Sobre qual tipo de política Srila Prabhupada está a referir-se quando diz "política não é para cavalheiros"?
1 - Política como ciência ou arte de governar ou a orientação administrativa de um governo.
OU
2 - Política no sentido figurado como astúcia, enganação, maquiavelismo.
"Política significa um planejamento para a própria felicidade. Isso é política. Assim, em nossa sociedade não deve haver diplomacia, nenhuma política. Todos devem estar ansiosos como fazer o bem aos outros. Isto é um Vaisnava. Se ele está planejando algo, que "serei o líder", "vou estar fazendo alguma coisa ", isto não é Vaisnavismo. Esta forma de política não é boa." (Caminhada matinal - Vrndavana, 15 de março de 1974)
"O Senhor Krsna e Seus devotos estão ambos no plano transcendental, por isso tópicos do Senhor Krsna e Seus devotos puros são todos igualmente bons. A batalha de Kuruksetra está cheia de política e de diplomacia, mas porque os temas são relacionados com o Senhor Krsna, o Bhagavad Gita é, portanto, adorado em todo o mundo. Não há necessidade de erradicar a política, economia, sociologia, etc, que são banais para o banais. Para um devoto puro, que esta realmente relacionado com o Senhor, tais coisas mundanas passam a ser transcendentais, se encaixadas com o Senhor ou com Seus devotos. Temos ouvido e falado sobre as actividades dos Pandavas, e nós agora estamos lidando com os temas de Maharaja Pariksit, mas porque todos estes temas estão relacionados com Sri Krsna, todos eles são transcendentais, e devotos puros têm grande interesse em ouvi-los. "(Srimad-Bhagavatam 1-16-6)
Krsna estava na política
Trecho da conversa com os discípulos, em Los Angeles, 12 de Dezembro de 1973
"Prabhupada: Ah, sim. Por que não? Krsna estava na política. Assim, a Consciência de Krsna significa envolver-se em tudo: aspectos social, político, filosófico, religioso, cultural, tudo. Não é unilateral. Eles tomam como ... Eles não sabem. Portanto, eles estão pensando que este é um movimento religioso. Não, este movimento inclui tudo, todo-inclusivo, permeia tudo.
Umapati: Bem, eles têm incorporado uma filosofia particular na constituição que exige a separação entre Igreja e Estado, que eles chamam de separação entre Igreja e Estado neste país.
Prabhupada: Sim, isso é ... Já estamos separados. Chatur varnyam-maya. Brahmana, Kshatriya, Vaishya, Sudra. Isso já está separado.
Umapati: Então, existem algumas restrições sobre as organizações religiosas entrarem na política.
Prabhupada: Então, o que significa isso? Cristãos, eles não participam na política?
Umapati: Bem, eles não podem fazê-lo como ...
Karandhara: Como Igrejas.
Prabhupada: Não, não como Igrejas. Nossos Grhasthas irão participar. Os Sannyasis vão dar conselhos. Directamente os Grhasthas vão lutar. Deve haver uma classe administrativa. Isto é ... Isto está prescrito no Bhagavad-Gita. Devem haver quatro classes: Brahmana, Ksatriya, Vaishya, Sudra. Agora, isto é falado por Deus. Por conseguinte, isto deve ser rejeitado? É o que isto significa? Deus é para tudo. Que absurdo é este? E Krsna actuou como Kshatriya. Portanto, Ele não deve ser Deus? É este um bom argumento? Deus é todo-abrangente. E religião significa a palavra de Deus, levando a palavra de Deus. Isto é religião. Então, como você pode separar as duas coisas?"
Sempre se usa o argumento que não importa qual é o sistema político-econômico, mas que o importante é que as pessoas sejam conscientes de Krsna e de que uma sociedade plenamente consciente de Krsna funcionaria perfeitamente bem em qualquer destes sistemas.
Então vejamos:
Aqui usa-se a afirmação "uma sociedade plenamente consciente de Krsna", o que quer dizer por exemplo no Brasil, os 200.000.000 (duzentos milhões) de brasileiros conscientes de Krsna ... ;)
Mas enquanto isso não acontece ... ;) e digamos que 60% sejam devot@s de Krsna (com muito optimismo), e que devot@s candidatem-se a cargos públicos. As pessoas irão querer saber qual é o programa eleitoral de governo dos diferentes candidatos.
Também faz parte desta argumentação:
"Se formos conscientes de Krsna seremos melhores cidadãos, melhores líderes políticos, melhores professores, juízes, etc..."
Se os líderes políticos forem melhores por serem conscientes de Krsna, então por exemplo, qual será a "política de distribuição de rendas" destes políticos conscientes de Krsna?
As pessoas quererão detalhes. Podemos dizer que não importa o sistema político-econômico, mas um deles terá que ser adoptado.
Qual sistema?
Qual o programa eleitoral dos políticos conscientes de Krsna?
Podemos dizer que o programa eleitoral será "cantem Hare Krsna". Sem dúvida que isto fará parte do programa ... ;) Mas as pessoas quererão saber em concreto como ficará por exemplo em detalhes minuciosos a "política salarial".
E não só. Detalhes sobre a política social (qual será o reforço das instituições de apoio social), emprego (como combater o desemprego - Srila Prabhupada tem algumas sugestões ... ;)), educação (como será a requalificação do parque escolar?, instituição prioritária de Colégios Varnasrama para delinear correctamente os Varnas), saúde (caberá ao Estado ou a iniciativa privada o Serviço Nacional de Saúde?), economia (de que forma se dará o desenvolvimento econômico?), obras públicas (quais os investimentos nas infra-estruturas?), administração pública (qual a posição em relação ao funcionalismo público?), justiça (qual será a formação dos magistrados?), segurança (qual a política processual penal?), defesa nacional (qual o papel das Forças Armadas?), agricultura (como aumentar a produção e diminuir a dependência externa?), ciência e tecnologia (qual o investimento na investigação cientifica? e se houver ... ;)), ambiente (qual política energética?), cultura (sector cultural de teatros, cinema, etc), política externa ( qual a relação com outros Estados?).
As pessoas quererão detalhes. Podemos dizer que não importa o sistema político-econômico, mas um deles terá que ser adoptado.
Qual sistema?
Qual o programa eleitoral dos políticos conscientes de Krsna?
Não nos parece que numa sociedade plenamente consciente de Krsna qualquer sistema governativo seria eficaz.
O grande problema da Democracia "total" é que qualquer um pode "candidatar-se", e assim ocorrem toda a classe de disparidades governativas.
Mesmo que algum "candidato" seja boa pessoa e bom devoto(a) não será capaz de governar se isto não estiver de acordo com seu Guna e Karma.
Um exemplo muito simples:
Digamos que um Templo precisa escolher um novo(a) Presidente ou um conjunto de devoto(a)s para a Administração do mesmo.
Todos são Vaisnavas e todos são Brahmanas (ou serão no futuro).
Não são todos que serão capazes de Administrar.
Nós todos temos experiência disto
Voltamos a repetir, são todos Vaisnavas, Brahmanas (ou serão no futuro).
Mas alguns com tendência Brahminica, outros com tendência Ksatrya, outros com tendência Vaisya e outros com tendência Sudra.
Para que devotos com tendência Vaisya e Sudra irão se candidatar?
E isto é Democracia "total".
Somente devotos com tendência Ksatrya, situados de acordo com Guna e Karma devem candidatar-se (Democracia "possível"), e não qualquer um como na Democracia "total".
Agora falando da sociedade em geral.
A Democracia "total" numa sociedade corrupta descamba em Demagogia, e numa sociedade consciente de Krsna elege pessoas incapazes.
Então alguém poderia perguntar: "Mas numa Democracia "possível" os Sudras não teriam representação?
Com o pagamento de um salário justo e participação nos lucros eles ficariam muito felizes ... ;)
Do Jaiva Dharma, Capítulo 6, Nitya Dharma Jati Varnadi Bheda - Religião Eterna e Diferença de Castas
"Cudamani: Que tipo de conclusão é esta?
Como alguém que não está qualificado para alguma actividade comum (Administração), pode estar qualificado para uma actividade exaltada (Cantar Hare Krsna)?
Qual a prova clara disto?
Vaisnava Dasa:...mesmo após tornar-se qualificado (cantar Hare Krsna) alguém não necessariamente estará apto à executar certas actividades materiais (Administração entre outras)..."
Teocracia Constitucional
A sociedade é como um organismo vivo em constante mutação, e muitas vezes (quase sempre e especialmente em Kali Yuga) é bastante difícil fazer uma análise da dinâmica social.
Srila Prabhupada explica que para instituirmos o sistema Varnasrama e consequentemente um regime de Monarquia Teocrática teremos que primeiramente disseminar profusamente o cantar do Maha Mantra Hare Krsna, para obtermos apoio para todas as propostas.
Mas também é preciso ter claro que nem todos irão adoptar este processo. Estamos em Kali Yuga. E irão reinvindicar outras propostas.
1 - Tomemos como exemplo países como a Bielorrússia, Birmânia, República Popular da China, Cuba, Egito, Irão (Teocracia Absoluta Totalitária), Coréia do Norte, Arabia Saudita, Síria, Tunísia, Turcomenistão, Uzbequistão, Vietnã e outros.
Anualmente centenas de jornalistas são ameaçados de morte, sequestrados, torturados e assassinados (76 jornalistas em 2009).
Então numa Teocracia Monárquica Constitucional até que ponto estamos dispostos a "censurar" a liberdade de imprensa e até que ponto estamos dispostos a "penalizar" os infratores? E até que ponto não é mais sensato "não proibir" mas também "não apoiar"?
A Teocracia Monárquica Constitucional não apoia a intoxicação, os jogos de azar, o sexo ilícito e consumo de carne, mas também não manda "para a prisão" quem queira fazê-lo.
E até que ponto é possível fazer censura na internet?
Censura total de informações na internet é extremamente difícil (ou impossível) de se conseguir devido a natureza distribuída da internet.
Tanto a OpenNet Initiative (ONI) como a Psiphon permitem que usuários tenham acesso a páginas bloqueadas em países com censura na internet.
Mas é um facto que a censura na internet ocorre nestes países. Os treze países acima referenciados são conhecidos como os 13 "inimigos da internet" e aonde existe um grande bloqueio à liberdade de imprensa e de expressão.
Banem e filtram diferentes sites principalmente os que são contra o "regime".
2 - Mesmo no Estado de Israel de vertente Teocrática, aonde tanto o povo como o Estado são altamente religiosos e existe liberdade de imprensa e de expressão os partidos religiosos de Israel propuseram uma legislação de censura para a internet que permitiria apenas acesso a sites com conteúdo adulto somente para usuários que se identifiquem como adultos e peçam para não serem sujeitos a filtragem. Em 27 de fevereiro de 2008 a lei foi aprovada no primeiro das três votações requeridas.
Obviamente quando ocorrem excessos, mesmo em países aonde há completa e total liberdade de imprensa e livre expressão ocorre alguma censura para a internet.
Por exemplo, países como a Dinamarca, Finlândia, Noruega, Holanda, Suécia e Reino Unido filtram sites de pornografia infantil. França bloqueou material Nazista no Yahoo. Turquia proibe sites de apostas. Os Estados Unidos restringem severamente conversas on-line, e muitos outros países tomam medidas semelhantes.
3 - Em relação ao pluripartidarismo, até que ponto numa Monarquia Teocrática Constitucional estamos dispostos a "tolerar" outros partidos não radicais mas de visão diferente? Até que pontos estaremos "abertos" a uma "abertura política" onde não impera o medo e a imposição e aonde partidos religiosos convivem com partidos não religiosos?
A Teocracia Monárquica Constitucional não apoia a intoxicação, os jogos de azar, o sexo ilícito e consumo de carne, mas também não manda "para a prisão" quem queira fazê-lo.
4 - Utopia Política
Artigo em:
O processo da Consciência de Krsna será estabelecido em larga escala através de uma revolução. A revolução dos Kartalas e das Mrdangas. Não a revolução da opressão e imposição. Muitos não irão aceitar este processo, e como Jivas com livre arbítrio devem ser respeitados. Não tenhamos receio de opiniões e posições diferentes. Nós temos a posição e opinião de Sri Krsna Caitanya Mahaprabhu.
Podemos dizer que não importa o sistema político-econômico, mas um deles terá que ser adoptado.
Qual sistema?
Qual o programa eleitoral dos políticos conscientes de Krsna?
Eis um possível programa eleitoral:
Antes de mais nada, promover o canto dos Santos Nomes de Deus (sejam Eles quais forem).
Forma de Governo
Monarquia Teocrárica Constitucional (Democracia com votos para candidatos Ksatriyas e Brahmanas e nunca Vaisyas e Sudras como na Democracia "total") sem previlegiar uma única vertente religiosa maioritária em detrimento das minoritárias.
O Poder Executivo é repartido entre o Rei (Ksatriya) e o Primeiro Ministro e Ministros (Ksatriya). O Rei é o símbolo vivo da nação. Representa a nação em cerimônias diplomáticas e encontros de governantes e aprova os Ministros nomeados pelo Primeiro Ministro.
O Rei poderá ser deposto caso não promova o Dharma, estando isto previsto na Constituição. De outra forma seu cargo é vitalício.
Da mesma forma, o Primeiro Ministro, Ministros (Ksatriyas) e componentes do Sistema Legislativo (Brahmanas) do Parlamento e Senado todos eleitos por voto (pertencentes a diferentes Partidos Políticos) e a cumprir mandatos por tempo determinado, também poderão ser depostos pelo Rei se não promoverem o Dharma - estando isto previsto na Constituição.
Ainda, a liberdade de imprensa é total e completamente garantida (não é que serão criados campos de concentração para as minorias ... ;))
Outro ponto muito importante a destacar é que tal Monarquia Teocrática Constitucional ou Parlamentarista não promove uma religião específica em detrimento de outras. Mas promove o Dharma que é comum a todas.
Tanto o Rei como os Ministros deverão promover o Dharma, mas não uma religião específica. Poderão privadamente seguir uma ou outra, mas publicamente somente se manifestarão no que é comum a todas. Então publicamente dirão para todos cantarem os Nomes de Deus. E as pessoas escolherão cantar o nome de Cristo, Krsna, Alá, Jeová, etc. Nenhum proselitismo público por parte do Rei o dos Ministros será tolerado em favor de uma religião específica. Com isto previsto na Constituição e com pena de afastamento do cargo. O Rei promoverá encontros constantes entre os diferentes representantes religiosos.
Sistema Econômico
Nem o capitalismo industrial imoral e nem o comunismo radical que surge como consequência deste.
Economia baseada na agricultura (embora possa haver alguma industria somente para o necessário). Uma vida simples e pensamento elevado.
Obviamente que isto é um pequeno esboço sujeito a vossa apreciação.
OBS: Exemplo de proselitismo religioso a ser evitado numa Monarquia Teocrática Constitucional por parte dos governantes:
1 - Petição feita por SS Sivarama Swami
"Queridos devotos. A nova "Lei da Igreja" na Hungria vai tirar o status de igreja da ISKCON Hungria em 01 de janeiro obrigando-nos a aplicar um pedido para o mesmo no ano que vem. No entanto, o governo não forneceu qualquer estipulação legal para a posse continuada da sociedade de suas terras no Vake de Krsna no período de transição até que estejamos novamente registrados. Em suma, corremos o risco de perder o Vale de Krsna sem pasto para as vacas ou a nossa terra para cultivar os nossos alimentos. Solicito, portanto, que você assine o pedido on-line do link abaixo e divulgue esta mensagem para tantas pessoas quanto possível que também assinarão contra esta injustiça. Obrigado. Sivarama Swami."
Um pastor evangélico Húgaro declarou: "Durante o comunismo fomos oprimidos e perseguidos, mas nós não esperavamos o mesmo de um assim chamado governo "cristão".
Sendo essa uma das Leis religiosas mais restritivas da Europa e que foi aprovada pelo Parlamento Húngaro em Julho deste ano. Parlamento constituído também neste ano de 2011 pela maioria de centro-direita (Fidesz) e ultra extrema direita (Jobbik) filiada a Religião maioritária.
2 - Devotos e Devotas, Reverências. Jaya Prabhupada!
Estamos diante de uma crise muito séria na Rússia, com um julgamento marcado as pressas para o dia 19 agora, onde, absurdamente, será decidido se o "Bhagavad-gita Como Ele É" é um livro "extremista" a ser banido da Rússia.
Entende-se que é uma tentativa da Igreja Ortodoxa de atacar o Movimento Hare Krishna. O efeito seria devastador, tornando qualquer impressão, aula e menção ao livro como proibida na Rússia. Imaginem um Movimento Hare Krishna
que não pode fazer menção do Gita de Srila Prabhupada!
Pouco podemos fazer exceto assinar esta petição urgentemente e orações. Mas quem tiver contato com a Embaixada da Índia ou afins, pode também tentar
obter um contato deles com seus iguais Russos, protestando a ação.
O link é:
Por favor, divulguem isso em outros fóruns e para seus amigos e listas.
Seu servo,
Giridhari Das (HDG)
Isto demonstra que a assim chamada liberdade para pregar nas "Democracias" só vai até onde a pregação Vaisnava não se torná destacada e influente.
Quando as "Democracias" unem-se a religião maioritária acaba toda a liberdade.
Da mesma forma, quando as “Democracias Capitalistas” estão a defender seus interesses econômicos no plano interno e internacional também acaba toda a liberdade.
Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari
Dezembro - 2011