domingo, 27 de novembro de 2011

Srila Prabhupada e a monarquia britânica

SB 2-7-22 significado por Srila Prabhupada

"Os Ksatriyas, ou os administradores governantes de qualquer parte do universo, seja neste planeta seja em outros planetas, são de fato os representantes da Todo-Poderosa Personalidade de Deus, e prestam-se a conduzir os súditos rumo ao caminho da compreensão acerca de Deus. Cada estado e seus administradores, não importa qual a natureza da administração - monarquia ou democracia, oligarquia ou ditadura ou autocracia -, têm a responsabilidade primordial de conduzir os cidadãos rumo à compreensão acerca de Deus. Isso é essencial para todos os seres humanos, e é dever do pai, mestre espiritual e, em última análise, do Estado assumir a responsabilidade de ajudar os cidadãos a atingir este fim. Toda a criação da existência material é feita com este propósito, só para dar uma oportunidade às almas caídas que se rebelaram contra a vontade do Pai Supremo e então tornaram-se condicionadas à natureza material."

Srila Prabhupada referia-se a democracia moderna como "demoncrazy" devido a que os líderes eleitos não eram conscientes de Deus. Mas se os líderes (Brahmanas e Ksatriyas e não Vaisyas e Sudras) forem conscientes de Deus, não há nenhum problema com a Democracia.

Vejamos a seguinte conversa de Srila Prabhupada.

Conversa - 15 de janeiro de 1977, Allahabad:

"Prabhupada: Não. Por que monarquia? Você pode continuar a democracia, mas os legisladores deveriam ser homens de primeira classe que tenham conhecimento, não esses patifes.

Ramesvara: Mas o problema real são os empresários, porque eles podem influenciar a massa de pessoas com publicidade.

Prabhupada: A massa de pessoas deve ser educada. Assim como estamos educando: "Não comer carne." Então automaticamente o comer carne, matadouro será interrompido.

Ramesvara: Deve haver algum controle. Caso contrário ...

Prabhupada: Sim. Controle deve estar lá, que ... Isto é muito fácil. O Estado não pode apoiar ou manter matadouro. Se você quiser comer carne, você mata animais em sua casa. Mas o Estado não pode. Assim, atividades pecaminosas em massa, o Estado não pode. Então, se os legisladores e o chefe do Estado são conscientes de Krsna, eles vão entender a importância disso. Assim eles param com matadouros. E a agitação do público? "Você pode abater animais em sua casa. Você tem a liberdade, mas o Estado não pode manter". Qual é o mal nisto?"

Então Srila Prabhupada afirma que se os líderes forem conscientes de Deus não há problema com a democracia.

Por outro lado, Srila Prabhupada não é a favor de uma Monarquia Constitucional Democrática se o Rei não tem poderes, ou se o Parlamento não é constituído por deputados legisladores conscientes de Deus que vetam todas as promulgações do rei.

Vejamos as seguintes afirmações de Srila Prabhupada:

Srimad Bhagavatam 1.10.3

Teerã, 13 março de 1975

"O chefe executivo moderno eleito do Estado é como um boneco, porque ele não tem poder real. Mesmo que ele seja iluminado como Maharaja Yudhisthira, ele não pode fazer nada fora de sua vontade, devido à sua posição constitucional."

Discussão com Srila Prabhupada sobre a filosofia de Hegel:

"Syamasundara: Ele diz que em uma monarquia bem ordenada, a lei ela mesmo tem poder objectivo ao qual o monarca tem somente de apor um subjetivo "Eu concordo". Em outras palavras a lei por si só regula, o rei é simplesmente quem aceita a encomenda da lei.

Prabhupada: Isso é agora, a democracia, rei constitucional. Ele  simplesmente aparenta ser rei."

Srila Prabhupada sobre a monarquia britânica - Caminhada Marine del Rey 13 de julho de 1974, Los Angeles

Srila Prabhupada: Eles estão caindo, eles vão

cometer ofensas e discrepâncias mais e mais e não vão permanecer. Eu acho que depois desta Rainha, que esta monarquia, esta assim chamada monarquia também terminará. Porque o seu filho, seu marido, ambos são hippies. O

Marido da rainha e filho da rainha, o príncipe de Gales, ambos são hippies."

Embora Srila Prabhupada afirme que não importa qual seja a natureza da administração - monarquia ou democracia, oligarquia ou ditadura ou autocracia e que o mais importante é que os líderes sejam conscientes de Deus, ele tem preferência por uma Monarquia Constitucional esclarecida aonde o rei e o parlamento são conscientes de Deus.

Discussões Filosóficas com Srila Prabhupada

"Hayagriva: Na República, Platão afirma que a melhor forma de governo é uma Monarquia esclarecida.

Srila Prabhupada: Sim, estamos de acordo."

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari

Novembro - 2011