segunda-feira, 2 de abril de 2012

Mahesh Dhama

A posição de Mahesh Dhama e do Senhor Siva são muito complexos  porque o Senhor Siva e uma porcão separada de Krsna que interage com a energia material.

A posição de Mahesh Dhama é descrita no Brahma Samhita 5-43

goloka-namni nija-dhamni tale ca tasya
devi mahesa-hari-dhamasu teshu teshu
te te prabhava-nicaya vihitas ca yena
govindam adi-purusham tam aham bhajami

"Abaixo de todos está localizado Devi-Dhama [mundo mundano], logo acima está Mahesha Dhama [morada de Mahesha]; acima de Mahesha Dhama está localizado Hari Dhama [morada de Hari] e acima de todos estes está localizado o próprio reino de Krsna chamado Goloka. Eu adoro Govinda o Senhor primordial, que distribuiu as respectivas autoridades como governantes desses reinos graduados."

Significado

O reino de Goloka está mais acima de todos os outros. Brahma olhando para a posição mais elevada de Goloka está falando das outras esferas do ponto de vista de seu próprio reino: o primeiro em ordem é este mundo mundano chamado Devi Dhama composto pelos quatorze mundos, a saber, Satyaloka, etc. ; o próximo acima de Devi Dhama está localizado Siva Dhama, e uma parte deste chamado Mahakala Dhama está envolto em trevas; interpenetrando esta parte de Siva Dhama brilha Sadasivaloka, cheio de grande luz.

Acima deste aparece Hari Dhama ou  Vaikunthaloka transcendental. A potência de Devi Dhama, sob a forma de extensão de Maya, e está de Sivaloka, consiste em tempo, espaço e matéria, são a potência das partículas separadas saturadas da reflexão penumbral da porção subjectiva da Divindade.

Mas Hari Dhama é sempre resplandecente de majestade transcendental e o esplendor de toda a doçura predomina sobre todo o deslumbrante Goloka. O Senhor Supremo Govinda pela Sua própria força directa e indirecta tem constituído as potências respectivas daqueles reinos."

Não pode ser dito que Mahesh Dhama esta no reino espiritual no sentido de Cit Sakti do Senhor. Se lermos com atenção a potência em Mahesh Dhama é a de "partículas separadas permeadas pela reflexão penumbral da parte subjetiva da Divindade", por isso este não é o reino de Cit Sakti ou energia interna do Senhor, mas porções separadas (permeadas pela reflexão penumbral do Senhor).

No entanto, não está no mundo material.  Na verdade, a posição do Senhor Siva, bem como a de Mahesh Dhama é muito complexo porque o Senhor Siva é a porção separada de Krsna, que interage diretamente com a energia material (simultaneamente como devoto puro ele não interage). Então, há alguma "influência" de energia material como em Mahakala Dhama que está em trevas.

O reino do Senhor Siva é cheio de esplendor do Brahman. Situa-se entre Hari Dhama e Devi Dhama.

Este é o destino dos Brahmavadis, adoradores de Siva impersonalistas e aqueles que meditam sobre o Brahman. Aqui pode-se ficar por muito tempo como associado de Siva ou por sua misericórdia alcançar Hari Dhama. Também pode acontecer que alguém quebre as regras de vida ali e são enviados de volta ao mundo material.

"Os semideuses observado o Senhor Siva sentado no cume do monte Kailasa com sua esposa, Bhavani, para o desenvolvimento auspicioso dos três mundos. Ele estava sendo adorado por grandes pessoas santas que desejam a libertação. Os semideuses ofereceram-lhe suas reverências e orações com grande respeito . " (SB 8.7.20)

Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari

Abril - 2012