domingo, 15 de janeiro de 2012

Mesmo na bondade há Maya

"se um devoto percebe de que este canto é O Próprio Deus Personificado, porque haveria este devoto de negligência-Lo?"

Porque ... ... ... ... ... ...

As divisões da Felicidade

Bhagavad Gita (18 - 37,38,39)

Tradução:

Aquilo que no começo pode parecer veneno, mas que no final é tal qual néctar e que causa o despertar da auto-realização diz-se que é felicidade no modo da bondade.

SIGNIFICADO

Na busca da auto-realização, o praticante tem que seguir muitas regras e regulações para controlar a mente e os sentidos e para concentrar a mente no eu. Todos esses procedimentos são muito difíceis, amargos como veneno, mas se ele tem êxito em seguir as regulações e chega à posição transcendental, ele começa a beber o verdadeiro néctar e desfruta a vida.

Tradução:

A felicidade que deriva do contato dos sentidos com seus objetos e que parece néctar no começo mas no final é um veneno diz-se que é da natureza da paixão.

SIGNIFICADO

Um rapaz se encontra com uma moça, e os sentidos impelem-no a vê-la, a tocá-la e a ter relação sexual com ela. No começo, isto pode ser muito agradável para os sentidos, mas no final, ou passado algum tempo, isto torna-se exatamente como veneno. Eles se separam ou pedem divórcio, e surge a lamentação, a dor, etc. Semelhante felicidade está sempre no modo da paixão. A felicidade derivada duma combinação dos sentidos e dos objetos dos sentidos é sempre uma causa de sofrimento e deve ser evitada a todo o custo.

Tradução:

E se diz que a felicidade que é cega para a auto-realização, que é ilusão do começo ao fim, e que surge do sono, da preguiça e da ilusão é da natureza da ignorância.
 
SIGNIFICADO

Quem sente prazer na preguiça e no sono na certa está no modo da escuridão, ignorância, e quem não faz idéia de como é que deve e não deve agir também está no modo da ignorância. Para quem está no modo da ignorância, tudo é ilusão. Não existe felicidade nem no começo nem no fim. Para o homem no modo da paixão pode haver no começo alguma espécie de felicidade efêmera que acaba em sofrimento, mas para quem está no modo da ignorância só existe sofrimento tanto no começo quanto no fim.

Srila Prabhupada Ki Jaya !!!

O Cantar do Maha Mantra Hare Krsna deve ser acompanhado de não se cometer ofensas.

Uma das ofensas ao cantar é contemplar e desfrutar do sexo oposto (manter apegos materiais).

"se um devoto percebe de que este canto é O Próprio Deus Personificado, porque haveria este devoto de negligência-Lo?"

Porque enquanto canta, contempla e desfruta do sexo oposto.

Então temos que a negligência da Japa dá-se:

1 - Sob a influência do modo da paixão quer desfrutar de um prazer imediato. Aqui e agora. Não quer esperar. Não quer o "veneno" de não poder desfrutar e assim negligencia o canto que exige dedicação e empenho.

2 - Embora aqueles que se dediquem a cantar aceitando o "veneno" de não desfrutar dos sentidos, não quer dizer que somente sentem o "veneno". Mas também devem sentir o néctar desde o início.

E isto é o modo da Bondade pura (Suddha Sattva).

"A actividade da alma torna-se adulterada em contacto com a matéria, e como tal estas actividades doentias são expressas na forma de luxúria, desejo, anseio, inactividade, tolice e dormir. O efeito do serviço devocional torna-se manifesto pela eliminação completa destes efeitos de paixão e ignorância. O devoto  fixa-se no modo da bondade, e ele faz progresso posterior ao elevar-se para a posição de Vasudeva, ou o estado não misturado de Sattva, ou Suddha Sattva. Apenas neste estado de Suddha Sattva pode-se sempre ver Krsna olho com olho pela força da afeição pura para com o Senhor. "
(Srimad Bhagavatam 1.2.19)

Em Bondade pura sentem o "veneno" de não desfrutar dos sentidos, mas também sentem o néctar gradual que vai se manifestando. Esta é a importância de cantar com o conceito certo (absorver-se em Krsna Katha e Rasa Katha ao mesmo tempo que canta), caso contrário dificilmente se mantém somente a provar o "veneno" de não desfrutar dos sentidos e acaba por negligenciar o cantar.

"Mesmo na bondade também, Maya, há Maya. Portanto, na plataforma material, até mesmo a bondade não é pura. Portanto, existe um outro estágio, que é chamado Suddha Sattva."
(Srimad Bhagavatam 1.2.19 - 22/08/72)

Então temos:

Modo da Ignorância

"Veneno" no começo e no fim.

Modo da Paixão

Néctar no começo e "veneno" no fim.

Modo da Bondade

"Veneno" no começo e néctar no fim. (Canto sem cultivar Rasa Katha)

Modo da Bondade pura (Suddha Sattva - Vasudeva)

Néctar no começo e no fim. (Canto cultivando Rasa Katha)

Hari Haribol !!!

Srila Prabhupada Ki Jaya !!!

De qualquer forma, para aqueles que tem grande dificuldade de superar os modos inferiores (mesmo sendo iniciados), serão auxiliados não por serem "julgados", mas por receberem a glorificação dos Santos Nomes como dada pelos Acaryas.

Se quizermos auxiliar aqueles com dificuldade de superar os modos inferiores, simplesmente glorifiquemos os Santos Nomes. Esta glorificação irá "contaminá-los".

Hare Krsna Hare Krsna

Krsna Krsna Hare Hare

Hare Rama Hare Rama

Rama Rama Hare Hare

Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari

Janeiro - 2012