segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Mas porque abandonar o cantar?

A pergunta era ou é:

Qual a causa de abandonar o cantar, visto que o Santo Nome é Krsna Ele mesmo?

"Cantar com uma concepção especifica errada, ou sem nenhuma concepção, ou cantar com uma concepção especifica inferior, é sempre bom!"

Claro que é sempre bom.

Mas ao cantar assim, vai-se abandonar o cantar, certo? Certo.

E então porque cantamos assim, vamos embora e o Guru e o Senhor Caitanya ficam tristes.

Hum!!! É melhor cantar com a concepção correcta.

Se mesmo aqueles que alcançaram a fase última do cantar, pela sua pequena liberdade podem abandonar o Senhor, o que dirá daqueles que por anos a fio relutam em não progredir e permanecem na fase inicial do cantar? Abandonam o cantar.

Não se trata de não acreditar que o Santo Nome não é diferente de Krsna Ele mesmo, também não se trata de não se estar convencido disso, também não se trata de negligência ou de não querer,  mas simplesmente de não experimentar isto na prática porque recebe-se a informação desvirtuada de que não se deve meditar na forma, qualidades e passatempos do Senhor enquanto se canta Japa.

Simplesmente considerar anos a fio que não somos o corpo, sem num momento certo especificar o nosso relacionamento com Krsna e de acordo com nossa inclinação espiritual (ou Dasa ou Sakha ou Gopa ou Gopi), isso nos levará a um "vácuo devocional" que consequentemente nos "empurrará" a buscarmos por relacionamentos materiais, visto que somos seres individuais que necessitam de um relacionamento.

Perfeição no cantar do Santo Nome de Krsna

No Harinama Cintamani, Srila Bhaktivinoda Thakura descreve cinco passos progressivos que auxiliam a alcançar a perfeição no cantar do Santo Nome de Krsna:

1 – “No início um devoto deve evitar as dez ofensas e simplesmente absorver-se no Santo Nome por cantar constantemente. Ele deve distintamente pronunciar o Santo Nome e meditar na vibração sonora transcedental.”

2 – ”Quando o seu cantar torna-se firme, claro e bem-aventurado, ele é capaz de meditar sobre a forma Syamasundara do Senhor. Com as contas na mão, ele deve, portanto, buscar a forma transcendental do Santo Nome, que aparece quando sua visão é pura. 

Outro método que podemos utilizar para ver esta forma é sentarmo-nos em frente das Deidades, beber a bela visão da forma do Senhor com nossos olhos e meditar sobre o Santo Nome.”

Neste estágio o cantar atento do Santo Nome une-se a meditação da forma do Senhor.

3 – ”Depois de alcançar a fase em que o Santo Nome e a forma do Senhor tornam-se um, ele deve, então, absorver as qualidades transcendentais do Senhor Krsna em sua meditação. Então o Santo Nome e as qualidades de Krsna fundem-se para tornarem-se um através do cantar constante.”

Neste estágio o cantar atento do Santo Nome une-se a meditação da forma e qualidades do Senhor.

4 – ”Em seguida, ele passa a praticar a lembrança de determinados passatempos do Senhor. Esta lembrança, chamada Mantradhyana Mayi Upasana, facilita mais absorção no Santo Nome. Este Lila Smarana ou meditação nos passatempos também torna-se progressivamente um com o Santo Nome, forma e qualidades. 

Neste ponto, os primeiros raios de Namarasa, ou a doçura transcendental do Santo Nome, aparecem no horizonte da percepção. Cantando o Santo Nome com grande prazer, o devoto vê Krsna cercado por Gopas e Gopis sob uma árvore dos desejos no Yoga Pitha.”
Neste estágio o cantar atento do Santo Nome une-se a meditação da forma, qualidades e passatempos do Senhor.

5 – ”Progressivamente, a prática do devoto de Lila Smarana intensifica até o ponto onde ele começa a meditar nos passatempos mais confidenciais do Senhor conhecidos como Asta Kaliya Lila, ou os oito passatempos diários de Radha Krsna. Quando ele atinge a sua maturidade nesta meditação, Rasa manifesta-se em plena glória.”

Neste estágio o cantar atento do Santo Nome une-se a meditação da forma, qualidades e passatempos do Senhor e Rasa manifesta-se em plena glória.

“Este processo (de cantar) é gradual na medida em que nós o fazemos ser gradual” (Sripada Aindra Dasa)

O cantar do Maha Mantra é:

Hare Krsna Hare Krsna
Krsna Krsna Hare Hare
Hare Rama Hare Rama
Rama Rama Hare Hare

Do livro "Apreciando Sri Navadvipa Dhama" de Mahanidhi Madana Gopala Dasa Babaji Maharaja:

"Na seguinte citação, Srila Prabhupada, indica que ao invés de cantar o Mantra Hare Krsna com a mente vazia, o devoto deve activamente ocupar a mente em lembrar-se da forma, qualidades e passatempos de Radha e Krsna.

Em essência, Srila Prabhupada recomenda executarmos Manasi Seva enquanto cantamos Japa.

Srila Prabhupada explica:

"Cantar o mantra Hare Krsna significa manter Krsna sempre em nossos corações. Isto não é caro. Não é necessário fazer um trono opulento para Krsna.
Você pode imaginar que "No meu coração eu coloquei um trono feito de diamantes, e Krsna está sentado"
Isto é aceito e realmente acontece.

Na nossa mente nós pensamos "Eu tenho este trono de diamantes, muito caro. Porque Krsna esta vindo, Ele irá sentar-Se"

Isto não é falso; isto é um facto.

Então você cria esta situação dentro do coração.

"Agora Krsna está sentado.

Deixe-me lavar Seus pés com águas do Ganges e do Yamuna.

Agora vou vesti-Lo com roupas de primeira classe.

Agora vou decorá-Lo com ornamentos maravilhosos.

Então dou-Lhe algo para comer."

Você pode pensar desta forma.

Isto é meditação.

Isto é uma coisa tão doce.

Você pode sentar-se em qualquer lugar, e pensar que Krsna está sentado no seu coração e que você esta recebendo o Senhor desta forma muito doce.

Isto não é falso.

Isto é um facto.

Isto é muito fácil."

(1/6/74)

Srila Prabhupada confirma que este cultivo deve ser feito desde o início:

"Na fase de neófito, deve-se sempre ocupar-se em ouvir krsna-katha. Isso é chamado sravana-dasa, a fase de audição. Por constantemente ouvir o Santo Nome transcedental de Krsna e ouvir sobre Sua forma transcendental, qualidades e passatempos, pode-se atingir o estágio de aceitação chamado varana-dasa. 

Quando se atinge esse estágio, torna-se apegado a ouvir krsna-katha. Quando alguém é capaz de cantar em êxtase, ele atinge a fase de smaranavastha, o estágio de lembrar. 

Recolhimento, a absorção, a meditação, lembrança constante, e transe são os cinco itens progressivos de krsna-smarana. No início, a lembrança de Krsna pode ser interrompida a intervalos regulares, mas mais tarde esta lembrança prossegue ininterrupta. 

Quando a lembrança é ininterrupta, torna-se concentrada e é chamada de meditação. Quando a meditação se expande e torna-se constante, é chamada anusmrti. Por ininterrupta e incessante anusmrti entra-se no estágio de samadhi, ou transe espiritual. 

Após smarana-dasa ou samadhi estar plenamente desenvolvida, a alma chega a entender sua posição constitucional original. Nesta altura, ela pode perfeitamente e claramente compreender o seu eterno relacionamento com Krsna. Isso é chamado sampatti-dasa, a perfeição da vida". 

(Sri Upadesamrta - O Néctar da Intrucção, Verso 8)

"Em relação a sua primeira questão, se é ofensivo pensar nos passatempos de Krsna enquanto canta, eu penso que você deveria saber que isto não é ofensivo, mas é requerido. 

Devemos tentar até o ponto quando simplesmente por ouvirmos Krsna imediatamente tudo sobre Krsna, Seus passatempos, Sua forma e Suas qualidades, estejam em nossos pensamentos. 

Estar sempre imerso em pensamentos sobre Krsna, este é nosso processo. Quando estamos plenos de Krsna, onde existe a possibilidade de Maya estar conosco? É nosso dever lembrarmo-nos dos passatempos de Krsna. 

Aquele que não pode se lembrar de Krsna, que ele sempre ouça Hare Krsna e então, quando aperfeiçoar esta arte, sempre se lembrará de Krsna, Suas actividades, Suas qualidades, etc." 

(Carta de Srila Prabhupada 4/12/1968)

Nós cantamos 16 voltas diariamente.

Nas primeiras 4 voltas meditamos no som do Santo Nome.

Nas próximas 4 voltas meditamos no som e forma do Senhor.

Nas próximas 4 voltas meditamos no som, forma e qualidades do Senhor.

Nas últimas 4 voltas meditamos no som, na forma, qualidades e passatempos  do Senhor.

Se alguém que fez os votos perante o fogo sagrado não canta assim diariamente acabará por arrumar a bolsa de Japa num canto qualquer ...

Não há determinação que resista a um cantar sem gosto, sem vida, sem Rasa.

Em outras palavras, a causa do esmorecer da determinação e consequente negligência esta num cantar sem gosto, sem vida, sem Rasa.

Devotos muito sinceros que por anos a fio com determinação cantaram 16 voltas e ... abandonaram o cantar

A perda da determinação e consequente negligência das 16 voltas tem uma causa:

Um cantar sem gosto, sem vida, sem Rasa.

Quando Srila Prabhupada e os Acaryas dizem que não devemos pensar artificialmente nos passatempos de Krsna enquanto cantamos Japa estão a referir-se simplesmente a primeira fase do cantar.

"Consciência de Krsna não é uma espécie de prática religiosa cega onde você só irá obter os resultados depois que você morrer. Qualquer pessoa pode prometer alguma coisa para você depois que você morrer - esta é a tática enganosa usada pela maioria das religiões que conhecemos. 

Devemos ficar muito alarmados quando após muitos anos de prática devocional não vemos resultados tangíveis. Talvez estejamos a fazer tudo errado? Devemos sem dúvida esperar obter resultados de nossa prática devocional" 

(Sriman Kulapavana Dasa)

E o resultado é o desabrochar pleno do nosso relacionamento amoroso específico com o casal divino nesta mesma vida.

Quando damos 1 passo em direcção à Krsna, Ele dá 10 passos na nossa direcção. MAS TEMOS que dar o 1º passo.

“Este processo (de cantar) é gradual na medida em que nós o fazemos ser gradual” (Sripada Aindra Dasa)

"sempre penso no Senhor Supremo... em Sua Forma... em Seu sorriso... em Suas palavras... em Seus representantes, e até mesmo em alguns demônios que foram vencidos por Ele."

Muito bom, Nanda Gopa Dasa Ji, muito bom.

De salientar que não é de bom grado que devoto(a)s que por anos a fio cantaram com determinação 16 voltas abandonam o cantar. Não é de bom grado. Não é mesmo de bom grado. Mas por um cantar sem vida, sem gosto, sem Rasa. Srila Prabhupada explica como cultivar um conceito superexcelente enquanto se canta Japa.

Vosso servo 
Prahladesh Dasa 

Novembro - 2011