domingo, 22 de abril de 2012

O Puzzle dos 50

Hare Krsna, estimados Vaisnavas e Vaisnavis.

Por favor, aceitem minhas humildes e respeitosas reverências.

Todas as glórias sajam para Srila Prabhupada !!!

por Sriman Rohininandana Prabhu

"Ao ler os livros de Srila Prabhupada, eu sempre ficava intrigado com passagens como esta:  "A caridade é para os chefes de família. Os chefes de família devem ganhar a vida por meios honestos e gastar 50 por cento de sua renda para propagar a Consciência de Krsna em todo o mundo" (Bhagavad Gita 16-3).

Quando eu morava no Templo, gostava de repetir a frase "50 por cento de seus ganhos" de uma forma forte. Agora que moro fora e, de alguma forma sai de minha torre de marfim, sou um pouco mais pensativo.

Para a maioria das pessoas dar 50 por cento de seus ganhos brutos parece muito difícil. Então, eu tenho tentado entender o que "50 por cento da renda da pessoa" realmente significa.

Vamos olhar para uma renda modesta britânica de $ 20.000. Depois dos impostos você fica com $ 16.200. Em seguida, vem o aluguel ou hipoteca, e você está para baixo de $ 9.000. Cinqüenta por cento já se foi. Deduza mais $ 700 para viagens e  $ 1200 para telefone, eletricidade e outros serviços. Então, talvez,  $ 5.000 para alimentos, roupas, reparações e renovações, recreação familiar e outras despesas. Você só tem $ 2.100.

Ao falar de "50 por cento", Srila Prabhupada cita o exemplo dado por Srila Rupa Gosvami quando se aposentou da vida familiar. Srila Rupa Gosvami alocou metade de seus fundos acumulados para o serviço directo do Senhor Krsna, um quarto para seus familiares, e o restante para despesas pessoais e emergênciais. Notem que estes fundos eram fundos acumulados.

Ao comentar sobre o Gita (9.27), Srila Prabhupada menciona "o dinheiro excedente acumulado." E no Srimad Bhagavatam (1.17.42), ele explica mais: "A riqueza acumulada de alguém pode ser dividida em três partes para a distribuição, ou seja, 50 por cento para o serviço do Senhor, 25 por cento para os membros da família, e 25 por cento para as necessidades pessoais. Dar cinqüenta por cento para o serviço do Senhor, ou para a propagação do conhecimento espiritual na sociedade por meio do Sankirtana Yajna é a exposição máxima de misericórdia humana. Quando todo mundo for ensinado a sacrificar 50 por cento do seu ouro acumulado para o serviço do Senhor, certamente austeridade, limpeza e misericórdia automaticamente se seguirão. "

É muito claro, então, que "50 por cento de sua riqueza acumulada" refere-se a sua riqueza depois das despesas básicas. Quando Rupa Gosvami fez suas contribuições, ele não incluiu as despesas que ele teve antes de ele tomar Sannyasa.

Quando um devoto que eu conheço que ouviu essa explicação, de repente ele sentiu que uma nuvem de confusão, culpa e apreensão haviam sido levantados. Ele agora sentia que era possível dedicar 50 por cento do seu rendimento para o serviço directo do Senhor Krsna. Em vez de sentir-se mal sobre si mesmo e lutando com pensamentos como "Se eu não pode vir até a marca, por que se preocupar, afinal?" Ao invés, sentiu-se encorajado. Na verdade, ele começou a procurar maneiras de cortar seus gastos para dar mais para Krsna.

Srila Prabhupada não pressionou as pessoas a dar o seu dinheiro suado. Por sua pregação pura, as pessoas entenderam o que é o que e naturalmente renderam não só o seu dinheiro, mas suas vidas também."

Fim da citação.

Srila Prabhupada no Néctar da Devoção:

"Houve um grande devoto do Senhor Caitanya conhecido como Kholaveca Sridhara, que era um homem muito pobre. Ele estava fazendo um pequeno negócio de venda de copos feitos a partir das folhas de bananeiras, e sua renda era quase nada. Ainda assim, ele estava gastando cinquenta por cento de sua pequena renda para adorar o Ganges, e com os outros cinquenta por cento ele estava de alguma forma a viver. O Senhor Caitanya uma vez revelou-Se a este devoto confidencial, Kholaveca Sridhara, e ofereceu-lhe qualquer opulência que ele quisesse. Mas Sridhara informou o Senhor que ele não queria qualquer opulência material. Ele estava muito feliz em sua posição actual e queria apenas ganhar fé inabalável e devoção aos pés de lótus do Senhor Caitanya. Esta é a posição de devotos puros. Se eles podem estar ocupados vinte e quatro horas por dia em serviço devocional não querem mais nada, nem mesmo a felicidade da liberação ou de se tornar um com o Supremo."

SB 5.19.7 - Significado:

"Eis a grande fortuna do devoto Kholaveca. O Senhor Brahma e Shiva derramaram lágrimas ao ver sua grandeza. Não se pode alcançar o Senhor Krsna por qualquer quantidade de riqueza, seguidores, ou de aprendizagem. Sri Caitanya Mahaprabhu é controlado apenas por pura devoção. "O Senhor Sri Caitanya Mahaprabhu teve um devoto muito sincero, cujo nome era Kholaveca Sridhara e cujo único negócio era vender potes feitos da casca de bananeiras. Seja qual for a renda que ele tivesse, ele usava 50 por cento para a adoração da Mãe Ganges, e com os outros cinquenta por cento ele mantinha suas necessidades. No geral, ele era tão pobre que morava em uma casa que tinha um telhado quebrado com muitos buracos na mesma. Ele não podia pagar utensílios de bronze e, portanto, ele bebia água de um pote de ferro. No entanto, ele era um grande devoto do Senhor Sri Caitanya Mahaprabhu. Ele é um exemplo típico de como um homem pobre, sem posses materiais pode se tornar no devoto mais exaltado do Senhor. A conclusão é que não se pode atingir abrigo aos pés de lótus do Senhor Krsna ou Sri Caitanya Gosani através de opulência material; este abrigo é atingível apenas por serviço devocional puro."

Obviamente espera-se dos Vaisyas que ganhem milhões e que impulsionem o Movimento do Senhor Caitanya com 50%.

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari

Abril - 2012