domingo, 27 de novembro de 2011

Provar a existência de Deus

Pergunta recebida por Srila Acharyadeva:  Na questão de provar a existência de Deus, quem tem o ônus de mostrar a prova? A pessoa que afirma que há um Deus ou a pessoa que afirma que não há? Além disso, se uma pessoa for sincera e abertamente lhe pedir uma prova da existência de Deus, o que você poderia oferecê-la?

Resposta por Srila Acharyadeva:

O ônus da prova em uma discussão particular pode depender do formato. Se alguém afirma que Deus existe, outra pessoa pode pedir alguma demonstração do fato. Na verdade bhakti-yoga, consciência de Krishna, demonstra (prova) a existência de Krishna, e é por isso que todos nós nos juntamos ao movimento Hare Krishna.

A alegação de que não há Deus é praticamente impossível de provar. Sugiro que escute minha palestra sobre o ateísmo, que você pode encontrar no site Acharyadeva.com.

Uma pessoa sincera pedindo uma prova de Deus teria de mostrar sua sinceridade ao colocar em prática o processo que oferece a prova, que é a prática da consciência de Krishna. Caso contrário, a pessoa não é um investigador sério de Deus.

Com os melhores cumprimentos, 
Hridayananda das Goswami

Novembro - 2011