domingo, 15 de janeiro de 2012

Omnisciência–Paramatma

Para compreender o papel dos Semideuses e do Paramatma é necessário observar como dá-se a criação do mundo material.

Aqui encontramos uma excelente descrição da Cosmologia Védica:

Um tour através do Universo Védico ... Piscar de olho  Com mapa e tudo (GPS) ... Apaixonado 
Os três mapas são muito bons.

"Em um canto do céu espiritual do Brahmajyoti uma nuvem espiritual às vezes aparece, e a parte coberta é chamada de Mahat Tattva. O Senhor então, por Sua porção plenária como Maha Visnu, deita-se dentro da água do Mahat Tattva, e a água é chamada de Oceano Causal (Karana Jala). Enquanto Maha Visnu dorme dentro do Oceano Causal, inumeráveis universos são gerados junto com Sua respiração. Estes universos estão flutuando, e eles estão espalhados por todo o Oceano Causal. Eles ficam apenas durante o período de respiração de Maha Visnu. Em cada globo universal, o mesmo Maha Visnu entra novamente como Garbhodakasayi Visnu e fica ali como a encarnação Sesa em forma de serpente.

A partir do Seu umbigo brota um caule de lótus, e no lótus, Brahma, o senhor do universo, nasce. Brahma cria todas as formas de seres vivos diferentes em termos de diferentes desejos dentro do universo. Ele também cria o sol, a lua e outros semideuses." (SB 2.5.33)
E em cada um destes Universos, novamente, este mesmo Maha Visnu entra como Ksirodakasayi Visnu (Paramatma - Superalma) no coração de cada entidade viva e dentro de cada átomo.

A Suprema Personalidade de Deus, portanto, expande-se como a encarnação tríplice de Purusa Avatar - Maha-Visnu ou Karanodakasayi Visnu, Garbhodakasayi Visnu e Ksirodakasayi Visnu.

Maha-Visnu ou Karanodakasayi Visnu

maha-visnu
Garbhodakasayi Visnu

GarbhodakasayiVisnuandLaksmi
Ksirodakasayi Visnu ou Paramatma (a Superalma no átomo)

p2
Ksirodakasayi Visnu ou Paramatma (a Superalma no coração tem a dimensão de um polegar)

47231_436224343743_713248743_5042126_4123148_n[4]
Embora o Senhor Visnu assuma o posto de Guna Avatar (modo da bondade), não é um Semideus (Jiva Tattva).

Visnu - Visnu Tattva

Siva - Siva Tattva subordinado a Visnu Tattva

Brahma - Jiva Tattva subordinado a Visnu Tattva

O maior de todos os filósofos Gaudiya Vaisnavas, Srila Jiva Goswami escreveu um tratado muito importante sobre Atma e Paramatma, chamado "Paramatma Sandarbha" aonde dá uma extensa explicação. Vale a pena ler em:


Fazer download de: acaryas.zip

Anuccheda 1

Texto 1

"Agora a Superalma será descrita. Embora o aspecto da Superalma do Senhor esteja também manifesto no mundo espiritual de Vaikuntha, geralmente é dito que a expansão como Superalma do Senhor Supremo está presente principalmente no mundo material."
Paramatma esta ligado ao caráter omnisciente de Deus. Ele está em cada átomo e no coração de todas as entidades vivas. Não existe um lugar aonde Ele não esteja.

Embora o Senhor Supremo nunca "perca" Sua omnisciência, nos Seus passatempos íntimos tal omnisciência não se destaca como ocorre na Sua relação com a criação material.

Em Goloka Vrndavana, os devotos de Krsna não vêem-No como a Pessoa Suprema e nem Ele vê-Se a Si mesmo como tal.

A Sua omnisciência está mais ligada a criação material através do Paramatma.

Paramatma Sandarbha.

Anuccheda 65

Texto 3
"...Nenhuma evidência concreta suporta a teoria de que os átomos que constituem o mundo material não são dependentes da Suprema Personalidade de Deus."

Srila Prabhupada também explica (BG 15.13)
"...o Paramatma entra nos planetas, no Universo, na entidade viva e inclusive no átomo. Então devido a esse ingresso, tudo se manifesta apropriadamente."

Encontra livros de Srila Prabhupada aqui:

Ainda, é preciso compreender que a ciência materialista tenta evidenciar erradamente que não existe vida em outros planetas.
Mas existe vida na Lua e no Sol.

Candra - O Semideus da Lua

pbaah012_chandra_moon
Surya - O Semideus do Sol

hindu-sun-god-lord-surya
"Prabhupada: Mesmo no sol e na lua existem entidades vivas." (Vida vem da Vida)

"Prabhupada: Se há vida na água, se há vida no ar, se há vida no interior da terra, por que não no fogo? É também um dos elementos. Por que você descarta somente o fogo? Existem cinco elementos: terra, água, ar, fogo, éter. Então, se há vida na terra, na água, no ar, no éter, porque não há vida no fogo?

Hari Sauri: Acendemos uma fogueira. Nós não vemos qualquer vida.

Prabhupada: Mas você vai e vai ... Entre no fogo..."
(Conversa sobre a Lua - 18 fev 1977, Mayapura)

Sriman Sadaputa Prabhu explica que os astronautas realmente foram a Lua, mas não perceberam o mundo dos Semideuses (Candraloka) porque isto é invisível à percepção grosseira dos sentidos (como por exemplo, alguém que vai à Vrndavana mas não percebe a verdadeira Vrndavana).

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari

Janeiro - 2012