domingo, 4 de dezembro de 2011

Socialismo Capitalismo e Varnasrama

Afirmação: é de duvidosa adequação identificar varnasrama com comunismo, capitalismo, monarquia ou qualquer outro sistema político-econômico, a não ser em casos meramente comparativos, porque os varnas estão presentes em todo tipo de sociedade.
Somados aos asramas, eles compõem uma estrutura para o avanço espiritual, não um mero sistema político-econômico.

Mas também é.

Ainda que qualquer sistema político-econômico possa ser utilizado no sistema Varnasrama, Srila Prabhupada dá preferência ao sistema político de Monarquia esclarecida e ao sistema econômico de economia agrícola com mercado aberto e propriedade privada.

Sem dúvida o Varnasrama é uma estrutura concebida para o avanço espiritual (Asramas) e além disso uma estrutura concebida para organizar a sociedade através de um sistema político-econômico (Varnas).

Alguns consideram que os devoto(a)s não devem tratar destes assuntos relacionados a sistemas político-econômicos. Mas de facto deve-se tratar de tais assuntos e não podemos viver numa redoma alheios ao mundo real. De facto, tratar desde assunto é Varnasrama. Talvez Sannyasis, Vanaprasthas e Brahmacaris (Brahmanas) não devam concorrer a e exercer cargos públicos, algo somente adequado para os Grhasthas (Ksatriyas e Brahmanas). No entanto, todos estes podem e devem tratar sobre o tema (Varnasrama significa estruturar a sociedade material e espiritualmente). Principalmente devoto(a)s mais experientes discípul@s de Srila Prabhupada.

Quando devot@s com Tilakas bem salientes estiverem a ocupar cargos administrativos do Estado, terão que obrigatoriamente estabelecer entre muitas outras coisas além de incentivar todos a cantarem Hare Krsna ... ;) uma política fiscal, uma política econômica, uma política externa, uma política cambial, uma política de rendas visando a redistribuição de renda e justiça social, uma política monetária etc, etc ...

Afirmação: O comunismo espiritual de que Srila Prabhupada fala no Sri Isopanisad baseia-se no conceito de que uma pessoa deve aceitar para si somente a sua cota, não avançando sobre a cota de outros, evitando o acúmulo desnecessário, o que pode ser aplicado em qualquer tipo de sociedade.

Agora, o que é sua cota?

Srila Prabhupada fala sobre o Capitalismo:

"O dever da classe mercantil (capitalista) não é abrir fábricas para produzir coisas inúteis e conseqüentemente escravizar milhões de pessoas com o intuito de fazer lucros para uma pequena elite de ricos."

O Capitalismo não precisa impor um dominação social explícita e goza-se de uma "suposta" liberdade e igualdade, porque a dominação já esta inserida no mecanismo do processo produtivo ... ;)

Ou em poucas palavras, o salário mínimo !!!

Pronto, acabou toda a igualdade, liberdade e avança-se sobre a cota dos outros.

A politica salarial brasileira afirma que o salário mínimo deve garantir "as necessidades vitais básicas  e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo."

Humm! No Brasil isto está muito longe de ser verdade.

Pronto, acabou toda a igualdade e liberdade e é preciso ter dois, três empregos.

Então a cota é o necessário para viver condignamente e sustentar sua família. Se alguém acumular mais do que isso está a violar o preceito do comunismo espiritual do Sri Isopanisad.

Ou seja, todos aqueles que acumulam grandes fortunas, como diz Srila Prabhupada "uma pequena elite de ricos", está a infringir o conceito do Sri Isopanisad.

A lista está aqui:

Lista de Bilionários

4,5 trilhões de dólares nas mãos destas senhoras e senhores.

Ora, o que uma única pessoa fará com 70 bilhões de dólares?

Será que ela não avançou sobre a cota de outros mesmo que o tenha feito honestamente?

Afirmação: Por outro lado, o conceito de entregar tudo para o templo só é exigido para devotos que neles habitam em dependência, não se podendo esquecer que sudras, vaisyas e ksatrias não são jamais obrigados a viver em templos nem a contribuir com tudo que ganham, devendo apenas oferecer uma parte de seus rendimentos a título de sacrifício piedoso.

Não estamos a falar de Grhasthas (Sudras, Vaisyas e Ksatriyas) que mal conseguem se manter e que não vivem nos Templos ... ;) Mas estamos a falar daqueles que forem capazes de acumular muito além do necessário.

Digamos que um Grhastha (Sudra, Vaisya ou Ksatrya) abra um negócio ou industria numa economia aberta de mercado livre e propriedade privada, e seja bem exitoso e consiga tornar-se milionário. Ele deveria pagar a seus funcionários um salário justo e além disso deveria permitir que seus funcionários participassem dos lucros da empresa e no final todos (dono e empregados) deveriam voluntariamente dar o excedente (aquilo que for a mais para ter uma vida simples) para o templo mais próximo ou para um Estado consciente de Deus ...;) É isso que se espera que um Vaisnava faça.

Um outro conceito comunista Védico é de que um Grhastha antes de comer deve ver se nenhuma entidade viva por perto está necessitada. Nada mais comunista. Isto deve estender-se na proporção de um país para outro. O comunismo stalinista erra porque obriga as pessoas a compartilhar pela força. Isto está errado. Mas o conceito de compartilhar não está errado.

Um Vaisnava tem um lema que é "vida simples e pensamento elevado". Se eu tiver uma vida simples, isto significa que meu irmão não terá falta de nada. O próprio conceito de "vida simples e pensamento elevado" é um conceito comunista.

Ora para que um Vaisnava quererá acumular milhões e bilhões de dólares e euros? (e não há nada de errado em obtê-los)

Um Vaisnava vive bem com o mínimo necessário para si e sua familia. E o resto aonde fica? Fica num paraíso fiscal ou aplicado no mercado de capitais? ... ;) Isso é infringir o preceito do Sri Isopanisad.

Afirmação: Por isso Prabhupada enfatizava que independentemente do sistema as pessoas, e especialmente os líderes, deveriam ser conscientes de Krsna.

Embora Srila Prabhupada afirme que não importa qual seja a natureza da administração - monarquia ou democracia, oligarquia ou ditadura ou autocracia e que o mais importante é que os líderes sejam conscientes de Deus, ele tem preferência por uma Monarquia Constitucional esclarecida aonde o rei e o parlamento são conscientes de Deus.

Discussões Filosóficas com Srila Prabhupada

"Hayagriva: Na República, Platão afirma que a melhor forma de governo é uma Monarquia esclarecida.

Srila Prabhupada: Sim, estamos de acordo."

E em relação a economia Srila Prabhupada da preferencia a um sistema econômico de economia agrícola com mercado aberto e propriedade privada.

Hare Krsna !!! Haribol !!! Jaya Radhe !!!

Devemos salientar que o socialismo extremado (comunismo) e o capitalismo extremado (liberalismo) sempre falham.

O comunismo falha porque a economia colapsa devido a que perde-se o estimulo de produzir tanto em qualidade como em quantidade (o que ocorreu na URSS) e o liberalismo falha porque não se investe numa política social mas somente no crescimento econômico (o assim chamado "milagre brasileiro" da ditadura militar).

Acumular e crescer para depois distribuir foi uma política enganosa deste período do assim chamado Milagre Brasileiro durante a ditadura militar em:

O assim chamado Milagre Brasileiro

O Milagre Brasileiro e a Ditadura Militar

O que temos constatado é que nos últimos tempos em muitos países, os governos revezam-se entre governos democráticos de centro direita e as vezes direita e centro esquerda e as vezes esquerda.

Na Italia, como na França, Espanha, Alemanha, Inglaterra, é comum a alternância no poder. A esquerda se revesa com um centro-direita. Uma vez um, outra vez outro.

Na França Sarkozy, já foi fortemente derrotado nas eleições municipais, com a esquerda elegendo prefeitos das principais cidades francesas... Em Portugal o anterior era Socialista com José Sócrates. E na Alemanha, quem está no poder é a coalizão CDU-SPD, ou seja, democratas-cristãos e social-democratas, centro-direita e centro-esquerda...

E na Inglaterra alternância entre o Partido Trabalhista (esquerda) e o Partido Conservador (direita).

Na Ásia e na América Latina a esquerda predomina mas também há alternância.

Também nos Estados Unidos os partidos Republicano (direita) e Democrata (centro esquerda) têm se revezado no governo.

E assim num Estado Consciente de Deus, haverá liberalismo econômico mas com um "amplo e verdadeiro" programa de apoio social.

E todo o excedente deverá ser direcionado para Krsna.

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari

Dezembro - 2011