domingo, 20 de novembro de 2011

O ladrão de jóias

"Certa vez um ladrão ouviu um ancião falar sobre um menino que tinha o corpo carregado de jóias preciosas e andava com uma pena de pavão na cabeça e sempre tocava Sua flauta, pensando em roubar a criança o ladrão se fixou com determinação em encontrar este menino.

Desta feita, surpreendeu o velho no meio da noite e o obrigou a dizer aonde morava o tal menino, após ameaças o velho lhe disse que esta historia é muito antiga que ele não devia ouvir ao pé da letra, podemos aceitar como uma metáfora ou coisa parecida, mas vendo que o ladrão se enfurecia, ele o ancião lhe disse que ficava em Vrindavan a muitas milhas dali.

Determinado, o ladrão se dirigiu ao encontro do Senhor Supremo, a criança indefesa, para roubar-lhe as joias e nesta mesma noite ele partiu.

Após uma longa jornada enfrentando todas as especies de dificuldades, mas sempre determinado a encontrar a criança, ele, o ladrão chegou e se relacionou com o Senhor Supremo na madrugada.

Este ladrão, se lembrou imediatamente do velho que queria persuadi-lo a desacreditar, e nesta mesma noite ele voltou toda a estrada percorrida por meses a fio, para encontrar o velho.

Barbudo e maltrapilho o ladrão se escorava numa arvore esperando o velho parar de falar sobre a criança encantada, quando a multidão se foi e o velho guardava o Livro com esmero e zelo, o ladrão lhe apareceu!

Grande susto tomou o velho ao ver o ladrão na sua frente e pensou..." Ele veio ajustar contas comigo, estou perdido..." Venha comigo, disse o ladrão, quero te mostrar o menino azul.

O velho erudito tentou convence-lo a ir pela manhã, ele era muito velho e estava cansado...mais o ladrão era determinado e lhe disse que não, que partiriam naquele mesmo momento.

E assim foi...após meses de sofrimento enfrento a diversidade da natureza, frio, calor, fome...eles chegaram a Vrindavan pela madrugada.

O ladrão ouvindo a flauta do Senhor Supremo na calada das primeiras horas do dia começou a dançar alegremente, e quando ele viu o menino azul seus pelos do corpo se arrepiaram e mais alto ainda ele pulava!

Sri Krishna ria com Seus companheiros, da euforia do ladrão, enquanto isso o ancião olhava para o ladrão muito assustado por que ele estava pulando feito um louco no silencio da madrugada. Neste momento o ladrão olhou para o velho e olhou para O Senhor Sri Krishna com um ar de interrogação, Sri Krishna continuava rindo e disse-lhe... "

Ele não esta nos vendo, nem Me ouvindo, ele apenas o ve pulando feito um louco! O ladrão ficou triste e lhe disse que seu proposito inicial era Lhe roubar, mas ele tinha ficado satisfeito simplesmente por vê-Lo.

E lembrou que o Senhor lhe havia dito para pedir-Lhe qualquer coisa, mas que ele estava satisfeito naquele momento, mas agora ele se encontrava triste porque o homem que lhe indicou o caminho não estava vendo, o mesmo.

Prostrando-se ao Menino, o ladrão, pediu-Lhe para iluminar o ancião erudito. Neste mesmo momento como se fosse uma neblina se desfazendo na presença do sol tudo se iluminou claramente e o velho sorria alegremente porque seus olhos contemplavam o objetivo da visão e seus ouvidos alcançaram a realização máxima, as notas musicais da flauta do Senhor Supremo." (Sriman Nanda Gopa Prabhu)

Esta fábula é mencionada por Srila Prabhupada aqui:

O ladrão de jóias 

(Eagerness to See Krishna - Eagerness = grande ânsia, muita ansiedade, intensa avidez, enorme afã)

Se alguém é capaz de desenvolver esta grande ânsia por encontrar Krsna, esquecendo-se de tudo o mais, Sri Krsna irá revelar-se imediatamente.

Alguém pode cantar Hare Krsna e saber todos os passatempos transcedentais do Senhor, mas se mantém outros desejos paralelos, também irá encontrar-se com Krsna. Só que talvez demore um pouco mais ... ;) Talvez algumas vidas ... ;D

Todos aqueles que já iniciaram o proceso do serviço devocional, mais cedo ou mais tarde, irão encontrar-se com o casal divino.

Agora, o grau da nossa avidez, ou o quanto estamos absortos 24 HORAS ININTERRUPTAS NOS SANTOS NOMES, sem mais nenhum outro pensamento e nenhum outro desejo, irá determinar quando isto ocorrerá.

O Senhor Krsna pode se revelar para qualquer um muito facilmente. E Ele somente não se revela para mim porque depois de cantar 16 voltas vou ao cinema ... ;)))

Então todos os nossos problemas pessoais e institucionais (Iskcon) serão sanados quando e somente quando estivermos 24 HORAS absortos com determinação nos maravilhosos Santos Nomes do Senhor, HARE KRSNA !!!

No final o ancião diz:

"Compreendo muito bem... eu já era um homem educado quando li as histórias do Senhor; e apesar de ter desejado ardentemente em meu coração vê-Lo e conhecê-Lo, tinha também outros desejos e pensamentos em mim. Porém, desde o momento em que você ouviu falar sobre Ele, não teve nenhum outro pensamento em sua mente, nenhum outro desejo em seu coração, a não ser Ele. Foi Sua Graça que se derramou sobre você.. Mas posso ouvir sua flauta na floresta todas as manhãs e você me diz como Ele está e o que diz e faz com você, e Ele prometeu que eu também vou vê-Lo um dia, com meus próprios olhos. Estou contente."

Uma outra fábula muito interessante:

"Certa vez, um jovem aproximou-se do seu Guru e disse:

"Mestre, desejo encontrar Deus!"

O Mestre sorriu gentilmente e nada disse.

Todos os dias o jovem repetia o mesmo questionamento.
Num dia em que fazia muito calor, o mestre convidou o discípulo para que ambos fossem banhar-se no rio.
Ao chegarem ao rio, o Mestre disse para o discípulo entrar primeiro, depois entrou e manteve o discípulo à força debaixo da água, até o mesmo começar a debater-se com falta de ar.

Depois de soltá-lo o Mestre perguntou:

"Do que tivestes mais desejo?"

O discípulo naturalmente respondeu:

"De ar."

O Mestre disse:

"Desejas a Deus da mesma maneira?

Enquanto este desejo não despertar, por mais que lutes com tua inteligência mundana e tuas forças não serás capaz de encontrá-Lo.
Enquanto este desejo não despertar não vales mais do que um ateu.
No entanto, muitas vezes um ateu é mais sincero."

Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari

Novembro - 2011