sábado, 19 de novembro de 2011

Conveniente na India

Tradução

"Om Namo Bhagavate Vasudevaya. Este é o Mantra de doze sílabas para adorar o Senhor Krsna. Deve-se instalar as formas físicas do Senhor, e com o canto deste Mantra deve-se oferecer flores e frutas e outras variedades de alimentos exactamente de acordo com as normas e regulamentos prescritos pelas autoridades. Mas isto deve ser feito tendo em consideração lugar, tempo, e conveniências e inconveniências no atendimento."

Significado

"Om Namo Bhagavate Vasudevaya é conhecido como o Dvadasaksara Mantra. Este Mantra é cantado por devotos Vaisnavas, e ele começa com Pranava, ou Omkara. Há uma preceito que aqueles que não são Brahmanas não podem pronunciar o Mantra Pranava. Mas Dhruva Maharaja nasceu um Ksatriya. Ele imediatamente admitiu perante Narada Muni que, como Ksatriya ele era incapaz de aceitar instrução de Narada de renúncia e equilíbrio mental, que são a preocupação de um Brahmana. Ainda assim, embora não fosse Brahmana, mas um Ksatriya, a Dhruva foi permitido, sob a autoridade de Narada, pronunciar o Omkara Pranava. Isto é muito significativo. Especialmente na Índia, os Brahmanas de casta mostram muita objeção quando pessoas de outras castas, que não nasceram em famílias Brahmana, recitam este Mantra Pranava. Mas aqui está a prova tácita de que se uma pessoa aceita o Mantra Vaisnava ou a forma Vaisnava de adorar a Deidade, ela está autorizada a cantar o Mantra Pranava. No Bhagavad Gita o Senhor pessoalmente, aceita que qualquer um, mesmo de uma espécie baixa, pode ser elevado à posição mais alta e voltar para casa, de volta ao Supremo, simplesmente, se adorar corretamente...

...O método de adoração - cantar o Mantra e preparar as formas do Senhor - não é estereotipado, tampouco é exatamente o mesmo em toda parte. Menciona-se especialmente neste verso que se deve levar em consideração o tempo, o lugar e as conveniências circunstanciais. Nosso movimento para a consciência de Krsna está se difundindo em todo o mundo, e também instalamos Deidades em diferentes centros. As vezes, nossos amigos indianos, inflados com noções inventadas, criticam: "Isto não se faz assim. Aquilo não se faz assim." Mas eles se esquecem desta instrução de Narada Muni a um dos maiores Vaisnavas, Dhruva Maharaja. É preciso levar em consideração o tempo, o pais e as conveniências em particular. O que é conveniente na India pode não ser conveniente nos países ocidentais. Aqueles que não estão realmente na linha dos Acaryas, ou que pessoalmente não sabem como agir no papel de Acarya, desnecessariamente criticam as atividades do movimento ISKCON em países fora da India. O facto é que tais críticos nada podem fazer pessoalmente para difundir a consciência de Krsna. Se alguém sai e prega, correndo todos os riscos e levando em consideração tempo e lugar, pode ser que proceda a mudanças na maneira de adoração, mas isto de facto não é absolutamente errado, de acordo com o Sastra. Srimad Viraraghava Acarya, um Acarya na sucessão discipular da Ramanuja Sampradaya, observa em seu comentário que os Candalas, ou almas condicionadas nascidas em famílias inferiores a famílias de Sudras, também podem ser iniciados de acordo com as circunstâncias. Pode ser que se altere levemente as formalidades aqui e ali para transformá-los em Vaisnavas. O Senhor Caitanya Mahaprabhu recomenda que Seu nome deve ser ouvido em todos os cantos do mundo. Como é possível isso a menos que se pregue em toda parte? O culto do Senhor Caitanya Mahaprabhu é Bhagavata Dharma, e Ele recomenda especificamente Krsna Katha, ou o culto do Bhagavad Gita e do Srimad Bhagavatam." (Srimad Bhagavatam 4.8.54, significado).

"O que é conveniente na India pode não ser conveniente nos países ocidentais."

Podemos considerar esta afirmação sob dois aspectos:

1 - Aqui Srila Prabhupada está a referir-se aos Brahmanas de casta na India. Srila Prabhupada no Ocidente inovou e permitiu que mulheres entrassem no altar e morassem nos Templos. Este é um costume (das mulheres não viverem em Templos e não entrarem no Altar) conveniente na India mas não nos países ocidentais. No entanto, MESMO NA INDIA ISTO ESTÁ ERRADO, visto que no Gaudiya Vaisnavismo todo sexismo e casteismo são condenados (Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur lutou corajosamente para acabar com a mentalidade Smarta). E assim qualquer um pode adorar a Deidade e recitar o Omkara, até mesmo Candalas como refere Srila Prabhupada no significado.

2 - Os devoto(a)s tentam sempre oferecer à Krsna tudo de acordo com o que Krsna manifestou na India. E Ele manifestou o mundo espiritual na India devido a que aquele lugar era muito propicio.

Srila Prabhupada explicou que os devotos podem oferecer coisas típicas de sua região e país mas devem dar preferência as oferendas típicas da India. Ele não afirmou que não poderiam oferecer coisas típicas de sua região e país, mas simplesmente que deveriam dar preferência as oferendas típicas da India.

As oferendas típicas da India devem ser priorizadas para se manter uma identidade, MAS as duas são Védicas, só que em categorias diferentes.

Roupas - os devoto(a)s vestem Krsna com Dhoti e Paduka. No entanto quando é verão na India e vestem-No lá com calções, no sul do Brasil é inverno. Não é porque é verão na India que vamos vestir Krsna com calções no sul do Brasil quando é inverno... :O

Da mesma forma o contrário. Não é porque é inverno na India que vamos vestir Krsna com roupa quente no sul do Brasil que está calor ... :O

Os devoto(a)s usam Dhoti e Sari nas ruas para distribuir livros por exemplo (e alguns Paduka ... ;)), quando o clima europeu assim o permite, pois estas roupas são convenientes ao clima da India.

Comida - Os devotos oferecem preparações das quais Krsna gosta.

No entanto, um devoto(a) que more no interior do Rio Grande do Sul, em Sant'Ana do Livramento, no fim do mundo e mais um pouco ... ;), a mais de 700 Km de distância do Templo mais próximo. Aonde não encontrará assafétida, açafrão, curry, gengibre, saputi, manga, etc, etc, etc, etc, etc, etc .... e etc oferecerá preparações de acordo com o local aonde está. E assim existem certas preparações que neste sentido são convenientes na India.

Então podemos oferecer para Krsna preparações típicas de um lugar não porque nós gostamos (Karma Pradhani Bhakti), mas porque é o que está disponível e para o prazer de Krsna ao vê-Lo desfrutar de outras preparações.

"Eu listei os ingredientes que podem ser usados para preparar Prasada, mas estas variedades diferentes de alimentos podem ser preparados tanto nas receitas que já existem ou se você gostar pode inventar novas e boas fórmulas para oferecer. O importante é que sua preparação seja desfrutável para o Senhor Krsna e que os ingredientes estejam dentro dos grupos de ingredientes já listados." Carta para: Harer Nama, 01 de Dezembro de 1968

Nos dias actuais é quase impossível encontrar ingredientes de pureza. Mesmo se, por exemplo, os devotos organicamente cultivarem seus próprios alimentos, são susceptíveis de estarem contaminados por chuva ácida. Compreendendo esta situação abominável, Srila Prabhupada fez várias concessões para a vida moderna e insistiu que fosse oferecido à Krsna o que Ele gosta, mesmo que seja produzido por métodos medonhos. Por exemplo, mesmo que o leite adquirido seja principalmente extraído de vacas maltratadas, e apesar do açúcar branco ser (pelo menos anteriormente) produzido por filtragem através de ossos de animais, Srila Prabhupada insistiu que, porque esses alimentos são caros a Krsna, eles devem ser utilizados para oferecer a Ele. Esperamos, no entanto, que os devotos vão gradualmente produzir mais seus próprios alimentos e, assim, tornar-se livre da dependência de produtos alimentares externos.

Devotos podem gostar de macarronadas, batatas fritas, hamburguers, molho de tomate, torta de maçã, creme, bolos e biscoitos de estilo ocidental, mas estas coisas não estão no menu em Goloka Vrindavana que são preparados por Srimati Radharani e Mãe Yasoda ... ;)

Bhakti significa satisfazer Krsna oferecendo a Ele o que Ele quer. Oferecendo-Lhe o que nós gostamos pode ser chamado de Karma Yoga, mas não devoção pura.

Ainda assim é Védico. O Hari Bhakti Vilasa declara que os devotos podem oferecer variedades de alimentos que pessoalmente gostam.

Música - Os devotos procuram oferecer Ragas das quais Krsna gosta.

No entanto, os devotos podem introduzir instrumentos de outros lugares na execução das Ragas, como por exemplo o harmônio (França), violino (Italia) - Bhajana de Sripada Aindra Prabhu com violino: http://www.24hourkirtan.com/media/old/, etc, etc, etc ... e etc

Além disso, os devotos podem também oferecer, utilizando o Maha Mantra, outros estilos musicais como Rock, Reggae, etc, também não porque gostam, mas porque é o que está disponível (enquanto aprendizado musical) e para o prazer de Krsna ao vê-Lo desfrutar de outros estilos musicais.

E mesmo que alguém ofereça preparações e estilos musicais para Krsna que sejam típicos de sua região e país e dos quais goste pessoalmente, isto deve ser incentivado e não deve ser visto com "fora do padrão" ou que "não é Védico".

"O que é conveniente na India pode não ser conveniente nos países ocidentais."

E assim, algo pode ser conveniente na India e não ser conveniente nos países ocidentais, por não ser facilmente acessível, por questões climáticas e também para não inibir o oferecimento de outras coisas típicas de um país ou região.

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari

Novembro - 2011