sábado, 19 de novembro de 2011

Evolução (Regressão) de Formas

animalev

O Universo consiste em 8.400.000 espécies de plantas, animais e seres humanos:

Existem 900 mil espécies que vivem na água.

Há também 2 milhões entidades imóveis (sthavara)

tais como árvores e plantas.

Há também 1,1 milhões de espécies de insetos e répteis.

Existem 1.000.000 espécies de aves.

Em relação aos quadrúpedes existe uma variedade de  3.000.000.

Há 400.000 da espécie humana." (Padma Purana)

"Enquanto girando no ciclo de nascimentos e mortes repetidas vezes em diferentes espécies por causa de suas próprias actividades fruitivas, a entidade viva dependente, por boa fortuna, pode acontecer de se tornar um ser humano. O nascimento humano é muito raramente obtido." (SB 8.22.25)

"Brahma e seus filhos como Daksa, os chefes periódicos como Vaivasvata Manu, os semideuses como Indra, Candra e Varuna, os grandes sábios como Bhrgu, Vyasa e Vasistha, o Gandharvas, Vidyadharas, Asuras, Yaksas, Kinnaras e Apsaras, as serpentes, os macacos Kimpurusas, os seres humanos, os habitantes de Matrloka, os demônios, Pisacas, fantasmas, espíritos, lunáticos e espíritos malignos, as estrelas boas e más, duendes, os animais na floresta, o pássaros, os animais domésticos, os répteis, as montanhas, as entidades nascidas a partir do embrião, a partir de ovos, de transpiração, a partir de sementes e todos os outros, sejam eles em terra, água ou ar, na felicidade ou sofrimento. Todos eles, de acordo com suas acções passadas são criadas pelo Senhor Supremo." (SB 2.10.37-40)

"Seres que tem uma força viva (vegetais, árvores e plantas), são superiores a terra, pedra ou matéria inerte, etc. Superior aos seres imóveis são cobras e vermes, etc, ou seres que movimentam-se. Superior às serpentes e vermes são animais com inteligência desenvolvida. Superiores aos animais são seres humanos. Superiores aos seres humanos são fantasmas porque não têm corpo material (bruto). Superior a fantasmas são Gandharvas. Superior a Gandharvas são os Siddhas. Superior aos Siddhas são os Kinnaras. Superior aos Kinnaras são os demônios. Superior aos demônios são os semideuses. Dos semideuses Indra é o mais alto. Filhos diretos de Brahma como Daksa, etc, são superiores a Indra. Entre os filhos de Brahma Siva é o mais elevado." (SB 5.5.21-22)

"Em todos os universos existem inumeráveis ​​planetas, e há inúmeras entidades vivas nestes outros planetas - no ar, na terra e na água. Há milhões e milhões de milhões de seres vivos em toda parte, e eles estão envolvidos por Maya no sofrimento e aproveitando os resultados da sua actividade fruitivas, vida após vida." (Madhya 19,151)

"Uma vez que as entidades vivas não são aniquiladas, elas simplesmente transmigram de um forma de vida para outra. Assim, há uma evolução de formas de acordo com o grau de consciência desenvolvida. Experimenta-se diferentes graus de consciência em diferentes formas. Consciência de um cão é diferente de um homem."  (Madhya 19,138)

E assim diferentes espécies porque existem diferentes graus de consciência. E a Jiva vai "evoluindo" de uma espécie com menos consciência para uma de mais consciência (a verdadeira evolução das espécies). Ou o contrário "regride" de uma com mais consciência para uma de menos consciência (um ser humano com uma característica animalesca (peçonhenta ou não...;)).

E assim todas as espécies tem sua função nesta grande número de interacção complexo entre Guna e Karma. Mesmo espécies peçonhentas.

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari

Novembro - 2011