sábado, 19 de novembro de 2011

Novos Templos e mais Templos !!!

Sem dúvida os devotos nesta altura conseguiram muita coisa. E isto é peculiar em locais com monjes totalmente dedicados 24 horas por dia a missão.

Mas o futuro da Iskcon é promissor neste novo contexto. A medida que as congregações de devotos forem aumentando, estas mesmas congregações irão abrir Templos e centros Védicos em todos e cada bairro de suas cidades.

Ainda que estes Templos e centros tenham poucos monjes internos, são mantidos pelas congregações que querem e precisam de um local para congregarem.

Não devemos pensar que porque não existem muitos monjes não são necessários novos Templos e centros Védicos.

Podemos e devemos abrir um templo em cada bairro ... ;)

Tomemos como exemplo a Igreja Católica que possui diversas Igrejas locais ou paroquiais espalhadas por diferentes bairros de Lisboa e que servem para as respectivas comunidades destes bairros.

Também existe a figura da Igreja Matriz ou a Catedral bem localizada na região central da cidade (e portanto comum a todos) que tem a jurisdição sobre todas as outras Igrejas locais.

Por favor, ver o link:

Algumas Igrejas de Lisboa

Por exemplo, Chelas tem a Igreja Paroquial de Santa Beatriz da Silva e a Igreja Paroquial de S. Maximiliano Kolbe (as quais conheço).

Exemplificando: Embora possam comungar em outras Igrejas paroquiais, pessoas da paróquia de Benfica usualmente frequentam a Igreja paroquial de Nossa Senhora do Amparo em Benfica.

Então nós podemos ter um Templo Hare Krsna ou um Centro Védico em todo e cada bairro de Lisboa e em todas as vilas e aldeias de Portugal.

Gaura Premanande Hari Haribol !!!

Do bairro mais pobre ao mais rico. Desde que haja disponibilidade.

Mais outro exemplo. Digamos que eu vá a Vila Franca de Xira. Algumas pessoas de lá provavelmente perguntarão: "Quando vocês abrirão algum Centro por aqui?" Isto é muito comum ocorrer em vários lugares.

As pessoas querem as Igrejas e Templos perto de suas casas e comunidades.

Harinama Sankirtana Yajna Ki Jaya !!!

Qualquer que seja a geração e suas particularidades e conquistas próprias, há coisas que não mudam. Cantar 16 voltas de Japa, ler os livros, associar-se com os devotos e o Dhama, adorar a Deidade e manter Sadhana Bhakti regulado no Templo ou no lar. Isto tudo nunca muda. Isto não pode mudar.

Vosso servo

Prahladesh Dasa

Novembro - 2011