). Mas porque é um devoto Gostyanandi tão exaltado em propagar a Consciência de Krsna e os Santos Nomes, que Krsna nem levou isto em consideração. O que mais satisfaz Krsna é a propagação dos Seus Santos Nomes.

2 - Ou também pode ser que Krsna não tenha informado a Srila Prabhupada que amendoim quebrava Ekadasi, porque Krsna estava tão satisfeito com o serviço Gostyanandi de Srila Prabhupada que nem levou isto em consideração. Krsna sabendo que os Seus sankirtaneiros precisavam de muita energia para propagar a Consciência de Krsna (e o amendoim dá muita energia (e também cuidado com o colesterol)) .... Rsrsrsrsrsrsrs ...;DDDD

Agora, ainda mais glorioso que tudo isto é observar estritamente os votos de Ekadasi, Caturmasya e Janmastami e ao mesmo tempo propagar intensamente a Consciência de Krsna. Estes sim são deveras queridos por Guru e Gauranga.

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari

Abril - 2012